Blog Bytebio

4 das melhores ferramentas de BI para o seu negócio

Nem sempre é fácil escolher uma ferramenta de BI que atenda às necessidades da sua empresa. Preparamos este artigo com algumas informações que podem ser úteis para você.

As empresas que possuem uma cultura data driven adotam estratégias guiadas por informações relevantes e métricas reais, como as tomadas de decisão baseadas em análises de dados, e não apenas em intuição, especulação ou hipóteses. Saber como analisar dados e investir em Business Intelligence é hoje, e cada vez mais, fundamental para o sucesso de um negócio.


Ao coletarem dados e tratarem adequadamente esse conjunto de dados, adotando assim tanto uma cultura como também processos orientados por dados, as empresas data driven podem alcançar diversos benefícios e vantagens competitivas, tais como: uma melhor compreensão das tendências do mercado, a capacidade de fazer análises preditivas e a evolução dos processos e da gestão.


E uma das formas de se estabelecer uma cultura data driven é por meio da aplicação prática de ferramentas de big data, inteligência artificial e business intelligence (BI). Por isso, pensando nestas últimas, preparamos este artigo em que listamos 4 das melhores ferramentas de BI para o seu negócio. Confira:

Na Bytebio, combinamos Marketing & Tecnologia!

1. Looker Studio (Google Data Studio)

Sabemos que o Google está sempre analisando a web e, desde 2016 - data da liberação da ferramenta -, grandes melhorias e evolução vêm acontecendo. O Looker Studio (anteriormente chamado Google Data Studio)é uma das poucas ferramentas gratuitas de BI. Para usá-lo, você só precisa ter uma conta no Gmail.


O interessante sobre o Data Studio é que ele pode se conectar a outras fontes de dados do Google Marketing Platform, incluindo Google Ads, Analytics, Display & Video 360 e Search Ads 360. Além de produtos de consumo do Google, como o Planilhas, o YouTube e o Search Console.


Também é possível extrair dados diretamente de bancos de dados, incluindo BigQuery, MySQL e PostgreSQL; de arquivos simples, por meio do upload de arquivos CSV e o Google Cloud Storage; e, ainda, de plataformas de mídias sociais, como Facebook, Reddit e Twitter.


É possível criar painéis totalmente personalizáveis ​​que beneficiam equipes de diferentes áreas, de modo que o Google Data Studio acabou se tornando uma das ferramentas de BI mais comumente usadas. Outra característica da plataforma é a geração de relatórios customizados que são fáceis de entender e que podem ser compartilhados.

2. Microsoft Power BI

O Power BI é uma das ferramentas de business intelligence mais aclamadas, fazendo parte do gigantesco pacote de serviços da Microsoft desde 2015.


Uma das principais funções do Microsoft Power BI é integrar diferentes fontes de dados, como planilhas Excel, redes sociais, aplicativos na nuvem, etc. Além disso, a ferramenta também pode criar painéis e relatórios dinâmicos em minutos.


O painel do Microsoft Power BI oferece aos analistas uma ampla visão das métricas utilizadas, que podem ser atualizadas em tempo real e visualizadas em desktops, tablets e smartphones.

3. Tableau

O Tableau é um software desenvolvido pela empresa que leva o mesmo nome. A ferramenta possui poderosos recursos para gerar insights de maneira simples e direta.


A implementação da ferramenta é facilitada pelas grandes possibilidades e facilidades de integração com informações já existentes. A visualização dos dados visa alcançar um entendimento ágil e claro.


O Tableau Software foi lançado em 2003. Em outras palavras, acumulou quase 20 anos de rica experiência em soluções de BI. Além de um processo de implantação mais flexível, ele avançou muito em outras áreas, como suporte e disponibilidade.

4. Qlik

O Qlik é um software fabricado pela QlikTech, fundada em 1993, com um método inovador chamado Business Discovery, que auxilia no processo de tomadas de decisão a partir de elementos oriundos de diferentes fontes de análise: dados, pessoas e lugares.


Em seu portfólio, possuem duas ramificações. O QlikView, que oferece flexibilidade rápida, facilidade de uso e recursos poderosos, de modo a converter dados de diferentes fontes em conhecimento de negócios, proporcionando assim tomadas de decisões mais precisas e criando novas oportunidades para a empresa.


Já o Qlik Sense é uma versão recente e mais completa de análise moderna, com o Mecanismo Associativo, uma poderosa analítica aumentada e uma arquitetura multi-cloud. Além disso, oferece suporte a toda uma gama de casos de uso em escala corporativa.

Consolidação de dados e ferramentas de BI

Cada plataforma possui uma característica diferente de integração com os sistemas. Antes, portanto, de iniciar qualquer integração, é de suma importância reunir-se com a equipe que detém o poder de decisão e definir os objetivos e as necessidades da área de BI na empresa.


Posteriormente, com as informações e dados gerados diariamente, é interessante analisar as opções e buscar a ferramenta mais adequada para o seu negócio, que, além de funcionalidade, tenha também um suporte eficiente e a capacidade de integrar as diversas fontes e programas, como Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, planilhas online, banco de dados de ERP e sistemas de CRM.


E pensando em sistemas de CRM, separamos um bônus, isso mesmo, preparamos esse conteúdo sobre o Bitrix24, que pode vir a somar para o gerenciamento de dados da sua empresa. Confira:

Veja o artigo "O que é Bitrix24?" e veja
como ele pode transformar o seu negócio

Bitrix24:

O Bitrix24 é uma plataforma completa de CRM, gerenciamento de projetos e colaboração, desenvolvida em 2012. Ao contrário de alguns CRMs, o Bitrix24 possui uma parte de relatórios que convertem os dados coletados e as ações realizadas diariamente pela equipe de vendas em indicadores de desempenho operacional.


A plataforma também possui o CRM Analytics que avalia a eficiência dos gerentes e mostra em qual estágio do negócio você perde seus clientes, permitindo identificar, com base em dados, os pontos fracos nos processos de vendas da sua empresa.


O time de marketing também possui uma área na plataforma, chamada de Sales Intelligence, que mostra em detalhes as vendas por canais, calculando o ROI de publicidade e construindo um funil que conecta os esforços de marketing e vendas.

Para as empresas que pensam em utilizar o Bitrix24 e para aquelas que já possuem uma enorme quantidade de informações no Bitrix24.CRM, a Bytebio desenvolveu o Bitrix24 PowerData, uma integração capaz de extrair dados do Bitrix24 e de todos os sistemas e fontes que sua empresa possui e importar automaticamente para uma ferramenta de BI favorita, possibilitando assim a criação de Dashboards Analíticos para obter insights que trazem mais inteligência ao seu negócio.


Se a sua empresa possui equipes que geram um alto volume de dados em diversas fontes, incluindo o Bitrix24, e necessita de dashboards personalizados e de uma maturidade na gestão data driven, então o Bitrix24 PowerData é ideal para você. Veja quais os benefícios sua empresa pode ter:

Benefícios do Bitrix24 PowerData

Dados consolidados
Dados consolidados
Monitore seu negócio com dados consolidados em um só lugar
Atualizações em Tempo Real
Atualizações em tempo real
Acompanhe os indicadores de seu negócio em tempo real (real-time)
Resultados & insights
Resultados &
insights
Extraia os melhores insights e crie ações estratégicas a partir dos resultados
Receba por E-mail
Receba por
e-mail
Receba relatórios com datas programadas, em seu e-mail, e faça o acompanhamento
Dashboards interativos
Dashboards interativos
Use filtros, interaja com os dados e obtenha respostas em ferramentas de BI
Equipe engajada
Equipe engajada
Capacite e engaje sua equipe por meio de ferramentas direcionadas a dados e resultados
Data Science e Data Analytics
Data Science e Data Analytics
Acompanhe indicadores que dizem o que de fato acontece em seu negócio
Indicadores e KPI's
Indicadores e KPI's
Nada de tomar decisões com base no "achismo", mas em dados e indicadores (KPI's)
Veja mais sobre "Bitrix24 PowerData" e como ele pode transformar o seu negócio
A Bytebio possui consultores especialistas em Data Analytics e Data Science, sendo uma empresa focada em solucionar os desafios de negócio. Coletar, organizar e analisar dados é parte essencial de nossa atuação, gerando segurança e assertividade para as decisões e estratégias do seu negócio. Fale com um de nossos especialistas:

Ferramentas de IA para empresas

    Novidades e Dicas

    Mantenha-se atualizado com nossas dicas e novidades sobre Inteligência Artificial

      Esses serviços podem lhe interessar

      Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
      Bitrix24
      Sua empresa. Unida.
      Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
      Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

      Somos parceiros
      certificados
      no Brasil

      Saiba mais sobre