Blog Bytebio

Análise de concorrência em SEO:
saiba como usar essa estratégia

Veja como realizar a análise de concorrência em SEO e como aplicar em sua estratégia de MKT Digital. Aproveite e ganhe um DIAGNÓSTICO GRATUITO!
Há quem diga que a primeira notícia que se deve dar para um consumidor iniciante é de que qualquer produto que ele queira vender provavelmente já está sendo comercializado no mercado.

Em linhas gerais, essas são boas e más notícias. Por um lado, compartilhar os mesmos clientes com concorrentes pode parecer um grande desafio. Por outro lado, a competição é um potente indicador da demanda do consumidor.

E não dá para negar: onde existe demanda, também tem potencial de crescimento e de maior rentabilidade—e é por isso que a análise de concorrência é tão importante.

Sendo assim, saber qual é a origem do tráfego dos seus concorrentes, entender como eles interagem com o público e analisar como eles se comportam frente às oportunidades do mercado pode ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas sobre o futuro da sua empresa.

Seguindo essa linha, este artigo vai te auxiliar a entender a importância de uma análise minuciosa e que transforme a história do seu negócio e como você pode fazê-la.

Ficou interessado? Continue a leitura e aprenda como!

O que é uma análise competitiva em SEO e qual sua importância?

Basicamente, uma análise competitiva é o processo de identificar seus concorrentes e avaliar suas estratégias para determinar seus pontos fortes e fracos em relação ao seu próprio negócio, serviço ou produto.

Sendo assim, o objetivo dessa ação é reunir a inteligência necessária para encontrar e desenvolver uma estratégia de sucesso no mercado em que a sua organização atua.

Afinal, por que a análise de concorrência é importante?
  • Você consegue aumentar o tráfego do seu site;
  • As oportunidades de negócio é melhor avaliadas;
  • A sua organização ganha vantagem competitiva, ao passo que aprende as táticas e desempenho online das empresas.
Este artigo pode lhe interessar "Tráfego pago ou orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio?"

Quais os resultados o seu negócio pode ter com a análise em SEO dos concorrentes?

A inteligência competitiva pode se tornar uma capacidade revolucionária para empresas que estão em busca de otimizar seu desempenho no meio digital, acelerando assim o seu crescimento.

Sendo assim, o poder de tomada de decisões se torna muito mais fácil e otimizado.
Para auxiliar nesse processo, existem ferramentas de análise de tráfego que oferecem estimativas do tráfego do desktop e mobile de qualquer site, além de fornecer estatísticas de comportamento do usuário e fontes de tráfego.

Como resultado, esses dados permitem que os estrategistas consigam analisar a estratégia de marketing total de um concorrente, estimando as capacidades de crescimento de um parceiro, explorando mercados novos e construindo argumentos pautados em um marketing analítico real.
No Google Analytics, os gestores conseguem verificar as métricas de desempenho do próprio site — o que, por si só, já é muito vantajoso, uma vez que você consegue ter um panorama geral das principais métricas sobre o seu canal digital que mais recebe fluxo orgânico.

Por outro lado, as ferramentas de análise de tráfego foram desenvolvidas para permitir que você tenha acesso a essas mesmas informações, só que dos seus concorrentes.

Como resultado, você consegue comparar o tráfego do seu site e o comportamento do usuário em relação a outros concorrentes.
Solicite o seu DIAGNÓSTICO GRATUITO de concorrência em SEO!

Como fazer a análise de concorrência em SEO?

Com os dados certos e uma análise minuciosa, mesmo as informações mais básicas podem se tornar insights valiosos se você olhar do ângulo certo.

Nesse sentido, você consegue ter informações importantes sobre o comportamento do seu usuário, traçando as estratégias certas para atingir o público que realmente esteja de acordo com a sua persona.

Mas, afinal, o que você deve considerar antes de realizar uma análise de concorrência?

Sendo assim, aqui estão algumas das principais funcionalidades que você deve conhecer para realizar uma análise de concorrência em sites que seja realmente interessante para o crescimento da sua organização.

Comportamento do público

Para analisar a qualidade do tráfego que um concorrente obtém e tirar algumas conclusões sobre a eficiência de suas atividades de marketing digital, você pode — e deve — analisar páginas, visitas e taxas de rejeição.

Por exemplo, se o tráfego total de um site está crescendo, a taxa de rejeição está aumentando e o número de páginas está caindo, é possível que o tráfego que chega a este site seja de baixa qualidade ou irrelevante.
Assim, você pode analisar essas informações e criar estratégias que sejam favoráveis para o seu próprio negócio.

Para obter dados de comportamento do usuário para muitos concorrentes de uma só vez, você pode recorrer à alternativa do relatório em massa.

Principais dados sobre tráfego

Em primeiro lugar, você pode começar verificando quanto tráfego o site que você está analisando recebe.

Sendo assim, comece digitando a URL de um concorrente para ver o relatório de tráfego do seu site. Olhe estrategicamente para o número estimado de visitas, isso permitirá que você calcule qual é o tamanho do público do outro site.

Por fim, você pode adicionar outros concorrentes e verificar como está o tráfego deles ao longo do tempo.

Desvendando as estratégias dos seus concorrentes

Para entender como os seus concorrentes no mercado definem estratégias vencedoras, você pode levantar uma série de perguntas objetivas. Alguns exemplos que você pode utilizar:
  • De onde vem o público dos seus concorrentes?
  • Para onde eles vão depois?
  • Seus concorrentes estão competindo pelo mesmo público?
  • Quais estratégias de marketing digital se revelaram mais eficazes se tratando do objetivo do seu concorrente?
  • Quais páginas do site do seu concorrente atraem mais atenção?

Avaliando um potencial parceiro

Uma forma interessante de utilizar as análises de tráfego, é usá-las para descobrir se a sua empresa e um possível parceiro dariam certo em uma colaboração profissional.

Por meio das ferramentas de jornada de tráfego, insights do público e geodistribuição, é possível analisar a campanha do seu possível parceiro e ver o quão compatível ele pode ser para as suas estratégias de negócio.

Percepção do público

Por outro lado, na parte de páginas/visitas e taxa de rejeição, é possível analisar a qualidade de tráfego de um concorrente.

Essa opção é muito importante, pois, por meio dela, é possível entender a eficiência de um marketing estratégico para melhorar o seu próprio serviço.

Jornada do tráfego

Para descobrir se a empresa consegue mais tráfego através das campanhas nas redes sociais ou com anúncios pagos, é preciso olhar o relatório de Jornada de Tráfego.

Nele, as informações estarão divididas em 4 partes: Direto, De Referência, De Pesquisa, Redes Sociais e Pagos.

Na mesma página, a ferramenta te dá a opção de obter uma informação mais ampla sobre, qual domínio que gera mais tráfego, mecanismos de pesquisa ou redes sociais.

Na parte inferior é disponibilizado um esquema bem estruturado e organizado de tráfego de site, sendo possível monitorar a quantidade de visitantes que retornam às pesquisas.
Veja como você pode criar uma estratégia de otimização em SEO que seja perfeita para o seu site.

Use o site de um concorrente a seu favor!

O site da concorrência é uma ferramenta muito útil que você pode utilizar para tornar o seu próprio site melhor.

Sendo assim, realizar uma análise de concorrência fará com que você tenha um panorama sobre os seus “rivais” no mercado, sabendo como é o tráfego deles e descobrindo ideias inovadoras que você pode utilizar para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Comece a executar uma análise aprofundada de SEO da sua concorrência

Agora que você já sabe os principais pontos a serem considerados em uma análise de concorrência, chegou o momento de você mudar o rumo do seu negócio e começar a executar uma análise aprofundada de outras empresas.

Com a ajuda da Bytebio, você tem acesso a um DIAGNÓSTICO GRATUITO para ter acesso aos principais insights da sua concorrência e saber como seu site tem se posicionado entre outras empresas do mesmo setor.

Solicite o diagnóstico agora mesmo do seus concorrentes:

Saiba mais sobre