Blog Bytebio

Bitrix24 e SendPulse:
Fundamentais no marketing digital

Veja como a combinação dessas duas ferramentas (Bitrix24 e SendPulse) são fundamentais para a sua estratégia de Marketing Digital.
O E-mail Marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital. Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis etc. O e-mail marketing é a melhor maneira para garantir a aquisição e retenção de clientes. Portanto, é fundamental ter uma alta taxa de entregabilidade.

Você já deve ter se perguntado como é possível enviar vários e-mails de uma só vez e como eles chegam tão rápido ao destinatário sem perder informações no meio do caminho. Essa é uma resposta simples de responder, o responsável por preservar seu e-mail se chama servidor SMTP.

Quer saber como o SMTP pode te ajudar na estratégia de e-mail marketing e aumentar a entrega dos seus e-mails e garantir que o retorno do seu investimento (ROI) seja satisfatório? Neste artigo, você vai descobrir a importância e como aplicar em sua estratégia de Marketing Digital. Vem comigo!

O que é SMTP e como ele funciona?

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, ou em português Protocolo de Transferência de Correio Simples) é um servidor online que recebe as informações do seu e-mail antes mesmo de chegar ao destinatário, ele filtra, verifica e encaminha o e-mail com segurança para aquele a quem se destina.

Para entender melhor o funcionamento do servidor SMTP é só comparar ao sistema dos Correios. Para enviar um pacote para alguém vamos aos correios e lá os agentes embrulham o pacote, pesam e preparam para a entrega, em seguida, ele é levado para um sistema de triagem até chegar no carteiro que realizará a entrega do pacote ao destinatário com segurança. Veja como acontece na prática:
SMTP | Bytebio
É assim que o servidor SMTP funciona, mas voltado para o trânsito online, diferente dos correios ele age rapidamente em questão de segundos na entrega do e-mail. Dessa forma, o servidor SMTP é simplesmente um computador desenvolvendo esse protocolo. Assim que as mensagens são coletadas, acontece o envio para um servidor, que trata de entregar os e-mails concretamente aos destinatários.

Qual a eficiência do SMTP do Bitrix24?

Se você é usuário do Bitrix24, já deve ter percebido que atualmente os e-mails enviados internamente na plataforma usam o servidor da própria ferramenta. Esse é o modelo padrão das principais ferramentas de CRM do mercado.

Esse formato é simples e facilita a vida do usuário, porém, infelizmente pode gerar alguns problemas que o fabricante do Bitrix24 identificou, como casos onde um determinado e-mail enviado direto pela plataforma acabou caindo na caixa de SPAM. Outra notificação que os usuários Bitrix24 relatam é que receptores que possui o Microsoft Edge quando clicam no link, eles recebem um aviso de site não seguro.

Visto que, a Microsoft possui seus próprios algoritmos para verificar a segurança dos sites. As verificações são realizadas automaticamente, podendo haver casos de falsos positivos.

Isso acontece porque o Bitrix24 possui um servidor próprio que é conectado em toda a sua base de usuários e quando uma empresa dispara uma campanha no CRM Marketing o servidor do remetente não consegue identificar de qual empresa está vindo este e-mail, causando esses problemas. Pensando em trazer uma alternativa para os usuários, o Bitrix24 disponibilizou a opção de envio de e-mail usando o serviço de SMTP do próprio assinante.

Quais as vantagens de complementar o Bitrix24 com o SendPulse?

Viu só, como o processo de envio de e-mails massivos envolve bastantes fatores e autorizações para que chegue em segurança e sem perda de informações ao seu destinatário. Para que todas as etapas sejam feitas de forma rápida e otimizada, é importante que uma plataforma eficiente seja a mediadora deste trabalho.

A SendPulse possui em seu catálogo de serviço, o servidor SMTP SendPulse que vem para complementar essas frentes com o Bitrix24, tornando a sua campanha mais eficiente. Suas mensagens dificilmente cairão na caixa de spam, com um sistema de verificação que torna seu e-mail mais confiável. Apesar de não interferir no conteúdo, o SMTP SendPulse imuniza sua mensagem de vírus, protegendo seus clientes de ameaças. Confira as vantagens da SendPulse que vão complementar o seu Bitrix24:

Endereços IP dedicados

Um endereço dedicado contribui para uma melhor reputação do remetente e impede que o seu IP seja colocado na lista negra. Algumas empresas possuem uma base de leads muito grande e utilizam o e-mail como forma de comunicação frequente com essa base. É o caso, por exemplo, dos portais, os quais enviam newsletters frequentes aos assinantes e dependem deste canal para manter a audiência do site, ativo extremamente importante para manter esse tipo de empresa.

Outros casos que podemos apontar são os das empresas que já fazem Marketing Digital há algum tempo e, por isso, já criaram uma base relevante. Por exemplo, uma empresa que possui uma base de leads de 50 mil contatos e envia três e-mails por mês para a base toda, bem como campanhas de automação de marketing, pode facilmente chegar aos 400 mil e-mails enviados por mês.

A empresa que envia mais de 200 mil e-mails por mês, contando campanhas de e-mail marketing, e-mails transacionais e automação de marketing, já está com maturidade suficiente para utilizar um IP próprio. Com isso, a empresa passa a ter melhores métricas e controle sobre a própria reputação, não tendo uma entrega influenciada por outros que compartilham o mesmo IP.

Autenticação SPF e DKIM

Os registros SPF e DKIM impedem que os seus e-mails transacionais sejam colocados em uma pasta de spam. O SPF, ou Sender Policy Framework (algo como estrutura de política do remetente, em tradução livre), é uma forma de autenticação que define um processo para validar uma mensagem que foi enviada de um servidor autorizado, para detectar falsificações e evitar que e-mails mal intencionados sejam enviados em seu nome.
O proprietário de um domínio pode identificar exatamente quais servidores de correio eles podem enviar com os protocolos. O SPF define quais endereços de IP podem ser usados ​​para enviar e-mails do seu domínio. Caso contrário, seu destinatário não tem nenhuma garantia e os riscos de sua mensagem não ser aceita é muito grande.

O padrão DKIM, Domain Keys Identified Mail (Mensagem Identificada por Chave de Domínio, em tradução livre) foi criado pelo mesmo motivo que o SPF: para evitar que e-mails indesejados se façam passar por suas mensagens. É uma forma de assinar seus e-mails permitindo que o servidor do destinatário verifique se o remetente realmente é você.
Ao configurar o DKIM no seu servidor, você está adicionando uma maneira de dizer “sim, sou eu quem está enviando esta mensagem”.

A ideia toda é baseada em criptografar e descriptografar a assinatura adicional e colocar no cabeçalho da sua mensagem. Para tornar isso possível, você precisa ter duas chaves:

  • Chave Privada: exclusiva do seu domínio e disponível exclusivamente para você. Ela permite criptografar sua assinatura no cabeçalho de suas mensagens.
  • Chave Pública: você adiciona aos seus registros DNS usando o padrão DKIM, para permitir que o servidor do seu destinatário o recupere e descriptografe sua assinatura oculta no cabeçalho da sua mensagem.

Depois de configurá-lo, cada vez que alguém receber um e-mail seu, o servidor do destinatário tentará descriptografar sua assinatura oculta usando a chave pública. Se for bem-sucedido, também autenticará sua mensagem e aumentará a taxa de entrega de todos os seus e-mails.

Lista de contatos não inscritos

Seus e-mails não serão enviados a contatos não inscritos, mesmo que estejam em uma lista de e-mails. A gestão da lista de e-mails é um processo essencial para o sucesso de suas campanhas. Para sempre seguir pelo caminho correto, você precisa criar o hábito de realizar essa manutenção de maneira periódica.

Ao trabalhar com e-mail marketing, a qualidade da sua lista se torna decisiva para o sucesso. Afinal, são pessoas que receberão o seu conteúdo e que poderão avançar no funil de vendas até decidirem pelo produto ou serviço. Qualquer falha nas informações cadastradas pode comprometer a sua capacidade de impactar a audiência correta.

Aberturas e cliques com acompanhamento

O Bitrix24 possui em seu CRM Marketing uma janela onde você pode ver os resultados da campanha de e-mail realizada: quantas mensagens foram enviadas, quantas chegaram ao recipiente e quantos clientes seguiram o link.
Estatística de campanha de e-mail no Bitrix24 | Bytebio
Para que os relatórios de e-mail marketing sejam eficientes, é preciso que apresentem diversos tipos de informações. E é nisso que os relatórios da SendPulse vem complementando com os relatórios do Bitrix24. Com a SendPulse, você tem acesso a informações sobre:

  • Mapa de cliques;
  • Status geográficos;
  • Estatísticas por dispositivo;
  • Estatísticas por erro;
  • Taxa de abertura.

Além de todas as informações listadas acima, os relatórios da SendPulse ainda oferecem muitas outras análises, como crescimento de sua lista e muito mais.

Domínio de acompanhamento personalizado

Envie e-mails marketing sem qualquer menção ao SendPulse no cabeçalho e no rodapé do e-mail. O domínio próprio de e-mail é um serviço baseado na nuvem, ou seja, o servidor disponibiliza as informações na nuvem para que os usuários acessem o conteúdo em qualquer lugar do mundo.

É altamente eficiente para as corporações, MEI’s, pequenas, médias e grandes empresas. E com isso, ele precisa ser personalizado, ou seja, não incluir extensões como Hotmail, Gmail ou Yahoo. O e-mail corporativo é adequado para usuários que precisam de mais flexibilidade e segurança.

Webhooks

Webhook é uma forma de recebimento de informações, que são passadas quando um evento acontece. Dessa forma, o webhook na prática, é a forma de receber informações entre dois sistemas de uma forma passiva sobre os status do e-mail: entregues, não entregues, aberturas e cliques.

Além disso, o webhook (também conhecido como retorno de chamada web ou HTTP e, ainda, impulso API) é uma maneira prática para um app ou sistema fornecer outras aplicações com informações em tempo real. Da mesma forma, ele fornece dados para outros aplicativos, e são muito eficientes tanto para o prestador de serviço, como para o consumidor.

Atinja alta performance em sua estratégia de Marketing Digital

O marketing digital é a chave para o sucesso das empresas, e por isso se tornou altamente competitivo. Ser o melhor no marketing digital é tão importante quanto ter os melhores produtos. Mas alcançar alta performance exige profissionalismo. Qual é o caminho para aumentar o desempenho das campanhas online?

Lembre-se sempre que as tecnologias e ferramentas estão aí para lhe auxiliar no caminho para alta performance no marketing digital. Ter conhecimento, tecnologia e processos será fundamental para o sucesso do seu negócio. Não existe uma receita simples! O ponto de referência é sempre seu desempenho anterior, e não o mercado. O desafio é melhorar sempre, até atingir um alto retorno de investimento.
Converse com a nossa equipe sobre como
integrar o SendPulse no seu Bitrix24:

Saiba mais sobre

Bitrix24
Sua empresa. Unida.
Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

Somos parceiros
certificados
no Brasil