Blog Bytebio

Os benefícios da automatização de processos na sua empresa

Você sabe quais são as vantagens em automatizar processos e tarefas dentro de sua empresa para o seu negócio? Saiba mais nesse blog e fique por dentro.

Muito tem se falado sobre a automação de processos, no entanto, muitas empresas ainda relutam em aderir a essa inovação. Outras, ainda não se interessa suficientemente pelo assunto para descobrir do que se trata e como ela pode impactar os seus negócios ou a oferta de seus produtos e serviços.


No entanto, esse cenário está mudando rapidamente e o que se tem percebido é que o investimento em tecnologia não é mais uma opção. Na verdade, é uma questão de sobrevivência para os negócios. Afinal, além de melhorar os resultados, o fato de investir em tecnologias digitais e inovação nas empresas é também algo muito bem-visto pelos consumidores na atualidade.


Hoje, nós vamos te explicar do que se trata a automatização e quais os benefícios ela pode trazer para sua empresa. Continue lendo e confira como a tecnologia pode fazer parte e ser uma grande aliada do sucesso do seu negócio.

O que é automação de processos?

A automação de processos se dá através da simplificação dos processos com o auxílio das novas tecnologias. Ela é aplicada principalmente em atividades repetitivas e manuais. Ao invés de serem realizadas por um humano, essas atividades passam a ser feitas pela máquina, sem nenhuma ou com mínima intervenção humana.

Assim, é possível agilizar o processo e evitar os erros humanos, os quais podem ser muito recorrentes. A automação é parte fundamental do processo de transformação digital e pode ser aplicada a empresas de todos os segmentos e em todas as áreas do negócio, em conformidade com a realidade de cada empreendimento e o modelo de negócio.
Otimização e agilidade nos negócios com Automação de Processos

Benefícios da automatização

Alguns desses benefícios já foram citados, sucintamente, mas aqui vamos nos aprofundar mais em cada um deles:

1. Melhora na produtividade

Com a automação, o tempo dos colaboradores é mais bem aproveitado. Afinal, se exclui de seu dia a dia de trabalho aquelas tarefas manuais e mais mecânicas que demandam um tempo significativo. Com isso, a rotina se torna mais produtiva e eficaz, já que se diminui o desperdício de tempo, que passa a ser melhor aproveitado em outras atividades, criando novas possibilidades e gerando melhores resultados.

2. Mais integração

Uma das principais ferramentas utilizadas para a automação de processos são os softwares de gestão que, além da automatização, oferecem também a vantagem da integração entre diferentes áreas do negócio. Isso ocorre porque normalmente um único sistema é utilizado por toda a empresa, em suas diversas áreas. É claro que cada uma possui um processo específico, mas essa tecnologia permite a melhor comunicação entre todas elas e as atividades que são desenvolvidas.


Além disso, esse é um fator que auxilia também numa visualização mais ampla do negócio e, consequentemente, em sua melhor gestão.

3. Padronização dos processos

A automação permite a padronização ideal dos processos. Afinal, por mais que isso esteja definido, é muito comum que cada um “faça do seu jeito” e é claro que isso interfere no processo que, ao final, acaba não seguindo o planejado. É necessário, portanto, evitar que isso aconteça e, com a automação, a padronização é mais garantida. O processo será feito como foi definido para ser feito e o resultado será mais agilidade e assertividade.

4. Análise de KPIs

Outro ponto que não pode deixar de ser citado é a possibilidade de acompanhar e analisar os KPIs. Como dissemos, os sistemas são os principais atores desse processo e além de realizar as tarefas, eles também as registram. Assim, é possível acompanhar todo o desempenho do negócio através dos indicadores mais importantes para a empresa.


Quando a automação não é uma realidade, esse acompanhamento também costuma ser feito manualmente, principalmente através de planilhas. O problema é que elas também são suscetíveis a erros e há uma infinidade de outras questões que não as tornam a melhor alternativa para o desempenho dessa atividade.


Por isso, a automação é uma grande facilitadora do acompanhamento e controle de KPIs do seu negócio. E é claro que esse acompanhamento traz inúmeros benefícios para a melhora dos resultados do empreendimento.

5. Negócio com posicionamento mais estratégico

Quando seu time deixa de focar em atividades manuais e repetitivas, ele tem mais tempo para agir e pensar no negócio de forma estratégica. Enquanto as máquinas fazem o trabalho duro, com o auxílio inclusive de inteligência artificial ou machine learning, por exemplo, seus colaboradores podem se dedicar mais ao negócio e às formas de melhorar os resultados.


Por isso, a automação ajuda também na construção de uma empresa mais bem posicionada e mais competitiva, o que é essencial num mundo cada vez mais marcado pelos avanços tecnológicos.

Implementado automatização
Praticidade, agilidade e melhoria de performace com automação de processos
Consultoria em Automação de Processos;
confira

Como iniciar a automação no seu negócio?

Por mais que pareça algo extremamente complexo e de outro mundo, a automação pode ser facilmente colocada em prática. Para isso, é importante contar com o auxílio de profissionais especializados nesse tipo de tecnologia.


E ao contrário do que se imagina, a automação não precisa ocorrer em todo o negócio de uma vez só! Para tornar o processo mais viável e tranquilo, é possível começar trabalhando áreas e atividades específicas. O ideal é que a empresa comece entendendo o que é uma área crítica para seu negócio e identifique aquela que mais lhe causa problema, onde os erros são mais frequentes e há inúmeros gargalos.


Ao colocar a automação em prática nessa área, você logo perceberá como ela pode ser transformadora para o negócio. Feito isso, basta expandir esse processo para as demais áreas da empresa.


Mas afinal, como saber qual a solução ideal para automatizar as tarefas de que sua empresa precisa? Isso, quem irá dizer é a empresa especializada no assunto. A Bytebio é uma das que pode te ajudar a iniciar a transformação digital no seu negócio. Clique aqui e fale conosco para saber mais sobre!


Se você quer investir em inovação, mas não sabe por onde começar, nossa consultoria pode te ajudar! Temos especialistas que irão se aprofundar no seu negócio, nas suas dores e irão te dizer qual o melhor caminho seguir para alcançar todos os benefícios que citamos aqui. Clique aqui e conheça mais desse serviço.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre