Blog Bytebio

PageSpeed Insights: saiba os
benefícios de usar a ferramenta

Saiba tudo sobre a ferramenta do PageSpeed Insights e aprenda como otimizar a velocidade do seu site por meio de análises importantes!
O que pode ser a maneira mais fácil de aumentar a taxa de conversão dos seus insights de velocidade da página não tem nada a ver com melhorar o título ou alterar a cor do botão de CTA. Em vez disso, trata-se de fornecer uma experiência de usuário mais rápida por meio da otimização da ferramenta PageSpeed Insights.

Ao longo dos anos, os profissionais da área MarTech entenderam que existe uma relação direta entre a velocidade da página e a retenção de visitantes e a taxa de rejeição.

E com a busca por visitantes se tornando cada vez mais importante em termos de cumprimento das metas, a velocidade da página é uma das áreas de foco mais vitais para a experiência do cliente hoje.

Então, se você quer aprender mais sobre o uso dessa ferramenta para criar uma vantagem competitiva, continue lendo o texto e saiba como fazê-lo!

O que é o PageSpeed Insights?

O Google PageSpeed ​​Insights é uma ferramenta que permite testar de forma rápida e fácil a velocidade de uma página da web.

Inserir um URL e clicar em “Analisar” irá fazer com que você obtenha rapidamente um relatório detalhado do que está deixando a página da web mais lenta com base em dois parâmetros, completo com dicas de como corrigir o problema.

O PageSpeed ​​Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e desktops. Sendo assim, a pontuação do PageSpeed ​​Insights varia de 0 a 100 pontos. Uma pontuação mais alta é melhor e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho.
PageSpeed Insights | Bytebio
Faça o teste do seu site no PageSpeed ​​Insights
Então, se você ver muito vermelho e amarelo em seu relatório, é porque sua página tem alguns problemas de carregamento gritantes.

Então, como resolver isso?

Evite redirecionamentos da página de destino pós-clique

Se sua página não foi projetada de forma responsiva, o resultado pode ser uma série de redirecionamentos para páginas otimizadas para dispositivos diferentes. Alguns padrões de redirecionamento comuns, de acordo com o Google:

  • example.com usa um web design responsivo, sem necessidade de redirecionamentos - rápido e ideal!
  • example.com → m.example.com/home - penalidade de múltiplas viagens de ida e volta para usuários móveis.
  • example.com → www.example.com → m.example.com - experiência móvel muito lenta.

Cada vez que um usuário precisa ser redirecionado, a renderização da página é interrompida — o que adiciona segundos preciosos ao tempo de carregamento da página.

As empresas MarTechs orientam a evitar todos os redirecionamentos construindo suas páginas com design responsivo — um método que garante uma experiência de usuário de qualidade, não importa o dispositivo em que seu cliente potencial esteja.

Reduza CSS, HTML e JavaScript

A redução refere-se à remoção de dados desnecessários ou redundantes sem afetar como a página é processada pelo navegador. Uma codificação ruim pode ser a causa desse problema, e ele pode ser corrigido de algumas maneiras diferentes.

Acelere o tempo de resposta do servidor

O tempo de resposta do servidor — o tempo que leva para seu servidor começar a carregar o conteúdo de uma página para um usuário — pode ficar lento por uma série de fatores, de acordo com o Google:

  • Consultas de banco de dados
  • Roteamento lento
  • Frameworks
  • Bibliotecas
  • Fome de CPU de recursos
  • Fome de memória

Certifique-se de que todas as imagens estão compactadas

Ao importar imagens para o seu site, certifique-se de usar o tamanho e o formato de arquivo corretos (PNGs para gráficos com menos de 16 cores e JPEGs para fotografias), bem como certifique-se de que eles sejam compactados para fins da web.

É importante lembrar que o volume de imagens usadas em seu site também pode afetar o tempo de carregamento da página.

Se o seu site tiver muitas imagens, uma solução é combinar as imagens em menos arquivos de saída usando CSS Sprites. Isso reduzirá a latência e resultará em melhorias na velocidade da página, pois reduz qualquer possibilidade de atraso ou o número de viagens de ida e volta produzidas.

PageSpeed Insights e SEO Avançado

Aqui está a pergunta de um milhão de dólares: como a velocidade de página do PageSpeed ​​Insights afeta o SEO? É extremamente difícil dar uma resposta definitiva. Há várias razões para isso:

  • Não sabemos exatamente como o Google mede o desempenho do site para SEO. O PageSpeed ​​Insights (ou Lighthouse) é a ferramenta pública da empresa, mas eles também podem usar uma ferramenta diferente internamente. Além disso, a pontuação do PageSpeed ​​Insights não leva em consideração os visitantes reais. O Google usa esses dados para classificações de pesquisa? Eu faria se eu fosse eles.

  • Como a velocidade da página afeta o SEO? Certamente afeta o SEO, mas é difícil dizer em que grau. Os algoritmos de classificação de pesquisa do Google são um segredo comercial e as informações que eles divulgam são vagas. Na verdade, isso é uma coisa boa: regras claramente definidas permitiriam que as pessoas as contornarem e criassem conteúdo de baixa qualidade.

  • Além disso, o Google é líder do setor em automação e aprendizado de máquina. Que seus funcionários estão testando IA em seus algoritmos está praticamente confirmado. Como tal, duvido que até mesmo os engenheiros do Google saibam mais como seu mecanismo de busca funciona!
O seu objetivo é crescer? Nós podemos te ajudar por meio de uma Consultoria em SEO!
Dito isso, podemos fazer uma suposição sólida com base no que sabemos:

  • Todo mundo gosta de sites rápidos, e o tempo de carregamento definitivamente afeta o tempo que os visitantes passam no site.
  • Google faz local de uso do tempo de carregamento ao determinar rankings de busca, de alguma forma ou formulário.
  • O Google pode avaliar o SEO com o PageSpeed ​​Insights de alguma forma ou forma, e é sempre melhor prevenir do que remediar.
  • A avaliação do PageSpeed ​​Insights é muito sólida de qualquer maneira.

Com isso em mente, você não deve considerar esse número dentro do círculo como uma bíblia, mas ainda assim deve se esforçar para melhorá-lo no que diz respeito ao SEO.

Desbravar o PageSpeed Insights pode ajudar o seu negócio

O PageSpeed ​​Insights é uma ferramenta robusta de testes de desempenho e muito utilizada por empresas MarTechs. Embora não esteja claro como o PageSpeed ​​Insights afeta o SEO, você ainda deve tentar melhorar sua pontuação na ferramenta.

Todo mundo adora sites rápidos, e o Google leva em consideração o desempenho ao determinar as classificações de pesquisa de alguma forma. Ele também analisa como o tempo de carregamento afeta a experiência do visitante. Portanto, essa pontuação afeta diretamente o seu negócio.
Se você quer saber como melhorar a velocidade do seu site e conseguir melhores resultados orgânicos, recomendamos que você acesse nossa página de consultoria em SEO e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!

Saiba mais sobre