Blog Bytebio
Shopify e suas vantagens
Pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial está online. Ter seu negócio nos meios digitais, mais do que nunca é questão de sobrevivência.
Entenda o que é Shopify e como ele pode te ajudar

Neste post você vai ver:

O que é Shopify e quais são
suas vantagens

Agora que você já sabe o que preparamos
para você nesse post, vem com a gente!
O modo de se consumir e comprar produtos e serviços vem passando por mudanças nos últimos anos. Hoje, ir fisicamente até uma loja é só uma das opções de compra. Aliás é uma forma que, se compararmos historicamente, vem perdendo bastante força.

Isso porque a tecnologia tem conseguido agregar cada vez mais valor como meio de compra e venda de serviços, e sobretudo, produtos. Só em 2017 1,66 bilhão de pessoas compraram online, o que representa mais de 21% da população mundial.

Hoje existem diversas ferramentas que ajudam empresas a vender online e que oferecem uma experiência completa e agradável ao cliente final. A ferramenta que carrega o título de referência mundial hoje é o Shopify, acompanhe o post para entender como ele pode ajudar o seu negócio.
Use WhatsApp integrado ao ChatGPT, com fonte de dados específicos da empresa e veja como usar Chatbots com WhatsApp, no Kommo CRM

O que é um e-commerce?

Um e-commerce nada mais é que uma loja virtual. Se trata de um ambiente digital (site, rede social e afins) onde é possível comprar e vender produtos ou serviços, podendo ser físicos ou digitais.
Em 2019, pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial está online.

Tipos de e-commerce

E-commerce de produtos físicos no Shopify

Esse talvez seja o primeiro modelo que vem à mente das pessoas quando falamos em e-commerce. A venda online de produtos físicos já faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Hoje você consegue comprar desde roupas e capinhas de celular, até carros e imóveis.

Tudo seguramente e sem precisar sair da sua casa.

O Shopify oferece vários templates para você montar sua loja virtual de produtos físicos e ainda te ajuda a aparecer entre os primeiros resultados do Google. Um bom exemplo de e-commerce de produtos físicos feitos com a plataforma do Shopify é a Black Hold, que vende produtos de alta qualidade para fotógrafos.
Em 2022 mais de 27% da população mundial comprou algo pela internet

E-commerce de serviços no Shopify

Outro formato de e-commerce bem conhecido é a venda online de serviços, que podem ser prestados 100% online ou de forma física.

Um exemplo de serviço contratado e prestado totalmente digital é o de um designer para criar uma logo, por exemplo. Já como exemplo serviço contratado online para ser prestado presencialmente, podemos citar trabalho que o pessoal da Pet Anjo faz. Contratando o serviço de um dog walker, por exemplo, online e recebendo o serviço de passeio para o seu cachorro presencialmente.

Dropshipping no Shopify

Um formato menos conhecido para o público geral, mas que vem ganhando cada vez mais espaço é o modelo de dropshipping. Esse modelo de negócio é exclusivo para e-commerces, ou seja, não funciona para negócios que não opere nos meios digitais.

O Dropshipping é um formato bastante comum entre os clientes Shopify que permite que o lojista ofereça mais produtos e opções sem que você precise ter esses produtos fisicamente no seu estoque. Na prática, funciona assim: o lojista disponibiliza seus os produtos no seu site e assim que um cliente faz uma compra, ele adquire o produto escolhido por meio de um fornecedor.

Se você considera criar um e-commerce no modelo de dropshipping, certamente terá como fornecedor principal os gigantes orientais como Aliexpress, por exemplo.
E se você pensa que a logística e operação de um e-commerce dropshipping é muito complexa, pode ficar tranquilo. O Shopify tem templates e integrações que tornam todo esse processo automatizado.

Existem diversas outras formas de trabalhar com um e-commerce, mas agora que você já entendeu melhor como funcionam alguns dos principais formatos, vamos ao que interessa: Shopify

Ferramentas de e-commerce

Qualquer pessoa que quiser montar seu e-commerce, seja de serviço, produto ou dropshipping, precisará de uma plataforma para fazer a gerenciamento do seu site, produtos, logística e os demais trâmites do negócio.

E como comentamos aqui, a plataforma Shopify é referência mundial para criação de e-commerces. Vamos te mostrar o porquê.

Recursos e vantagens do Shopify

Otimizado para SEO

Quando comparado aos principais concorrentes, o Shopify entrega uma configuração muito mais otimizada para os parâmetros analisados pelo algoritmo do Google para SEO.

Além da configuração padrão da plataforma, o Shopify também possibilita – e te dá dicas – que você, facilmente, defina quais palavras-chave cada produto seu aparecerá quando pesquisada no Google.
pesquisa google

Fácil de usar

De nada adianta uma plataforma oferecer diversas funcionalidades, ser super completa, se a usabilidade for complexa.
O que é Shopify | Bytebio
Completo
Leque completo de funcionalidades que se adequam ao seu negócio
O que é Shopify | Bytebio
Eficiente
Entrega o que oferece, mostrando ser uma plataforma de alta performance
O que é Shopify | Bytebio
Intuitivo
Mesmo sendo uma plataforma completa, tem uma usabilidade fácil.
O Shopify consegue oferecer um amplo leque de funcionalidades que ficam disponíveis e aplicáveis de forma intuitiva, tornando a experiência do usuário (UX) muito mais agradável

Design e Flexibilidade

Focando, mais uma vez, na experiência do cliente final, o Shopify investe
pesado em design e UX.

As possibilidades de estrutura e layout do seu e-commerce com o Shopify são infinitas. A plataforma oferece milhares de templates (temas pré definidos) com um leque de alternativas bem variado.

Formas de pagamento

Não tem nada pior do que se sentir inseguro, ou até mesmo desistir de uma compra por não confiar seus dados – principalmente financeiros – na empresa do outro lado da tela, né?

Com o Shopify você não terá que se preocupar com isso. A plataforma trabalha com mais de 10 processadores de pagamento externo no Brasil, como Paypal, sistemas de cartão de crédito certificadamente seguros, boleto entre outros.

Integrações e APIs

Muitas vezes precisamos consolidar ou automatizar sistemas de diferentes provedores e acabamos tendo que importar informações manualmente, ou fazer o mesmo trabalho duas vezes. Pensando nisso, o Shopify permite que você desenvolva integrações e APIs para ter todos seus processos automatizados, trabalhando em conjunto.

A Bytebio é parceira oficial Shopify e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para desenvolver APIs e integrações para otimizar sua operação na plataforma.

Relatório

Fazer o acompanhamento evolutivo das suas vendas, saber quais produtos e páginas tem mais acesso é essencial para aplicar otimizações e melhorar os números do seu negócio.

Pensando nisso, o Shopify oferece uma lista completa de relatórios para você entender, de fato, o que vem funcionando ou não no seu e-commerce.

Valores do Shopify

Para você ter ainda mais certeza de que o Shopify é, de fato, a melhor ferramenta para você criar seu e-commerce, a plataforma oferece 14 dias grátis. Após esse período você pode escolher qual plano se encaixa melhor de acordo com o seu perfil.

O plano inicial do Shopify é de 29,00 dólares e conta com produtos ilimitados.

Bytebio e Shopify: como podemos te ajudar

A Bytebio é um dos parceiros oficiais Shopify aqui no Brasil e além de ter o know how da ferramenta, também consegue te ajudar de outras formas:

Integrações e APIs no Shopify

Para tornar a experiência do cliente e a sua gestão ainda mais completa e organizada, muitas vezes precisamos trabalhar com mais de um sistema. Seja para logística, financeiro, CRM ou o para outros sistemas e processos.

Se você ainda tem aquela necessidade de ficar fazendo retrabalho para manter os sistemas alinhados entre si, a Bytebio com certeza pode te ajudar. Nós temos uma equipe com conhecimento da plataforma do Shopify e com viés de desenvolvimento. Evite retrabalho e crie APIs para integrar seus sistemas e automatizar processos.

Shopify e CRM Bitrix24

Manter o contato com cliente aquecido e prospectar leads é, comprovadamente, uma ótima forma de melhorar os resultados de qualquer empresa. Nós já comentamos alguma vezes aqui no nosso blog como o Bitrix24 pode auxiliar nesse trabalho.
O Bitrix24 é uma suite que conta, entre suas 35 ferramentas, com um CRM poderoso e de fácil usabilidade. Com ele trabalhando em conjunto ao seu Shopify você consegue:

  • Enviar campanhas de email marketing customizadas e automatizadas
  • Ter registro histórico de comportamento dos seus clientes
  • Segmentar seu público de acordo com seus interesses
  • Automatizar processos operacionais
  • Gerenciar chats via site, facebook, instagram e outros em um único ambiente
  • E muito mais

Manutenção loja Shopify

Se você já trabalhou com qualquer plataforma digital no médio/longo prazo, sabe que não basta se empenhar na criação de um site ou e-commerce. Para manter sua plataforma estável e otimizada, é preciso fazer uma manutenção recorrente.

Só assim você elimina todos bugs e pequenos erros que podem prejudicar seu posicionamento no Google más práticas de SEO e melhora a experiência do cliente final, que se sentirá mais confortável para concluir uma compra.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre