Blog Bytebio

ChatGPT e CRM: União para um atendimento eficiente

Veja como a integração do ChatGPT com o seu CRM, pode potencializar suas estratégias de marketing, vendas e atendiemnto ao cliente com rapidez e qualidade

Quando se trata de atendimento ao cliente, a automação é uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço. E quando se fala de automação, a inteligência artificial (IA) tem se destacado cada vez mais como uma solução capaz de transformar como as empresas lidam com seus clientes.


Nesse sentido, o ChatGPT é uma tecnologia que vem ganhando destaque, ao oferecer uma comunicação mais natural e humanizada entre o cliente e a empresa. E quando combinado com um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management), como o Bitrix24 e Kommo, pode trazer resultados ainda mais surpreendentes.

CRM com ChatGPT no WhatsApp

Integração do Kommo com ChatGPT com dados específicos de sua empresa para usar no WhatsApp

Simule os custos

Vamos calcular os custos de GPT com Kommo, para o seu negócio, guiado pela nossa IA?

Faça sua pergunta ao ByteGPT

Tire suas dúvidas com IA e aproveite para experimentar o nosso GPT

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é uma tecnologia de processamento de linguagem natural que utiliza inteligência artificial para conversar com os clientes. Ele consegue interpretar as mensagens do cliente e responder com uma linguagem natural e humanizada. Isso significa que, quando bem treinado, o ChatGPT pode conversar com os clientes de maneira semelhante a um ser humano, respondendo dúvidas, oferecendo suporte e até mesmo conduzindo vendas.

Qual a diferença entre um ChatGPT e um chatbot comum?

A principal diferença entre o ChatGPT e um chatbot comum é a sua capacidade de entender a linguagem natural do usuário e fornecer respostas mais precisas e contextuais. Enquanto os chatbots comuns operam geralmente com um conjunto limitado de regras predefinidas, o ChatGPT é baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, o que lhe permite aprender com as interações com os usuários e fornecer respostas mais complexas e personalizadas.


Este tipo de chatbot pode impactar na maneira de ser implementado e utilizado na empresa. Podem ser chamados de Chatbots baseados em regras (comuns ou guiados) e Chatbots baseados em inteligência artificial (também conhecidos como chatbots inteligentes).


Em resumo, o ChatGPT é uma evolução dos chatbots comuns, oferecendo capacidades mais sofisticadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, permitindo que ele compreenda a linguagem natural do usuário e forneça respostas mais precisas e contextuais.

Conheça o Kommo CRM integrado ao ChatGPT, com fonte de dados específicos da empresa e veja como usar Chatbots com WhatsApp

Por que usar ChatGPT com CRM?

O uso do ChatGPT com um sistema de CRM pode ajudar a melhorar a eficiência e a eficácia do atendimento ao cliente, permitindo que você forneça uma experiência de alta qualidade para seus clientes.


Com um bom CRM, como o Bitrix24 e Kommo, é possível armazenar informações como histórico de compras, preferências, interações anteriores com a empresa, entre outras. Isso permite que a equipe de atendimento tenha acesso a essas informações em tempo real, o que pode ajudar a personalizar o atendimento e fornecer uma experiência melhor para o cliente.


Ao usar o ChatGPT em conjunto com um CRM, você pode escalar o atendimento ao cliente de maneira mais eficiente. Com o auxílio do ChatGPT pode-se lidar com várias interações de clientes ao mesmo tempo, o que significa que sua equipe pode lidar com um volume maior de solicitações de maneira mais eficiente.


Um exemplo, para atendimento na área comercial

Um exemplo do uso de ChatGPT em atendimento de qualidade para um time de vendas é a utilização de um chatbot com tecnologia de processamento de linguagem natural para interagir com os clientes em tempo real e oferecer suporte durante o processo de vendas.


Por exemplo, imagine que um cliente visite o site de uma empresa e inicie uma conversa com um chatbot que utiliza o ChatGPT. O chatbot pode usar o modelo de linguagem natural do ChatGPT, com IA Generativa, para entender as perguntas e comentários do cliente, respondendo a eles de maneira precisa e rápida.


O ChatGPT pode ser treinado para entender as necessidades e preferências dos clientes, e pode ser programado para oferecer sugestões de produtos e serviços com base em suas necessidades específicas. Ele também pode ser treinado para lidar com objeções comuns que os clientes possam ter durante o processo de vendas, oferecendo respostas úteis e esclarecedoras.


Exemplo de empresas que fazem uso, semelhantemente, em suas operações


Algumas empresas de grande porte, como a Amazon e o Google, usam chatbots com tecnologia de processamento de linguagem natural para interagir com seus clientes.

Esses chatbots conseguem entender perguntas complexas dos clientes e fornecer respostas precisas em tempo real, tornando o atendimento ao cliente mais eficiente.

Além disso, muitas empresas menores estão usando chatbots com tecnologia de processamento de linguagem natural e integrados a software de CRM para melhorar o atendimento ao cliente e a eficácia de suas equipes de vendas.

Essas empresas estão usando chatbots para fornecer suporte aos clientes durante o processo de vendas, oferecer respostas rápidas a perguntas comuns e coletar dados valiosos sobre as interações dos clientes.

Com o avanço da tecnologia de inteligência artificial e processamento de linguagem natural, é provável que mais e mais empresas adotem soluções semelhantes para melhorar a eficiência e a eficácia do atendimento ao cliente e das equipes de vendas.

O uso de chatbots em sistemas de CRM

Existem vários argumentos para usar chatbots, bem como assistentes virtuais, em conjunto com um sistema de CRM; alguns dos principais são:

  • Melhora a eficiência do atendimento ao cliente
    Os chatbots podem fornecer respostas imediatas aos clientes e reduzir o tempo de espera. Isso permite que a equipe de atendimento ao cliente se concentre em questões mais complexas e urgentes, aumentando a eficiência geral do atendimento.
  • Personalização do atendimento
    Os chatbots podem ser programados para reconhecer o histórico do cliente e fornecer respostas personalizadas, proporcionando um bom relacionamento. Isso pode incluir recomendações de produtos e sugestões de upsell e cross-sell, entre outras coisas. A personalização do atendimento pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade à marca.
  • Coleta de dados do cliente
    Os chatbots podem ser usados para coletar informações do cliente, como nome, e-mail, telefone, entre outros. Essas informações podem ser armazenadas no sistema de CRM e usadas para criar perfis mais completos dos clientes e para direcionar campanhas de marketing mais eficazes.
  • Aumenta a disponibilidade do atendimento
    Os chatbots podem estar disponíveis 24/7 para fornecer suporte aos clientes. Isso significa que os clientes podem obter ajuda a qualquer momento, aumentando a satisfação do cliente e reduzindo o tempo de espera.
  • Reduz custos operacionais
    A implementação de um chatbot pode ajudar a reduzir os custos operacionais, uma vez que pode lidar com várias solicitações simultaneamente, reduzindo a necessidade de contratação de mais funcionários de atendimento.
  • Aumento de produtividade
    Quando os atendimentos mais simples são realizados pelo chatbot, a equipe de atendimento pode se concentrar em tarefas mais complexas e importantes, aumentando a produtividade e a eficiência do time.
  • Melhora a precisão da coleta de informações
    Os chatbots são precisos e consistentes na coleta de informações. Isso significa que as informações coletadas são menos suscetíveis a erros humanos, aumentando a precisão do perfil do cliente armazenado no CRM.

Em resumo, a combinação de chatbots com um sistema de CRM é fundamental e pode melhorar muito a eficiência do atendimento ao cliente, reduzir os custos operacionais e aumentar a satisfação do cliente. Com ele também é possível trazer melhor eficiência no atendimento ou apoio a um produto, ou serviço da empresa. A personalização do atendimento, coleta de dados do cliente e disponibilidade 24/7 são apenas algumas das vantagens dessa integração.

Ilustração com pessoas manuseando seus dispositivos e um robô enviando informações, para um chatbot
Veja o que é Inteligência Artificial e como ela pode ajudar o profissional de Marketing.

Principais CRMs do mercado, no Brasil

A lista de sistemas de CRM abaixo apresenta algumas das principais opções disponíveis no mercado brasileiro. Cada um desses sistemas de CRM oferece recursos avançados de automação de marketing, gerenciamento de vendas e suporte ao cliente.


Além disso, eles permitem o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp. A integração do CRM com o chatbot pode melhorar o relacionamento com o cliente, permitindo que as empresas forneçam respostas rápidas e personalizadas em tempo real. Com isso, é possível melhorar a experiência do cliente, aumentar a satisfação e a fidelidade à marca.

Vamos à lista dos principais sistemas de CRM do mercado:

  • Logo Salesforce
    O Salesforce é uma das principais soluções de CRM do mundo. Ele oferece recursos avançados de automação de marketing, gerenciamento de leads, análise de vendas e muito mais. Além disso, o Salesforce permite o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp.
  • Logo Hubspot
    O Hubspot é uma plataforma de CRM que oferece recursos de automação de marketing, gerenciamento de vendas e suporte ao cliente. Ele permite o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp.
  • Logo Bitrix24
    O Bitrix24 é uma plataforma de CRM que oferece recursos de gerenciamento de vendas, automação de marketing e suporte ao cliente. Ele permite o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp. Além disso, o Bitrix24 possui uma integração nativa com o WhatsApp, permitindo que as empresas gerenciem as interações com os clientes diretamente da plataforma.
  • Logo Kommo
    O Kommo é uma plataforma de CRM que oferece recursos de gerenciamento de vendas, automação de marketing e suporte ao cliente. Ele permite o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp. Além disso, o Kommo possui uma integração nativa com o WhatsApp, permitindo que as empresas gerenciem as interações com os clientes diretamente da plataforma.
  • Logo Pipedrive
    O Pipedrive é uma plataforma de CRM projetada para ajudar as equipes de vendas a gerenciar melhor seus processos de vendas. Ele permite o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp.
  • Logo Zoho
    O Zoho é uma plataforma de CRM que oferece recursos de gerenciamento de vendas, automação de marketing e suporte ao cliente. Ele permite o uso de chatbots para fornecer suporte ao cliente em vários canais, incluindo o WhatsApp.

Sendo assim, existem muitos sistemas de CRM disponíveis no mercado brasileiro, e os sistemas mencionados acima incluem recursos de chatbot e integração nativa com o WhatsApp para melhorar o atendimento ao cliente. Cada sistema de CRM tem suas próprias características, e a escolha ideal dependerá das necessidades específicas de cada empresa.

Conclusão

A integração do ChatGPT com um sistema de CRM é uma forma poderosa de melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a eficiência do atendimento.


A automação oferecida pelo ChatGPT pode ajudar a reduzir o tempo de resposta e aumentar a qualidade do atendimento, enquanto o CRM oferece ferramentas para armazenar e gerenciar as informações relevantes sobre o cliente. Juntos, ChatGPT e CRM conseguem proporcionar uma experiência excepcional para o cliente, que pode resultar em maior fidelidade e satisfação.


Além disso, a integração do ChatGPT e CRM pode trazer resultados mais efetivos para a equipe de marketing.


Coletar informações precisas e abrangentes dos clientes ajuda a equipe a criar campanhas de marketing personalizadas e direcionadas, resultando em um aumento nas vendas e na fidelização dos clientes.


Em resumo, a utilização do ChatGPT com um sistema de CRM, como o Bitrix24 e Kommo, pode trazer muitos benefícios para as empresas que querem melhorar o relacionamento com o cliente e oferecer um atendimento mais eficiente.


É importante lembrar que o sucesso dessa integração depende de uma boa configuração do sistema e de um treinamento adequado da equipe, mas os benefícios podem ser significativos a longo prazo.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre