Blog Bytebio

5 dicas sobre marketing analítico para melhorar sua estratégia em 2024

Melhore suas estratégias de marketing em 2024 com essas 5 dicas de marketing analítico. Saiba como coletar, analisar e usar dados para alavancar seus resultados.

Antes de tudo, sabemos que o objetivo principal de qualquer marca atuante no mercado é alcançar melhores resultados, e assim, tornar-se competitiva. No entanto, para que esse objetivo seja alcançado, é necessário otimizar os processos internos, a fim qualificar os produtos, serviços e até mesmo as atividades pertinentes.


Para entender de fato o que devemos melhorar, otimizar, desenvolver ou reduzir, é necessário se basear em dados (data driven), e não em “achismos". E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do marketing analytics.


Mesmo sendo uma área do marketing muito importante nos contextos atuais, muitos empreendedores e profissionais do ramo ainda desconhecem seu conceito e, consequentemente, suas principais aplicações.


Quer saber mais sobre o assunto e quais são as principais características dessa estratégia? Então confira o nosso post até o final e tire as suas dúvidas.

Afinal, o que é o marketing analítico?

Antes de tudo, podemos definir que o Marketing Analytics — também conhecido como marketing analítico — como o processo de medir, gerenciar e analisar dados de marketing e de desempenho para entender o que está funcionando e o que não está em suas campanhas de marketing.

Assim, conseguimos tomar decisões mais embasadas sobre a maneira de direcionar os esforços de marketing da marca.

De maneira prática, o marketing analítico inclui a coleta e análise de dados sobre o tráfego do site, conversões, taxa de conversão, vendas, retorno sobre o investimento em campanhas publicitárias, e diversos outros processos pertinentes.

A análise de marketing também pode incluir o uso de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, dashboards, entre outros, para entender como os clientes interagem com sua empresa e para identificar oportunidades de melhoria.
Conheça o Kommo CRM integrado ao ChatGPT, com fonte de dados específicos da empresa e veja como usar Chatbots com WhatsApp

Quais são as vantagens e benefícios do marketing analítico?

A partir do que foi dito, podemos facilmente identificar alguns dos benefícios e vantagens que o marketing analítico oferece. Vejamos alguns deles:

1. Decisões com base em dados

A primeira vantagem que podemos perceber com o uso do marketing analítico é o fato de que, através dele, conseguimos tomar decisões mais sólidas e embasadas. Ao coletar e analisar os dados, os profissionais encarregados podem gerar estratégias com maior confiança, tomando decisões de marketing baseadas em fatos, e não apenas em suposições ou intuição.

2. Campanhas mais eficientes e otimizadas

Além da melhoria na tomada de decisões, o marketing analítico permite também identificar quais estratégias e táticas estão funcionando e quais não estão, possibilitando que os profissionais de marketing ajustem suas campanhas para obter resultados mais eficientes.


Em adição, com os dados reais de comportamento, geografia e demografia, fica mais fácil segmentar e direcionar as campanhas às pessoas que realmente possuem um fit com a oferta da empresa.

3. Contexto mais detalhado do público-alvo e persona

A partir dos dados sobre o comportamento dos consumidores, os profissionais de marketing podem entender melhor o público-alvo e criar campanhas mais relevantes e eficazes, reduzindo custos desnecessários e contribuindo com um ROI cada vez mais sustentável.

4. Análise em tempo real

Temos ainda a oportunidade de acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real, o que permite ajustá-las rapidamente se for necessário.


Esse processo também permite aos profissionais de marketing avaliar o retorno sobre o investimento de cada campanha e tomar decisões informadas sobre como alocar o orçamento de marketing de maneira mais eficaz.

5. Mais foco às equipes

Quando passamos a avaliar o desempenho das estratégias que foram elaboradas, é possível identificar se elas estão sendo conduzidas de acordo com o planejamento estratégico da equipe – seja a curto, médio ou longo prazo. Dessa forma, torna-se possível manter as equipes cada vez mais alinhadas aos propósitos competitivos, seja no aspecto micro ou macro da corporação.

Equipe realizando Marketing Analítico para Campanhas de Marketing
Equipe está analisando dados para melhorar o desempenho das campanhas de marketing
Veja o que é Inteligência Artificial e como ela pode ajudar o profissional de Marketing.

Na prática: como funciona o marketing analítico?

Entendendo o conceito e a importância do marketing analítico como estratégia competitiva em uma empresa, a sua funcionalidade é bastante simples – mas deve ser executada com cautela. Em geral, as etapas do marketing analítico são as seguintes:

  • Objetivos de Marketing em Marketing Analítico
    Identificação dos objetivos de marketing
    Muito antes de começar a coletar e analisar dados, é importante ter clareza sobre os objetivos de marketing que se deseja atingir. Isso ajudará a determinar quais dados são relevantes e como eles devem ser medidos.
  • Coleta de Dados para Marketing Analítico
    Coleta de dados
    Existem muitas fontes diferentes de dados que podem ser usadas para o marketing analítico, incluindo o site da empresa, as redes sociais, plataformas de publicidade online, entre outras.
  • Análise de Dados em Marketing Analítico
    Análise de dados
    Depois de coletar os dados, é preciso analisá-los para entender como estão relacionados com os objetivos de marketing. Esse processo deve ser preferencialmente realizado com o auxílio de ferramentas de análise de dados.
  • Tomada de Decisão em Marketing Analítico
    Tomada de decisões com base nos dados coletados
    Através da análise dos dados, os profissionais de marketing irão tomar decisões informadas sobre como ajustar suas estratégias e táticas de marketing para obter resultados mais eficazes.
  • Acompanhamento e mensuração de Desenpenho
    Acompanhamento e mensuração do desempenho
    Em geral, o marketing analítico não é um processo que ocorre de uma vez só. É importante acompanhar e medir o desempenho das campanhas de marketing regularmente, a fim de avaliar se estão atingindo os objetivos estabelecidos e também se há a necessidade de realizar ajustes para qualificar os resultados.

5 dicas de marketing analítico para melhorar suas estratégias em 2024

Assim como qualquer ferramenta ou processo, existem erros bastante comuns e que precisam ser evitados, caso você queira turbinar suas estratégias e campanhas. Vamos comentar sobre algumas delas abaixo:

1. Não realizar a documentação de resultados

Em geral, fica praticamente inviável conseguir analisar o desempenho de alguma estratégia se não existe qualquer registro dela. E nesse contexto, não estamos nos referindo unicamente aos dados de performance, mas como também na documentação de objetivos, metas, planejamentos, e o que mais for cabível documentar.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Content Trends, em 2019, constatou-se que somente 36,6% dos negócios possuíam algum tipo de estratégia já documentada! Portanto, é crucial investir na documentação dos processos relacionados ao marketing analítico, pois esse é um dos principais erros que tornam essa estratégia ineficiente ou totalmente fora de contexto.

2. Focar unicamente em ferramentas e aplicações

De fato, as ferramentas e aplicações são essenciais para tornar a estratégia do marketing analítico cada vez mais eficiente. Entretanto, diversas organizações focam somente nelas, acreditando que por serem tecnológicas e inteligentes podem resolver tudo.


Com isso, as marcas se esquecem que, por mais inteligente e tecnológica seja uma ferramenta, existem atividades no marketing analítico que ainda dependem de capital humano.

3. Desperdiçar tempo

Desperdiçar muito tempo no processo de marketing analítico é um erro bastante comum. E isso acontece por inúmeros motivos, como por exemplo:


  • Falta de um plano estratégico traçado. Com isso, ninguém saberá quais serão os dados mais relevantes a serem coletados e analisados;
  • A empresa não investe em ferramentas para automação das atividades, fazendo com que os processos sejam conduzidos de maneira extremamente manual;
  • Não há profissionais altamente qualificados e dedicados. Logo, a análise de dados tende a ficar em segundo plano.

4. Não investir em organização

Quem trabalha ou está começando a atuar com o marketing analítico, sabe que esse processo demanda extrema organização. Isso porque os envolvidos na área tendem a lidar com uma vasta gama de dados, de diversas fontes. Então existe uma complexidade bastante evidente nessa ferramenta.


Logo, é necessário encontrar uma maneira de organizar todos esses dados e processos. Um exemplo a citar é a importância de categorizá-los em grupos, adotando nomenclaturas, e até canais de marketing. Além disso, estabeleça em um calendário para realizar o monitoramento das métricas mais importantes.


Ações como essas irão otimizar ainda mais a sua rotina, e farão com que você não se perca nos dados e acabe dispondo de informações destinadas às estratégias erradas.

5. Ignorar o potencial da visualização

Não é de agora que sabemos que a apresentação de dados para os superiores imediatos é importante. No entanto, se você traz essas informações até eles de qualquer maneira, pode acabar frustrando expectativas, e além disso, não conseguir efetivamente passar a mensagem que você deseja.


Por esse motivo, essa é uma das funções mais primordiais da visualização de dados! Ela tem o poder de conseguir realizar a transmissão de informações de uma forma mais precisa e rápida, sem contar o potencial de encantamento. Portanto, não se esqueça de investir em um processo visual detalhado e bem bonito na hora de apresentar esses dados nos relatórios de marketing.

Descubra como a Bytebio se tornou a primeira agência no Brasil nota 5 na Semrush!

Conclusão

Conforme vimos, o marketing analítico é de suma importância para um negócio. Afinal de contas, o mercado encontra-se cada vez mais concorrido, e dessa forma, é crucial dispor de estratégias para alavancar resultados e gerar competitividade.
Já é hora, portanto, de investir em transformação digital e marketing analítico para melhorar suas estratégias e campanhas, uma vez que a possibilidade de entregar ofertas cada vez melhores a um público que tem total fit com sua marca se torna muito maior.

Se o conteúdo deste artigo lhe interessou, fale com a gente para descobrir o que nossa equipe pode fazer pelo seu negócio. Caso queira saber mais sobre o tema acesse nossa página de soluções em marketing digital.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre