Bitrix24 + WhatsApp

Como funciona, detalhes e demonstração da integração da API exclusiva da Bytebio

Veja como funciona a Integração do Bitrix24 com WhatsApp

Para demonstrar uma integração do WhatsApp com o Bitrix24, iremos usar um contato de um cliente fictício, o Machado de Assis.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Tela do Chat do Bitrix24, que pode ser integrado ao WhatsApp

Situação 1: Cliente envia uma mensagem

Cliente: Machado de Assis
Empresa: Bytebio
Nome do Bot: GupshupSuporte 2
Situação: Machado de Assis é um cliente da Bytebio que entrou em contato pelo WhatsApp, para solicitar uma demanda.


Veja a sequência de imagens abaixo. Use as setas laterais para navegar:

Situação 2: Empresa inicia uma conversa

Cliente: Machado de Assis
Empresa: Bytebio
Nome do Bot: GupshupSuporte 2
Situação: A Bytebio (empresa) irá buscar o cliente em sua base, no CRM do Bitrix24 e enviar uma mensagem ativa para ele, por meio de um template pré-aprovado pelo WhatsApp (Facebook).
Sobre o uso de Template

O WhatsApp (Facebook) não permite enviarmos uma mensagem que não seja pré-aprovada para iniciar uma conversa com o cliente, portanto, a Bytebio (empresa) irá buscar o cliente em sua base, no CRM do Bitrix24, e enviar uma mensagem ativa para ele, por meio de um template pré-aprovado pelo WhatsApp (Facebook).

Quando o cliente responder, aí sim a Bytebio poderá enviar mensagens para o cliente livremente.

Outros recursos da Integração do Bitrix24 com WhatsApp

A Bytebio criou alguns recursos complementares que otimizam o uso e a facilidade do acesso à informação, bem como notificações personalizadas e integração com outras ferramentas, como um Chatbot (este, contratado à parte).

Chatbot + WhatsApp, integrado com Bitrix24

Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Chatbot: Um chatbot (contratado àparte) pode ser integrado ao Bitrix24 e após fazer as tratativas iniciais, coletar os dados para o CRM, a conversa pode ser redirecionada ao WhatsApp, já integrado Bitrix24.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

Quick-reply e Call to action (CTA) nos templates

Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Botões interativos e CTA: É possível cadastrar diferentes tipos funcionais de templates, com texto puro, quick-replys e CTA (Call to action), por meio de botões. Todos podem ser enviados a partir do Bitrix24.

Contato compartilhado vira Lead

Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Contato compartilhado vira lead no CRM: Além de um novo contato ser criado como Lead ou Contato no Bitrix24, também quando um usuário compartilhar um contato de um terceiro, este também vira um Lead, já cadastrado no CRM.

Aviso de encerramento de sessão

Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Avisos que podem economizar: Criamos uma notificação no próprio chat avisando que o tempo da sessão de uma conversa pode encerrar em poucas horas. Assim, o atendente da empresa pode fazer um contato livre, sem depender de enviar outro template de mensagem.

Uma sessão é encerrada quando o tempo que o cliente fica sem trocar mensagem ultrapassa 24 horas. Desta forma, o WhatsApp exige que uma nova conversa seja iniciada por meio de um template e, para isso, o custo também é um pouco maior, da tarifa da mensagem.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Tarifas das mensagens:

Conversa iniciada pela empresa:
Para que a empresa inicie uma conversa, é necessário o envio de Template (mensagem pré-aprovada). A partir da resposta do usuário (cliente) a conversa se renovará a cada 24 horas.
Tarifa: USD0,05 do WhatsApp + 0,001 da Gupshup.

Conversa iniciada pelo usuário:

Quando a conversa é iniciada pelo usuário, ela se renovará a cada 24 horas.

Tarifa: USD0,03 do WhatsApp + 0,001 da Gupshup.

Mensagem:
Toda mensagem enviada ou recebida tem um custo unitário de $0,001 (Gupshup).

Mensagem contendo arquivo:
Existem taxas adicionais para Mensagem de Mídia (áudio, imagem, vídeo, arquivos pdf, doc) maior que 64kb. Consulte as taxas e os limites clicando aqui.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Comparativo dos provedores Twilio e Gupshup: A Twilio é um dos provedores oficiais possível de usar a conexão do Bitrix24 ao WhatsApp, bem como a Gupshup.

Diferentes opções de Opt-in

O Opt-in é um mecanismo através do qual o usuário aceita receber notificações da empresa, tornando-se usuário facultativo. O WhatsApp exige que você obtenha o consentimento voluntário (facultativo) de um usuário a fim de poder lhe enviar notificações de modelo.

A Gupshup gerencia com eficiência os seus usuários facultativos. Você só precisa que seus usuários usem algum dos mecanismos oferecidos. Você pode ver o status de opt-in e de atividade de seus usuários.

Importante para a LGPD, no Brasil.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Opt-in: Um exemplo de consentimento oferecido pela Gupshup, quando um usuário inicia uma conversa com a empresa, por meio do WhatsApp.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Opt-in: Um outro exemplo de consentimento, de modo mais passivo, já incluso na conversa, quando um usuário inicia uma conversa com a empresa, por meio do WhatsApp.

*Esta mensagem, deste exemplo, pode ser customizada, de acordo com a preferência de cada empresa.
Saiba como implantar a LGPD com Bitrix24 na empresa

Conversas privadas (modo sussurar)

Um recurso interessante e muito útil no chat do Bitrix24 é o modo "sussurrar". Ele permite que os usuários do Bitrix24 (equipe da empresa) conversem entre si, no mesmo chat do cliente sem que eles vejam.

Este recurso é útil, por exemplo, quando precisa-se discutir um desconto solicitado pelo cliente, e o atendente pode convidar o seu gerente a ver a conversa e este pode discutir ali mesmo. Outro exemplo são em casos em que o atendente possa precisar de ajudar de outros colegas da equipe, por ter dúvidas técnicas ou precisar de qualquer tipo de apoio.

Veja no exemplo abaixo:

Automações com WhatsApp

Regras de automação do Bitrix24 destinam-se a ajudá-lo a automatizar o trabalho com os registros de CRM (leads e negócios). Use as regras de automação para facilitar os processos de gerenciamento de clientes e ajudar os funcionários a cumprir o algoritmo de processamento do cliente.

As regras de automação irão executar várias ações de forma autónoma: enviar e-mails, realizar chamadas, envio de mensagens por WhatsApp, SMS etc.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Automações no Bitrix24 CRM: Há várias regras padrão que enviam notificações ao responsável e supervisor. As regras de automação estão disponíveis nos planos Standard e Professional. Você pode editar as regras de automação no designer de processos de negócio apenas nos plano Professional.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Automação por Business Process (BP), no Bitrix24. Além das automações no Kanban, no plano Professional, é possível criar processos de negócios customizados, onde pode deixar ações pré-definidas com diferentes condições. Desta forma, pode-se enviar mensagens, notificações e até mesmo mensagens de WhatsApp, por meio de automações.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Automação por Business Process (BP), no Bitrix24. Neste exemplo, estamos usando um Webhook em uma das automações, que dispara ações programadas no servidor, uma vez que tenha sido atendido a condição pré-determinada.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Túneis de Venda no Bitrix24 CRM: Hoje em dia, muitas empresas tem vários funis de vendas. Por exemplo, algumas desenvolvem sites e prestam serviços de apoio após sua publicação, outras produzem móveis e entregam-nos.

Cada funil de vendas requer etapas personalizadas. Usando os Túneis de vendas Bitrix24, você pode visualizar todos os funis em um só lugar e criar vínculos entre eles

Considere um exemplo. Uma empresa oferece sistemas de ar condicionado, serviços de montagem e manutenção. Crie um funil separado para cada etapa de venda, como na imagem acima. Veja mais sobre Túneis de venda, aqui.

WhatsApp com CRM (Bitrix24)

Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Bitrix24 CRM. É um CRM completo, simples, flexível e eficiente para automatizar funis de vendas, gerar leads e melhorar o atendimento ao cliente. Conheça mais sobre o Bitrix24. O Bitrix24 é o sistema de CRM que permite usuários ilimitados, registros ilimitados e sem custos escondidos. Todos os planos pagos são "fixos", sem preços por usuário.
Acima, você pode ver um pequeno vídeo demonstrativo com a interação do WhatsApp e o CRM do Bitrix24.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Leads no Bitrix24. Kanban de Leads no Bitrix24, com possibilidade de customizar os cards, além de personalizar as etapas, formas de vizualização e obte-los a partir de formulários, conversas de chatbot, WhatsApp, telefonia e outros.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Contato no Bitrix24 CRM. Um exemplo de uma "ficha" (card) de contato, com campos totalmente personalizados e vários recursos que podem ser adicionados. Assim, todos os dados de um cliente, além de suas interações, anotações, atividades e tudo que o envolta, fica registrado de forma unificada e de fácil acesso.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Contact Center no Bitrix24. Os Canais Abertos conectam redes sociais e mensageiros populares à sua conta Bitrix24. Os Canais Abertos do Bitrix24 coletam mensagens de todos os canais de comunicação com os clientes e distribuem-nas entre os funcionários da fila. Você pode conectar um bate-papo ao vivo, uma conta de Facebook, Telegram, Instagram, WhatsApp, etc. a um canal aberto. As configurações do mesmo serão aplicadas a todos os canais de comunicação conectados.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Lista de conversas. É possível listar todas as conversas realizadas na empresa. Quem tiver o privilégio de acessar (permissão), poderá encontrar todas as conversas efetuadas. Você também pode filtrar as conversas pelo responsável, cliente, canal de comunicação, etc.

A busca inteligente permite pesquisar pelas informações de contato (por exemplo, endereço do e-mail) do cliente e pelo histórico da conversa.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Estatísticas das conversas. Os dashboards analíticos de Canais Abertos permitem analizar a eficácia dos canais de comunicação e o desempenho dos operadores. Você verá vários relatórios padrão: a carga por canal de comunicação, a taxa de satisfação dos clientes, o tempo médio de espera, etc. - todos com os dados de demonstração. Veja mais sobre as estatísticas das conversas, aqui.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Permissões de acesso. Por padrão, cada agente pode acessar o histórico e as estatísticas de suas conversas. Para poder acessar as conversas do departamento ou toda a empresa, atribua a função Administrador ou Diretor executivo a ele.

Alternativamente, crie uma função nova que inclua uma permissão para Visualizar as Estatísticas ou Histórico de comunicação = Pessoal e departamento.
Veja mais sobre as permissões de acesso aqui.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Bitrix24 Documentos (Disco virtual). O Bitrix24 está expandindo as oportunidades de colaboração e simplificando o trabalho com documentos. Na seção Documentos, você encontrará todos os seus documentos nos quais está trabalhando ativamente, bem como poderá criar novos e editá-los em conjunto. Veja mais sobre Documentos no Bitrix24, aqui.
Integração WhatsApp e Bitrix24 - Bytebio
Análise de CRM e Sales Intelligence. Toda empresa precisa observar o funil de vendas, avaliar o desempenho de gerentes, prever as receitas e identificar pontos fracos no seu trabalho.

No Bitrix24, você pode obter as informações necessárias usando a seção Análise CRM.

O relatório ROI de publicidade (Retorno sobre o investimento em publicidade) mostra a eficácia de cada uma das fontes. Qual canal vende mais? Qual canal tem a melhor conversão?

A tabela mostra a taxa de conversão de cada canal, bem como a quantidade e o valor total dos negócios ganhos.

Além da aplicação nativa do Bitrix24,
a Bytebio criou uma aplicação própria

Veja abaixo o comparativo de serviços entre as duas:
Serviço
App Nativa
App Bytebio + GupShup
Apoio de Contratação Provedor
Setup APP Bitrix24
Setup APP Bytebio
Receber e responder mensagens (WhatsApp) pelo chat do Bitrix24
Hospedagem da API Bytebio
Configurar fila para recebimento de mensagens
Enviar mensagem ativa (template)
Chatbot
Informações atreladas ao contato
Recebimento de mídia (audio, PDF e imagem)
Envio de imagens e arquivos PDF
Notificação antes do final da sessão
Notificação de entrega e leitura
Custos Mensais da Integração
  • Setup e Instalação
    R$ 799
    R$ 0
  • API Bytebio
    Pagamento mensal
    (Pago à Bytebio)
  • Tarifas das
    mensagens (Provedor)
    Pagamento conforme o uso (crédito)
    (Pago ao Provedor GupShup)
É necessário ter uma licença comercial ativa do Bitrix24, no plano Professional ou Superior.

Serviço exclusivo em consultorias e assessorias
Vantagens de usar WhatsApp com o Bitrix24
  • Integração com CRM
    Tenha todos os dados de interação permitidos salvos no seu CRM do Bitrix24.
  • Informações unificadas
    Tenhas suas informações unificadas, proporcionando uma melhor gestão de clientes.
  • Consolidação dos canais
    Gerencie o WhatsApp e outros canais de comunicação junto ao seu Bitrix24.
  • Atendimento colaborativo
    Atendimento interno feito por uma ou mais pessoas. Inclua outros usuários na conversa (sem ser grupo).
  • Dados de conversas ficam na empresa
    Todas as conversas de seus colaboradores e clientes ficam no ambiente da empresa.
  • Atribua filas de atendimento
    Gerencie como as conversas serão distribuídas internamente, com a sua equipe.
  • Crie Leads automáticos ou os reconheça
    A cada novo contato, um lead é criado. Se ele já existe, o sistema o reconhece dentro do seu CRM.
  • Mensagens de saudação automáticas
    Deixe mensagens de saudações automáticas e ganhe tempo no atendimento.
Tenha um único número de telefone (WhatsApp) para todos os seus atendentes da empresa

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Bitrix24
Sua empresa. Unida.
Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

Somos parceiros
certificados
no Brasil

Serviços como Bitrix24 Gold Partner

A Bytebio é Parceira Gold Oficial Bitrix24 no Brasil

Saiba mais sobre