Blog Bytebio

O que é transformação digital?
Quais seus objetivos?

Entenda como a transformação digital pode influenciar e otimizar seu negócio, com crescimento em vendas, tomadas de decisões e aumento da produtividade!

Com o desenvolvimento crescente de novas tecnologias nos contextos atuais, podemos perceber o surgimento de ferramentas e dispositivos cada vez mais práticos e modernos — tais como celulares, computadores e notebooks. Além disso, as redes sociais mudaram significativamente as possibilidades de divulgação de produtos e serviços e de interação com clientes em potencial.


Dessa forma, o acesso à digitalização se tornou ainda mais universal, tendo como base a democratização e o fácil acesso à internet. E o impacto disso para as empresas é naturalmente significativo.


Por esse motivo, percebemos que o conceito de Transformação Digital é cada vez mais falado e evidente no mercado e as empresas precisam estar atentas a essa nova realidade. No entanto, poucas empresas entendem seu verdadeiro significado e importância. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire suas dúvidas sobre o tema.

Afinal, o que é Transformação Digital

Antes de entendermos de fato o real conceito de transformação digital, precisamos primeiramente entender o que está ocorrendo atualmente com muitas marcas e negócios.

Aquelas empresas atuantes no mercado há bastante tempo, bem antes do surgimento democrático da internet, costumam enfrentar um desafio grande: diversas diretrizes que visam orientar os processos internos sem uma cultura pré-digital, tornando-se hoje em dia totalmente obsoletas e não se aplicando mais à realidade da empresa.

Entretanto, a boa notícia é que a mudança pode acontecer sempre, e essas empresas podem ser conduzidas para a era digital de maneira prática, fácil e eficiente.

Podemos dizer que a transformação digital diz respeito a uma mudança na
mentalidade corporativa e processual das empresas, que passam a usar a tecnologia - tais como ferramentas de inteligência artificial, big data e outras-, para alcançarem seus objetivos de maneira mais moderna e eficaz e para aperfeiçoar a tomada de decisão.

Com isso, elas conseguem otimizar o desempenho, melhorar a experiência do cliente, aumentar a autoridade de mercado e seguir as novas tendências tecnológicas para impactar colaboradores e clientes de maneira cada vez mais positiva.
Podemos afirmar, desse modo, que todas as empresas atuantes no mercado estão conscientes da transformação digital?

Infelizmente não! O conceito de transformação digital vai muito além de simplesmente garantir uma presença online por meio de um site ou até mesmo de um blog corporativo.
Transformação digital nas empresas
Pessoas transfomam e criam uma nova mentalidade para os negócios
Este artigo pode lhe interessar "O que é Transformação Digital nas empresas?"

Como funciona a Transformação Digital nas empresas?

Como demonstrado, implementar a transformação digital nas empresas pode gerar inúmeros benefícios. No entanto, antes disso, percebemos o surgimento de desafios que envolvem o processo de inovação digital. Por isso, para que consigamos sucesso na primeira etapa de implementação, é crucial estabelecermos um escopo muito bem definido, a fim de evitar possíveis complicações e dificuldades.


Desse modo, para garantirmos os principais objetivos da transformação digital dentro de uma organização — de maneira que se seja implementada corretamente — é necessário nos atentarmos a algumas questões importantes, como por exemplo:

1. Diagnóstico da real situação da marca

Antes de tudo, para que consigamos entender perfeitamente como o processo de transformação digital pode atuar, e acima de tudo, beneficiar a sua marca, é necessário determinar quais são as principais demandas atuais que o negócio enfrenta, conforme o modelo de negócios.


Em algumas corporações, por exemplo, existe uma necessidade de implementar processos de automação em atividades excessivamente manuais, como é o que ocorre nos setores operacionais. Em outros casos, reforçar a

segurança na TI e até mesmo no atendimento ao público. Por isso, o primeiro passo é identificar o que a empresa deseja melhorar.

2. Gestão alinhada

Caso você não saiba, o processo de transformação digital tende a afetar todo o ciclo de trabalho, bem como a própria gestão interna da corporação. Dessa forma, fomentar o engajamento dos líderes e buscar alinhar o formato de administração tende a ajudar a incorporar excelentes tecnologias de forma eficiente.


Por esse motivo, a gestão de pessoas e suas estratégias precisam fazer uma consideração de recursos disponíveis, e assim utilizá-los para fazer com que a produtividade seja ainda mais otimizada em suas equipes.


A relação dos funcionários com a inserção dessas mudanças acaba sendo bem mais prática quando é possível contar com uma liderança focada em inovação e no estudo de novas tendências de mercado — especialmente ligadas ao contexto digital.

3. Implementação

Depois de observar as principais necessidades da sua empresa, e assim, conseguir fazer com que os times estejam alinhados às novas mudanças, agora é necessário partirmos para a etapa de implementação da transformação digital.


Nesse contexto, devemos decidir que tipo de sistemas ERP podemos contratar, além de sistemas de pagamento que podemos usar, quais recursos de autoatendimento integrar na rotina de marketing e vendas e outros tipos de elementos que foram categorizados como importantes na fase de análise.

4. Experimentações e testes

Após trazer as novidades escolhidas para a sua empresa, está na hora de aplicar os testes e experimentações em cada uma das ferramentas.


Afinal, o propósito dessa etapa é entender se de fato as ferramentas incorporadas na organização estão surtindo os efeitos digitais esperados, bem como a automação, redução do retrabalho, otimização de tempo, agilização das atividades, entre outros resultados relacionados.


Por esse motivo, realize os testes necessários e garanta que a incorporação de sistemas tem gerado a transformação digital em sua corporação de acordo com o esperado.

5. Melhorias e avaliações

Depois de realizar todos os experimentos e testes necessários, conseguimos identificar as possibilidades de se obter processos ainda mais eficientes e otimizados, buscando certificar-se de que tudo esteja de acordo com o esperado, ou seja, que as implementações funcionem de maneira prática e simples.


Vale analisar com bastante calma tudo aquilo que foi implementado, e assim, verificar os resultados que estão sendo gerados com base nas mudanças que foram adotadas na empresa. Uma boa maneira de realizar esse processo é fazer o acompanhamento de indicadores-chave.


Isso porque, ao investir em transformação digital nos negócios, conseguimos coletar dados e resultados ainda melhores através da inovação e criatividade. Otimizar atividades que estavam obsoletas para garantir que a marca se destaque perante a concorrência é fundamental para ganhar o seu espaço no mercado, gerando autoridade.

Saiba como os resultados da Tranformação Digital podem alavancar seu negócio.

Conclusão

Conforme vimos, a transformação digital é de suma importância para os negócios atuais. Não apenas por necessidade de otimizar práticas internas, mas como também para acompanhar as tendências de mercado e os novos modelos de interação com o consumidor.


Para saber mais, acesse agora mesmo o nosso site, preencha o formulário e fale com a gente. Se você deseja saber mais sobre as nossas soluções de transformação digital, acesse nossa página de serviço de consultoria.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre