Blog Bytebio

Como a mudança de mindset pode beneficiar o seu negócio?

Saiba como e porque a mudança de mindset é importante para você e seus negócios, te mantendo em competividade e atual no mercado

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia nos dias atuais, percebemos o surgimento de diversas estratégias e processos para acelerar a competitividade dos negócios. Ferramentas, sistemas e aplicações são usados como estratégias de alavancar os resultados.


E, de fato, quando investimos em tecnologia, garantimos mais precisão e destaque na oferta de produtos e serviços aos nossos clientes finais. No entanto, quando não temos uma mentalidade estratégica e uma cultura organizacional voltada para o crescimento da marca, os investimentos podem resultar infrutíferos.


Por esse motivo, é fundamental compreender a importância da mudança de mindset nas empresas e na gestão dos negócios, pois, quando isso acontece, tendemos a obter insights, visões e atitudes mais práticas e inteligentes para lidar com as demandas da atualidade.


Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o nosso artigo e entenda como desenvolver um mindset adequado pode ajudar sua empresa a ser bem sucedida e a crescer ainda mais no seu mercado de atuação.

Afinal, o que é mindset?

Antes de partirmos para o seu conceito, devemos primeiramente entender o termo. Derivado do inglês, mindset, em tradução livre, significa algo como “configuração da mente”. Assim, é mais fácil continuarmos a explorar esse processo importante no campo empresarial.

De maneira geral, podemos dizer que o mindset é basicamente a maneira pela qual uma pessoa tende a enxergar a sua própria realidade. O conceito acabou surgindo de vários estudos complexos sobre a mente humana, realizados por uma psicóloga renomada na área de psicologia, chamada Carol S. Dweck.

Foi ela quem demonstrou que o mindset de uma pessoa, isto é, a sua capacidade de enxergar a realidade, pode alterar completamente o seu modo de ver e se comportar perante a vida. Além disso, de acordo com a profissional, qualquer tipo de situação pode gerar situações boas ou ruins, mas isso dependerá sobretudo da ótica que quem as vê.

Por exemplo, se o mindset de um empreendedor ou gestor está direcionado para processos negativos — tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal — ele poderá começar a acreditar que essa é a sua única realidade, e através disso, tomar decisões ruins, afetadas por uma visão completamente distorcida.

Logo, o mindset de uma pessoa é a maneira pela qual ela reage aos processos da vida, seja no campo profissional, social, pessoal, entre outros.

Pessoas aplicando mindset
O mindset ajuda as pessoas a se desenvolver pessoalmente de dentro para fora
Confira o artigo "Maturidade digital: o que é e qual sua importância" e veja como ele pode transformar o seu negócio

Quais são os tipos de mindset?

Para além do conceito geral de mindset, a psicóloga Carol S. Dweck ainda ressalta que existem dois tipos básicos de mindset. São eles:

1. Mindset fixo

Nesse tipo de mentalidade, a pessoa acredita que já nasceu com habilidades, e que não é possível desenvolvê-las ainda mais. Ou, pior do que isso, não acredita que novas habilidades podem ser desenvolvidas no decorrer da vida.


Para entendermos melhor o mindset fixo, consideremos um exemplo: imagine o seu trabalho. Você pode listar processos e atividades que te causam medo só de pensar — seja falar em público, resolver questões matemáticas, entre outros.


Provavelmente, já passou pela sua cabeça que seria basicamente impossível superar essas dificuldades. No entanto, com o passar do tempo e com as necessidades corporativas internas que surgiam, você notou certa evolução nesse quesito, a qual não havia percebido antes.

2. Mindset progressivo

O mindset progressivo, por outro lado, ocorre de maneira inversa. Seguindo o exemplo citado acima, se o empreendedor ou gestor, ao invés de continuar insistindo em sua crença limitante de que não consegue falar em público ou resolver certos desafios matemáticos, se dispor a melhorar neste quesito, observa-se, com o tempo, um desenvolvimento significativo em seu perfil.


Por esse motivo, o mindset progressivo também é popularmente conhecido como mindset ou mentalidade de crescimento. Ele pode ser “reformulado” para melhor, e assim, tornar o indivíduo ainda mais apto a se desenvolver.

Quais benefícios podemos tirar do mindset para o seu negócio?

Entendendo o conceito e a importância do mindset, especialmente do progressivo, não fica difícil deduzir suas principais vantagens e benefícios para uma empresa. Vejamos abaixo algumas delas:

1. Melhoria nos relacionamentos internos

Em se tratando especificamente dos relacionamentos cotidianos que precisamos ter com colaboradores, parceiros, fornecedores e outros tipos de profissionais envolvidos na cadeia de suprimentos da empresa, percebemos que o mindset adequado atua de maneira eficiente nessas relações.


Isso porque tendemos a enxergar o lado positivo das pessoas e dos processos, gerando boas ideias e situações que possam agregar ainda mais valor à empresa.


Mas isso, claro, começa quando sabemos nos relacionar com os envolvidos e fazê-los pensar conosco no intuito de fazer a empresa crescer. O positivismo é contagiante e as relações próximas com certeza acabam sendo afetadas por esse comportamento e visão.

2. O trabalho se torna mais leve

Partindo mais uma vez da compreensão de que o processo de olhar as atividades pelo lado positivo é eficiente, as tarefas do dia a dia se tornam ainda mais solúveis e menos desgastantes dentro da rotina laboral de uma empresa.


E isso não vale somente para os empreendedores e gestores das equipes. Quando esse mindset é implementado nos setores, todos podem trabalhar de maneira eficiente, otimizada e rápida — e o melhor de tudo, preservando a saúde mental.

3. Competitividade

A consequência dos benefícios e vantagens adquiridos pelo mindset de crescimento é uma só: mais competitividade.


Afinal, quando mudamos nossa forma de enxergar o mundo externo (o mercado e seus desafios) e o âmbito interno (a empresa e suas necessidades), passamos a ter melhores insights para conduzir processos e pessoas, desenvolver estratégias e melhorar cada vez mais a oferta que é entregue aos clientes finais.


Tudo isso começa quando “viramos a chave mental”, adotamos um mindset progressivo e passamos a olhar as atividades, processos e indivíduos sob uma nova ótica.

Mindset para os negócios
Um mindset bem aplicado pode mudar você e o seu negócio para melhor
Veja como a Cultura da inovação pode transformar o seu negócio te mantendo sempre atualizado no mercado!

Conclusão

Conforme vimos, o mindset numa empresa é muito importante para os negócios, e precisa ser implementado constantemente, a fim de que novas ideias, talentos, habilidades e competências possam surgir com o tempo e garantir o sucesso de uma marca no mercado.


Sendo assim, agora que você pôde se informar um pouco mais sobre o mindset voltado para o campo empresarial, conheça as nossas soluções. Fale conosco agora mesmo preenchendo um rápido formulário ou saiba mais sobre o assunto acessando nossa página de consultorias.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre