Blog Bytebio

Maturidade digital: o que é
e qual sua importância

A maturidade digital de um negócio é a capacidade que a empresa tem de se adaptar às inovações tecnológicas que surgem no decorrer do tempo, veja como!

Entender que o mundo está sendo transformado pelo contexto digital e de redes sociais é de suma importância. Afinal, a transformação digital está praticamente inserida em quase todos os processos do dia a dia, especialmente em um negócio.


Com isso, percebemos também o crescente aumento da maturidade digital, onde marcas já assumem um posicionamento digital acerca de suas estratégias, e tendem a acompanhar novas tendências relacionadas para aplicá-las no seu planejamento interno.


No entanto, o conceito de maturidade digital, mesmo sendo bastante difundido no mercado, ainda assim gera dúvidas às empresas que desejam alavancar seus resultados com esse movimento. Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira o artigo completo e tire as suas dúvidas sobre o tema.

Modelo esquemático para o digital

  • 1
    Avalie sua Maturidade Digital
  • 2
    Crie projeto piloto para ações
  • 3
    Defina os recursos necessários
  • 4
    Torne-se um especialista em análise de dados
  • 5
    Transforme-se numa empresa digital
  • 6
    Planeje uma abordagem de ecossistema
Consultoria em Transformação Digital; confira

O que é Maturidade Digital?

Primeiramente, maturidade digital nada mais é do que um termo empregado para definir o quanto uma empresa consegue competir de maneira digital no mercado. Em outras palavras, é a capacidade de uma marca de se adaptar às inovações tecnológicas que surgem no decorrer do tempo, e se ela consegue responder adequadamente a essas demandas.


Além disso, a maturidade digital consegue categorizar empresas de acordo com sua experiência e insumo digital em suas estratégias internas. Confira cada uma delas:

  • Empresas nascentes: são aqueles que, a princípio, possuem um conhecimento básico. Ou seja, elas não estão muito atentas aos recursos digitais, logo tendem a usar dados mantidos por outros tipos de empresas;

  • Empresas emergentes: são aquelas já inseridas no contexto de armazenamento e processamento de dados, mas que ainda não conseguem fazer parte do cruzamento de resultados, por exemplo;

  • Empresas conectadas: são aquelas que interligam e conectam dados por meio de múltiplos canais e que já conseguem mensurar resultados específicos;

  • Empresas multimomento: são marcas que já conseguem dispor da tecnologia para melhorar a experiência dos compradores, fazendo com que a individualidade seja respeitada.

Como é feito o diagnóstico de Maturidade Digital

É possível avaliar a maturidade digital de um negócio, no Analytics e Digital, em 4 dimensões e 22 práticas, conforme proposto pela ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ):

  • Estratégia: consciência da mudança, aspiração ambiciosa e de longo prazo, vinculado à estratégia de negócio, centralidade e experiência do cliente, oportunidade de crescimento e roadmap específico;

  • Capacidades: marketing e vendas digitais, jornadas do cliente, dados e analytics, modelos e plataforma tecnológica, foco na geração de valor;

  • Organização: estrutura, colaboração entre negócio e tecnologia, proficiência em analytics e digital, big data, governança e métricas;

  • Cultura: agilidade, teste e aprendizado, colaboração interna, orientação externa e mentalidade baseada em dados (Data Driven).

Qual é o impacto da maturidade digital em um negócio?

Em um mundo cada vez mais competitivo, a maturidade digital proporciona inúmeras maneiras de conquistar os clientes, sobretudo no ambiente digital. Tem-se visto o surgimento de ferramentas e softwares com o auxílio de inteligência artificial, por exemplo, capazes de automatizar processos que anteriormente eram realizados de maneira excessivamente manual.


No entanto, ao falarmos sobre esse assunto, é fundamental perceber os impactos positivos mais comuns em negócios que já possuem maturidade digital, como, por exemplo:

Mais conhecimento de persona

Já que a internet oferece meios para os negócios trabalharem de maneira humanizada e individualizada, podemos coletar essas informações para obter uma definição cada vez mais clara do comprador ideal para o seu negócio. E esse conhecimento é crucial para gerar e criar novas visões e modelos de vendas.

Assertividade em campanhas

Como consequência do conhecimento de persona, ganha-se mais tato nas estratégias para gerar campanhas, sejam elas orgânicas ou pagas. Com a maturidade digital, a empresa já possui o conhecimento sobre os métodos mais relevantes para empregar nas estratégias de conversões, e assim, aumentar a receita.

Competitividade

Por último, tem-se o fator que muitos negócios almejam: a competitividade. Quando um negócio adquire maturidade digital, tende a perceber aquilo que funciona e o que não funciona. Esse conhecimento otimiza processos, reduz custos, direciona estratégicas para objetivos específicos e muito mais.

Veja como o Bitrix24 pode lhe auxiliar na Transformação Digital

Melhores práticas para aumentar o nível de maturidade digital

Agora que você já sabe o conceito e a importância da maturidade digital nos contextos atuais, proponho enumerarmos algumas das melhores práticas para desenvolver essa maturidade em sua marca:

1. Tenha um objetivo definido

O primeiro passo para aumentar o nível de maturidade digital em seu negócio é ter uma visão bem clara a respeito dos motivos que estão levando seu negócio a adotar essa atitude. Afinal, ela não pode ser realizada por qualquer razão.


Quando uma empresa decide seguir esse caminho, ela deve convencer o seu time interno - setor de TI e outros - a aderir ao propósito. E para conseguir convencer seus colaboradores, a ação é apenas uma: apresentar os principais motivos para gerar essa mudança.

2. Busque alinhar a liderança

Antes de tudo, sabemos que a liderança é o exemplo mais próximo da equipe. Por esse motivo, mesmo que a corporação ofereça um discurso extremamente motivacional, ele só irá realmente funcionar com base na influência e prática. E esse processo só é concretizado com boas práticas sociais dos líderes das equipes.

3. Estimule uma cultura digital de aprendizado contínuo

Se um negócio busca um índice de maturidade digital considerável, ela precisa acompanhar as tendências e implementá-las em seus processos internos quando fizer sentido, correto? Nesse ponto, é crucial que os colaboradores tenham proatividade e interesse para desenvolver novas habilidades e competências.


Nesse ponto, a empresa pode investir em consultorias, treinamentos, workshops, cursos online, entre outras atividades que façam os colaboradores se desenvolverem cada vez mais em seus cargos. É fazer do negócio também uma sala de aula.

Qual a relação entre maturidade digital e transformação digital?

Como percebemos até aqui, com a chegada de soluções digitais esse movimento de amadurecimento é essencial e se tornou ainda mais qualitativo para os negócios. Em outras palavras, o processo de transformação digital não só gera uma melhora nos indicadores, como também em todo o modelo de negócio e da estrutura da marca. O nome dado a isso é transformação digital. Logo, quanto mais adiante uma corporação estiver nesse sentido, mais madura e digital ela será.

O que é transformação digital na prática?

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todos os aspectos de seu negócio, o que, em última análise, mudará como você opera e entregará valor aos clientes.


É também uma importante mudança cultural que requer que as organizações desafiem constantemente a tradição para o progresso; todos devem estar dispostos a tentar algo novo para não apenas sobreviver, mas prosperar durante esse período de transição.


A partir dessas mudanças, os negócios precisam fazer uma transformação digital para poderem se tornar mais competitivos e relevantes. Esta mensagem é clara em todos os artigos, discursos ou estudos relacionados à indústria sobre como as empresas podem permanecer bem sucedidas à medida que a tecnologia se torna cada vez mais importante em tempos de mudança.

Por que a Transformação Digital é importante?

Passar por uma transformação digital não é mais uma questão de escolha. Os negócios que não se atentarem para esse fato e não adotarem a tecnologia como solução central para seus processos tendem a serem engolidos.


Para deixar ainda mais clara a importância de passar pelo processo de digitalização, listamos abaixo as principais vantagens que a transformação digital trará para sua organização, confira:

  • Aumento da satisfação do cliente;

  • Foco na inovação e criatividade;

  • Acompanhe o ritmo das mudanças do seu segmento;

  • Melhora a maneira como sua equipe trabalha;

  • Ganho em vantagem competitiva;

  • Mais confiança em suas decisões comerciais;

  • Fluidez operacional;

  • Economia de tempo;

  • Melhora a eficiência e a produtividade;

  • Sua equipe sentirá mais confiante em assumir novas oportunidades;

  • Seu negócio será mais competitivo e ágil.

Existe um tempo ou prazo ideal?

Algumas empresas continuam nos estágios iniciais de sua transformação digital e, ainda assim, podem ver rapidamente resultados positivos. Você deve começar analisando o quão longe está seu negócio no que diz respeito à automação de seus processos. Os níveis mais avançados exigem etapas adicionais, mas vale a pena tirar proveito desde o primeiro dia.


Levaria quanto tempo para enxergar resultados? É difícil dizer, pois a resposta depende do seu negócio. Mas, se você, por exemplo, estiver ainda em estágios iniciais de transformação digital, então algumas ações são tão básicas que sua mera aplicação já fará uma enorme diferença. Em estágios posteriores, contudo, procedimentos mais complexos devem ser aplicados.

Concluindo

Entendendo a relação entre a transformação digital e o processo de desenvolvimento da maturidade digital, fica mais fácil entender como a Bytebio pode oferecer todo o apoio e suporte metodológico e técnico para o caminho de seu negócio até a maturidade digital.


Somos uma empresa que promove a transformação digital, estamos sempre antenados às novidades tecnológicas e implementando estratégias digitais para os negócios que desejam crescer com base nas principais tendências da modernidade e no comportamento do mercado digital. Fale conosco e veja como podemos contribuir e alavancar a transformação digital de seu negócio.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre