Blog Bytebio

Marketing de conteúdo: conheça
as principais estratégias

Você já sabe o que é marketing de conteúdo ou content marketing, certo? Então, vamos lhe apresentar as principais estratégias para aplicar em seu negócio

Com o desenvolvimento contínuo da modernidade, podemos perceber o surgimento de diversas ferramentas e estratégias capazes de otimizar ainda mais as nossas atividades no dia a dia e, sobretudo, conquistar nossos clientes finais.


A acessibilidade da internet está tornando os processos mais digitais, e com isso, os consumidores estão adotando medidas online para comprar produtos, serviços e se relacionar com as empresas. Nesse quesito, percebemos a importância do marketing de conteúdo, que oferece informações relevantes a um público segmentado, de forma a conduzi-lo por um funil de vendas estratégico e uma jornada de compra.


Marketing de conteúdo, por isso mesmo, tem sido um termo utilizado com muita frequência nos dias de hoje. Mas o que ele realmente significa? E por que é tão importante? Neste artigo, vamos explorar sua definição e discutir sua relevância no mundo dos negócios na atualidade.

O que é marketing de conteúdo?

Em geral, o marketing de conteúdo (ou content marketing) nada mais é do que uma estratégia que está inteiramente relacionada ao engajamento do público-alvo de um negócio. A ideia por trás desse tipo de marketing é fazer a marca aumentar sua rede de clientes através da criação de conteúdos educativos e relevantes.


De forma prática, os princípios do marketing de conteúdo são: atrair, converter e, consequentemente, gerar valor para as pessoas. Com isso, conseguimos estimular uma imagem positiva da empresa, e posteriormente, obter possibilidades de gerar mais negócios.

Pessoas
Buscas
Conteúdo
Resultados

No âmbito do marketing de conteúdo, desse modo, o conteúdo é visto como um ativo, diferentemente de uma visão mais tradicional em que os gastos com marketing eram enxergados como despesas. Neste caso, os conteúdos criam valor para a marca ou negócio, tanto por sua disponibilidade e alcance a longo prazo, atraindo novos interessados e captando novos clientes, como também pela possibilidade de estarem sempre sendo atualizados e ampliados, proporcionando versatilidade e dinamismo ao negócio.


Nesta área, a precisão na comunicação é fundamental; é importante levar a mensagem correta, às pessoas certas, no momento certo.


Em síntese, portanto, segundo o livro "Epic Content Marketing", de Joe Pulizzi, as diferenças entre o content marketing e o marketing tradicional são:

  • Content marketing é sobre o cliente, e não sobre a marca;

  • Foca em conteúdo relevante, ao invés de investidas padronizadas;

  • É uma conversa bidirecional, em vez de um monólogo;

  • É mais dinâmico e mais fácil de adaptar;

  • É mais fácil de mensurar e de avaliar;

  • Tem uma vida útil muito maior;

  • Envolve menos risco;

  • Maximiza um dos ativos mais importantes: o boca a boca;

  • É praticado tanto antes quanto depois da venda.

Veja como você pode criar uma estratégia de otimização em SEO que seja perfeita para o seu site.

Principais vantagens do marketing de conteúdo

Entendendo o conceito e a importância de se fazer marketing de conteúdo, não fica difícil deduzir suas principais vantagens e benefícios. Confira abaixo:

Autoridade e Visibilidade

A web é hoje uma das principais fontes de informação para muitas pessoas. Contudo, como ser encontrado em meio a um oceano de conteúdo? Ao produzir conteúdos de valor, que sejam relevantes e venham ao encontro das necessidades e interesses de seu público-alvo, você aumenta sua visibilidade e também sua autoridade em um determinado assunto, tornando-se assim uma fonte de referência, com maior capacidade de atrair e engajar novas pessoas e clientes.


O impacto do marketing de conteúdo para o SEO de seu site é significativo. O Google examina uma variedade de dados, tais como CTR no SERP, tempo de permanência na página e qualidade do texto, a fim de ajustar a classificação. Sendo assim, com um conteúdo de qualidade que atraia mais pessoas e as envolva por mais tempo, maiores são as chances de melhorar o seu ranqueamento.


A criação de material de alta qualidade estabelece o seu negócio como uma autoridade no campo e, como resultado, conquista a confiança das pessoas.


Além disso, ao falar sobre o que interessa ao seu público-alvo e não sobre sua empresa propriamente, você aumenta a probabilidade de que este público compartilhe seu conteúdo com suas redes de contatos, uma vez que ficarão satisfeitos por terem resolvido seus problemas e poderão compartilhar seu material com outras pessoas interessadas.

Interação e Relacionamento

Com a ajuda do marketing de conteúdo é possível estabelecer uma relação de maior proximidade com clientes em potencial, seja pela confiança depositada no material produzido, seja pela interação mais significativa criada a partir dele. Ademais, por meio da utilidade e da qualidade do conteúdo, você favorece a tomada de decisão dos clientes, pela segurança transmitida.


O marketing de conteúdo possibilita também a aquisição de uma espécie de publicidade espontânea, com alto potencial de engajamento, ao fazer com que o público do site compartilhe e interaja com o conteúdo criado nas redes sociais. Além disso, proporciona a ampliação do relacionamento com os clientes, por meio das dúvidas, sugestões e contatos que possam surgir a partir desse material. Uma boa estratégia nessa ocasião é o e-mail marketing.


Por meio dessa estratégia é possível ainda construir uma base mais ampla de leads, que talvez não estejam aptos a se tornarem clientes no momento, mas que são potenciais futuros clientes. Na medida em que vão sendo alcançados pelo conteúdo relevante produzido, vão sendo preparados até o momento em que identifiquem existir um alinhamento entre suas necessidades e o que a empresa pode fazer.

Vantagem competitiva

Em um mercado cada vez mais competitivo, gerar conteúdo de qualidade, que possa sanar as dúvidas e dores de clientes em potencial, é um recurso essencial para construir confiabilidade e adquirir uma significativa vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes. A partir da imagem positiva construída em relação à sua empresa, são muito maiores as chances dela ser buscada em primeiro lugar quando um cliente necessitar de um novo produto ou serviço.


Com isso, o custo de aquisição de clientes (CAC) também se reduzirá, uma vez que naturalmente novos clientes em potencial passarão a acessar o seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar ou gastar mais para isso.

Captação de leads

A produção de posts no blog é muito importante para atrair visitantes ao seu site e tornar seu negócio uma referência no mercado. Mas para uma estratégia de marketing de conteúdo completa, é necessário ter uma conversão intermediária para fisgar quem ainda não está no momento certo da compra.


É essa a função de um conteúdo rico: um material educativo que agrega valor para seus visitantes. Oferecendo esse tipo de conteúdo, seu negócio pode continuar educando seus potenciais clientes e preparando cada um deles ao longo do tempo para que, no momento certo, seja possível fazer a abordagem de venda.


Não basta, contudo, criar esses materiais para que eles ajudem a educar prospects e tornem a sua empresa referência no mercado. É preciso divulgá-los de maneira correta e eficiente para conseguir leads e, a partir daí, iniciar um relacionamento com esses leads.


A forma mais eficaz de ofertá-los é através das landing pages, que são páginas voltadas para a conversão. Por meio delas, você pode oferecer o conteúdo e, em troca, pedir algumas informações de contato dos potenciais clientes, como nome, e-mail, telefone e outros dados que achar necessário.

Principais estratégias do marketing de conteúdo

1. Content review

Content review (ou revisão de conteúdo) é o processo de garantia de qualidade pelo qual cada parte do conteúdo deve passar antes da publicação — e depois periodicamente. Pode envolver tudo, desde a verificação do alinhamento do público até a garantia de uma voz consistente da marca, a revisão e muito mais.


Tenha um processo de criação de conteúdo bem definido. É importante se ter uma compreensão clara de quem é responsável por concluir o processo de revisão e aprovação. Uma dica para essa etapa é criar um checklist, descrevendo todas os conteúdos existes e seus status de revisão.


Toda a sua estratégia, planejamento e trabalho duro podem se desfazer rapidamente se você ignorar o conteúdo depois de publicado. Portanto, incorporar essas avaliações em seu fluxo de trabalho é um bom passo para tornar seu conteúdo à prova de futuro. Para fazer isso, você precisa designar revisores de conteúdo, auditar seu conteúdo periodicamente, definir e seguir um processo de revisão de conteúdo e o cronograma de revisão que você definiu.

2. Content pruning

A remoção de conteúdo ou Content pruning, envolve a atualização ou remoção de conteúdo que está sobrecarregando um site, evitando que ele tenha um desempenho tão bom quanto poderia. Ao remover esse peso morto, você aumenta sua saúde geral.


É muito semelhante a podar uma árvore: ao remover galhos e folhas mortas, você aumenta a saúde geral da árvore e garante que toda a sua energia vá para as partes que deseja cultivar.


Conceitualmente, isso faz sentido, mas que tipo de conteúdo é considerado peso morto? A resposta: um conteúdo que perdeu sua utilidade e valor. Por exemplo, veja o quanto de tráfego as páginas estão obtendo, quanto tempo os usuários ficam na página e se houve ou não conversões nos últimos meses.

3. Content analytics

Content analytics (ou análises de conteúdo) é o ato de aplicar práticas de marketing analítico ao conteúdo. Alguns negócios usam softwares de análise de conteúdo para fornecer visibilidade acerca da quantidade de conteúdo que está sendo criado, a natureza desse conteúdo e como ele é usado.


O objetivo do content analytics é obter novos insights para melhorar a tomada de decisões. Por exemplo, um padrão em conteúdo não estruturado pode explicar uma tendência em dados estruturados ou vice-versa. A análise de conteúdo também pode ajudar a gerenciar as métricas relevantes. Com os KPIs definidor e em vigor, as empresas podem identificar qual conteúdo é mais valioso e ajustar seus investimentos de acordo com sua estratégia.


Esses relatórios podem trazer visões necessárias para o seu negócio perante o SEO, prevendo ações, melhorando a performance e trazendo uma visão data driven.

Esse artigo pode lhe interessar "Content Pruning: O que é a poda de conteúdo no SEO".

Por que a estratégia de marketing de conteúdo é importante

É importante enfatizar que uma estratégia de marketing de conteúdo não é algo “bom de se ter” – é um requisito fundamental para o sucesso.


Na verdade, o Content Marketing Institute confirma este fato com seu Relatório Anual de Benchmarks, Orçamentos e Tendências. Em 2021, 57% dos profissionais de marketing de conteúdo ainda dizem que não têm uma estratégia de conteúdo documentada, mas aqueles que têm classificam consistentemente seus esforços como muito mais bem-sucedidos do que aqueles que não têm.

Marketing de conteúdo | Bytebio

Além disso, a pandemia tornou a atualização das estratégias de marketing de conteúdo ainda mais crítica. Cerca de 70% dos profissionais de marketing de conteúdo que utilizam essa estratégia, relatam que a pandemia impactou sua estratégia de marketing de conteúdo de maneira moderada a importante.


Gerar conteúdo faz com que as empresas se aproximem do cliente de uma forma bastante interessante. Há mais conexão, proximidade e, com isso, mais credibilidade. Além disso, esse tipo de marketing facilita o pós-venda e até mesmo ajuda a medir o nível de satisfação e o de recompra.


O marketing de conteúdo está diretamente ligado com o aumento das vendas, sejam elas de serviços ou de produtos. Pessoas que encontram um site pelo Google e não por um anúncio, tendem a comprar muito mais e de forma contínua. Por isso, é válido saber que marketing de conteúdo é tão efetivo quanto o tradicional – se não mais.

Marketing de conteúdo e marketing analítico

Já que o marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital, ele precisa ser eficientemente acompanhado, a fim de que os resultados com o conteúdo estejam de acordo com o esperado pelo negócio. Nesse momento, percebemos a devida importância do marketing analítico.


O marketing analítico dispõe de uma gama de ferramentas que podem otimizar e monitorar todos os resultados do marketing de conteúdo de maneira eficiente e prática.


Quando utilizamos o BI a nosso favor, é necessário que o marketing consiga trabalhar melhor suas análises, o que é crucial para a tomada de decisão e para o planejamento estratégico. Além de tudo, essa tecnologia atende a inúmeros requisitos do marketing digital.


Alguns pontos de atenção, portanto, que precisam ser acompanhados e mensurados são:

  • Tráfego: acompanhe o tráfego de seu site ou blog, principalmente daqueles links vinculados nas redes sociais, para averiguar o impacto do marketing de conteúdo;

  • Interações sociais: monitore o engajamento do público nas redes sociais, na forma de likes, comentários e compartilhamentos, como outro indicador significativo de resultados;

  • Leads: a geração de novos leads é um dos principais objetivos do content marketing. Portanto, analisar o número de leads gerados em um período, seja via mailing ou seja por outras formas, a partir do conteúdo divulgado, é um bom indicativo do sucesso ou não do trabalho efetuado;

  • Palavras-chave: compare a concorrência das palavras-chave de qualquer site com o seu, para descobrir novas oportunidades de lançamento de campanhas de SEO eficientes;

  • Entre outros.

Concluindo

De nada adianta uma boa estratégia de SEO e um site bem otimizado com um conteúdo desinteressante e sem nenhum valor para o usuário. O lema “o conteúdo é o rei” já é bem conhecido no mundo do marketing digital. Porém, muitas vezes esta frase fica só no discurso ou pior, é interpretada de forma errada. Produzir qualquer conteúdo não adianta nada.


A Bytebio é uma empresa de transformação digital e MarTech. Assim, nosso principal objetivo é contribuir para que o seu negócio adquira ainda mais inteligência através de processos de marketing e de ferramentas tecnológicas.


De forma prática, iremos impulsionar a sua marca, independente de sua área de atuação, por meio de serviços de consultoria estratégica, performance e desempenho, desenvolvimento, automação de processos, marketing analítico e, principalmente, tecnologia.


Sabemos que o comportamento do consumidor está mudando, e carregamos o compromisso de acompanhar essa tendência para incorporar nos negócios, proporcionando uma geração de leads (ou potenciais clientes) de alta performance. Fale agora mesmo com a gente para tirar todas as suas dúvidas, ou saiba mais sobre como aplicamos nossa Consultoria em SEO.

Saiba mais sobre