Blog Bytebio

GA4 e GTM: rastreamento de eventos e conversões

Saiba como GA4 e GTM podem transformar a análise de dados e impulsionar a estratégia de marketing digital com análise avançada de comportamento do usuário.
Compreender o comportamento dos usuários é vital para o sucesso de empresas e profissionais de marketing, para isso focamos em ferramentas essenciais como Google Analytics 4 (GA4) e o Google Tag Manager (GTM). Elas são fundamentais para monitorar conversões e o comportamento dos usuários no site.

Neste artigo discutiremos como o GA4 inova na análise de dados com ênfase em rastreamento de eventos e privacidade, e como o GTM facilita a implementação de tags, essenciais para análises eficientes.

Além disso, exploraremos como essas ferramentas oferecem insights para melhorar taxas de conversão e impulsionar os negócios digitais, e apresentaremos práticas recomendadas para utilizar o GA4 e GTM de maneira eficaz e segura a fim de fazer escolhas estratégicas baseadas em dados confiáveis.

Principais motivos para rastrear eventos e conversões

O rastreamento de eventos e conversões é fundamental para o sucesso no mundo digital de hoje. Ao monitorar as atividades dos usuários em seu site ou aplicativo, é possível obter dados valiosos que podem auxiliá-lo na obtenção das seguintes informações:
  • 1

    Entendimento profundo do comportamento do usuário.

    Ao rastrear eventos, como cliques em botões, visualizações de vídeos ou interações com um live chat, obtemos insights valiosos sobre o que realmente chama a atenção dos visitantes. Isso permite otimizar a experiência do usuário, levando a taxas de conversão mais altas.
  • 2

    ROI mais eficaz.

    Saber exatamente de onde vêm suas conversões (seja uma venda, inscrição em newsletter ou download de um e-book) permite alocar recursos de forma mais eficiente, otimizando o retorno sobre o investimento em campanhas publicitárias.
  • 3

    Integração Simplificada com GA4 através do GTM.

    O Google Tag Manager facilita a implementação de tags de rastreamento em seu site sem a necessidade de editar o código diretamente. Com a chegada do GA4, a integração entre estas duas ferramentas se tornou ainda mais intuitiva. Por exemplo, o GTM pode ser usado para instalar o GA4, tornando o processo de migração mais suave e permitindo que haja um maior aproveitamento dos novos recursos do GA4 mais rapidamente.
  • 4

    Análise de tendências e previsão de comportamentos futuros.

    O GA4 introduziu uma série de recursos avançados de análise, incluindo a capacidade de identificar tendências e prever comportamentos futuros dos usuários. Ao rastrear eventos e conversões, as empresas podem estar à frente da curva, antecipando as necessidades e desejos de seus clientes.

    O rastreamento de eventos e conversões não é apenas uma tarefa técnica, mas uma estratégia poderosa para entender e melhor atender ao público-alvo. Ferramentas como GA4 e GTM tornam essa tarefa mais acessível, ajudando empresas a crescer em um ambiente digital competitivo.
Pessoas realizando análises de comportamento do usuário no site e aplicativo

Google Analytics 4: Uma análise detalhada

O Google Analytics 4 (GA4), lançado em 2020, representa uma nova era na análise da web. Ele se baseia no sucesso do Universal Analytics, mas com uma abordagem mais flexível e focada no futuro.


Desde seu lançamento, o GA4 tem sido uma ferramenta vital para especialistas em marketing, donos de sites e desenvolvedores. Com o seu surgimento, a paisagem do rastreamento e análise de dados na web tem passado por uma grande revolução em como pode se analisar dados de comportamentos dos usuários na web.

Ele oferece uma série de recursos inovadores que o tornam uma ferramenta vital para especialistas em marketing, donos de sites e desenvolvedores. Aprimorando a análise de eventos e conversões com:

  • Modelo de dados flexível: O GA4 se baseia em um modelo de dados flexível que permite analisar eventos e conversões de forma mais granular, independentemente da plataforma ou dispositivo utilizado.
  • Análise preditiva: Utiliza inteligência artificial para fornecer insights preditivos sobre o comportamento do usuário, ajudando você a antecipar as necessidades dos seus clientes e tomar decisões mais estratégicas.
  • Privacidade e segurança aprimoradas: O GA4 foi desenvolvido com a privacidade em mente, oferecendo opções para minimizar a coleta de dados e garantir a segurança das informações dos seus usuários.
  • Integração com o Google Tag Manager: O Google Tag Manager (GTM) facilita a implementação do GA4 em seu site ou aplicativo, sem a necessidade de editar o código diretamente. O GTM também permite gerenciar outras tags de marketing e análise em um único lugar.
  • Visão holística do cliente: O GA4 oferece uma visão unificada do comportamento do cliente em diferentes plataformas e dispositivos, ajudando você a entender melhor a jornada do cliente e otimizar suas campanhas de marketing.
  • Tomada de decisões mais inteligentes: Os insights preditivos do GA4 te auxiliam na tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas, baseadas em dados concretos sobre o comportamento do seu público.
  • Maior flexibilidade e personalização: O modelo de dados flexível do GA4 permite que você personalize seus relatórios e análises de acordo com suas necessidades específicas.
Telas e funcionalidades do GA4. Fonte: Ajuda do Google Analytics
Telas e funcionalidades do Google Analytics 4
Google Analytics 4: Configuração e uso para impulsionar o Marketing Analítico e SEO

Principais características e novidades do GA4

  • Centrado no usuário e eventos.

    Diferentemente das versões anteriores, o GA4 foca no rastreamento de eventos em vez de sessões. Isso proporciona uma visão mais detalhada das ações que os usuários realizam em um site ou aplicativo.
  • Flexibilidade de medição.

    Com o GA4, é mais fácil adicionar ou modificar eventos e parâmetros sem necessariamente ter que alterar o código do site, tornando a análise mais ágil.
  • Análise avançada de audiência.

    O GA4 permite segmentar os usuários de maneira mais detalhada, possibilitando a criação de audiências com base no comportamento, no ciclo de vida e em outras métricas.
  • Integração com o BigQuery.

    Uma das adições mais significativas é a integração nativa com o BigQuery, o que permite aos usuários acessar e analisar seus dados em um ambiente mais avançado e escalável.
  • Visão centrada no ciclo de vida.

    Os relatórios no GA4 são organizados em torno do ciclo de vida do usuário, como aquisição, engajamento, monetização e retenção.
  • Compatibilidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    O GA4 é projetado tendo em mente as regulamentações de privacidade, com recursos que ajudam os sites a permanecerem conforme leis como a LGPD e o GDPR.
  • Modelo preditivo

    O GA4 usa machine learning para fornecer insights preditivos, como a probabilidade de um determinado grupo de usuários cancelar uma inscrição ou fazer uma compra.
O Google Analytics 4 é uma reimaginação da ferramenta de análise da web, oferecendo uma abordagem mais centrada no usuário e adaptada às necessidades contemporâneas de negócios e privacidade. Para os profissionais do meio digital, a transição para o GA4 não é apenas uma atualização, mas um salto evolutivo na maneira como entendemos e interagimos com nossos usuários online.

O que é Google Tag Manager (GTM)?

Em meio a tantas ferramentas e plataformas disponíveis no universo do marketing digital, é comum que novos termos e aplicações apareçam frequentemente. Uma dessas ferramentas que tem se destacado nos últimos anos é o Google Tag Manager, ou GTM. Mas afinal, o que é e por que é tão relevante para o mundo digital?

O Google Tag Manager é uma ferramenta do Google que permite aos usuários criar, atualizar e gerenciar tags em um site ou aplicativo sem a necessidade de intervenção direta no código. Uma tag, no contexto digital, é um fragmento de código que serve para coletar informações sobre interações e comportamentos dos usuários em uma plataforma.
Telas do Google Tag Manager

Principais Funcionalidades e Vantagens do Google Tag Manager (GTM).

O Google Tag Manager (GTM) revolucionou a gestão e implementação de estratégias digitais, transformando-se em uma ferramenta indispensável para empresas. Abaixo, exploramos suas principais funcionalidades e vantagens:
  • Gestão Simplificada

    O GTM dispõe de uma interface amigável que permite adicionar, editar ou remover tags sem a necessidade de acessar o código-fonte do site. Isso confere autonomia aos profissionais de marketing, que podem realizar atualizações sem depender do time de TI.
  • Suporte a Diversas Tags

    Além de integrar tags do próprio Google, como Google Analytics e Google Ads, o GTM suporta uma ampla variedade de tags de terceiros, incluindo publicidade, remarketing, entre outras, proporcionando uma gestão de tags diversificada e abrangente.
  • Rastreamento Avançado

    O GTM permite a criação de eventos específicos para monitorar comportamentos detalhados dos usuários. Isso inclui visualizações de vídeo, downloads de arquivos e interações com formulários, oferecendo insights valiosos sobre o comportamento do usuário.
  • Ambientes de testes e redução de erros.

    Antes de implementar qualquer alteração, o GTM possibilita a realização de testes em um ambiente seguro, assegurando o correto funcionamento das tags e minimizando o risco de erros, evitando problema como informações de rastreamento incorretas.
  • Flexibilidade e agilidade nas atualizações

    A integração de diversas ferramentas e tags em um único lugar proporciona uma flexibilidade incomparável, possibilitando aos profissionais de marketing a habilidade de fazer atualizações ágeis sem a necessidade de um desenvolvedor, aprimorando o tempo e aprimorando a eficácia operacional.
  • Performance e segurança

    O GTM carrega tags de forma assíncrona, sem interferir no carregamento de outras partes do site, contribuindo para manter a velocidade e a performance do site. A ferramenta possui recursos de segurança robustos, assegurando que as tags implementadas não afetem a integridade e o desempenho do site ou do aplicativo.
Em resumo, o Google Tag Manager não é apenas uma conveniência, mas sim uma ferramenta essencial que otimiza o tempo, reduz erros e oferece autonomia e flexibilidade aos profissionais de marketing, sendo crucial para a eficácia das estratégias digitais de qualquer empresa, agilizando ações e análises completas.
Descubra os 5 benefícios da consultoria em marketing analítico e impulsione suas estratégias de marketing.

Eventos e parâmetros no GA4 na análise de dados

Imagine ter uma loja física sem câmeras de segurança. Você não saberia quantas pessoas entram, que seções visitam ou o que examinam. No mundo digital, o rastreamento de eventos serve como essa "câmera", permitindo que você entenda cada ação que um usuário toma, ao entender este comportamento você pode:
  • Otimizar a experiência do usuário para aumentar conversões.
  • Ajustar sua estratégia de marketing para atrair mais tráfego qualificado.
  • Identificar pontos problemáticos em sua plataforma que possam estar afastando os clientes.
Eventos no GA4 são interações ou atividades dos usuários que você pode medir. Essas interações podem variar desde um simples clique em um botão até a conclusão de uma compra. Por exemplo:
  • Visualização de página.
  • Reprodução de vídeo.
  • Submissão de formulário.
  • Adição de produto ao carrinho e muito mais.
Mas para ir além entender o contexto desses eventos, o GA4 introduziu parâmetros. Os parâmetros são detalhes adicionais sobre cada evento, como:
  • Duração de uma reprodução de vídeo.
  • Preço do produto adicionado ao carrinho;
  • Categoria da página visitada
Para ilustrar: quando um usuário assiste a um vídeo em seu site, o evento pode ser "Reprodução de vídeo". Mas os parâmetros associados podem incluir "duração do vídeo", "nome do vídeo" ou "categoria do vídeo".

Como eventos e conversões impulsionam o sucesso de sites e campanhas

Em um mundo cada vez mais competitivo, a compreensão aprofundada sobre o comportamento do usuário em seu site ou campanha tornou-se uma ferramenta crucial para o sucesso. Se você é um empreendedor, gestor de marketing ou responsável por estratégias digitais, atenção: os dados de eventos e conversões podem ser o seu maior aliado!

Como explicado anteriormente, eventos referem-se a interações ou atividades específicas dos usuários em um site, ou aplicativo. Pode ser algo tão simples quanto clicar em um botão ou visualizar uma página.

As conversões, por outro lado, são a "joia da coroa". Elas ocorrem quando o usuário completa uma ação de valor para o seu negócio, como realizar uma compra, inscrever-se em uma newsletter ou preencher um formulário de contato.

Por que você precisa de uma consultoria especializada?

Embora o GA4 ofereça ferramentas poderosas, a interpretação e aplicação correta dos dados requerem expertise. Uma consultoria especializada proporciona:

  • Interpretação precisa: Evite mal-entendidos que podem levar a decisões erradas.
  • Estratégias personalizadas: Cada negócio é único, e uma análise aprofundada pode desvendar oportunidades específicas para o seu mercado.
  • Implementação eficiente: Não perca tempo e recursos com tentativas e erros. Uma consultoria garante que você esteja no caminho certo desde o início.

Atualmente, ignorar o poder dos dados de eventos e conversões é como navegar sem um mapa. Se você está pronto para transformar esses insights em ações concretas que impulsionam o seu negócio, entender e implementar corretamente eventos e parâmetros no GA4 pode parecer um desafio, mas a recompensa é imensa. Como especialistas em SEO e Análise de Dados, estamos aqui para te ajudar a navegar por essa revolução na análise de dados.

Veja também

Confira alguns conteúdos que valem a pena dar uma olhada

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre