Blog Bytebio

3 razões para investir em
automação de processos

Descubra a seguir 3 razões para apostar em automação e aprimorar suas tarefas profissionais.

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia no mercado, podemos perceber o surgimento de diversas tecnologias, capazes de otimizar ainda mais nossas atividades profissionais. Entre esse movimento, notamos o desenvolvimento da automação de processos, que tende a oferecer diversos benefícios competitivos a um negócio.


Quer saber quais são? Então, confira o nosso post até o final e veja os 3 motivos para o seu negócio investir em automação.

1. Otimiza a gestão

Antes de tudo, podemos perceber que automação de processos afeta positivamente a gestão dos negócios. Através da aquisição de softwares mais modernos, é possível realizar um controle ainda melhor sobre as informações, e assim, obter uma visão ainda mais ampla em relação às variáveis que ocorrem na rotina de trabalho da empresa.


Sem contar que a tomada de decisão torna-se mais segura, uma vez que a automação oferece análises quantitativas, dando mais informações aos processos estratégicos e maior integração entre sistemas. Além disso, também é possível extrair feedbacks importantes em relação aos processos diários através da utilização de indicadores de desempenho.


Com isso, a automatização é um fator importante para que o gestor consiga ir diretamente ao problema, investindo em melhorias específicas.

Consultoria em Automação de Processos;
confira

2. Reduz custos

Quando passamos a investir em automação, os computadores e sistemas tendem a facilitar o trabalho humano, reduzindo atividades manuais. Com isso, também reduzimos custos envolvidos com pessoal — transporte, alimentação, previdência etc. — e também com processos — maquinário, parque de impressão, infraestrutura.


Quando automatizamos atividades, deixamos de lado atividades mecânicas que exigem interferência humana. Dessa forma, a empresa acaba aliviando o fluxo de caixa e tendo a oportunidade de alocar recursos financeiros para estratégias que estimulem o crescimento da marca no mercado.

3. Competitividade do negócio

Com o apoio da automação, conseguimos destacar a empresa frente a concorrência em todos os setores. Isso porque as atividades de TI terão mais importância, e dessa forma, estarão no centro das estratégias internas do negócio. Assim, empreendedores e gestores terão o apoio de soluções e ferramentas digitais para se posicionarem de forma inovadora no mercado, atraindo clientes de maneira única.


De forma prática, a automação oferece uma experiência ainda melhor ao cliente, seja para tirar dúvidas ou até mesmo para comprar um produto ou serviço. Em rotina cada vez mais intensa, os consumidores prezam pela praticidade nos modelos de negócio.


Logo, nada mais estratégico do que oferecer essa comodidade através da automação, uma vez que podem tirar dúvidas com atendentes eletrônicos virtuais, fazer compras de forma rápida, entre outros processos relacionados.

Veja como o Bitrix24 pode lhe auxiliar na Transformação Digital

Veja alguns exemplos de automação de processos

Automação de projetos de marketing

A área de marketing é muito dinâmica e há muito tempo tem sido uma das primeiras a adotar novas tecnologias. Afinal, é essencial que os negócios estejam sempre atualizados e ofereçam experiências inovadoras a seus clientes.


Por este motivo, a automação de processos aplicada ao marketing pode ser extremamente vantajosa, já que ela otimiza os processos, reduz os custos e dá à empresa uma vantagem competitiva.


Dentre as principais vantagens da automatização dos processos de marketing, podemos destacar:

  • A possibilidade de segmentação leva a uma maior precisão;
  • A criação de campanhas mais assertivas;
  • A gestão mais fácil do e-mail marketing;
  • A criação mais ágil de vídeos e outros conteúdos;
  • Aumento da produtividade.
Automação de projetos de marketing | Bytebio

Automação da produtividade

A automação da produtividade é essencial para qualquer negócio que queira otimizar seus processos e se destacar no mercado. Além disso, os processos automatizados permitem eliminar retrabalho, erros humanos e perda de tempo; em outras palavras, eles são extremamente eficientes!


Algumas vantagens da automação de processos para a produtividade são:

  • A possibilidade de monitoramento e gestão de projetos em tempo real;
  • A padronização dos processos;
  • Mais agilidade e precisão na execução das tarefas;
  • A integração com outros sistemas;
  • Maior controle sobre a informação.
Automação da produtividade | Bytebio

Automação de atendimento

A automação de processos pode ser extremamente vantajosa neste quesito, pois oferece mais agilidade, eficiência e qualidade no atendimento. Além disso, por meio dela é possível contar com uma escala de ação maior, uma vez que as automatizações não têm limitações de tempo e podem estar ativas mesmo fora do horário comercial.


A automação de processos também permite armazenar dados de clientes com mais segurança e ter maior controle sobre as informações, considerando a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD).


Algumas vantagens da automatização do atendimento ao cliente são:

  • A expansão do escopo de ação do negócio;
  • A oferta de uma melhor experiência para o cliente;
  • O aumento da produtividade;
  • Mais agilidade e precisão na execução das tarefas;
  • A integração com outros sistemas.
Automação de atendimento | Bytebio
Este artigo pode lhe interessar "Como funciona a integração da API do WhatsApp + Bitrix24"

Automação da gestão financeira

A automação dos processos financeiros é essencial para qualquer empresa que queira ter mais controle sobre seu fluxo de caixa e otimizar seus gastos. Além disso, é possível contar com uma redução nos processos burocráticos e, consequentemente, com custos mais baixos.


Algumas vantagens de automatizar a gestão financeira são:
  • Mais agilidade e precisão na execução das tarefas;
  • A integração com outros sistemas;
  • Maior controle sobre a informação;
  • A padronização dos processos.
Automação da gestão financeira | Bytebio

Automação de relatórios

A automação dos relatórios é essencial para qualquer empresa que queira ter mais agilidade e precisão no processo de tomada de decisão. Além disso, em decorrência de uma redução no tempo gasto nesta atividade, obtém-se também a redução dos custos operacionais.


Hoje, existem tecnologias digitais que trazem dados dos elementos do CRM e Tarefas, como campos de Leads, Contatos, Empresas, Negócios e Tarefas, disponibilizando-os para a criação de visões de acordo com a necessidade do negócio, por meio de gráficos e tabelas combinadas.


Algumas vantagens da automatização dos relatórios são:

  • A integração com outros sistemas;
  • Visões em tempo real da gestão empresarial;
  • Maior controle sobre a informação;
  • A padronização dos processos;
  • Mais agilidade e precisão na execução das tarefas.
Automação de relatórios | Bytebio

Concluindo

Conforme vimos, o desenvolvimento da tecnologia digital oferece novas oportunidades para as empresas, e entre elas, temos a automação! Agora, é possível otimizar atividades, reduzir custos, qualificar processos e ter o menor erro possível de atividades com a ajuda de softwares e programas que trabalham de forma independente.


A automação de processos é uma forma de tornar o trabalho mais fácil e mais eficiente, utilizando tecnologias como a aprendizagem de máquinas, internet das coisas ou inteligência artificial. Sem estas inovações, as empresas hoje não poderiam utilizar todo o seu potencial, pois é essencial saber como elas operam para que o funcionário nessas empresas também cresça com elas!


Portanto, agora que você já conhece os principais motivos para investir em automação de processos em seu negócio, que tal conhecer as nossas soluções? Fale agora mesmo com a gente e entenda como podemos ajudar sua empresa a crescer ainda mais no mercado através da transformação digital.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre