Blog Bytebio

Pesquisa de palavras-chave para SEO:
saiba como fazer buscas de termos que interessem ao seu público-alvo

Entenda o conceito de pesquisa de palavras-chave para SEO e saiba como realizar buscas que sejam vantajosas para o seu site!
Em linhas gerais, a pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para você desenvolver um projeto de SEO eficiente. Na verdade, se trata do arroz com feijão do marketing digital.

Basicamente, se você está aprendendo sobre SEO, provavelmente já ouviu falar em pesquisa de palavras-chave, certo? Mas, por que será que as pessoas falam tanto sobre isso?

Isso acontece porque, ao usar as palavras-chave corretas, você consegue atingir o público certo e se tornar bem sucedido no projeto em que você está tentando realizar.

Então, no texto de hoje vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema para que você consiga realizar pesquisas de palavras-chave realmente assertivas para o seu site. Continue lendo!

O que é pesquisa de palavras-chave?

De maneira geral, as palavras-chave são, como o nome diz, palavras e/ou frases que ajudam os mecanismos de busca a identificarem o tema e a relevância do seu conteúdo.

Os algoritmos do Google, por exemplo, trabalham com sistemas sofisticados para analisar as palavras-chave que os usuários estão utilizando em suas pesquisas.

Então, dessa forma, com uma tecnologia ascendente e que visa entregar o melhor conteúdo final para o usuário, o Google analisa minuciosamente as palavras-chave e prioriza os conteúdos que ele entende que estão atendendo as principais necessidades do público.
O seu objetivo é crescer? Nós podemos te ajudar por meio de uma Consultoria em SEO!

Por que as pesquisas de palavras-chave são importantes para o SEO?

Até aqui, você entendeu que a pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar palavras e frases certas para o seu site, além de ser uma maneira de você entender como o seu site está classificado para esses termos nos mecanismos de busca.

Mas, além disso, existem vários motivos pelos quais a pesquisa de palavras-chave é fundamental para uma boa estratégia de SEO. Aqui estão alguns deles:
  • A pesquisa de palavras-chave fornece informações essenciais. São elas: a classificação para termos específicos, quais palavras-chave são mais fáceis do seu site se classificar e como os seus concorrentes estão se comportando em relação a determinadas frases de foco.
  • Saber as palavras-chave certas para o seu negócio pode ajudar você a entender melhor a sua marca e a sua empresa dentro de uma perspectiva de fora. Assim, você consegue entender realmente o que você está vendendo e quais são os seus serviços que mais chamam a atenção do público.
  • A pesquisa por palavras-chave traduz o que o público está procurando. Dessa maneira, por meio de uma estratégia de marketing analítico, você consegue entender realmente quais são as principais buscas do usuário, em vez de simplesmente deduzir isso.
  • Os mecanismos de busca só podem classificar o seu site se souberem qual é o conteúdo que você publica. Nesse sentido, segmentar as palavras-chave certas em diferentes páginas do seu site pode permitir que o algoritmo do Google entenda melhor qual é o seu propósito.
  • Identifique as palavras-chave adequadas para você utilizar no seu blog e artigos. Assim, os mecanismos de busca direcionarão tráfego de qualidade para o seu site.
Portanto, entende-se que a pesquisa de palavras-chave é o ponto de partida para qualquer campanha. Mas isso deve ser contínuo!

Desse modo, é fundamental que você verifique frequentemente suas palavras-chave e saiba como está sua colocação frente aos seus concorrentes. Para isso, você pode utilizar uma análise competitiva!

Assim, a medida que você for realizando pesquisas de palavras-chave, uma boa prática é desenvolver conteúdos atrativos que foquem nas palavras mais assertivas para o seu negócio.

Combinado com outras estratégias de SEO, como, por exemplo, uma análise eficiente de Core Web Vitals, por meio de relatórios das principais métricas do Google, você pode contribuir para que as pessoas certas encontrem o seu site,
Este artigo pode lhe interessar "Core Web Vitals: entenda a nova atualização do Google em 2021"?

Como ter boas palavras-chave no seu site?

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave, você deve ter em mente qual é o principal objetivo do seu negócio. Dessa maneira, você consegue definir quais serão os termos mais indicados para você abordar no seu conteúdo.

Além disso, você pode seguir alguns passos que podem te auxiliar nesse processo. São eles:
  • 1
    Crie uma lista de palavras-chave usando uma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
  • 2
    Certifique-se de que a palavra-chave seja relevante para o tópico de seu conteúdo.
  • 3
    Verifique o volume de pesquisa, quanto maior o volume de pesquisa de uma palavra-chave, mais tráfego você poderá receber.
  • 4
    Verifique a dificuldade das palavras-chave, encontrar palavras-chave de baixa concorrência pode dar aos sites mais novos uma melhor chance de classificação.

Faça análise de palavras-chave em seu site

Agora que você entende a importância das palavras-chave, chegou o momento de realizar suas pesquisas e análises. Nesse sentido, nossa consultoria em SEO pode ser um bom aliado nesse momento!

Se você precisa de ajuda para identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio com a finalidade de fazer o seu site se classificar melhor.
Contar com o apoio dos nossos especialistas é exatamente o que você precisa!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Descubra o potencial dos dados da sua organização com as ferramentas de BI
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre