Blog Bytebio

MarTech Stack: o que é e
como utilizar no seu negócio

Saiba tudo sobre o conceito MarTech Stack, quais suas funcionalidades e como isso pode ser vantajoso para o seu negócio!

MarTech Stack é uma parte integrante do marketing digital. Entretanto, não é fácil de implementar devido à complexidade e ao desconhecimento que muitas negócios têm das tecnologias.


O objetivo para qualquer negócio deve ser duplo: primeiro, eles precisam saber qual tecnologia funcionará melhor para que sua campanha seja bem sucedida. Segundo, é necessário que haja um entendimento entre a equipe sobre como esses softwares realmente funcionam. Para que não possam culpar os maus resultados por falta de conhecimento ou ignorância.


Mas, afinal, por que você precisa utilizar esse conceito no seu negócio e quais os benefícios desse método? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Este artigo pode lhe interessar "O que é Martech?"

O que é MarTech Stack?

MarTech Stack se refere a uma pilha de tecnologias para o marketing. Basicamente, é um o conjunto de ferramentas que os profissionais de marketing usam para gerenciar, executar, medir e melhorar seus esforços na área.


Ao contrário dos sistemas de planejamento de recursos corporativos (ERP) ou sistemas de recursos humanos (RH), que geralmente são um único pacote de tecnologia integrado de um fornecedor, uma MarTech Stack é composta de várias soluções pontuais, abordando um desafio ou objetivo específico.

Como a MarTech Stack é utilizada no Marketing?

Essa técnica é usada por profissionais de marketing para executar suas campanhas de marketing. Por exemplo, os profissionais de marketing usam softwares para automatizar tarefas de marketing e coletar dados para que possam obter insights relacionados à atividade de campanha e seu impacto sobre os clientes.


Por exemplo, digamos que sua equipe passe uma quantidade significativa de tempo enviando e-mails aos clientes. A ação parece repetitiva e está afastando as pessoas de tarefas mais urgentes. Você pode optar por usar um software de automação de e-mail, para que menos tempo seja gasto no envio de e-mails.

Em resumo, os profissionais de marketing usam a tecnologia para facilitar seu trabalho e entender seus níveis de sucesso. Essa frente que os profissionais de marketing usam em suas campanhas é conhecida como pilha de tecnologia de marketing.


Sabemos que, cada negócio tem seus problemas e necessidades, mas alguns pontos são comuns. Basicamente, elas precisam de:

  • Coletar e analisar dados de cliente;

  • Criação de personas condizentes com seu público-alvo;

  • Comunicação com os clientes de forma assertiva;

  • Agendamento e distribuição de conteúdos nas mídias digitais;

  • Identificação e nutrição de leads;

  • Monitoramento e atendimento ao cliente, fornecendo feedbacks;

  • Acompanhamento do retorno sobre as campanhas e necessidade de alterações.

Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Qual sua importância e como utilizar a favor do seu negócio?

O pensamento convencional é que as ferramentas de marketing podem ser uma solução prática para os problemas da empresa. No entanto, isso tem sido comprovadamente falso, já que, na maioria das vezes, eles levam os negócios por um caminho que leva anos até que se recuperem novamente.


Isso se refere aos negócios que adquirem pacotes de software com grandes expectativas e em grande parte porque esses programas aumentaram as necessidades de tempo de suas equipes ou mesmo as habilidades necessárias para que as coisas corram bem.


As plataformas que estão sendo usadas por diferentes funcionários, que devem aprender como usar esses ferramentas individualmente sem qualquer orientação - pode tornar o planejamento difícil de ser executado.


Além disso, a pilha de tecnologia de marketing é usada direta ou indiretamente por várias organizações e funções diferentes em toda a empresa. Basicamente, ela está presente nos seguintes processos:

Equipes de aquisição de clientes

Equipes responsáveis ​​pela aquisição de clientes aproveitam vários componentes do MarTech Stack para gerenciar e executar o marketing digital, marketing de afiliados e parceiros, eventos, otimização de aplicativos e sites e muito mais.

Branding

Os profissionais de marketing e comunicação da marca usam ferramentas dentro do MarTech Stack para gerenciar a presença da marca e a estratégia de marketing nas mídias sociais. Além de, agências de relações públicas e mídia de massa tradicional, como transmissão de TV e rádio, bem como mídia impressa.

Operações de marketing

As equipes de operações de marketing — uma função cada vez mais importante na maioria das empresas modernas — usam a MarTech Stack para gerenciar e monitorar o desempenho da campanha de marketing, coletar insights de dados de clientes e outros dados de marketing e apoiar a equipe de marketing estendida em tomar decisões estratégicas e de execução ideais quando se trata de implantar e melhorar os esforços de marketing.

Vendas de alta performance

As equipes de vendas usam os dados capturados na MarTech Stack para entender melhor os desejos e necessidades dos clientes em potencial. Isso é relevante tanto no marketing B2C, quanto no marketing B2B.


Onde o representante de vendas pode usar insights sobre os interesses dos clientes, comportamentos, as ofertas que eles respondem, os canais de comunicação que preferem, e histórico de compras anteriores para recomendar os próximos melhores produtos e serviços como parte de uma oferta com maior probabilidade de ganhar a venda.

Atendimento ao cliente

Os profissionais de marketing modernos são cada vez mais encarregados de aumentar a lealdade do cliente e implantar iniciativas para reduzir a rotatividade de clientes. As interações de atendimento ao cliente costumam ser onde os clientes leais são conquistados ou perdidos, e os primeiros sinais de rotatividade podem ser identificados.


Além disso, as interações de serviço também podem comercializar novas ofertas para os clientes, especialmente quando essas ofertas são personalizadas com base em comportamentos e interações anteriores. É por isso que cada vez mais processos de serviço e suporte são integrados às MarTech Stack, de forma que os principais dados e percepções dos clientes possam ser passados ​​entre eles e implementados.

Marketing de produtos

A equipe que desenvolve novos produtos desempenham um papel fundamental, especialmente quando comercializam produtos complexos ou considerados — como ofertas de serviços financeiros ou tecnologia sofisticada.


Esses profissionais usam a MarTech Stack para gerenciar e implantar técnicas de marketing de conteúdo que educam os compradores em potencial sobre a utilidade e o valor de seus produtos. Eles também usam tecnologia para monitorar e gerenciar a cobertura e o sentimento entre a imprensa, analistas e outros influenciadores relacionados às suas ofertas de produtos.

Veja o artigo "O que é Bitrix24?" e veja
como ele pode transformar o seu negócio

Etapas para criar a MarTech Stack e solucionar as dores do seu negócio

Siga as próximas etapas para criar sua pilha de tecnologia de marketing:


  1. Entenda suas necessidades;
  2. Identifique a tecnologia que você já possui;
  3. Pontue as ferramentas concorrentes de acordo com seus requisitos;
  4. Faça uma análise de orçamento;
  5. Verifique as possibilidades de integração;
  6. Faça experiências antes de se comprometer.

Para que o conceito MarTech Stack seja realmente relevante e eficiente para o seu negócio, ele deve prover alguns pontos essenciais:

Integração de sistemas

A integração entre as ferramentas pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Dessa forma, assegurará que o negócio obtenha todas as informações e funcionalidades possíveis, o que, por sua vez, levará a uma maior eficiência, bem como a fluxos de trabalho mais ágeis para as equipes envolvidas.

Fonte de dados centralizadas

Uma das coisas mais importantes sobre um banco de dados é que ele deve ter apenas uma cópia, evitando qualquer duplicação ou confusão. Além de ser mais simples apenas para fins de mineração dos dados, isso também ajudará a extrair as melhores informações, trazendo mais inteligência ao negócio.

Informações em tempo real

A era da informação trouxe um novo tipo de consumidor. O empresário moderno exige respostas imediatas e feedback, não só de seus clientes, mas também dentro da própria negócio. Eles querem estar sempre atualizados sobre o que está acontecendo. E ter comunicação constante neste ambiente, onde tudo pode acontecer.

Emissão de relatórios detalhados

Para que o ROI, ROAS ou outras KPIs em marketing seja acompanhado é preciso fornecer relatórios abrangentes e fáceis de entender.

Capacidade de alcance

Para comunicar com uma grande parte de seu público-alvo, o seu negócio precisa se certificar de que as ferramentas sejam capazes de alcançá-los em seus diversos canais.

Na Bytebio, combinamos Marketing & Tecnologia!

Algumas ferramentas básicas para o MarTech Stack

O sucesso de algumas tecnologias utilizadas pelas MarTechs, está ligada quase que diretamente a qualidade da pilha de tecnologia utilizada. Para dar o start inicial, o seu negócio necessitará de pelo menos dessas ferramentas:

Tecnologias Web

As Tecnologias Web é uma das primeiras soluções adquiridas ao iniciar uma MarTech Stack. Ele realiza um processo de identificação e verificação para todos os usuários que acessam seu site, assim como a compreensão do que lhes interessa, verificando informações como localização ou navegação dentro dessa página da web.

CMS

Os sites e as landing pages devem ser facilmente modificáveis às demandas do seu negócio. Um CMS - Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo - funciona como uma estação central de controle fácil de usar para publicação de conteúdo, sem qualquer conhecimento complicado de codificação ou habilidades de design necessárias.

CRM

As relações com o cliente não são mais estáticas, hoje são dinâmicas e dependem do contato direto e frequente. Para planejar essas interações com os consumidores, é essencial que o seu negócio use uma ferramenta de CRM - Customer Relationship Management - a fim de contabilizar adequadamente todas as informações de seus clientes.

E-mail Marketing

O e-mail marketing ainda é uma parte importante dos negócios modernos, e com a tecnologia correta ele pode ser eficaz. Mesmo que muitas empresas usem ferramentas ultrapassadas como modelos de e-mails básicos para suas campanhas.


Essas táticas funcionam porque fazem parte de estratégias maiores que se concentram mais em contar histórias do que qualquer outra coisa - esse estilo tende a ressoar melhor no mundo conectado de hoje, onde a informação sobre produtos muitas vezes vem em primeiro lugar a partir de feeds de mídia.

Mídia Social

A mídia social é uma ferramenta poderosa para os negócios, mas pode ser difícil acompanhar. Uma solução que agregue todas as informações em um só lugar torna a gestão de múltiplas contas muito mais eficiente.

Concluindo

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você ter um panorama geral sobre o conceito MarTech Stack. E, se você quer entender mais sobre mais sobre o tema MarTech e como essas novas agências podem potencializar e elevar o seu negócio para um outro nível. Acesse o link abaixo:

Saiba mais sobre