Blog Bytebio

O que é MarTech? O futuro do
marketing nos negócios

MarTech são os negócios que utilizam o Marketing alinhada a Tecnologia para planejar, executar e mensurar qualquer tipo de estratégia de marketing.
MarTech descreve uma gama de softwares e ferramentas que auxiliam na realização de metas ou objetivos de marketing. Atualmente, as MarTechs se tornaram um produto básico em campanhas de marketing digital, mas também podem ser usadas para otimizar esforços de marketing em qualquer canal de marketing.

É fato: as ferramentas que auxiliam as MarTechs estão se tornando um termo cada vez mais importante para as empresas. Mas afinal, o que é MarTech? O que há de tão bom e por que é tão importante para os negócios?

É isso que vamos te apresentar neste artigo!

O que é MarTech?

MarTech é a junção das palavras “Marketing” e “Technology”. Ela vem sendo usado recentemente para distinguir agências e empresas de marketing digital que aplicam em suas rotinas recursos tecnológicos e conceitos da transformação digital.

Esses profissionais usam a tecnologia para automatizar muitas das tarefas demoradas e repetitivas nas quais as máquinas são boas, liberando mais tempo dos profissionais de marketing para se concentrarem nos lados criativos e estratégicos de sua profissão.

Desse modo, a tecnologia de marketing pode abordar uma ou mais camadas de atividades de marketing, como agregação e limpeza de dados do cliente, análise de dados, geração de insights, segmentação e direcionamento do cliente, execução de comunicações com o cliente e otimização automática de campanhas de marketing recorrentes.
Na Bytebio, combinamos Marketing & Tecnologia!

Qual a diferença entre Marketing Digital e MarTech?

O Marketing Digital está relacionado a estratégia de conteúdo e gestão de canais, como: redes sociais, blogs, campanhas de mídia display, busca paga ou orgânica...
A base e o controle se tem através da construção e a disponibilização do conteúdo online, e a mensuração deles através de ferramentas de digital analytics.

Já a MarTech está relacionado ao uso da tecnologia para garantir que esses conteúdos do Marketing Digital sejam alcançado seu mais alto nível de desempenho. Dessa maneira, ele é executado com o auxílio de: personalização em tempo real, conexão à múltiplas fontes de dados, integração à múltiplas ferramentas que realiza a orquestração de campanhas, inteligência artificial e aprendizado de ferramentas para empoderar as análises.
Relação entre Marketing e MarTech
  • Marketing e MarTech | Bytebio
    O Marketing é auxiliado pela MarTech.
  • Marketing e MarTech | Bytebio
    O MarTech está embutido no Marketing.
  • Marketing e MarTech | Bytebio
    O MarTech é absorvida
    pelo Marketing.
  • Marketing e MarTech | Bytebio
    O Marketing é dominado pela MarTech.

E Adtechs?

Adtech é outro termo que acaba causando certa confusão, apesar das semelhanças são modelos de negócios totalmente diferentes.

MarTech é voltado para um plano mais global das ações de marketing. Enquanto, as Adtechs (advertising e technology) têm o foco em otimizar as tarefas da publicidade, ficando mais limitadas ao desempenho de anúncios e campanhas. As MarTechs oferecem uma visão mais ampla, sem se restringirem, por exemplo, ao alcance de uma campanha.

Para trazer um alto nível de performance das suas campanhas é essencial usar essas tais tecnologias de marketing, ao longo prazo, os benefícios são ainda maiores para quem quer aproveitar melhor o orçamento de marketing.

Quais as características de uma MarTech?

Confira algumas características comuns desses profissionais ou agências que atuam neste segmento:
  • Aptidão em Automação de Marketing

    Essa é, sem dúvidas, uma das características mais comuns das MarTechs. As MarTechs oferecem uma solução a partir da Automação de Marketing, possibilitando o trabalho em maior escala e sem perder a eficiência e precisão. Enquanto as ferramentas reduzem o trabalho manual, a sua equipe pode se concentrar em tarefas mais estratégicas e que diferenciem ainda mais o seu negócio.

  • Gestão de Funil de Vendas
    Realizar a gestão do Funil de Vendas pode automatizar esse processo, sendo possível acompanhar com precisão toda a jornada do usuário até ele ser convertido. Com o auxílio de uma MarTech, tudo isso passa a ser feito de maneira automática, fornecendo os insights e as informações mais relevantes para que o lead seja transformado em cliente.
  • Capacidade de se relacionar com os clientes

    As soluções de uma plataforma de CRM se tornam tão úteis, otimizando todas as funções referentes ao controle desse contato. Essas plataformas oferecem uma visão mais ampla do mercado, permitindo um controle mais próximo de cada lead ou cliente em potencial. Além disso, aproxima ainda mais o seu negócio dos clientes, a tendência é que a sua marca consiga um desempenho cada vez melhor.

  • Habilidades em Análise de Dados
    A partir de soluções do Marketing Analítico é possível acompanhar cada detalhe operacional do seu plano de marketing, aumentando as chances de sucesso. Entendendo essas necessidades, fica mais fácil se destacar.

    Essa é uma característica cada vez mais importante, fornecendo dados relevantes para que se encontre maneiras de aumentar a produtividade.

A importância de recorrer à uma MarTech

Em muitas negócios, existe um efeito de silo no qual diferentes departamentos, como vendas, atendimento ao cliente e marketing, têm visualizações limitadas de interações com clientes e acesso apenas a dados selecionados.

Por não ter uma visão holística, é difícil para todos os departamentos trabalhar em direção a objetivos corporativos comuns e fornecer uma experiência coesa e ideal para o cliente.

Nesse contexto, uma empresa MarTech pode fazer a ponte entre essas divisões, oferecendo uma plataforma comum e centralizada para manter os dados em um só lugar e dar a todos os departamentos uma visão não apenas das várias peças do quebra-cabeça de marketing, mas da visão geral do quadro geral.

Ao integrar a MarTech com outras plataformas e sistemas importantes comumente usados ​​nos negócios, as equipes de marketing podem entender as interações com o cliente em cada ponto de contato.

Os insights derivados desses dados permitirão que os profissionais de marketing dinamizem e abordem áreas que precisam de melhorias ou mudem a estratégia para envolver melhor os clientes ao longo de sua jornada.

MarTech para aquisição e gestão de leads

O processo de geração de leads requer uma série de técnicas. Elas passam por SEO, marketing de conteúdo, social media, mídia paga, inbound marketing, e-mail marketing, fluxo de automação e muitas outras...

No caso de equipes de empresas que não possuem time de marketing digital dedicado, ou trabalham com um time muito enxuto, existem diversas ferramentas que profissionais na área de MarTech utilizam para facilitar e acelerar a aquisição de leads. No caso de empresas mais robustas, também existem uma infinidade de ferramentas para otimizar o processo.

Para entender quais ferramentas o seu negócio precisa para iniciar ou melhorar uma estratégia de aquisição de leads, é preciso avaliar diversos pontos. Orçamento e recursos disponíveis, claro, é o primeiro deles.

Lembre-se que a maioria das ferramentas não realizam o trabalho para você. Elas apenas facilitam e otimizam o processo, alavancando os resultados rapidamente. Por isso, você vai precisar ter pelo menos uma pessoa no seu time dedicada a gerenciar, monitorar ou alimentar a ferramenta contratada.

MarTech para gestão de vendas e fidelização de clientes

São diversas ferramentas e soluções que ajudam a gerenciar e se relacionar com seus clientes.

Ferramentas como CRM, suporte online, onboarding e muitas outras, podem ajudar as suas vendas. Elas ajudam a reduzir o ciclo de vendas, facilitar o trabalho do seu time de vendas, aumentar o ticket médio e o up-selling ou cross-selling.
Utilize as ferramentas e tecnologia a seu favor, conheça nossa Consultoria em Tecnologias Web:

Quais são os benefícios de uma MarTech?

Embora as empresas MarTechs ainda possa ser novo para alguns, a tecnologia de marketing definitivamente não é.
  • Estratégico e tático

    Capacidade de pensar em um nível estratégico e tático.

    01
  • Automações

    Habilidades de automação de marketing.

    02
  • Dados

    Habilidades de análise de dados.

    03
  • Tecnologias

    Capacidade de construir e gerenciar uma pilha de tecnologias.

    04
  • Mindset

    Pratique uma mentalidade construtiva.

    05
As equipes de marketing em todo o mundo há muito contam com essas ferramentas todos os dias para entregar de forma consistente conteúdo relevante para seu público.

Confira então os principais benefícios de uma MarTech para o seu negócio:

Faça mais, mais rápido

Economize tempo e agilize fluxos de trabalho usando ferramentas automatizadas para realizar tarefas repetitivas e demoradas, como extrair dados, converter formatos de arquivo e localizar ativos.

Aprimore a comunicação interna

Fornece uma maneira de se comunicar abertamente sobre coisas como o status do projeto e as metas da equipe para melhorar o rastreamento e dar a todos os membros da equipe total visibilidade do progresso.

Crie conteúdo mais inteligente

Faça seu público sentir que você realmente os entende, usando insights e dados para entender o desempenho, otimizar experiências e entregar conteúdo direcionado.

Construa relacionamentos melhores

Fortaleça os relacionamentos com clientes e compradores, sabendo sempre a coisa certa a dizer, com fácil acesso a conversas anteriores, interações, informações de assinatura e muito mais.

Esforços unidos

O valor de cada ferramenta é ampliado quando todas elas se unem para reduzir o atrito nos fluxos de trabalho, permitindo que você trabalhe com mais rapidez e inteligência.

Relatórios inteligentes

As soluções da MarTech quase sempre vêm com um painel que organiza os dados coletados em representações gráficas para ajudar sua empresa a entender como as coisas estão funcionando.
Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Algumas ferramentas utilizadas

Confira algumas das principais ferramentas desse segmento, o que elas fazem e como podem potencializar os seus resultados:

Bitrix24

Quando o assunto é gestão de relacionamento com o cliente, mais conhecido como CRM, o Bitrix24 é o primeiro nome a vir à nossa mente.

Uma plataforma completa que oferece uma gama de recursos e integrações, como: CRM, Contact Center, Tarefas & Projetos, Comunicação e Sites, para tornar o seu trabalho e gestão ainda mais simples, além disso tudo em um só lugar.

Com o crescimento exponencial dos dados e a recente introdução da Lei Geral de Proteção de Dados - LGDP, exigem que os negócios estabeleçam uma plataforma de CRM eficiente e segura que permite que os dados sejam fornecidos de forma democrática para apoiar o conhecimento do processo e o relacionamento com o cliente.
Bitrix24 ferramenta Martech | Bytebio

SendPulse

A maioria hoje dos consumidores buscam se comunicar com as empresa via e-mail. Mas imagine se você e a sua equipe precisassem fazer todo o trabalho de gestão desse canal manualmente. Provavelmente seria inviável e pouco tempo sobraria para cuidar das outras tarefas.


Por isso o SendPulse é tão usado no setor. Configuração do layout dos e-mails, segmentação da lista de contatos, automatização dos disparos e, é claro, acesso aos indicadores e às métricas mais relevantes.


Tudo sobre o desempenho das suas ações de e-mail marketing pode ser acompanhado pela ferramenta. De forma simples e intuitiva, é muito fácil iniciar uma campanha na plataforma, mas sempre com eficiência.

Chatbot

Os chatbots são essencialmente projetados para melhorar a experiência do cliente, automatizando as vendas e o suporte ao cliente.

No que diz respeito aos prós e contras do chatbot, os bots estão sempre disponíveis para engajar e auxiliar os clientes, respondendo suas perguntas simples e pré-qualificando leads — o que é muito positivo para construir uma base de consumidores sólida e relevante.

Em linhas gerais, os chatbots podem envolver os clientes em sites, aplicativos e aplicativos de integração de mensagens como o Facebook Messenger ou Whatsapp Business, por exemplo.

SemRush

O SEMrush traz vários benefícios que podem auxiliar muito em uma estratégia de SEO, como: análise de pesquisa de palavras-chave, detalhamento sobre posicionamento orgânico e análise da concorrência em diversos níveis são os principais deles, dentro outras funcionalidades.


Além disso, ele tem a grande vantagem de reunir informações diversas em painéis de fácil navegação e a possibilidade de vincular diversos projetos na mesma conta. Por isso, havendo possibilidade, esse investimento pode ser extremamente útil para seu negócio.

Na Bytebio, combinamos Marketing & Tecnologia!

A corrida por profissionais preparados em MarTech

Para as tecnologias de marketing trazerem resultados ao seu negócio, você precisa ter profissionais especializados em MarTech, que possuem uma cultura de marketing orientada a dados e que saibam extrair o máximo valor dos dados.

Muitos negócios atravessam longos e penosos projetos de implantação de plataformas de marketing e muitas delas têm se frustrado com os retornos financeiros obtidos. Estudos recentes indicam que o incremento das soluções de automação de marketing não tem superado a casa de 1 a 2% em conversão de vendas, o que naturalmente não justifica os milhões investidos. É importante destacar que essas mesmas empresas estão utilizando apenas os requisitos básicos, sem se beneficiarem dos recursos mais avançados de segmentação e construção de jornadas multicanal.

Ferramentas são só ferramentas sem um profissional experiente e com conhecimentos sólidos sobre o negócio e da melhor estratégia de tecnologia de marketing e vendas que permitirão o uso correto de todos os recursos técnicos. A ferramenta pode sim fazer coisas incríveis, desde que ela tenha “um bom piloto”.

Entre todas as incertezas que enfrentamos enquanto profissionais de marketing, pelo menos uma coisa é certa: a corrida pelo marketing orientado pela tecnologia será vencida por quem conseguir ter os profissionais mais preparados e que saibam gerenciar as melhores ferramentas.

MarTech = Bytebio

A Bytebio é especialista em tecnologia, implementação e estratégia para garantir que tudo corra bem para sua estratégia de marketing.

Unimos nossos esforços junto com a sua equipe de Marketing, para que todos possam aproveitar ao máximo a MarTech.

Saiba mais sobre