Blog Bytebio

Tráfego pago ou orgânico:
Qual a melhor opção?

Qual é a melhor opção para o seu site: tráfego pago ou tráfego orgânico? Aprenda as diferenças e escolha a opção certa para o seu negócio!
Você sabe de onde vem o tráfego do seu site?

Algumas pesquisas mostram que mais de 90% das experiências online são iniciadas em mecanismos de busca.

Basicamente, o usuário procura o produto ou serviço que deseja e, em seguida, começa a navegar nos sites mais relevantes que aparecem para ele. Nesse sentido, pode ser que o seu potencial cliente só navegue pelo seu site — ou tome uma decisão de compra após alguns cliques.

Isso vai depender da maneira como você se comunica estrategicamente com os consumidores.

Mas o ponto principal é: como chegar lá? Você deve investir em tráfego orgânico por meio de serviços de SEO ou em tráfego pago por meio de campanhas no Google Ads?

Para você entender melhor qual é o caminho mais adequado para o seu negócio, preparamos um texto completo para te ajudar a entender as principais diferenças entre esses dois mecanismos e te ajudar na escolha!

O que é tráfego orgânico?

Os resultados de pesquisa orgânica são conteúdos que aparecem nos mecanismos de busca sem que as organizações tenham que pagar por isso.

Em linhas gerais, os sites ganham posições orgânicas na primeira página quando o algoritmo do Google leva em consideração alguns aspectos. São eles:

  • Autoridade de domínio;
  • Conteúdo relevante e otimização de palavra-chave;
  • Velocidade do site em desktop e dispositivos móveis.

E vários outros fatores.

Nesse contexto, entra o SEO! A otimização para mecanismos de pesquisa é o processo de ajustar o conteúdo e o desempenho de um site para melhorar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

Dados indicam que aproximadamente 75% dos usuários não olham além da primeira página dos resultados do Google. Sendo assim, se você não se encontra bem posicionado, certamente estará perdendo oportunidades valiosas de se conectar com leads qualificados.

Por outro lado, quando você tem um site de alta qualidade otimizado profissionalmente, você começa a aparecer na primeira página de pesquisas de maneira orgânica.
Isso, de maneira direta, ajuda o seu negócio a ganhar mais impressões, cliques e clientes interessados no serviço que você está oferecendo.

No entanto, é preciso entender que o SEO é um processo demorado. Ou seja, você não irá perceber os resultados imediatamente. Mas, assim que eles começarem a surgir, você verá uma transformação completa no modo em que os usuários enxergam o seu site.

Desse modo, o tráfego orgânico trabalha com excelentes resultados, ainda que a longo prazo.

O que é tráfego pago?

Embora as primeiras posições nos mecanismos de busca sejam alcançadas por meio de técnicas de otimização de busca e marketing analítico, você também pode fazê-lo por meio do tráfego pago.

Nesse sentido, o tráfego pago vem de usuários que clicam em anúncios pelos quais você pagou, mais comumente por meio de campanhas em rede de pesquisa ou display no Google.
Desse modo, as campanhas são estrategicamente projetadas para que a sua organização apareça nas consultas de pesquisa que incluam as palavras-chave para as quais você quer ser conhecido.

Assim, você define o seu orçamento de gasto, seleciona as palavras-chaves e desenvolve anúncios que chamam a atenção do público. Por fim, eles vão aparecer para os seus clientes ideais e você terá mais impressões e cliques.

O tráfego pago é, portanto, uma ótima maneira de você conseguir melhorar rapidamente o reconhecimento da sua marca e gerar leads qualificados.

Qual é a melhor opção para o seu negócio?

De maneira realista, leva de três a seis meses para que você comece a observar uma melhora nas classificações de pesquisa para o seu site. Se você estiver com pressa, pode ser que não queira esperar tanto tempo.

Nesse cenário, a pesquisa paga entra como uma alternativa que ajuda você a atrair os visitantes certos para o seu site hoje, acelerando o processo de otimização da sua página. No entanto, como o nome diz, se trata de tráfego pago.

Então, o que fazer nessa situação?
Benefícios tráfego orgânico
Benefícios tráfego pago
Desafios tráfego orgânico
Benefícios tráfego pago
Em primeiro lugar, sente-se com a sua equipe e examine qual é o principal objetivo de vocês no momento. Vocês querem resultados rápidos ou bons resultados a longo prazo?

Não há como negar: aumentar o tráfego orgânico e alcançar as primeiras classificações leva tempo e demanda persistência e esforço, mas vale a pena!

Considere os seguintes dados:

  • 52% dos profissionais de marketing B2B dizem que o SEO tem mais impactado na geração de leads qualificados;
A cada segundo, o Google recebe 40 mil pesquisas, o que significa que as pessoas estão sempre ali em busca de conteúdos que vão lhe dar as respostas de suas principais dúvidas.

Considerando isso, pode ser que o SEO seja uma opção benéfica para a sua organização. Certo?

Em geral, a pesquisa orgânica é mais econômica e satisfatória a longo prazo. Em contrapartida, com uma estratégia definida, você consegue bons resultados com a pesquisa paga. Então, considere seus objetivos e não tenha medo de arriscar!

Leads qualificados existem em todo o aspecto de marketing; você só precisa saber como direcioná-los.

Concluindo

Em última análise, sua empresa pode se beneficiar com ambos.

Investir tempo e um orçamento suficiente ajudará a sua empresa a acompanhar a transformação digital.

Então, desenvolver uma campanha paga enquanto você aguarda os resultados em SEO parece ser uma boa alternativa, gerando bons leads e melhores taxas de cliques.

Desse modo, anúncios pagos colocarão sua empresa no mapa, aumentarão o conhecimento de sua marca e começarão a gerar tráfego valioso, e a otimização de seu site elevará sua marca a uma posição que beneficiará sua empresa nos próximos anos.

Podemos ajudá-lo a obter tráfego!

Se você está interessado em aumentar o seu tráfego e direcionar clientes em potencial para o seu site, a Bytebio pode te ajudar!

Nossos especialistas em SEO irão avaliar seu posicionamento atual e trabalharão iniciativas para determinar quais são as melhores técnicas para o seu negócio por meio de uma consultoria profissional!
Leve o seu negócio online para outro nível.
Fale com os nossos consultores:

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Descubra o potencial dos dados da sua organização com as ferramentas de BI
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre