Blog Bytebio

Marketing e tecnologia: descubra as vantagens dessa união

Saiba como a tecnologia junto ao marketing pode elevar sua marca e impulsionar suas vendas, com ferramentas e estratégias de negócio

É seguro dizer que o marketing e a tecnologia são duas grandes potências da atualidade. Ambos estão presentes no cotidiano de boa parte da população mundial e são primordiais em várias das atividades que desempenhamos diariamente. Agora, reflita… Se separados eles já têm todo esse potencial, imagine juntos?


Do marketing mais tradicional ao marketing de conteúdo, passando por outros tipos de marketing, a utilização da tecnologia para explorar, criar e entregar o melhor a um público-alvo é cada vez mais presente e faz parte do cotidiano do profissional de marketing e das empresas.


Sim, não só é possível, como muitas empresas já têm unido essas duas super potências e o resultado tem sido o melhor possível. Mas afinal, como unir marketing e tecnologia? É mais simples do que você imagina! As redes sociais são um grande exemplo que demonstra a potencialidade dessa união.


Atualmente, é quase impossível encontrar uma loja ou empresa que não esteja presente nas redes. Isso ocorre porque todos perceberam a capacidade dessa união, uma vez que as redes sociais deixaram de ser apenas um canal para interação e passaram a ser mais um canal para atração de novos clientes e fechamento de negócios.


Mas é claro que há várias outras formas de unir marketing e tecnologia para agregar valor ao negócio. No entanto, hoje não vamos nos aprofundar nas tecnologias usadas em conjunto com o marketing, mas sim falar sobre os benefícios que essa união pode trazer!

Maior satisfação dos clientes

A união entre marketing e tecnologia é muito benéfica para o consumidor final. Isso porque várias dessas integrações são voltadas para o marketing de relacionamento, isto é, para melhorar o atendimento ao cliente. Além de ser atendido mais rapidamente, seus problemas são também solucionados com ainda mais agilidade.

Tudo isso garante uma melhor experiência ao cliente e, por conseguinte, maior satisfação. São várias as soluções utilizadas no marketing para esse fim, por exemplo, o chatbot, as já citadas redes sociais e ainda várias funcionalidades oferecidas por softwares pensados para cada segmento.

É seguro dizer que a tecnologia, em conjunto com o marketing, diminuiu a distância entre empresa e consumidor, gerando resultados positivos para ambos os lados. Com isso, é possível entregar mais valor para satisfazer melhor.

Aumento das vendas

Pessoas
Marketing
Tecnologia
Vendas

A união desses dois mundos é extremamente benéfica para o faturamento da empresa. A partir dela é possível vender mais, com menos esforço. Um exemplo muito claro disso são os e-commerces, resultado da perfeita união entre marketing e tecnologia. Mas, não se atenha a isso. Como dissemos, é apenas um exemplo.


De forma geral, a tecnologia facilita o dia a dia das empresas e dos vendedores, encurtando a distância em relação ao cliente final e fomentando o aumento das vendas.

Vendas com Marketing e tecnologia
Melhoria nas vendas com Marketing e Tecnologia para os negócios
Este artigo pode lhe interessar "O que é Martech?"

Utilize os dados a seu favor

Os dados são tão poderosos que muitos dizem que eles são "o novo petróleo". E é justamente graças à união do marketing e da tecnologia, para um melhor aproveitamento dos dados, que muitas empresas têm um crescimento exponencial.


Com o apoio de ferramentas tecnológicas, o time de marketing consegue coletar dados valiosos acerca de seus clientes, de seus produtos ou serviços e até mesmo de seus concorrentes. E esse é um grande diferencial para as campanhas e ações pensadas.


Afinal, o time deixará de agir com base em “achismos” e incertezas e agirá com dados que darão mais segurança e assertividade para suas estratégias de marketing, criando e entregando mais valor em suas ações.

Mais organização e produtividade

Outra vantagem da união do marketing e da tecnologia é a melhor organização dos processos. São várias as tecnologias e ferramentas que trazem mais controle para a área, que normalmente precisa lidar com cenários de muita incerteza. A possibilidade de organizar e planejar é um grande diferencial que garante também mais produtividade para o time de marketing e a empresa na totalidade.


As ações desempenhadas pelo time de marketing não se tornam apenas mais assertivas, como também mais produtivas. Uma das grandes vantagens da tecnologia é a automação de processos e redução de gargalos.


Com isso, são resolvidos dois dos grandes problemas de qualquer empresa e o resultado quase imediato é o aumento da produtividade do negócio.

Acompanhamento dos resultados

Antigamente, quando não existiam tantas soluções tecnológicas, acompanhar o resultado das campanhas de marketing era uma tarefa complexa. Em alguns casos até impossível. Mas, felizmente, hoje em dia é possível fazer isso facilmente com o apoio da tecnologia.


Toda e qualquer ação realizada pode ser acompanhada, muitas vezes em tempo real, e não para por aí. Durante esse processo, é possível definir e mensurar os resultados de cada ação. Essa é uma das vantagens que traz muito mais assertividade para a empresa!

Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Sempre um passo à frente

Se sua empresa investe em marketing e tecnologia, essa notícia por si só já é inovadora. Se essa é sua estratégia de negócio, você com certeza está um passo à frente da concorrência. E esta é outra vantagem de valor inestimável. Se você souber usar o marketing e a tecnologia a favor de seu negócio, sempre estará um passo à frente dos demais.

O marketing é a ciência e a arte de explorar e criar possibilidades para o seu negócio, e, com o valor agregado pela tecnologia, um novo conceito de marketing tem surgido. Com a seleção e utilização adequada das ferramentas de suporte ao marketing, seu negócio poderá alcançar novos patamares de resultados.
Ferramentas tecnológicas para marketing
O uso de ferramentas tecnológicas otimiza e amplia a capacidade do marketing

Como unir a tecnologia e o marketing na sua empresa?

Agora que você já conhece algumas das vantagens dessa união poderosa, deve estar se perguntando sobre como tornar isso possível em sua empresa. E, na verdade, é mais simples do que você imagina. No entanto, não adianta sair por aí aderindo e adquirindo várias tecnologias. É preciso fazer isso de forma estratégica, pensando na melhor maneira de satisfazer as necessidades dos seus clientes e os objetivos do seu negócio.


São várias as tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado, sendo preciso compreender quais delas fazem mais sentido para sua empresa e para as atividades desempenhadas por seu time de marketing. Assim, você conseguirá dar os primeiros passos para ter essa união poderosa na sua empresa!


Sabemos que fazer isso sozinho(a), no entanto, pode ser uma tarefa muito complicada. Por isso, o ideal é que você procure uma empresa especializada no assunto. Aqui na Bytebio temos vários especialistas que poderão te ajudar a iniciar a transformação tecnológica da sua empresa. Fale com um deles, para entender como e por onde começar!


Nós também oferecemos o serviço de consultoria, justamente com o objetivo de auxiliar as empresas nesse caminho da inovação.


Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha lhe ajudado a compreender o poder dessa união e o quão vantajosa ela pode ser para o seu negócio!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre