Blog Bytebio

Por que o Marketing 360º se tornou necessário em 2024?

Saiba como e porque o Marketing 360º, pode te ajudar a melhorar sua forma de venda e conquistar clientes!

O marketing é uma das áreas que mais cresceu e ganhou relevância nos últimos anos, em especial o marketing digital. Se antes as empresas resistiam muito a investir nessa área, hoje em dia, boa parcela delas tem o marketing como a principal fonte de leads e vendas.


Com o sucesso da área, surgiram também várias técnicas e estratégias distintas para serem colocadas em prática, sendo uma delas a do marketing 360 (ou marketing 360º). Você já ouviu falar?


Essa é uma abordagem um pouco diferente do que a maioria das empresas está habituada. Aqui, as empresas investem em todas as plataformas disponíveis, para levar sua marca ao máximo de lugares e pessoas possíveis. Interessante, não é?


Para nos aprofundarmos mais no assunto, continue lendo e entenda porque essa estratégia se tornou tão necessária.

O que é marketing 360?

Como nós explicamos brevemente, no marketing 360 o intuito é alcançar o maior número de pessoas. Para isso, a estratégia utilizada se baseia em estar presente no maior número de canais possíveis, buscando aproveitar todos os pontos de contato com os clientes em potencial. Por isso a ideia de marketing 360 graus, isto é, cobrir todas as direções disponíveis.

A maioria das empresas foca em um único canal, no máximo dois, para desenvolver seu plano de comunicação e suas campanhas de marketing. Por mais assertivo e lucrativo que seja esse modo de trabalho, ele pode ser potencializado algumas vezes quando é replicado em diferentes canais.

E nesse caso, não estamos falando apenas de canais digitais. Até mesmo a mídia offline entra aqui, afinal também é um meio de comunicação, e o objetivo é justamente utilizar diversos meios de comunicação ao mesmo tempo. Não só parece, mas é de fato uma estratégia complexa, que requer tempo, planejamento e dedicação.

Para quais empresas essa pode ser uma boa estratégia?

O marketing 360 pode ser colocado em prática em qualquer empresa, de qualquer segmento. No entanto, é importante que a empresa já tenha um time de marketing estruturado, pois essa é uma estratégia que exige uma equipe multidisciplinar.


Sendo assim, se sua empresa tem o objetivo de crescer, aumentar sua autoridade junto ao seu público alvo e alcançar ainda mais clientes, o marketing 360 com certeza é uma ótima ferramenta para esse fim.

Marketing 360
Marketing 360 em todos os lugares, plataformas e canais
Este artigo pode lhe interessar "O que é Martech?"

Quais os benefícios do marketing 360?

Essa estratégia tem sido muito bem vista pelo mercado e em 2024 muitas empresas decidiram colocá-la em prática. Com isso, notaram rapidamente vários benefícios, dos quais alguns são listados a seguir:

Mais visibilidade

Esse é um dos primeiros pontos notados ao colocar o marketing 360 em prática. Afinal, o simples fato de ter sua marca exposta em todos os canais já traz, automaticamente, mais visibilidade.


Mas, além disso, essa estratégia também pode ser um diferencial com relação à concorrência. Afinal, isso também demonstra o quão forte a empresa é, pois não é fácil tirar o marketing 360 do papel.

Mais proximidade com o cliente

Uma das grandes vantagens de estar presente nas redes sociais é a proximidade que ela propicia com os clientes. Normalmente, é através desses canais que ocorre uma troca mais intensa entre consumidor e cliente.


Quando trabalhados corretamente, esses canais ajudam na aproximação do cliente, o que também contribui para sua fidelização.

Maior compreensão do mercado

A melhor forma de entender sobre algo é vivenciando na prática, correto? Ao aplicar o marketing 360 a empresa passa a ter contato com as mais diversas áreas do mercado, até mesmo aquelas que menos explorava. Isso irá ampliar o conhecimento do time e também vai contribuir para o crescimento do negócio.


Desse modo, será possível compreender de que forma a marca pode atuar e se posicionar, para se tornar ainda mais assertiva.

O que é preciso para colocar essa estratégia em prática?

Apesar de ser muito benéfica para a empresa, essa com certeza não é a estratégia mais fácil de ser colocada em prática. Afinal, estar presente em um canal já é algo complexo, imagine então estar presente em todos.


Apesar de complexo, contudo, não é impossível! Para tornar sua estratégia de marketing 360 real, é preciso antes de tudo ter um time multidisciplinar, uma vez que cada canal tem suas especificidades e requer conhecimentos distintos.


Além disso, é imprescindível contar com um bom planejamento. Serão várias atividades a serem desempenhadas concomitantemente e, sem um plano traçado e responsáveis definidos, dificilmente serão obtidos os resultados esperados.


Por fim, mas não menos importante, é preciso conhecer seu cliente como ninguém. Pode parecer óbvio, mas isso é essencial, já que irá te ajudar a entender qual canal trabalhar em cada momento, a fim de otimizar toda a jornada do cliente desde o começo.

Planejamento e ação com marketing 260
Planejamentos e estratégias para conquistar clientes

Como criar uma estratégia de marketing 360?

Acima, nós apenas citamos o que é preciso para criar uma estratégia 360. Agora, vamos um pouco mais além. É hora de colocar a mão na massa e nós vamos explicar como:

Objetivo

Essa é a primeira etapa em qualquer campanha ou estratégia de marca. Sem o objetivo, as ações não farão sentido e isso também irá dificultar o acompanhamento do resultado. É preciso, portanto, definir um objetivo para depois seguir com as demais etapas.

Definir ações

Em seguida, é preciso definir exatamente quais canais serão utilizados. A ideia é usar vários – havíamos mencionado todos os canais de comunicação –, mas sabemos que é humanamente impossível utilizá-los. Por isso, é importante definir quais serão esses canais.


Após, é preciso definir as ações que serão desenvolvidas em cada um desses canais. É provável que cada um tenha um formato específico ou mais utilizado. Pensando nisso, talvez seja interessante definir também quem irá trabalhar em cada canal. O time multidisciplinar será extremamente importante aqui.

Segmentação

Por mais que sejam utilizados diversos canais, ainda assim é preciso segmentar qual público será trabalhado em cada um deles. De nada adianta estar presente em diversos pontos, mas não falar com a audiência certa para a sua empresa.


Por isso, é importante definir qual é o seu público dentro daquele canal, o que ajudará a criar conteúdos mais assertivos.

Integração e sinergia entre os canais

Apesar de utilizar diversos canais, o tom de voz da marca deve ser o mesmo. Afinal, todo o conteúdo é de uma única empresa, correto? É muito importante que, por mais que os conteúdos sejam trabalhados de forma diferente em cada canal, eles estejam de acordo com a marca.


Na verdade, muitas empresas têm uma única pauta para os diversos canais, alterando apenas a forma como ele é abordado/retratado em cada um deles. Isso dá mais unidade e ajuda a fortalecer a marca.

Acompanhamento

Por fim, mas não menos importante, está o acompanhamento de todos os canais escolhidos. É importante coletar métricas de cada canal e analisar continuamente o desempenho da sua marca em cada um deles.


Assim, será possível conhecer melhor o público de cada canal, a forma como mais gostam de ter contato com sua marca e o que mais os atrai.

Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Por que sua empresa deveria investir no marketing 360?

Depois de entender melhor sobre como funciona essa estratégia de marketing, você deve estar se perguntando se isso faz sentido para a sua empresa, sua realidade. Bom, nós vamos dar mais algumas razões para que você perca o medo.

Aumenta a probabilidade de conversão

Como sua marca e seus produtos estarão presente em diversos canais, em cada um deles com uma apresentação distinta, seus clientes terão muito mais oportunidades de contato com a marca.


Com isso, poderão conhecer mais rapidamente seu portfólio e os

produtos/serviços no qual têm interesse. É como se você os “cercasse" de todas as formas possíveis. O que significa que se há interesse na marca, as chances de conversão aumentam significativamente.

Melhora a área de customer sucess

A área de customer success (CS) tem feito sucesso, pois as empresas entenderam a importância de ter um cliente satisfeito. E o marketing 360 também coopera com o time de CS. Afinal, a marca não só está presente em diversos canais, como também deve atender em todos eles.


Essa integração do atendimento aumenta a satisfação dos clientes. A impressão que terão é que não importa o canal que utilizam, eles terão uma resposta da empresa com relação à sua dúvida ou reclamação.

Maior valorização da marca

Como nós já mencionamos, essa estratégia de marketing 360 também é muito benéfica para a valorização da marca. Seus clientes perceberão que sua empresa é organizada e engajada, e a prova disso é que a verão por todos os lugares. Isso irá fazer com que eles vejam a marca com mais credibilidade.

Fidelização dos clientes

Um dos principais pontos para a fidelização de clientes é o contato contínuo, mesmo após o fechamento da venda. Como marketing 360 esse contato não apenas continua, como se mantém em diversos canais. Isso vai manter seu cliente próximo, por dentro das novidades e também vai aumentar as chances de que ele volte a comprar novamente.

Investimento em marketing dentro da empresa
Investimento em marketing é garnatia de presença e vendas

Porque é importante investir em marketing em 2024?

Independente do nicho ou tamanho da sua empresa, investir em marketing é atualmente um dos pré-requisitos para construir um negócio sólido. Isso porque é ele quem irá levar sua marca para o mercado, para seu público.


Além de ajudar a atrair novos clientes, o marketing é extremamente importante para fidelizar os atuais. Em adição, ajuda a aumentar o lucro, o número de pessoas que sua marca alcança e também pode ser um diferencial com relação aos seus concorrentes.


Por isso, se você quer que sua empresa se destaque no mercado e atue de forma lucrativa, é muito importante investir em marketing. Quantas empresas que conhecemos atualmente só são o que são hoje, por conta do investimento em marketing? Inúmeras!

Conte conosco

E você, quer investir no marketing do seu negócio, mas não sabe como ou por onde começar? Nessas horas, é muito importante contar com o apoio de quem já tem conhecimento do assunto, e nós da Bytebio podemos te ajudar!


Trabalhamos com consultorias e também ferramentas para estruturar melhor seu time de marketing e, assim, obter resultados ainda melhores! Quer saber mais sobre o que podemos criar de estratégias e oportunidades? Conheça melhor a Bytebio.


Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha te ajudado a entender o que é marketing 360, porque ele é tão importante e como colocá-lo em prática. Temos certeza de que essa estratégia irá trazer excelentes resultados para o seu negócio.


Se você gostou do conteúdo e quer continuar a ler mais sobre, não deixe de conhecer nosso blog. Estamos sempre publicando conteúdos referentes a tecnologia, transformação digital e marketing!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre