Blog Bytebio

Cultura da inovação: saiba como implementar no seu negócio

Deseja implementar uma cultura inovadora em seu negócio? Veja essas 3 dicas para estimular a inovação e gerar ainda mais competitividade

Em um mundo cada vez mais globalizado, tendemos a nos importar cada vez mais com a individualidade da nossa marca. Afinal, diversos concorrentes surgem no meio do caminho, a fim de competir com o público. Entretanto, para que possamos ganhar em autoridade de marca, e consequentemente, na conquista de clientes, é necessário investir em inovação por meio da transformação digital.


Para muitas negócios, esse processo de inovação tecnológica pode ser um desafio — uma vez que a inovação precisa ser estimulada com as ferramentas e estratégias certas. Quer saber mais sobre o assunto? Confira essas 3 dicas para estimular uma cultura inovadora em seu negócio.

1. Fomente a criatividade

Antes de tudo, para estimular um ambiente organizacional cada vez mais inovador, devemos abrir espaço para a criatividade. Além disso, muitos empreendedores e gestores tendem a confundir inovação com criatividade.


De forma prática, devemos entender que a criatividade nada mais é do que a capacidade para gerar processos novos, enquanto a inovação é o processo que transforma as ideias inovadoras em realidade.


Por esse motivo, estimule uma cultura criativa dentro do seu negócio, bem como a oportunidade de treinamentos, cursos e workshops para desencadear novas habilidades e competências entre os profissionais! Além de contribuirmos para um ambiente interno melhor e mais estratégico, também reduzimos o índice de rotatividade.

Consultoria em Transformação Digital; confira

2. Deixe seus colaboradores mais envolvidos nos processos

Incentivar os colaboradores a se expressarem e descobrirem outras formas para realizar suas atividades, também contribui efetivamente para uma cultura inovadora! Afinal, quando damos a oportunidade para nossos profissionais estarem a par dos processos e deixá-los mais livres para opinar e conduzir atividades, despertamos um senso criativo.


Quando essa criatividade ancora-se nas oportunidades — seja por meio de ferramentas ou estratégias — ela se transforma em um objeto inovador, contribuindo de forma eficiente com o desenvolvimento de produtos e serviços mais interessantes para os consumidores.

3. Acompanhe a evolução do mercado

Não menos importante do que as dicas citadas acima, é entender que as demandas de mercado mudam constantemente. Dessa forma, é crucial acompanhar a evolução da concorrência, o comportamento do consumidor, as novas estratégias e aquisições que surgem para otimizar processos empresariais, e entre outros processos relacionados ao mercado como um todo.


Com esses dados coletados, sua empresa “não fica para trás” e segue adiante com as principais demandas da atualidade, buscando entregar o melhor tanto para os colaboradores, quanto para os clientes finais. Portanto, não se esqueça de investir em pesquisas de mercado para entender ainda melhor a importância da inovação dentro da sua empresa e como ela está sendo conduzida.

Veja como o Bitrix24 pode lhe auxiliar na Transformação Digital

Qual é o cenário atual de inovação no Brasil?

O cenário atual de inovação no Brasil é bastante interessante. Temos muito espaço para crescer, mas já estamos vendo surgir algumas empresas que valorizam este tipo de ambiente de trabalho.


Além disso, o mercado brasileiro tem mostrado um crescente interesse em produtos e serviços inovadores nos últimos anos. Portanto, é essencial que sua empresa não fique para trás e começa a investir neste tipo de ambiente e cultura.


Em fevereiro de 2020 foram publicados os Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com um retrato importante sobre o cenário brasileiro. Os indicadores tratam de Recursos Aplicados, Recursos Humanos, Bolsas de Formação, Produção Científica, Patentes, Inovação e Comparações Internacionais.


Apesar do aumento nos investimentos para P&D, o país ainda segue em desvantagem quando comparado a outros países, uma vez que ocupa a 69ª posição no Índice Global de Inovação em ranking com 127 nações. A experiência internacional aponta que é preciso ampliar investimentos para estimular a economia.


Ainda que o país tenha grandes desafios, é necessário citar que há iniciativas e empresas notáveis no Brasil, como:

  • Nubank

    Nubank é uma fintech brasileira que desenvolve soluções simples, seguras e 100% digitais. Hoje, é o maior banco digital independente do mundo e conta com mais de 20 milhões de clientes pelo Brasil. Percebeu-se uma oportunidade devido às taxas e juros altos aliados a um serviço bancário ineficiente por parte de seus concorrentes.

  • iFood

    O iFood é uma das marcas mais inovadoras do mercado. Considerado o maior especialista em food tech do Brasil e líder em delivery on-line de comida. A proposta facilitadora de delivery chega a mais de 100 cidades brasileiras.


    De acordo com o SalesForce, atualmente são realizados 4 milhões de pedidos por mês no aplicativo, que tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados.


    A inovação é um diferencial que tornará sua empresa cada vez mais visível no mercado, além de oferecer novas perspectivas e oportunidades para aqueles que trabalham lá.

Qual a diferença entre inovação de processos e de produto?

É preciso salientar que há algumas diferenças básicas quando se fala em inovação de processos e de produtos. Se uma mercadoria se estabelece no processo de fabricação ou no mercado, a natureza das modificações altera o objetivo do produto para focar os processos, ocorrendo um esforço constante que apresenta a finalidade de otimização de desempenho, diminuição de custos, aumento de produtividade e qualidade.


Existem algumas características capazes de auxiliar na determinação do foco da inovação para os negócios e para o mercado, que são:

  • Quando um produto apresenta um ciclo de vida tecnológico lento, sua taxa de inovação de processos se torna maior;

  • A padronização de um produto gera uma maior inovação de processos;

  • As inovações em processos são estimuladas por ideias voltadas para a otimização operacional e para a diminuição de custos;

  • As inovações em produtos são impulsionadas pela tecnologia e por tendências do mercado.

Em relação aos bens, a diferença entre processos e produtos é bastante clara. Por exemplo, no segmento automobilístico, o processo de desenvolvimento de um novo bem apresenta clara distinção em relação ao desenvolvimento de novos processos produtivos.

Qual é a importância de aplicar a gestão da inovação?

Se você pensa que aderir à gestão da inovação por meio da transformação digital é uma questão de escolha, precisa repensar seu modo de olhar para o mercado. É justamente a implantação bem-sucedida desse conjunto de práticas que evita a estagnação do negócio em seu nicho, além de atuar diretamente nos processos que levam ao alcance da sustentabilidade econômica.


Isso inclui tanto atender às exigências sociais e ambientais de caráter legal, quanto satisfazer as expectativas e as necessidades dos clientes. Sem inovar de forma sistematizada, alcançar essas metas se torna praticamente impossível. Principalmente em aspectos como processos gerenciais, processos primários e processos organizacionais. Todos os processos de negócios, desse modo, são pensados a longo prazo e com estratégias bem definidas.


Como se esses motivos apontados já não fossem o bastante para acentuar a relevância da inovação de processos para um negócio, vale a pena destacar o papel desse conjunto de práticas em uma companhia. Tal modelo gerencial é o responsável por impulsionar as operações da empresa, uma vez que, por meio dele, é possível solucionar problemas, melhorar processos e alavancar as vendas. Ou seja, inovação é sinônimo de sucesso.

Concluindo

Gostou das dicas? Conforme vimos, a inovação é um elemento crucial para a competitividade no mercado. Afinal, estamos em constante movimento, e nada mais estratégico do que acompanhar esse movimento e produzir estratégias mais assertivas para gerar bons resultados.


Portanto, agora que você já conhece as melhores dicas para implementar uma cultura de inovação em seu negócio, que tal conhecer um pouco sobre a transformação digital? Fale com a gente ou saiba mais sobre a nossa consultoria em transformação digital que pode trazer ainda mais inteligência para o seu negócio.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre