Blog Bytebio

6 características do mercado

de trabalho do futuro

Assim como as empresas, os profissionais também precisam se adaptar a essa nova Era Digital e estar atento às novas
demandas que surgem todos os dias.

Neste post você vai ver:

O mercado de trabalho na Era digital
Com todo o avanço tecnológico, já existem soluções que facilitam a vida de empresas e empreendedores e, em alguns casos, acabam dispensando a contratação de determinados profissionais. Um exemplo disso é o Bitrix24, que conta com mais de 35 ferramentas e, entre elas, um criador de sites Bitrix24.
Como acompanhar as mudanças digitais
A essa altura, você deve estar pensando que, com todas essas mudanças, a experiência profissional não tem mais nenhum valor. Mas não é bem assim. É claro que ela ainda vale. Mas, vista isoladamente, não basta.

6 características do mercado
de trabalho do futuro

Com a Revolução 4.0, é necessário aceitar as mudanças que a globalização e a Transformação Digital trouxeram para toda a empresa e, consequentemente,
as novas exigências do mercado de trabalho do futuro.

Amplo e dinâmico, o mercado exige um novo perfil e tem valorizado profissionais multitarefas – aqueles que conseguem se desdobrar em muitos – e aspectos
como a capacidade de se reinventar.

Além de realizar várias atividades ao mesmo tempo, o novo profissional também precisa saber reconhecer as prioridades e os recursos necessários para o alcance
dos objetivos.

Você sabe explicar o porquê dessa mudança e quais os benefícios que uma empresa pode alcançar contratando um profissional com perfil analítico?

O post de hoje responde a essas dúvidas. Continue com a gente e descubra quais os diferenciais mais valorizados pelas empresas no cenário atual.

O mercado de trabalho na Era Digital

O LinkedIn e o uso de softwares especializados que ajudam a monitorar e filtrar currículos por habilidades auxilia o RH a contratar colaboradores de forma
inteligente e eficaz.

Aplicativos – como Skype e Hangouts – também são utilizados para a realização de entrevistas de emprego, por exemplo, especialmente, em recrutamentos de abrangência nacional.
Segundo a pesquisa “Harvey Nash Human Resources”, 60% dos líderes de Recursos Humanos que foram entrevistados em todo o mundo apontam que a importância
da tecnologia na execução de sua função aumentou.
Mas não foi só a área de Recursos Humanos que sofreu impactos com o uso de novos softwares e plataformas. A Era Digital já tomou conta de todos os departamentos das empresas e a maioria dos profissionais já sabem e sentem isso no dia a dia.

Exceto em algumas profissões bem específicas, ser especialista em uma única área já não é o suficiente para as empresas. E os jovens da geração X – aqueles que estão entrando no mercado de trabalho agora ou que fazem parte dele há pouco tempo – entenderam a nova dinâmica e já começaram a reavaliar a carreira. Fato que pode representar uma ameaça àqueles profissionais acomodados, que vivem em sua zona de conforto e exercem sempre as mesmas funções.

Com todo o avanço tecnológico, já existem soluções que facilitam a vida de empresas e empreendedores e, em alguns casos, acabam dispensando a contratação de determinados profissionais. Um exemplo disso é o Bitrix24, que conta com mais de 35 ferramentas e, entre elas, um criador de sites Bitrix24. Com ele é possível personalizar seu blog ou loja virtual mesmo sem ter conhecimento em design ou em codificação.

O que a gente quer mostrar citando o Bitrix24 é justamente essa necessidade de se reinventar e ampliar a visão. Profissionais especialistas somente em linguagem de programação, por exemplo, podem perder espaço. O ideal serial que eles investissem em uma ou mais áreas complementares, ainda que diferentes da primeira formação,
a fim de se aproximar mais do mercado de trabalho do futuro.
Veja o artigo "O que é Bitrix24?" e veja como ele pode transformar o seu negócio

Como acompanhar as mudanças digitais?

A essa altura, você deve estar pensando que, com todas essas mudanças, a experiência profissional não tem mais nenhum valor. Mas não é bem assim. É claro que ela ainda vale. Mas, vista isoladamente, não basta.

O que a gente quer dizer é que profissionais experientes devem passar por uma reciclagem com o intuito de acompanhar as mudanças digitais. E aqueles que estão entrando no mercado de trabalho e ainda não possuem nenhuma experiência, mas que contam com a familiaridade com as novas ferramentas disponíveis a seu favor, devem focar e investir no desenvolvimento pessoal e profissional.

É isso mesmo que você leu. O perfil pessoal tem grande peso na escolha de um funcionário e, ao contrário do que muitos pensam, as tecnologias não vieram para tirar postos de trabalho de ninguém. Elas vieram para fazer com que aquele profissional diferenciado seja mais bem pago do que os outros.

Então, é papel da liderança afastar os receios ainda existentes sobre os impactos da Transformação Digital, pois, estudos apontam que, até 2020, a Inteligência Artificial criará mais empregos do que eliminará.
Bônus: Uma dica para você que procura desenvolver o lado criativo e analítico
de seu funcionário: invista em mentorias e coaching.

6 características do mercado
de trabalho do futuro

De modo geral, as empresas tendem focar em algumas características e qualquer profissional – à procura de emprego ou já no exercício de sua função, seja dentro de uma empresa ou trabalhando por conta própria – precisa se preocupar com elas.
Facilidade de compreensão
O mercado se tornou muito mais dinâmico, o que exige um fluxo contínuo de aprendizagem. Novos conceitos, tendências, estratégias e métodos surgem todos os dias. É preciso estar atento a tudo!

Independente da área de atuação, sempre há algo novo a ser descoberto. Nesse sentido, aqueles que têm um perfil mais observador e curioso saem na frente de seus concorrentes. Isso porque eles conseguem prestar atenção aos detalhes e assimilar mais rapidamente um conteúdo.



01
Criatividade
Atitudes inovadoras! Pensar fora da caixa é um mega empurrão para conseguir se destacar em
um mercado faminto por profissionais criativos.

Vale ressaltar aqui que, ao contrário do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que pode ser adquirida. Claro que uma pessoa pode, sim, nascer com certo talento a mais. Mas todo mundo tem capacidade, ainda mais trabalhando em equipe e sendo um bom ouvinte: Quem escuta mais, tem mais chances de descobrir como solucionar um problema de forma autêntica.



02
Versatilidade
Saber se adaptar em um mundo globalizado faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego. Ter conhecimento sobre ferramentas utilizadas pelo departamento já é algo visto
como desejável em currículos.

Além disso, o mais importante é saber avaliar a interdependência de outras área com a sua atividade.



03
Proatividade
Essa característica se baseia no que conhecemos por “vestir a camisa” da empresa. Profissionais
que assumem comportamentos antecipados em relação a situações e, rapidamente, criam soluções para problemas podem vir a surgir.

Criar maneiras de facilitar o trabalho ou o dia a
dia dos consumidores também é considerado proatividade. Uma das empresas que mais
atuam dessa forma é a Apple.

Antes de criar o Iphone ou o Ipad, o consumidor talvez nem imaginasse que poderia precisar desses produtos. No entanto, a Apple conseguiu
se antecipar a uma necessidade e, hoje em dia, conta com uma legião de fãs, que aguardam ansiosamente pelas novas versões dos equipamentos.

Apenas um exemplo para ilustrar como a proatividade pode levar empresas e profissionais para muito mais longe. Pessoas que mostram autonomia e vontade de vencer são muito requisitadas. Elas são procuradas para assumir papeis de liderança dentro das organizações.


04
Perfil analítico
Saber analisar dados e tirar proveito deles é um diferencial na Era Digital. A Indústria 4.0 e as ferramentas que auxiliam o nosso trabalho, nos bombardeiam o tempo todo de relatórios e isso pode deixar os profissionais que não sabem
como lidar com eles em apuros.

Números soltos não fazem sentido algum para uma tomada de decisão. Uma análise simples
ou mal feita pode também acarretar graves consequências para a empresa. Então, saber analisar os dados faz com que qualquer empreendimento saia à frente da concorrência.

A análise com precisão é crucial para extrair dos relatórios o que é importante e o que é irrelevante naquele momento e, com isso, tomar a melhor decisão.


05
Comunicativo
Para que o processo de trabalho ocorra com eficiência, um bom profissional tem que ter habilidade de se comunicar e se fazer ouvido.

A capacidade de se relacionar bem com as pessoas faz toda a diferença e o perfil analítico tem papel primordial nessa tarefa.

Pessoas assim tendem a ir direto ao ponto, sem enrolação, e transmitem a mensagem com objetividade e clareza. Como consequência disso, a empresa ganha em gestão do tempo e aumento da produtividade.

O mercado de trabalho do futuro procura por profissionais que sabem criar relacionamentos e construir sua própria rede de contatos, o tão famoso networking. Despertar a empatia nas pessoas também é fundamental, já que é por meio de relacionamentos que conseguimos grandes parcerias.
06

Concluindo

Mostramos pra você nesse texto como a tecnologia transformou, para melhor, a realidade das empresas e dos funcionários.

Ficou comprovado que é preciso priorizar um perfil analítico na hora da contratação, pois ele será útil em muitas etapas. Não somente na criação e análise de relatórios, mas também na assimilação de conteúdos e novidades com mais rapidez.

Profissionais assim também irão te propor novas metodologias de trabalho por
meio de uma comunicação eficaz.

Pode confiar: aplicando as dicas que selecionamos aqui para o mercado de trabalho do futuro, você, empreendedor, montará uma equipe mais eficaz e você, profissional, pode abrir os olhos para toda a transformação em curso.

Dessa forma, ficará mais simples criar metas empresariais que se adequam à realidade da empresa e que, com um pouco de esforço, possam ser atingidas.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Bitrix24
Sua empresa. Unida.
Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

Somos parceiros
certificados
no Brasil

Veja também

Confira alguns conteúdos que valem a pena dar uma olhada
Ver mais

Saiba mais sobre

A Bytebio
A Bytebio é uma empresa de Transformação Digital que contribui para deixar sua empresa com ainda mais inteligência de negócios, por meio de tecnologia da informação, processos e gestão, orientado às pessoas e com respeito à cultura da organização.

Temos como objetivo prover a inteligência do negócio com a Transformação Digital e auxiliando no Desenvolvimento, Aplicações, CRM, Automações de Processos e Marketing Analítico.

Com sede em Ribeirão Preto/SP, a Bytebio iniciou seus trabalhos em 2009 e hoje possui grande know-how em Consultorias, Treinamentos, Desenvolvimento e Análise de Negócios. Somos pautados no relacionamento com o cliente e na experiência da transformação digital, junto à uma equipe completa que respeita a cultura das organizações, com pilares em gestão, pessoas e tecnologia.

Propósito: Auxiliamos na inteligência de negócios por meio da Transformação Digital, com gestão, tecnologia e pessoas, de maneira efetiva e sustentável.
Missão: Realizar projetos e prestar serviços de Transformação Digital com o propósito de atender as necessidades de nossos clientes e alavancar o negócio por meio de soluções efetivas e sustentáveis.
Visão: Ser uma empresa que atua como um fornecedor completo de serviços e soluções para a Transformação Digital aos nossos clientes para gerar valor à estes e impacto positivo para a sociedade.
Valores: Organização, Seriedade, Respeito, Lealdade, Ética.
Nosso manifesto
  • Transformação Digital é sobre pessoas, processos e inovação
  • Transformação Digital é sobre pessoas, mais que ferramentas
  • Transformação Digital é sobre mudança de cultura
  • Ferramenta não faz nada. Ela permite que se faça. Quem faz as coisas, mesmo, são as pessoas
  • Uma empresa inteligente possui processos bem estabelecidos, mentalidade digital e cultura baseada em dados
Como aplicamos
Consultoria

Como resolver determinados problemas de negócio de sua empresa com o Bitrix24? Sozinho talvez não seja suficiente. A consultoria faz esta ponte e cumpre a função de ligar as necessidades e problemas às soluções, contando com a experiência de nossos consultores, que já possuem bagagem de outros cases e vivências de negócio e uso de ferramentas apropriadas.


Desenvolvimento

Desenvolvemos aplicações que podem estender o seu Bitrix24 à outras funções específicas à sua necessidade ou do seu negócio. Além disto, nosso time de desenvolvimento pode criar sistemas paralelos ou realizar integrações de sistemas já existentes e fazer com que todas as suas necessidades digitais sejam atendidas.


Parametrização e Implementação

Deixamos o Bitrix24 configurado conforme as necessidades de seu negócio, por meio de parametrizações, configurações, customizações e principalmente por meio de um trabalho de implementação, respeitando a cultura da empresa e o seu momento.


Capacitação e Treinamento
Oferecemos capacitações e treinamentos presenciais ou remotamente, para diferentes segmentos da empresa, de acordo com os papéis funcionais, como alta gerência, gerentes, colaboradores, equipe de projetos, vendas, bem como para todo o pessoal.
Consultorias
Consultoria em Transformação Digital

Auxiliamos empresas em sua jornada da Transformação Digital, respeitando a sua cultura e momento, para que avancem de forma sustentável.

Implemente uma cultura de digitalização, inovação e crescimento com a Bytebio, que conta com experiência de mais 11 anos no mercado e já atendeu mais de 600 empresas.

Consultoria em Marketing Analítico

Use os dados e as tecnologias para amparar as decisões de marketing.

Com os especialistas em Marketing Analítico da Bytebio o seu negócio vai permitir criar estratégias mais precisas e eficientes com base em dados..

Consultoria em Transformação Digital

Auxiliamos empresas em sua jornada da Transformação Digital, respeitando a sua cultura e momento, para que avancem de forma sustentável.

Implemente uma cultura de digitalização, inovação e crescimento com a Bytebio, que conta com experiência de mais 11 anos no mercado e já atendeu mais de 600 empresas.

Consultoria em Bitrix24

O Bitrix24 é uma plataforma completa de gestão, colaboração social, comunicação e que conta com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.

A consultoria envolve o diagnóstico completo da situação atual do seu negócio para que possamos levantar as melhores estratégias, proporcionando a otimização dos processos através do Bitrix24.

Consultoria em Automação de Processos

A consultoria busca tornar os processos mais fluidos e práticos através da substituição de trabalho humano por trabalho automatizado.

A Automação de Processos é comum em atividades operacionais e é ativada de forma automática a partir de um determinado gatilho definido de acordo com cada operação.

Consultoria em Projetos

Ter uma gestão de projetos não é uma tarefa fácil, por isso a Bytebio desenvolveu uma automação em conjunto com o Bitrix24 chamado de GIP (Gestão Inteligente de Projetos)

Sua maior característica é a facilidade em planejar,
executar e controlar os projetos do seu negócio, independentemente do tamanho ou da sua complexidade.
Resultados desejados
Maior Engajamento

Aumentar aderência dos funcionários aos processos e à ferramentas adequadas à empresa, como o Bitrix24, melhorando a experiência de uso e comunicação interna.


Melhoria no Controle de Projetos

Planejamento, execução e gerenciamento de seus projetos alinhados à um processo fluido.


Otimização Processos Internos

Otimização de processos internos, simplificação de rotinas e fluidez operacional.


Informações Unificadas
Maior produtividade com dados, sistemas e informações integrados, sincronizados via APIs
Transformação Digital
De maneira geral, a Transformação Digital é a capacidade de responder rapidamente ou aproveitar as oportunidades do mercado com base nas pilhas de tecnologia atuais, recursos de pessoal e tecnologia digital.

Trata-se da capacidade de uma organização de assumir a Transformação Digital não apenas do ponto de vista da tecnologia digital, mas em toda a organização, incluindo pessoas, cultura e processos, para alcançar resultados positivos de negócios.

Embora haja uma grande ênfase na tecnologia, o nível de maturidade digital de uma organização também é afetado pela velocidade e adaptabilidade, em grande parte devido aos recursos em capital humano e processos automatizados — é um esforço de equipe, no sentido mais amplo da palavra.


Por que a Transformação Digital é uma prioridade?

A Transformação Digital é o ato de alterar fisicamente fluxos de trabalho e processos por meio de tecnologias digitais. Isso significa que sua maturidade digital é o grau em que você entende — e tem a capacidade de implementar — essas mudanças.

Trabalhar para alcançar esses resultados é essencial para que os negócios permaneçam viáveis ​​e competitivas. À medida que os mercados e as situações evoluem, a Transformação Digital bem-sucedida torna mais fácil para as empresas serem ágeis e flexíveis, escalar e obter valorização rápida.


Tendências em Transformação Digital: Analytics e Digital

Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey realizou um estudo com 124 negócios de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a Transformação Digital dos negócios que atuam no país.

Foi utilizada a ferramenta proprietária Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que avaliou 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da Transformação Digital e captura de resultados financeiros, distribuídas entre as quatro dimensões.

Veja a seguir o A&DQ com a mensuração da Transformação Digital dos negócios em Analytics e Digital com as suas dimensões e práticas.

Continue a leitura do artigo
Bitrix24
A Bytebio é Parceira Gold Oficial do Bitrix24 no Brasil

A gente sabe que gerenciar um negócio não é tarefa simples. Independente do tamanho ou segmento, é preciso muita organização para ter controle sobre todos os processos, acompanhar as equipes, garantir a qualidade dos produtos e serviços, oferecer suporte ao cliente e, ainda, ter tempo para buscar inovação e criatividade.

Agora, imagine uma única ferramenta executando todas essas funções, com qualidade, eficiência e simplicidade, unificando sua empresa, otimizando seu tempo e acelerando seus resultados. Imagine poder, com ela, construir uma infraestrutura interna com relações externas. Gerenciar comunicações, pessoas, projetos, clientes e campanhas de marketing. Tudo a partir de um só lugar!

Imaginou? Parece até sonho, mas não é. Ela existe e já vem mudando a realidade de mais de quatro milhões de empresas, de diversos portes e setores, em diferentes países, inclusive aqui no Brasil.

Como ele pode ajudar a sua empresa?

Agora que entendeu o que é Bitrix24, pode estar se perguntando: "Dentre tantas funcionalidades, como a plataforma pode auxiliar nos meus desafio e transformar o meu negócio?".

As mais de 35 ferramentas podem te fazer pensar bastante por onde começar, afinal você terá muito à sua disposição. Mas você não precisa, nem deve, usar tudo de uma vez. Comece pelos gargalos principais e, com o tempo, vá descobrindo as infinitas possibilidades que o Bitrix24 oferece.

Comunicação: Qualquer empresa precisa ser capaz de se comunicar – interna e externamente – para sobreviver. Uma boa e efetiva comunicação é capaz de alinhar processos, integrar colaboradores e melhorar o atendimento ao cliente.

O Bitrix24 oferece uma variedade de ferramentas de comunicação, incluindo rede social corporativa, mensagens instantâneas, chat em grupo, ligações, mensagens via celular, chamadas em vídeo e videoconferência, todos já integrados à conta. Uma plataforma em que toda a equipe pode discutir ideias e colaborar.

E para o tornar o processo de comunicação em sua organização ainda mais completo, o Bitrix24 também oferece aplicativos Android e iOS, que possibilitam a colaboração de onde você estiver.

Intranet Social: Apesar de vital, a comunicação interna continua a ser um dos maiores desafios das empresas de todos os portes. Se você busca uma solução para eliminar os ruídos e alinhar as equipes com o propósito da sua empresa, o Bitrix24 é a resposta.

Inspirada em redes sociais como o Facebook, a intranet do Bitrix24 tem um série de características inovadoras que facilitam, simplificam e melhoram a comunicação entre os colaboradores. Com ela, você aumenta o alcance das informações, o engajamento, a integração e até a produtividade da sua equipe, fortalecendo a cultura organizacional.

Mas ela vai muito além de um simples canal de comunicação. São mais de 30 ferramentas que permitem que você colabore, planeje, trabalhe em projetos, compartilhe arquivos, automatize processos de RH, crie fluxo de trabalho de aprovação, use calendários compartilhados e muitas outras possibilidades.

Tudo isso integrado a uma interface social, que maximiza a eficiência da comunicação no trabalho.

Acesse o artigo completo e veja como o Bitrix24 pode ajudar a sua empresa

Crie uma conta grátis do Bitrix24
Bitrix24 e LGPD
Bitrix24 e LGPD: Saiba por onde começar em sua empresa

O que é a LGPD?

A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

A Lei Geral de Proteção de Dados regula o processamento e armazenamento de dados pessoais de terceiros e pode ser decisiva para a implementação de estratégias de Marketing Digital no site da sua empresa. A adequação à legislação aumenta a confiabilidade da sua marca e ranqueamento em motores de pesquisa.

Bitrix24 e a LGPD:
O Bitrix24 é uma plataforma completa para negócios, com mais de 35 ferramentas atuando em gestão, colaboração social e comunicação. Dentre essas ferramentas colaborativas, ele possui um poderoso CRM (sistema que faz a gestão do relacionamento com clientes), lidando com um alto volume de dados.

Como ele lida com dados de clientes, documentos, comunicação, formulários e outros, ele é um sistema que vai ao encontro das necessidades que as empresas procuram para gerir estes dados e política, e agora, alinhada à LGPD.

Por ser um software de origem europeia e com escala global, com mais de 7 milhões de contas ativas em todo o mundo, o Bitrix24 adequou-se totalmente à GDPR (General Data Protection Regulation), 2016/679 a contento. Assim, todas as atualizações necessárias para estar em conformidade com a GDPR foram tomada, na ocasião.

Desta forma, agora com a LGPD no Brasil, o Bitrix24 também atualizou seus serviços para garantir que esteja em conformidade com a diretrizes.

Abaixo, deixamos o comunicado da própria Equipe Bitrix24.

Use o Bitrix24 nesta jornada com a LGPD

A plataforma Bitrix24 pode ser uma excelente escolha para auxiliar a sua empresa a ter um sistema para gestão de dados de seus clientes, colaboradores, seguindo as diretrizes da LGPD. Ele pode ser um sistema para a LGPD que contribui para a empresa se ajustar à Lei, por meio de aplicativos que estendem os seus recursos, como o GDPR for CRM, que permite a anonimização de dados pessoais, entre outros.

Os preços do Bitrix24 variam: existe a versão grátis e os planos de assinatura. Todos eles oferecem ferramentas para carregamento, organização e compartilhamento de arquivos que variam de 5GB a espaço de armazenamento com 1TB, com possibilidades de upgrades de espaço.

Nos planos com assinatura, não há limites do número de tarefas e projetos nos quais os seus colaboradores podem colaborar. No entanto, os planos comerciais podem incluir ferramentas de módulos adicionais que estão ausentes no plano grátis.

Consulte a nossa tabela de planos e funcionalidades.

Somos parceiros Gold Bitrix24 aqui no Brasil e estamos prontos para te ouvir e auxiliar nos desafios do seu negócio!

Leia o artigo completo
RPA no Bitrix24
Automação de Processo Robótico (RPA) no Bitrix24

Documentos e solicitações de funcionários passam por várias etapas de aprovação. Automação de Processo Robótico é uma ferramenta que permite automatizar seu negócio criando fluxos de trabalho para ações repetidas.

Como isso funciona?
Acesse Automação de Processo Robótico (RPA) no menu principal. Na aba Automação de Processo Robótico (RPA), você verá todos os fluxos de trabalho criados.

Você pode mudar para a visualização de lista, onde você verá quem criou cada processo.

All Assignments
Atribuições (assignments) são tarefas que devem ser realizadas em cada fase do processo.

Limitações de Automação de Processo Robótico
Aqui está o número de fluxos de trabalho disponíveis em planos de assinatura diferentes:
  • Free, Start+, CRM+, Tarefas+ - 1 fluxo de trabalho
  • Standard - 5 fluxos de trabalho
  • Profissional - ilimitado
O que é o GIP?
Gestão Inteligente de Projetos

É uma aplicação com automações para uma Gestão de Projetos, desenvolvida pela Bytebio. Atua em conjunto com o Bitrix24, para que se tenha uma Gestão de alto nível das Entregas e do Portfólio de Projetos.

Veja mais sobre o GIP

API do WhatsApp + Bitrix24
Como funciona a integração da API do WhatsApp + Bitrix24

Como funciona, detalhes e demonstração da integração da API exclusiva da Bytebio.

Então vamos acompanhar passo a passo como seria o funcionamento da integração sob os dois pontos de vista: no WhatsApp do cliente e no Bitrix24 da empresa.

Veja o artigo completo

Bitrix24 e SendPulse
Bitrix24 e SendPulse: Fundamentais no marketing digital

O E-mail Marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital. Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis etc. O e-mail marketing é a melhor maneira para garantir a aquisição e retenção de clientes. Portanto, é fundamental ter uma alta taxa de entregabilidade.

Você já deve ter se perguntado como é possível enviar vários e-mails de uma só vez e como eles chegam tão rápido ao destinatário sem perder informações no meio do caminho. Essa é uma resposta simples de responder, o responsável por preservar seu e-mail se chama servidor SMTP.

Quer saber como o SMTP pode te ajudar na estratégia de e-mail marketing e aumentar a entrega dos seus e-mails e garantir que o retorno do seu investimento (ROI) seja satisfatório? Neste artigo, você vai descobrir a importância e como aplicar em sua estratégia de Marketing Digital. Vem comigo!

O que é SMTP e como ele funciona?
O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, ou em português Protocolo de Transferência de Correio Simples) é um servidor online que recebe as informações do seu e-mail antes mesmo de chegar ao destinatário, ele filtra, verifica e encaminha o e-mail com segurança para aquele a quem se destina.

Para entender melhor o funcionamento do servidor SMTP é só comparar ao sistema dos Correios. Para enviar um pacote para alguém vamos aos correios e lá os agentes embrulham o pacote, pesam e preparam para a entrega, em seguida, ele é levado para um sistema de triagem até chegar no carteiro que realizará a entrega do pacote ao destinatário com segurança. Veja como acontece na prática:

Confira o Post Blog completo
Funil de Vendas
Para um negócio prosperar, ele precisa de um processo de vendas simplificado e uma alta taxa de conversão de leads. Hoje, em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas lutam porque usam funis de vendas complexos e com engajamento insuficiente do cliente, o que prejudica sua receita.

Basicamente, um funil de vendas é a jornada do cliente desde o momento em que ele se conecta à sua empresa.

Ele começa com a conscientização e interesse e termina quando uma perspectiva compra da empresa. Após a primeira compra, a empresa pode transformar o cliente em um comprador de longo prazo.

Então, fica claro que o funil de vendas é uma estrutura importante em qualquer negócio — mas, principalmente, naquelas que estão experimentando um grande crescimento.

Neste artigo, buscamos explicar como grandes empresas podem otimizar o funil de vendas com o auxílio de boas ferramentas do mercado. Tenha uma boa leitura!


O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é uma ilustração dos estágios pelos quais um cliente em potencial passa antes de se tornar um cliente. Ele se assemelha a uma pirâmide invertida — começa com muitos de seus clientes em potencial no topo.

E, à medida que seus representantes de vendas começam a se envolver com eles, apenas os clientes em potencial mais qualificados passam para o próximo estágio e, por fim, para o fechamento. Sendo assim, na parte inferior do funil de vendas estão seus clientes mais comprometidos.

O funil de vendas e a jornada do comprador são os dois lados do processo de compra.

Em linhas gerais, a jornada do comprador é o processo pelo qual os clientes passam antes da compra. Normalmente é dividido em três estágios:

  • Conscientização (parte superior do funil): o comprador toma conhecimento de seu problema ou questão. Eles procuram soluções, descobrem produtos ou serviços e buscam oportunidades.
  • Consideração (meio do funil): o comprador avalia diferentes produtos para enfrentar os desafios e se relaciona com os vendedores.
  • Decisão (fundo do funil): o comprador decide a solução para suas necessidades.

Continue a leitura do artigo
Chatbot e Live Chat
Ao incorporar uma solução de chat em seu site, você tem duas opções: optar por um live chat ou um chatbot automatizado? Ou você deve tentar usar os dois juntos ou eles devem ser mantidos separados?

A inteligência artificial (IA) transformou a maneira como as empresas interagem e se envolvem com os clientes. Não dá para negar: os negócios modernos estão mudando rapidamente de relacionamentos transacionais para relacionamentos de conversação.

Com o surgimento dos chatbots, as empresas estão obtendo formas inovadoras de construir relacionamentos sólidos com os clientes.

Então, voltamos ao questionamento anterior: se você pudesse escolher entre chatbot e live chat, o que você escolheria para fornecer um bom serviço ao cliente? Ambos os canais criam uma experiência única para os usuários, fornecendo respostas rápidas, para que eles não tenham que esperar por um e-mail ou ligar para o telefone.

No artigo de hoje vamos te explicar os principais conceitos que você precisa saber sobre esses dois modelos de chat para que você possa decidir qual é o melhor para o seu negócio. Tenha uma ótima leitura!


O que é Chatbot?

Os chatbots são essencialmente projetados para melhorar a experiência do cliente, automatizando as vendas e o suporte ao cliente.

No que diz respeito aos prós e contras do chatbot, os bots estão sempre disponíveis para engajar e auxiliar os clientes, respondendo suas perguntas simples e pré-qualificando leads — o que é muito positivo para construir uma base de consumidores sólida e relevante.

Em linhas gerais, os chatbots podem envolver os clientes em sites, aplicativos e aplicativos de integração de mensagens como o Facebook Messenger ou Whatsapp Business, por exemplo.

Os chatbots estão se tornando cada vez mais populares à medida que avançamos na tecnologia de inteligência artificial.

As empresas e os clientes interagem online por meio de uma interface de bate-papo, e o software de IA analisará e responderá às perguntas dos clientes — a ideia é superar as limitações humanas e agilizar o atendimento ao cliente.


O que é Live Chat?

Basicamente, o live chat permite que os usuários se conectem com os representantes de vendas e suporte para obter ajuda em tempo real.

Esse é o canal proativo preferido dos usuários, pois oferece suporte em tempo real. 70% dos consumidores preferem bate-papo ao vivo, e quase dois terços dos clientes que se engajam com uma plataforma de bate-papo têm maior probabilidade de retornar a um site e comprar novamente.

Desse modo, se trata de uma parte integrante de um kit de ferramentas de sucesso de atendimento ao cliente que oferece maior satisfação do cliente em comparação com e-mail e telefone.

Fica claro que os benefícios do live chat são muitos e você pode utilizá-los para melhorar as principais métricas de suporte da sua organização, fidelizando clientes e garantindo uma boa reputação e comunicação.

Continue a leitura do artigo
Business Intelligence
As empresas que possuem uma cultura data driven dispõem de estratégias que são guiadas por informações reais, como a prática de tomar decisões baseadas em dados, com evidência empírica e não em intuição, especulação ou hipóteses. Saber como analisar dados é fundamental para o sucesso do negócio.

Ao adotar uma cultura orientada a dados, a organização acaba assumindo uma direção que está 100% focada na pesquisa e análise de informações relacionadas aos negócios. O resultado positivo disso é uma compreensão das tendências do mercado e a evolução nos processos e gestão.

A forma de perceber a cultura data driven é a aplicação prática de ferramentas de big data e business intelligence. Com isso, preparamos este artigo com as 4 melhores ferramentas de BI que são essenciais para análise do seu negócio.

Confira o artigo completo