Blog Bytebio

Como atingir clientes em potencial através da Database Marketing

Saiba tudo sobre Database Marketing e como essa estratégia pode ser benéfica para você conseguir nutrir os seus clientes atuais!
Como seu negócio visa clientes B2B em potencial?

Você envia pilhas de lixo eletrônico indesejado enquanto faz muitas ligações não solicitadas por dia? Ou suas estratégias envolvem bancos de dados de marketing, pesquisa cuidadosa, contatos personalizados e construção meticulosa de relacionamentos? Se sua resposta for a última, provavelmente você está usando marketing de banco de dados.

Dados em tempo real. Insights acionáveis. Visualizações 360°. Estratégias de engajamento personalizadas. Campanhas Omnichannel.

É fato: essas podem ser palavras da moda, mas também são essenciais para o marketing eficaz e o crescimento dos negócios. E a Database Marketing é a chave para todos eles.

Então, o que é marketing de banco de dados e por que ele é importante para as estratégias de negócios digitais?

O que é Database Marketing?

O marketing de banco de dados é uma forma de marketing direto. Envolve a coleta de dados do cliente no funil de vendas, como nomes, endereços, e-mails, números de telefone, históricos de transações, tíquetes de suporte ao cliente e assim por diante.

Assim, essas informações são então analisadas e usadas para criar uma experiência personalizada para cada cliente ou para atrair clientes em potencial.

Por exemplo, o marketing direto tradicional envolve a criação de malas diretas, como brochuras e catálogos, e seu envio a uma lista de clientes atuais ou potenciais, na esperança de obter uma resposta positiva.

As MarTechs aplicam o marketing de banco de dados elevando essa estratégia em um passo adiante, procurando entender como os clientes desejam ser comercializados e, em seguida, aplicando esses insights para atender às necessidades do cliente por meio do melhor canal.
Este artigo pode lhe interessar "O que é Martech?"

Quais os benefícios da Database Marketing?

Os consumidores de hoje esperam uma experiência personalizada com sua marca. Para oferecer um, os profissionais de marketing precisam de uma visão unificada de cada cliente em cada ponto de contato.

Só então eles podem entender a jornada do cliente e envolvê-lo de uma forma significativa. Então, as estratégias de marketing de banco de dados tornam isso mais fácil e prático, aumentando significamente a receita do seu negócio.

Bancos de dados de clientes podem ajudá-lo a:
  • Identificar grupos de clientes - desde seus clientes mais leais e de alto valor até os clientes iniciais e compradores ocasionais;

  • Criar segmentos de clientes detalhados com base em dados demográficos, comportamentos ou até mesmo interesses pessoais
  • Desenvolver mensagens altamente personalizadas para clientes atuais e potenciais;

  • Determinar o melhor canal e horário para envolver os clientes;

  • Melhorar sua eficiência de marketing não desperdiçando tempo e dinheiro enviando campanhas para aqueles que provavelmente não responderão;

  • Criar programas de fidelidade eficazes que forneçam os incentivos certos para compras repetidas;

  • Melhorar o atendimento ao cliente, fornecendo à equipe de suporte uma visão 360° das interações do cliente com sua marca.

Como construir o meu próprio banco de dados para o Marketing?

Antes de usar esses dados para informar suas estratégias de marketing, você precisa coletá-los.

Segundo os profissionais Martechs, existem diversas maneiras de construir o banco de dados de sua marca, dependendo dos tipos de interação que você tem com seu público e das maneiras como você normalmente oferece informações e conteúdo.

Então, aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de aumentar seu banco de dados de clientes:

  • Marketing de conteúdo;
  • Formulários da web;
  • Transações;
  • E-mail Marketing;
  • Redes Sociais;
  • LinkedIn;
  • Eventos;
  • Webinars;
  • Pesquisas;
  • Cupons, descontos e ofertas exclusivas.

Além disso, também é bom saber em qual categoria de marketing de banco de dados sua marca se enquadra: business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C). Isso o ajudará a determinar que tipo de informação será mais importante capturar para seu banco de dados de clientes.

Como você pode usar o banco de dados coletado?

Depois de coletar os dados do cliente, é hora de colocar todas as peças juntas e aproveitar seu banco de dados de clientes brilhante. Então, para maximizar o potencial do seu banco de dados, aqui estão algumas táticas que você pode implementar:

  • Segmente seus públicos e envie campanhas de e-mail direcionadas;
  • Lembre seus clientes e assinantes de engajarem;
  • Apresente o anúncio do produto da sua marca e melhorias;
  • Crie campanhas de mídia social direcionadas;
  • Conduzir grupos de foco e pesquisas;
  • Identifique possíveis problemas em seu processo.
Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Ferramentas de CRM e bancos de dados

O marketing de relacionamento é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing de banco de dados e, para ser um bom gerente de relacionamento, você precisa de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

O objetivo é realizar todo o trabalho árduo e análise que você fez em relação aos perfis de clientes e segmentação de clientes e, em seguida, criar campanhas de marketing que irão atrair e reter esses clientes. Um bom software de CRM o ajudará a automatizar e supervisionar todo o ciclo de vida do cliente, de ponta a ponta.
Bitrix24 ferramenta Martech | Bytebio
Um CRM intuitivo permitirá que você empregue sua estratégia de gerenciamento de banco de dados, permitindo-lhe:
  • Rastreie os leads: certifique-se de acompanhar os leads e clientes em potencial que entram em seu funil de vendas para maximizar seu esforço de divulgação.

  • Monitore campanhas: campanhas PPC (pay-per-click) podem ser eficazes para sua empresa se você puder segmentar com base nas visitas ao seu site, e um CRM pode ajudá-lo a monitorar esses pontos de dados.
  • Promova a fidelidade: crie campanhas de marketing exclusivas para seus clientes mais leais, fornecendo-lhes ofertas especiais e descontos para garantir que fiquem satisfeitos.

  • Aumente as vendas: às vezes, seus melhores clientes precisam apenas de informações adicionais para fazer uma compra, sejam detalhes do produto ou informações de garantia. Se você já recebeu um e-mail de acompanhamento “este item ainda está no seu carrinho de compras”, então recebeu um e-mail automático de uma ferramenta de CRM.

  • Manter dados: manter seu banco de dados e eliminar informações antigas ou desatualizadas pode ser oneroso e caro, mas ter um CRM torna isso simples e fácil.

Como saber se a Database Marketing é adequada para o meu negócio?

Não há como negar, criar um banco de dados de marketing pode parecer demorado e complexo.

Provavelmente, você já está fazendo algo que é considerado marketing de banco de dados, quer você tenha um e-mail de integração especial sob medida para novos clientes ou se estiver usando o marketing direto para desenvolver uma equipe de televendas.

E se não, tudo bem — dê passos de bebê. Não há necessidade de pular diretamente para a análise preditiva se você estiver apenas começando ou se for novo no trabalho com dados.

Nós somos expert em combinar Marketing com Tecnologia - MarTech e a dica é que você comece com alguns dados simples ou criando uma campanha para coletar dados iniciais.
Mas, se você se interessou pelo assunto e quer uma consultoria para entender como essas técnicas podem ajudar o seu negócio, fale com a nossa equipe!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...

Saiba mais sobre