Blog Bytebio

Transformação Digital no Brasil:
insights e tendências

Fique por dentro das novidades da Transformação Digital no Brasil e
aproveite para aderir a essas novas tendências ao seu negócio!
Antes de aprender a correr, você deve aprender a andar. Antes de dar um salto nos negócios, você deve avaliar onde está hoje — as tecnologias digitais não são diferentes.

Compreender sobre a Transformação Digital do seu negócio é o primeiro passo para gerar valor — e transformação lucrativa dos negócios — por meio de tecnologias digitais.

Por isso, no artigo de hoje vamos entender os principais insights e tendências da Transformação Digital no Brasil e quais são os principais aspectos que você pode considerar para melhorar as métricas de maturidade da sua organização.

O que é Transformação Digital?

De maneira geral, a Transformação Digital é a capacidade de responder rapidamente ou aproveitar as oportunidades do mercado com base nas pilhas de tecnologia atuais, recursos de pessoal e tecnologia digital.

Trata-se da capacidade de uma organização de assumir a Transformação Digital não apenas do ponto de vista da tecnologia digital, mas em toda a organização, incluindo pessoas, cultura e processos, para alcançar resultados positivos de negócios.

Embora haja uma grande ênfase na tecnologia, o nível de maturidade digital de uma organização também é afetado pela velocidade e adaptabilidade, em grande parte devido aos recursos em capital humano e processos automatizados — é um esforço de equipe, no sentido mais amplo da palavra.
Veja como o Bitrix24 pode lhe auxiliar na Transformação Digital

Por que a Transformação Digital é uma prioridade?

A Transformação Digital é o ato de alterar fisicamente fluxos de trabalho e processos por meio de tecnologias digitais. Isso significa que sua maturidade digital é o grau em que você entende — e tem a capacidade de implementar — essas mudanças.

As empresas investem na Transformação Digital por estes motivos principais:
  • A liderança pode usar insights de dados para definir objetivos e estratégias de negócios claros, permitindo-lhes melhorar e fazer crescer o negócio e equipá-lo para se adaptar às mudanças constantes;
  • O negócio pode fornecer interações com o cliente personalizadas, conectadas e eficientes em todos os canais (multicanal e/ou omnicanal) para melhor engajamento e retenção do cliente;
  • Os colaboradores também podem promover mudanças, trabalhar com mais eficiência e ter mais satisfação em seu trabalho por meio de colaboração multifuncional, responsabilidade total e melhor alinhamento entre equipes, processos e tecnologia.
Trabalhar para alcançar esses resultados é essencial para que os negócios permaneçam viáveis ​​e competitivas. À medida que os mercados e as situações evoluem, a Transformação Digital bem-sucedida torna mais fácil para as empresas serem ágeis e flexíveis, escalar e obter valorização rápida.

Tendências em Transformação Digital: Analytics e Digital

Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey realizou um estudo com 124 negócios de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a Transformação Digital dos negócios que atuam no país.

Foi utilizada a ferramenta proprietária Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que avaliou 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da Transformação Digital e captura de resultados financeiros, distribuídas entre as quatro dimensões.

Veja a seguir o A&DQ com a mensuração da Transformação Digital dos negócios em Analytics e Digital com as suas dimensões e práticas:
  • Transformação Digital no Brasil | Bytebio
    Estratégia
    • Consciência da mudança;
    • Aspiração ambiciosa e de longo prazo;
    • Vinculado à estratégia de negócio;
    • Centralidade do cliente;
    • Oportunidade de crescimento.
  • Transformação Digital no Brasil | Bytebio
    Capacidades
    • Marketing e vendas digitais;
    • Jornadas dos clientes;
    • Dados e Analytics;
    • Modelos e plataformas tecnológicas;
    • Foco na geração de valor.
  • Transformação Digital no Brasil | Bytebio
    Organização
    • Estrutura;
    • Colaboração entre negócio e tecnologia;
    • Talentos;
    • Proficiência em Analytics e Digital;
    • Governança e métricas.
  • Transformação Digital no Brasil | Bytebio
    Cultura
    • Agilidade;
    • Teste e aprendizado;
    • Experimentação;
    • Colaboração interna;
    • Orientação externa;
    • Mentalidade baseada em dados.
O seu negócio conecta dados de diferentes fontes para gerar insights eficientes? Descubra o potencial dos seus dados!

Evolução das etapas da Transformação Digital

Vamos lhe apresentar as diferentes fases pelas quais uma organização passa na jornada para alcançar a Transformação Digital e o que é necessário para realizar a verdadeira transformação.

Status quo

Nessa etapa, os negócios continuam a operar da maneira que sempre fizeram, sem nenhuma percepção da perspectiva ou dos desejos de seus clientes — um excelente exemplo disso é Blockbuster e Netflix, nos Estados Unidos.

A Blockbuster recusou-se a fazer a mudança para um modelo “como serviço”, mesmo quando a popularidade da Netflix se tornou aparente, e eventualmente empurrou a organização para a obsolescência.

Ativo

Nessa etapa, os negócios reconheceram a necessidade de transformação e podem até estar experimentando diferentes tecnologias para avançar no caminho.

Mas os esforços não são organizados e diferentes departamentos estão abordando o problema de uma miríade de maneiras diferentes.

Experimentação de novas tecnologias

Uma vez que um negócio passa para o estágio formalizado, você começa a ver a experimentação intencional de novas tecnologias, com os principais visionários e agentes de mudança dentro da empresa buscando a adesão dos executivos.

É nesta fase que os negócios têm mais probabilidade de enfrentar obstáculos colocados pela cultura digital. Para uma organização ir além disso, eles devem fazer mudanças na cultura da empresa para ter sucesso.

Estratégico

Assim que um negócio atinge o nível estratégico, ela consegue superar os obstáculos da cultura de trabalho enraizada e da adesão dos executivos e passa a criar um roteiro estratégico.

Grupos e departamentos individuais reconheceram o poder e a força da colaboração digital e estão avançando em investimentos em tecnologias que transformarão os negócios.

O que é estratégia? Se trata da execução de iniciativas digitais dentro ou fora da empresa: decidir o local de execução das iniciativas de acordo com estratégia, alavancando os pontos fortes existentes em unidades dentro do negócio ou lançando novas iniciativas.
Veja como você pode usar os dados e as tecnologias para amparar as suas decisões de Marketing.

Capacidades

Nessa etapa, os negócios desenvolveram uma equipe específica e direcionada de inovadores para guiar a empresa por um caminho estratégico em direção à transformação.

Esses negócios superaram os obstáculos culturais tradicionalmente vistos quando as empresas embarcam na jornada para a transformação e estão a caminho do sucesso.

O que são capacidades? Se refere à ação de escolher um modelo de digitalização que possibilita amadurecer as capacidades digitais, estabelecer políticas, ferramentas e novas formas de trabalho com o objetivo de atingir uma organização digital.

Organização inovadora

Os negócios que chegaram a esse estágio alcançaram uma verdadeira Transformação Digital.

Tendo um modo de vida e o negócio bem posicionado para continuar a buscar novos caminhos tecnológicos e se adaptar ao mundo dos negócios em constante mudança com facilidade.

O que significa organização nesse caso? Define-se a estrutura e a governança para fazer o acompanhamento da transformação, atenuando a fragmentação da gestão e visando uma maior responsabilidade para setores de gestão da organização.

O seu negócio está evoluindo junto com a Transformação Digital?

Se a resposta for negativa, saiba que os especialistas da Bytebio podem te ajudar com isso! Com a Consultoria em Transformação Digital o seu negócio será auxiliado em todos os processos da jornada de negócio, impactando em mudanças positivas em todos os níveis de gestão.

Saiba mais sobre