Blog Bytebio

O que é inteligência artificial e como ela pode ajudar o profissional de Marketing?

Saiba mais sobre como a inteligência artificial impacta estratégias de marketing e aprenda passo a passo a fazer uso dessa tecnologia!
Você já deve ter se perguntado o que significa inteligência artificial em algum momento da sua vida. Apesar de parecer um conceito novo que nasceu na era da Internet, esse tema já é bem conhecido pelos profissionais antenados à Transformação Digital há algum tempo.

Em linhas gerais, a inteligência artificial se refere ao ramo da ciência da computação focado na construção e otimização de máquinas que realizam tarefas que antes eram delimitadas aos humanos.

Isso inclui o reconhecimento de emoções, a resolução de problemas e a otimização de processos.

Em um mundo cada vez mais tomado pela competitividade de mercado, se destacar entre a multidão é uma tarefa que requer esforços. Adotar novas metodologias, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para fazer o seu negócio sobreviver e ter a garantia do sucesso.

Nesse sentido, a inteligência artificial no marketing atua como um aliado para profissionais que estão em busca de melhorar a eficiência operacional das suas organizações, além de conseguir entregar uma boa experiência para o cliente.

Por meio da adoção dessa metodologia dentro da sua empresa, você pode conseguir ter uma compreensão mais assertiva das necessidades do seu público-alvo.

Para te ajudar a entender melhor o que é isso e como essa tecnologia pode te ajudar profissionalmente, nos próximos parágrafos você poderá aprender detalhadamente todos os aspectos desse assunto e os seus principais benefícios. Boa leitura!

O que significa Inteligência Artificial?

Na década de 1950, a inteligência artificial foi descrita como qualquer tarefa executada por uma máquina que anteriormente seria considerada uma exclusividade da inteligência humana.

Mas será que é só isso?

Basicamente, vamos tornar essa definição mais prática. Imagine os mecanismos de busca que você faz uso atualmente. Provavelmente você pensou naquele com a letra G, certo?

Esse é um exemplo claro de inteligência artificial. Por meio dele, encontramos praticamente todas as respostas para as mais variadas dúvidas, algo que antigamente era delimitado a livros e pessoas.

Sendo assim, se você estiver se perguntando o que significa inteligência artificial, saiba que se trata de uma definição muito ampla, mas que ajuda os humanos a resolverem problemas.

O que é Inteligência Artificial no Marketing?

A inteligência artificial no marketing é um método de otimizar a tecnologia para melhorar a jornada do cliente.

Por meio de ações de Marketing Analítico e outros processos para obter informações sobre o seu público-alvo, você consegue um melhor retorno sobre o investimento das campanhas e uma melhora na satisfação do público em relação a sua marca.

Assim, a inteligência artificial no marketing faz o uso da tecnologia para tomar decisões automatizadas e assertivas que possam ter um impacto positivo nas estratégias da empresa.

Afinal, como ela pode ajudar o profissional de Marketing?

A inteligência artificial no marketing é geralmente utilizada quando a agilidade e a praticidade são necessárias.

Nesse contexto, esse conjunto de técnicas tecnológicas podem ser usados para aprender a como se comunicar melhor com os clientes por meio de uma análise de dados precisa sobre o comportamento dos consumidores.

Então, se você precisa desenvolver uma campanha de marketing que visa atingir um público-alvo mais qualificado a fim de gerar resultados mais eficientes e diretos para a sua empresa, entender o que significa inteligência artificial pode te ajudar muito nessa tarefa.

Além disso, se tratando da inteligência artificial no marketing, é importante saber que ela é muito utilizada para otimizar conteúdos de anúncios, uma vez que ela inibe o erro humano.

Assim, o profissional de marketing consegue gerar relatórios pautados em dados reais e que realmente levem retorno para a sua necessidade específica.

Por fim, existem alguns outros motivos pelos quais você deve considerar a inteligência artificial no marketing da sua empresa. São eles:

Previsão de vendas

Por meio da análise de dados, é possível ter um panorama estratégico da previsão de vendas da empresa.

Assim, a organização pode se preparar e destinar orçamentos assertivos para necessidades futuras, como também inibir problemas recorrentes, já que a análise de dados permite uma avaliação geral de todo o quadro da empresa.

Não há como negar: muitas organizações têm problemas para acompanhar os dados das campanhas e saber se eles serão rentáveis, o que causa uma dificuldade no processo de produção.

Por outro lado, utilizando a inteligência artificial no marketing é possível ter uma visão mais abrangente do que está funcionando e de como será o cenário em um futuro próximo.
Sales Intelligence Bitrix24 | Bytebio

Foco na melhora da performance

Por meio da utilização de dados, da otimização de processos e de um bom Business Intelligence, a melhora da performance se torna uma realidade para o profissional de marketing.

Em pouco tempo, a inteligência artificial no marketing ajuda os colaboradores a se tornarem mais produtivos e ágeis, uma vez que ela realiza uma atuação facilitadora que pode ajudar líderes a traçarem objetivos com foco no maior potencial da organização.
Sales Intelligence Bitrix24 | Bytebio

Qualificação de Leads

A inteligência artificial no marketing permite que haja uma maior segmentação do público.

Consequentemente, isso faz com que os leads se tornem mais qualificados e estratégicos, visto que o público-alvo foi estrategicamente atingido pela campanha executada com a ajuda da inteligência artificial no marketing.

Como resultado, ela pode ajudar os profissionais a entenderem quais são os grupos de vendas com maior probabilidade de se interessarem e adquirirem os serviços da empresa.

Sales Intelligence Bitrix24 | Bytebio

Auxílio na construção de personas

Atualmente, um dos principais desafios das empresas é traçar corretamente as suas personas. A inteligência artificial no marketing atua como uma mão amiga para desenvolver esses perfis estrategicamente.

Por meio da coleta e análise de dados, os profissionais podem descobrir realmente quem é o seu público-alvo ideal, podendo criar campanhas específicas para as necessidades e desejos dessas pessoas.

Como usar a Inteligência Artificial no Marketing sem cometer erros?

A inteligência artificial no marketing pode ser utilizada em diversos cenários. No entanto, você precisa definir qual é o melhor para a sua necessidade.

Cada caso oferece resultados diferentes, desde a otimização de campanhas como também a maior eficiência nos processos de uma organização.

Acima de tudo, existem várias maneiras das empresas utilizarem a inteligência artificial no marketing sem cometer erros.

Em primeiro lugar, você pode utilizar essa ferramenta estrategicamente para passar a mensagem certa para o seu público-alvo.

Para isso, rastreie quais mensagens os usuários mais respondem positivamente e crie conteúdos que conversem diretamente com os seus hobbies, desejos e problemas.

Além disso, a inteligência artificial no marketing também permite que a sua organização possa fazer uso de chatbots e experiências de conversação, o que traz respostas imediatas para as principais dúvidas dos clientes.

Enfim, o futuro dessa tecnologia é promissor e o profissional de marketing que quer se manter à frente dos concorrentes pode considerar o uso imediato desse recurso.

Para tal, existem algumas ferramentas que podem auxiliar as empresas e seus colaboradores na transição para um mundo mais tecnológico e pautado em métricas.

Você conhece o Bitrix24?

O Bitrix24 é uma plataforma de gestão de projetos, marketing e CRM que coleta e analisa dados, além de oferecer soluções de gestão de projetos, documentos e acompanhamento de atividades em tempo real.

Ele foi desenvolvido para ser uma plataforma completa de gestão que possa tornar a rotina de trabalho mais eficiente, otimizando processos, reduzindo custos e auxiliando na melhora da rentabilidade das empresas.

Agora que você já sabe como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a automatizar processos e gerir ações, você já tem meio caminho andado no que diz respeito a melhora de resultados dentro da sua empresa.

Que tal dar um passo importante e começar a implementar a inteligência artificial no marketing do seu negócio?
Converse com a nossa equipe e veja como conseguimos implementar a Inteligência Artificial no seu negócio:

Ferramentas de IA para empresas

    Novidades e Dicas

    Mantenha-se atualizado com nossas dicas e novidades sobre Inteligência Artificial

      Esses serviços podem lhe interessar

      Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

      Saiba mais sobre

      Bitrix24
      Sua empresa. Unida.
      Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
      Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

      Somos parceiros
      certificados
      no Brasil