Blog Bytebio

Quais os benefícios do BPM na produtividade das empresas?

Saiba tudo sobre BPM e como melhorar a produtividade da sua organização por meio da implementação desse recurso!
O mundo dos negócios tem mudado rapidamente. Nesse sentido, se você quer acompanhar as mudanças e se destacar em relação aos concorrentes, é fundamental que a sua empresa considere investir em novas ferramentas que possam otimizar o trabalho na organização.

É aí que entra o sistema de BPM!

O Business Process Management é um sistema de gestão que visa melhorar o desempenho geral das empresas. Isso é realizado por meio da automatização de processos, da adequação da gestão e da manutenção de mudanças favoráveis às empresas.

Em linhas gerais, o gerenciamento de processos de negócios pode ser uma ótima alternativa para ajudar sua empresa a atingir os seus objetivos por meio da adoção do marketing analítico.

Por isso, chegou a hora de você se aprofundar mais no tema. No texto de hoje, trouxemos um guia completo para você com os principais benefícios da adoção do sistema de BPM na produtividade das organizações. Boa leitura!

Afinal, o que é BPM?

O sistema BPM é uma abordagem direcionada ao gerenciamento de operações de negócios.

Ele é eficiente porque contribui para o sucesso dos processos em vigor nas empresas.

Desse modo, o Business Process Management atua na busca de novas maneiras de melhorar as atividades já existentes, auxiliando na produção de bons resultados pelos colaboradores.

Basicamente, pense na seguinte analogia: para que um relógio funcione, é fundamental que toda a sua estrutura esteja organizada estrategicamente e que as peças sejam automatizadas, certo?

Sendo assim, em uma empresa não é muito diferente. Quando todos os setores estão sincronizados, os resultados são melhor executados e gerenciados.
BPM: Business Process Management | Bytebio
Assim, de maneira resumida, o sistema de BPM consiste em um conjunto de práticas de gestão que visa tornar o trabalho de todos os indivíduos em uma organização mais produtivo e satisfatório para o cliente final.

Por que o BPM pode ser um grande aliado para as empresas?

Sempre que você desenvolve um novo produto, entra em contato com um lead qualificado ou lida com os problemas dentro da sua empresa, provavelmente você segue um determinado processo.

Essas etapas são conhecidas como Business Process. Resumidamente, elas fazem a sua organização funcionar de maneira mais organizada e eficaz.

Uma vez que o mercado está mudando e exigindo otimizações cada vez mais recorrentes, é fundamental que as empresas que querem tornar o seu trabalho mais otimizado, produtivo e eficiente invistam nesse conjunto de técnicas.

Assim, os sistemas BPM auxiliam que os diversos processos nas organizações sejam corretamente monitorados.

Nesse contexto, ele melhora os procedimentos e gera resultados mais adequados com menos recurso, o que pode gerar bons lucros e uma melhor rentabilidade para a empresa.

Enfim, o Business Process Management apoia os líderes e funcionários na tomada de decisões mais certas, tornando os processos mais eficientes e organizados.

Quais são os principais aspectos do sistema BPM?

Existem algumas características que compõem o sistema de BPM. É importante entender todas elas e suas principais aplicações para que a implementação desse mecanismo seja realizada corretamente na sua empresa.

Entenda as principais características do Business Process Management:

  • Mapeamento de processos: durante essa parte, serão descobertos e analisados todos os processos vigentes na empresa. Como resultado disso, será possível identificar potenciais problemas e propor melhorias para as atividades da empresa.
  • BPI: nessa fase, há a garantia de que o processo atenda às necessidades e expectativas do cliente.
  • Otimização de processos: por fim, com a otimização de processos, todos os setores e indivíduos inseridos na empresa são impactados positivamente no que diz respeito à gestão de tempo, produtividade e proatividade dos funcionários.
Business Process Bitrix24 | Bytebio

Como o BPM auxilia na melhora da produtividade?

Agora que você já sabe o significado de Business Process Management, provavelmente você deve estar se perguntando como utilizar esse recurso para melhorar a produtividade da sua empresa.

Primeiro de tudo, é importante ressaltar que, como o nome já diz, o sistema BPM ajuda na organização e na otimização dos processos.

Mas como isso é feito na prática?

Comunicação otimizada

Com um sistema de BPM, você consegue se comunicar mais facilmente com a sua equipe por meio da otimização de processos.

Dessa maneira, todos os sistemas dentro da organização funcionam melhor, uma vez que o contato entre os colaboradores é realizado de uma maneira estratégica.

Imagine que a sua empresa está passando por uma mudança pontual e que o principal problema na sua organização é a comunicação entre diferentes setores. Sendo assim, com um sistema de BPM qualificado, você auxilia os profissionais do seu negócio a entenderem mais facilmente a proposta de trabalho.

O Business Process Management auxilia, portanto, em todo o fluxo do negócio, o que impacta diretamente em um melhor entendimento sobre as necessidades do cliente. Como consequência, a entrega é mais satisfatória para ambos os lados.

Time mais engajado

Visto que há uma melhora na produtividade e na dinâmica entre a equipe, é muito mais fácil do time se tornar mais engajado e com uma melhor qualidade de vida no ambiente que ele está inserido.

Assim, com um time mais engajado, existe um ciclo estratégico e positivo para toda a empresa, que consegue melhores e mais eficientes entregas.

Padronização e mapeamento de processos

Com o mapeamento dos processos, é possível analisar todas as atividades executadas na empresa e quais são os principais problemas advindos desses processos.

Desse modo, o sistema de BPM possibilita que todas as informações possam ser catalogadas e organizadas no sistema, criando um padrão vantajoso para a empresa.

Redução de custos

Com os processos bem executados dentro da organização, tudo funciona melhor — e isso inclui a parte financeira.

Com o sistema BPM aplicado na rotina empresarial, as atividades podem ser realizadas com mais agilidade, atenção e praticidade.

Como resultado, existem menos erros e menos gastos.

Clientes mais satisfeitos

Satisfazer o cliente por meio da entrega de bons serviços é fundamental na era da competitividade.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, se destacar da concorrência é essencial. Para fazer isso, focar na felicidade e no bem-estar do consumidor é uma excelente maneira de garantir que as pessoas voltem a comprar da sua marca.

O sistema de BPM faz isso por você!

Implemente um sistema BPM na sua empresa

Agora que você já entendeu todos os principais benefícios do sistema BPM, deve estar se perguntando como implementá-lo, certo?

O primeiro passo é encontrar uma empresa que possa fazer isso por você. Por isso, faça uma pesquisa e entre em contato com a organização que oferecer o serviço que mais atenda a sua necessidade.

Foi pensando em atender às principais demandas do mercado atual, que a Bytebio nasceu.
Para saber como nós podemos ajudar o seu negócio a se tornar mais produtivo e rentável!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre

Bitrix24
Sua empresa. Unida.
Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

Somos parceiros
certificados
no Brasil