Blog Bytebio

Content Pruning: O que é a
poda de conteúdo no SEO

Content Pruning se refere a remoção ou poda de conteúdo antigo e sem valor do blog. Isso é muito vantajoso, então descubra por que você deve fazê-lo!

Quando as pessoas pensam sobre conteúdo e SEO, elas estão sempre focadas na criação de novos conteúdos. Mas as pessoas esquecem do conteúdo existente e o impacto que ele tem no desempenho do site.


Embora possa parecer contraditório, sua classificação pode melhorar após a remoção de alguns conteúdos, o que nós chamamos de Content Pruning. Nesse contexto, nos últimos anos, ficou claro que o ditado "menos é mais" também se aplica ao conteúdo em SEO.


Por isso, hoje vamos entender como o Content Pruning impacta no SEO e quais são as vantagens de utilizar essa estratégia para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca. Continue a leitura!

Veja como você pode criar uma estratégia de otimização em SEO que seja perfeita para o seu site.

O que é Content Pruning?

A remoção de conteúdo ou Content Pruning, envolve a atualização ou remoção de conteúdo que está sobrecarregando um site, evitando que ele tenha um desempenho tão bom quanto poderia. Ao remover esse peso morto, você aumenta sua saúde geral.


É muito semelhante a podar uma árvore: ao remover galhos e folhas mortas, você aumenta a saúde geral da árvore e garante que toda a sua energia vá para as partes que deseja cultivar.


Conceitualmente, isso faz sentido, mas que tipo de conteúdo é considerado peso morto? A resposta: um conteúdo que perdeu sua utilidade e valor.

Exemplos de conteúdo que normalmente são removidos:

  • Páginas com informações desatualizadas;

  • Páginas que não estão obtendo, e nunca obterão, tráfego ou engajamento;

  • Páginas com conteúdo duplicado ou conteúdo limitado.

O Content Pruning é como uma limpeza de conteúdo, um processo em que você separa os itens legítimos e úteis dos que não possuem valor. Isso é importante porque o algoritmo do Google detesta duplicação de conteúdo. Você já notou isso no Panda do Google? É muito provável que sim, principalmente se for dono de um site pequeno ou inferior a 100 páginas.


É importante ressaltar que a remoção de conteúdo não está relacionada a qualquer alteração na URL ou structure do site. Ao contrário, ela consiste em remover diretórios inteiros e páginas específicas para evitar que conteúdo duplicado apareça no resultado de pesquisa. Nesse contexto, você também não precisa remover todo o conteúdo potencialmente redundante.

Veja como você pode corrigir seus erros do Google PageSpeed ​​de uma vez por todas.

Quais são os benefícios do Content Pruning?

Quando você coloca um conteúdo no ar, você deseja que ele reverbere alguma vantagem para o seu site. Então, quando isso não acontece, você precisa arrumar uma maneira de resolver esse problema. Nessa situação, quais são as vantagens da remoção de conteúdo? Confira algumas abaixo:

Melhora qualidade geral

Ao podar o conteúdo que não agrega nenhum valor, você aumenta a qualidade geral do seu conteúdo. Isso significa que você tenha conteúdo de alta qualidade para o seu público e os mecanismos de busca.


Além disso, o conteúdo que você usa para SEO deve estar atualizado com o mais recente acontecimento da sua marca e ponto de venda. Por isso, se um conteúdo não está sendo atualizado ou é desatualizado, ele deve ser removido.

Melhora distribuição da autoridade do link

Ao eliminar o conteúdo que não agrega nenhum valor, você está garantindo que a autoridade do link está fluindo apenas para páginas que têm potencial.



Isso também significa que os links externos são menos propensos a apontar para conteúdo irrelevante ou desatualizado. Assim, você pode garantir que todos os links externos sejam de alta qualidade e possuam autoridade.


Se você não tiver certeza sobre como remover o conteúdo, utilize um boa empresa especializada, para garantir que eles tenham tráfego orgânico relevante. Você também deve monitorar a performance natural do seu conteúdo para saber a melhor hora de remover. Com a monitorização, você pode saber quando o tráfego orgânico cai e o ranking danificado não será uma surpresa em breve.

Melhora experiência do usuário

Isso leva a uma boa experiência do usuário para os visitantes, o que se torna cada vez mais importante também para os mecanismos de pesquisa.


O Google e outros mecanismos de busca não medem apenas as palavras-chave que você usa no seu site, mas também a experiência do usuário.


Portanto, remover o conteúdo irrelevante permite que você tenha mais espaço para informar aos usuários sobre os assuntos comuns associados à sua marca e ponto de venda.

Este artigo pode lhe interessar "Smart Bidding: o que é e como usar os lances inteligentes"

Quando discutimos a remoção de conteúdo, não estamos falando sobre um evento de limpeza concluído. Estamos falando de um processo de limpeza contínuo. Muitas empresas, por outro lado, simplesmente deixam conteúdo antigo em seus sites para acumular poeira, e suas classificações são prejudicadas.


Então, sempre que possível, efetue o Content Pruning!

Como o Content Pruning ajuda o seu SEO?

O Google está cada vez mais focado na precisão, relevância e qualidade - bem como na pontualidade das informações. Como enfrentamos mais informações imprecisas na web do que nunca, o mecanismo de busca está trabalhando em dobro para priorizar a otimização de sites que mantenham seu conteúdo atualizado e confiável.


Então, se você está se perguntando como se adaptar à atualização mais recente e seu site tem muito conteúdo, nossa maior sugestão é podar o conteúdo. Elimine o peso morto que está prendendo o seu site e certifique-se de que cada parte esteja de acordo com as expectativas de qualidade mais recentes do Google.


Para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca, você precisa ter conteúdo relevante sobre as palavras-chave que você está usando. Então, como o Content Pruning afeta a performance orgânica?


Tem um certo conflito entre as duas coisas: em um ano, os sites tendem a crescer muito no número de URLs, enquanto a quantidade de conteúdo permanece inalterada. Levando em consideração, grandes alcance orgânicos e grandes números de URLs. Isso significa que os mecanismos de busca são obrigados a espalhar o tráfego orgânico em um monte de páginas, para manter uma taxa aceitável de renderização do conteúdo.


Este é um caso específico em que Content Pruning realmente faz sentido! Quando você cria muitas URLs diferentes, o seu tanto de conteúdo não pode ser atualizado regularmente. Em vez disso, você precisa focar em produzir conteúdo de alta qualidade para mais páginas do que você jamais poderia atualizar.


Este é o momento em que Content Pruning entra na jogada!

Qual a importância de remover conteúdos sem valor do seu blog?

Você pode estar se perguntando: não é melhor focar em produzir conteúdos novos e de alta qualidade ao invés de gastar tempo olhando para o que já passou? Pois é, informo que não. Enquanto não podemos nos livrar dos conteúdos antigos, podemos fazer o seu trabalho muito mais fácil para que você possa focar em qualidade sempre.


Cada vez que você cria um novo post, é um desafio manter o site relevante e atualizado, não importando quão frequentemente você publica novas postagens.

De fato, dirigir esforços ao desenvolvimento de materiais de qualidade é essencial, afinal, você quer que o tráfego nas suas páginas melhore e, para isso, seu conteúdo deve ser o melhor.


No entanto, ter páginas de conteúdo inútil indexadas pode ocasionar em situações prejudiciais para a sua performance, que afetarão seu tráfego, sua relevância e, consequentemente, suas taxas de conversão. Este é o resultado de uma má estratégia para trabalhar com conteúdo duplicado.


Por exemplo, ida para verificar as páginas da sua página inicial no Google Search Console e verifique quão grandes são as suas URLs secundárias. Se você tiver cem URLs secundárias, significa que há 100 URLs sem relevância em seu site.

Concluindo

O foco no Content Pruning é excelente para a saúde do site em termos de SEO e performance. Se o seu negócio necessita de auxilio na estratégia da poda de conteúdo, conte com o especialistas em SEO da Bytebio que são referência no segmento MarTech. Fale com os nossos consultores ou saiba mais sobre a Consultoria Especializada em SEO.

Saiba mais sobre