Aplicar Transformação Digital vai revolucionar o seu negócio

como aplicar transformação digital na minha empresa

Muitas são as modificações pelas quais o mundo e, consequentemente, o mercado de trabalho estão passando. Aplicar Transformação Digital, há algum tempo, é o centro das reuniões de executivos de empresas que, muitas vezes, não sabem o que fazer ou qual solução empregar para conquistar um maior diferencial competitivo.

Apesar da essência da Transformação Digital vir da ideia de digitalizar processos, ela engloba uma série de medidas que irão modificar toda a mentalidade empresarial.

A digitalização é apenas uma etapa de muitas que podem ser empregadas. Neste artigo, vamos te mostrar a diferença entre esses termos e apresentar uma série de benefícios que podem ser atingidos através de estratégias alinhadas à Transformação Digital.

Se interessou? Então, continue com a gente e leia o artigo até o fim para aprender mais.

Entenda o que é Digitalização

De acordo com nosso velho amigo Aurélio, o conceito de digitalização é o processo de criar uma versão digital, de um objeto físico.

A digitalização otimiza diversos processos da empresa em diversos aspectos, além de tornar tudo mais organizado. O exemplo mais antigo e comum de digitalização é o velho Scanner. Que transforma um documento em papel para um arquivo PDF ou JPG. Hoje, com os smartphones, o processo de digitalização de documentos, fotos, e dos mais diversos tipos de materiais se tornou muito mais prático e rápido.

Digitalização é o processo de tornar digital um objeto ou material físico.

O conceito de digitalização é só o primeiro passo de uma estratégia e tendência muito maior: a Transformação Digital

Mas afinal, o que é Transformação Digital?

Se você quer alavancar seu negócio, você precisa ter muito claro o conceito de Transformação Digital e saber como aplicar suas estratégias no dia a dia da sua empresa. E se você pensa que Transformação Digital se resume a digitalizar documentos, vem comigo que o caminho não é bem esse…

Transformação Digital é o uso da tecnologia, aplicado de diversas formas, para transformar radicalmente as organizações, melhorando o desempenho e ajudando-as a expandir para outros mercados.

Esse conceito não deve ser tratado como futurista. Muito pelo contrário. Ele precisa ser empregado hoje mesmo em toda e qualquer empresa, desde o carrinho de lanche da esquina da sua casa até grandes empresas.

Todo e qualquer negócio, independente de tamanho ou segmento, em pouco tempo, será obrigado a aderir a Transformação Digital para se manter vivo no mercado. E quanto antes começar (se é que você ainda não começou), maiores serão as chances de alavancagem de resultados.

Exemplo de empresa de Transformação Digital

exemplo de empresa de transformação digital whatsapp

O WhatsApp é um ótimo exemplo de empresa com estratégia de negócio alinhada à Transformação Digital. Em pouco tempo, a empresa desbancou grandes empresas de telefonia, que antes ganhavam dinheiro com o envio de SMS e ligações a longas distâncias. Com o aplicativo, as gigantes operadoras tiveram que se adaptar e ajustar seus modelos de negócio.

O importante é que você entenda que aplicar Transformação Digital, nesse exemplo, não só barateou os custos como também democratizou o uso do produto em questão. Agregando valor tanto para a empresa como para os usuários. Ela transforma negócios, sendo suas duas maiores características a velocidade e a amplitude alcançada.

Aplicar Transformação Digital envolve mudanças que vão desde o operacional até o mais alto escalão da organização. Por isso é necessário, além de enxergar a necessidade da transformação, combinar pessoas e tecnologias, pois só assim seus planos sairão do papel.

Essa não é uma tarefa fácil, pois o aspecto cultural forma a espinha dorsal da empresa e pode atrapalhar – e muito – no emprego de novas diretrizes.

Se você tem lidera uma equipe, deve saber o quão destrutivo pode ser para as corporações funcionários acomodados, com mentalidade fixa e ultrapassada. E nada é mais frustrante para um empresário do que ver que seu maior concorrente não existia na semana anterior ou que você não deu o devido valor a ele.

O diferencial competitivo das empresas que vêm registrando as maiores curvas de valorização é o mindset digital que elas adotam. Mantendo a diminuição de clientes e o fracasso longe de casa.

É natural que ter esse mindset e processos digitais aplicados na rotina seja uma barreira, para isso existem empresas B2B capacitadas e com know-how para darem suporte aos mais diversos negócios com soluções estratégicas e inovadoras. Nós, aqui da Bytebio, somos uma dessas empresas que pode te ajudar!

Mais de 500 empresas clientes já confiaram no nosso trabalho e melhoraram seus resultados. Clique aqui para saber como a Bytebio pode ajudar a sua empresa.

Aplicar Transformação Digital não é só para empresas de TI

O maior mito que precisa ser deixado de lado é que aplicar Transformação Digital deve ser uma tarefa realizada apenas por empresas de TI. Apesar de ela ter nascido na área de tecnologia, a TD tem muito mais a ver com mindset e inovação do que com qualquer outra coisa.

Praticamente qualquer negócio pode ser digitalizado e as empresas que aplicam essa mudança resolvem problemas e geram valor através de suas soluções. Nesse contexto, é que estão surgindo figuras importantes nas organizações nomeadas CDO (Chief Digital Officer), que lideram equipes e contratam colaboradores capacitados para auxiliar nesse processo.

Benefícios da Transformação Digital para o meu negócio

Empresas de todos os segmentos devem se atentar a obrigatoriedade da mobilidade digital para fidelizar cada vez mais clientes e gerar maiores lucros. Isso pode parecer óbvio, mas essa mentalidade tem que estar bem definida não só na cabeças dos donos de empresas, mas de todos os profissionais da organização.

Todos devem estar alinhados e empoderados a fim de melhorar os fluxos de trabalho e fazer com que a empresa obtenha os benefícios que veremos a seguir:

Entender isso é fundamental não só para donos de empresa, como também para todos os profissionais. Todos devem estar alinhados e empoderados a fim de melhorar fluxos de trabalho e fazer com que a empresa obtenha o os benefícios que veremos a seguir.

Aumento da satisfação dos clientes

Em plena Era do Cliente, oferecer experiências melhores é o aspecto mais visível alcançado, que vai fidelizá-los e fazer com que sua empresa construa um valor muito importante para sua marca.

Um estudo da CEI Survey mostra que até 2020, a experiência do cliente (UX) superará o preço e o produto como o diferenciador-chave de uma marca. O levantamento ainda mostra que 86% dos clientes pagarão mais para ter uma experiência melhor.

Como usar Transformação Digital e UX na sua empresa

Mas, além disso, podemos destacar três outros ganhos.

Redução de custos

Além da Transformação Digital de ter grande potencial para aumentar os lucros, ela torna as empresas mais sustentáveis e economiza pequenos custos que podem passar despercebidos no dia a dia de uma empresa, mas que se pensadas no montante, tornam-se grandes. É o caso do uso de papeis, por exemplo.

Ademais, investir em um chatbot e oferecer um FAQ intuitivo e com uma boa UX, por exemplo, diminui a necessidade de contratação de diversos funcionários para o setor de atendimento e cria uma economia de escala, que libera recursos para outras atividades.

Maior produtividade

Com o uso de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics integrado ao Bitrix24, você consegue consolidar todos os setores de sua empresa, com uma comunicação eficiente, processos mais fluidos e modernos e de fácil gerenciamento.

Digitalização de Processos

Através da modernização de processos, os colaboradores conseguem focar em atividades mais estratégicas e automatizar processos e rotinas operacionais.

O cenário mundial da Transformação Digital

O Brasil se encontra em 80º lugar entre os países que mais investem na mobilidade digital e isso só nos mostra o quanto temos para melhorar e o quanto a sua empresa sairá na frente assim que der o primeiro passo.

Países da União Europeia, investem cerca de 1,95% de seu PIB em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Porém, liderando o ranking, estão Coreia do Sul e Israel, com um investimento de 4,25%.

Seria esse o caminho para o Brasil sair da crise que nos assombra desde 2014?

Dados sobre a Transformação Digital no Brasil

Através de um estudo realizado pela multinacional Accenture, foi constatado que a economia digital movimentou 22,5% do PIB brasileiro em 2016.

Já em 2017, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou a Estratégia para o E-digital, que nada mais é do que um programa que visa o incentivo ao uso de novas tecnologias em diversos setores da nossa economia.

Portanto, percebemos que a Transformação Digital das empresas brasileiras ainda anda a passos curtos, sendo uma excelente oportunidade para sair na frente da concorrência.

Enquanto alguns CEOs nem pensam nisso, outros líderes, apesar de terem consciência da urgência de se empregar uma jornada digital na empresa, deixam de lado esse assunto com medo do risco e da falta de conhecimento na área.

Segundo pesquisa da empresa Capgemini, apenas 36% das empresas de varejo do Brasil possuem, além do conhecimento de o que é Transformação Digital, um planejamento de medidas que devem ser tomadas rumo ao sucesso.

Apesar da maturidade digital de grandes players, como a varejista Magazine Luiza, que possui um app para compras em sua loja virtual e um dos maiores marketplaces nacionais, a maioria dos pequenos empresários ainda não busca a mobilidade digital para se destacar perante a concorrência e sequer possuem uma versão responsiva para seus sites.

Por isso, selecionamos o maior case de sucesso para que você possa se inspirar e mudar de vez a sua empresa do físico para o digital:

Nubank – Case de sucesso de Transformação Digital

Ocupando o cargo de maior fintech do Brasil, o Nubank veio para revolucionar nosso conceito de que banco é uma instituição burocrática e que só possui taxas caras.

Fundada em 2013, o banco veio com uma proposta 100% digital oferecendo um cartão de crédito sem taxa de anuidade, com taxas de juros muito menores das praticadas no mercado e, ainda, possui um conceito sustentável, fazendo com que seus usuários controlem as faturas pela tela do smartphone, e não em papel.

E, mesmo com toda essa inovação, o Nubank se destaca pelo atendimento de qualidade e vem conquistando cada vez mais os clientes, principalmente os jovens que buscam pela desburocratização oferecida pela NuConta.

E para quem pensa que isso só é possível porque a empresa é enorme e pode investir, saiba que, pelo contrário, ela é apenas uma startup e prova de que, com boa vontade e grandes ideias, aplicar Transformação Digital é um salto gigantesco para as empresas.

#PraPreguiçosoLer

O que é Transformação Digital

Transformação Digital é usar a tecnologia, aplicada de diversas formas, como caminho para otimização de processos e definição de um mindset digital.

O que é Digitalização

Digitalização é uma maneira de criar uma versão digital de algo físico. Tirar foto de um documento impresso com seu celular, por exemplo, é uma forma de digitalização.

Diferença entre Transformação Digital e Digitalização

O conceito de digitalização é só o primeiro passo de uma estratégia e tendência muito maior: a Transformação Digital

Benefícios da Transformação Digital

  • Melhor experiência para o cliente
  • Otimização de processos e tempo da equipe (maior produtividade)
  • Redução de custos
  • Diferencial competitivo
  • E muito mais, corre lá no corpo do post para ver mais

Exemplo de empresas usando Transformação Digital

Hoje, as maiores potencias do mercado nasceram com a veia e o mindset da Transformação Digital fazendo com que grandes empresas e setores que não se adaptaram fossem obrigados a aplicar a Transformação Digital. Alguns desses exemplos são Whatsapp, o unicórnio brasileiro Nubank, Airbnb e muitos outros.

Como aplicar Transformação Digital

Aplicar Transformação Digital não é uma única ação. É preciso mudar a mentalidade da empresa, e isso se faz com atualização e otimização de estratégias e processos diários.

É natural que algumas empresas tenham dificuldade para dar esse primeiro passo, para isso existem empresas como a Bytebio para ajudar.

Ferramentas para aplicar Transformação Digital

Para que você aplique a Transformação Digital no dia a dia da sua empresa, você vai precisar do suporte de algumas ferramentas. Mas pode ficar tranquilo que você não precisa investir rios de dinheiro nessas ferramentas.

O próprio Bitrix24 é uma excelente plataforma com mais de 35 funcionalidades, todas focadas em TD, e diversas delas são grátis. Clique aqui para saber mais.

Como Experiência do Usuário (UX) e Transformação Digital podem alavancar seu negocio

Estamos na Era do Cliente, e estudos mostram que até 2020 o público colocará a experiência do cliente à frente de preço e produto como diferenciador-chave de uma marca. Nós falamos mais sobre isso aqui.

Concluindo

Neste texto, explicamos o que é Transformação Digital e digitalização e mostramos os benefícios acarretados por cada uma delas.

Mostramos também que você pode começar devagar ou revolucionar completamente o seu negócio; mas que o importante é dar o primeiro passo.

Vimos aqui que grandes líderes, não em tamanho de empresa, mas sim de mentalidade, irão aplicar Transformação Digital e conduzir a economia, enquanto que os outros irão simplesmente assistir a decadência de sua empresa perante a concorrência. E você, aonde quer estar?Começar Transformação Digital na minha empresa - Bytebio

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *