Blog Bytebio

Funil de vendas: saiba como otimizá-lo
para grandes empresas

Seu negócio está evoluindo rapidamente e não sabe como organizar assertivamente o funil de vendas? Veja neste artigo como otimizá-lo!
Para um negócio prosperar, ele precisa de um processo de vendas simplificado e uma alta taxa de conversão de leads. Hoje, em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas lutam porque usam funis de vendas complexos e com engajamento insuficiente do cliente, o que prejudica sua receita.

Basicamente, um funil de vendas é a jornada do cliente desde o momento em que ele se conecta à sua empresa.

Ele começa com a conscientização e interesse e termina quando uma perspectiva compra da empresa. Após a primeira compra, a empresa pode transformar o cliente em um comprador de longo prazo.

Então, fica claro que o funil de vendas é uma estrutura importante em qualquer negócio — mas, principalmente, naquelas que estão experimentando um grande crescimento.

Neste artigo, buscamos explicar como grandes empresas podem otimizar o funil de vendas com o auxílio de boas ferramentas do mercado. Tenha uma boa leitura!

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é uma ilustração dos estágios pelos quais um cliente em potencial passa antes de se tornar um cliente. Ele se assemelha a uma pirâmide invertida — começa com muitos de seus clientes em potencial no topo.

E, à medida que seus representantes de vendas começam a se envolver com eles, apenas os clientes em potencial mais qualificados passam para o próximo estágio e, por fim, para o fechamento. Sendo assim, na parte inferior do funil de vendas estão seus clientes mais comprometidos.

O funil de vendas e a jornada do comprador são os dois lados do processo de compra.
Em linhas gerais, a jornada do comprador é o processo pelo qual os clientes passam antes da compra. Normalmente é dividido em três estágios:

  • Conscientização (parte superior do funil): o comprador toma conhecimento de seu problema ou questão. Eles procuram soluções, descobrem produtos ou serviços e buscam oportunidades.
  • Consideração (meio do funil): o comprador avalia diferentes produtos para enfrentar os desafios e se relaciona com os vendedores.
  • Decisão (fundo do funil): o comprador decide a solução para suas necessidades.
Faça a gestão dos processos comerciais de forma simples e visual. Conheça o Funil de Vendas no CRM do Bitrix24

Por que um funil de vendas é importante?

Um funil de vendas ajuda você a entender o que os clientes em potencial estão pensando e fazendo em cada etapa da jornada de compra.

Esses insights permitem que você invista nas atividades e canais de marketing certos, crie as mensagens mais relevantes durante cada estágio e transforme mais clientes potenciais em clientes.

Como otimizar o funil de vendas?

O funil de vendas simplesmente descreve como os leads percorrem seu processo de vendas do início ao fim.

Se você analisar o número de leads que entram em seu funil e o número de clientes convertidos, provavelmente descobrirá que há uma grande queda. Às vezes, os clientes em potencial saem de seu funil quando as necessidades deles não correspondem aos seus serviços.

Embora seja quase impossível reter todos os clientes em potencial que entram em seu funil, é importante que sua equipe de vendas se esforce para reter aqueles que estão prontos para comprar.

Mas, dado o volume de leads que preenchem seu funil, as equipes de vendas têm dificuldade em converter leads em clientes porque não conseguem distinguir o quente do frio.

Isso resulta em leads quentes não qualificados no topo do funil que caem devido a tempos de resposta lentos ou permanecem presos no meio do funil, eventualmente se tornando fios frios. Para uma empresa, isso significa perder oportunidades de ouro. E, isso é apenas um vazamento. Existem outras maneiras de perder leads no funil de vendas.

Então, como você pode identificar e interromper os vazamentos para aproveitar toda a receita potencial em seu funil?

Use um software de funil de vendas como um CRM, onde você pode qualificar leads, rastrear sua atividade em cada estágio da jornada do comprador e fazer o acompanhamento automaticamente no momento certo.
A adoção de um CRM com recursos de gerenciamento de funil de vendas impacta positivamente o desempenho das equipes de vendas.

Mas o que a maioria dos usuários não percebe é que não se trata apenas de um banco de dados de clientes — também é a ferramenta mais benéfica para construção de funil e gerenciamento de pipeline.

Ele ajuda você a definir seu processo de vendas, identificar vazamentos no funil de vendas e otimizar o processo de conversão para reduzir os leads para o fundo do funil.
Este artigo pode lhe interessar "O que é Bitrix24"?

Conheça o funil de vendas no CRM do Bitrix24

Com essa ferramenta, você consegue fazer a gestão dos processos comerciais de forma simples e visual. Assim, a sua equipe ganha tempo e vocês conseguem investir mais conhecimento em estratégias que geram ainda mais resultado para a organização.

Como resultado, você tem a distribuição automática de leads e negócios, qualificação de leads baseada em regras, etapas personalizadas e uma organização completa para você colocar o seu negócio no topo.
Quer saber mais sobre o funcionamento dessa ferramenta? Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como as etapas do funil de vendas pode se tornar fácil e satisfatória para o seu negócio!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre