Blog Bytebio

6 características do mercado

de trabalho do futuro

Assim como as empresas, os profissionais também precisam se adaptar a essa nova Era Digital e estar atento às novas
demandas que surgem todos os dias.

Neste post você vai ver:

6 características do mercado
de trabalho do futuro

Com a Revolução 4.0, é necessário aceitar as mudanças que a globalização e a Transformação Digital trouxeram para toda a empresa e, consequentemente,
as novas exigências do mercado de trabalho do futuro.

Amplo e dinâmico, o mercado exige um novo perfil e tem valorizado profissionais multitarefas – aqueles que conseguem se desdobrar em muitos – e aspectos
como a capacidade de se reinventar.

Além de realizar várias atividades ao mesmo tempo, o novo profissional também precisa saber reconhecer as prioridades e os recursos necessários para o alcance
dos objetivos.

Você sabe explicar o porquê dessa mudança e quais os benefícios que uma empresa pode alcançar contratando um profissional com perfil analítico?

O post de hoje responde a essas dúvidas. Continue com a gente e descubra quais os diferenciais mais valorizados pelas empresas no cenário atual.

O mercado de trabalho na Era Digital

O LinkedIn e o uso de softwares especializados que ajudam a monitorar e filtrar currículos por habilidades auxilia o RH a contratar colaboradores de forma
inteligente e eficaz.

Aplicativos – como Skype e Hangouts – também são utilizados para a realização de entrevistas de emprego, por exemplo, especialmente, em recrutamentos de abrangência nacional.
Segundo a pesquisa “Harvey Nash Human Resources”, 60% dos líderes de Recursos Humanos que foram entrevistados em todo o mundo apontam que a importância
da tecnologia na execução de sua função aumentou.
Mas não foi só a área de Recursos Humanos que sofreu impactos com o uso de novos softwares e plataformas. A Era Digital já tomou conta de todos os departamentos das empresas e a maioria dos profissionais já sabem e sentem isso no dia a dia.

Exceto em algumas profissões bem específicas, ser especialista em uma única área já não é o suficiente para as empresas. E os jovens da geração X – aqueles que estão entrando no mercado de trabalho agora ou que fazem parte dele há pouco tempo – entenderam a nova dinâmica e já começaram a reavaliar a carreira. Fato que pode representar uma ameaça àqueles profissionais acomodados, que vivem em sua zona de conforto e exercem sempre as mesmas funções.

Com todo o avanço tecnológico, já existem soluções que facilitam a vida de empresas e empreendedores e, em alguns casos, acabam dispensando a contratação de determinados profissionais. Um exemplo disso é o Bitrix24, que conta com mais de 35 ferramentas e, entre elas, um criador de sites Bitrix24. Com ele é possível personalizar seu blog ou loja virtual mesmo sem ter conhecimento em design ou em codificação.

O que a gente quer mostrar citando o Bitrix24 é justamente essa necessidade de se reinventar e ampliar a visão. Profissionais especialistas somente em linguagem de programação, por exemplo, podem perder espaço. O ideal serial que eles investissem em uma ou mais áreas complementares, ainda que diferentes da primeira formação,
a fim de se aproximar mais do mercado de trabalho do futuro.
Veja o artigo "O que é Bitrix24?" e veja como ele pode transformar o seu negócio

Como acompanhar as mudanças digitais?

A essa altura, você deve estar pensando que, com todas essas mudanças, a experiência profissional não tem mais nenhum valor. Mas não é bem assim. É claro que ela ainda vale. Mas, vista isoladamente, não basta.

O que a gente quer dizer é que profissionais experientes devem passar por uma reciclagem com o intuito de acompanhar as mudanças digitais. E aqueles que estão entrando no mercado de trabalho e ainda não possuem nenhuma experiência, mas que contam com a familiaridade com as novas ferramentas disponíveis a seu favor, devem focar e investir no desenvolvimento pessoal e profissional.

É isso mesmo que você leu. O perfil pessoal tem grande peso na escolha de um funcionário e, ao contrário do que muitos pensam, as tecnologias não vieram para tirar postos de trabalho de ninguém. Elas vieram para fazer com que aquele profissional diferenciado seja mais bem pago do que os outros.

Então, é papel da liderança afastar os receios ainda existentes sobre os impactos da Transformação Digital, pois, estudos apontam que, até 2020, a Inteligência Artificial criará mais empregos do que eliminará.
Bônus: Uma dica para você que procura desenvolver o lado criativo e analítico
de seu funcionário: invista em mentorias e coaching.

6 características do mercado
de trabalho do futuro

De modo geral, as empresas tendem focar em algumas características e qualquer profissional – à procura de emprego ou já no exercício de sua função, seja dentro de uma empresa ou trabalhando por conta própria – precisa se preocupar com elas.
  • Facilidade de compreensão
    O mercado se tornou muito mais dinâmico, o que exige um fluxo contínuo de aprendizagem. Novos conceitos, tendências, estratégias e métodos surgem todos os dias. É preciso estar atento a tudo!

    Independente da área de atuação, sempre há algo novo a ser descoberto. Nesse sentido, aqueles que têm um perfil mais observador e curioso saem na frente de seus concorrentes. Isso porque eles conseguem prestar atenção aos detalhes e assimilar mais rapidamente um conteúdo.



    01
  • Criatividade
    Atitudes inovadoras! Pensar fora da caixa é um mega empurrão para conseguir se destacar em
    um mercado faminto por profissionais criativos.

    Vale ressaltar aqui que, ao contrário do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que pode ser adquirida. Claro que uma pessoa pode, sim, nascer com certo talento a mais. Mas todo mundo tem capacidade, ainda mais trabalhando em equipe e sendo um bom ouvinte: Quem escuta mais, tem mais chances de descobrir como solucionar um problema de forma autêntica.

    
    
    02
  • Versatilidade
    Saber se adaptar em um mundo globalizado faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego. Ter conhecimento sobre ferramentas utilizadas pelo departamento já é algo visto
    como desejável em currículos.

    Além disso, o mais importante é saber avaliar a interdependência de outras área com a sua atividade.



    03
  • Proatividade
    Essa característica se baseia no que conhecemos por “vestir a camisa” da empresa. Profissionais
    que assumem comportamentos antecipados em relação a situações e, rapidamente, criam soluções para problemas podem vir a surgir.

    Criar maneiras de facilitar o trabalho ou o dia a
    dia dos consumidores também é considerado proatividade. Uma das empresas que mais
    atuam dessa forma é a Apple.

    Antes de criar o Iphone ou o Ipad, o consumidor talvez nem imaginasse que poderia precisar desses produtos. No entanto, a Apple conseguiu
    se antecipar a uma necessidade e, hoje em dia, conta com uma legião de fãs, que aguardam ansiosamente pelas novas versões dos equipamentos.

    Apenas um exemplo para ilustrar como a proatividade pode levar empresas e profissionais para muito mais longe. Pessoas que mostram autonomia e vontade de vencer são muito requisitadas. Elas são procuradas para assumir papeis de liderança dentro das organizações.


    04
  • Perfil analítico
    Saber analisar dados e tirar proveito deles é um diferencial na Era Digital. A Indústria 4.0 e as ferramentas que auxiliam o nosso trabalho, nos bombardeiam o tempo todo de relatórios e isso pode deixar os profissionais que não sabem
    como lidar com eles em apuros.

    Números soltos não fazem sentido algum para uma tomada de decisão. Uma análise simples
    ou mal feita pode também acarretar graves consequências para a empresa. Então, saber analisar os dados faz com que qualquer empreendimento saia à frente da concorrência.

    A análise com precisão é crucial para extrair dos relatórios o que é importante e o que é irrelevante naquele momento e, com isso, tomar a melhor decisão.


    05
  • Comunicativo
    Para que o processo de trabalho ocorra com eficiência, um bom profissional tem que ter habilidade de se comunicar e se fazer ouvido.

    A capacidade de se relacionar bem com as pessoas faz toda a diferença e o perfil analítico tem papel primordial nessa tarefa.

    Pessoas assim tendem a ir direto ao ponto, sem enrolação, e transmitem a mensagem com objetividade e clareza. Como consequência disso, a empresa ganha em gestão do tempo e aumento da produtividade.

    O mercado de trabalho do futuro procura por profissionais que sabem criar relacionamentos e construir sua própria rede de contatos, o tão famoso networking. Despertar a empatia nas pessoas também é fundamental, já que é por meio de relacionamentos que conseguimos grandes parcerias.
    06

Concluindo

Mostramos pra você nesse texto como a tecnologia transformou, para melhor, a realidade das empresas e dos funcionários.

Ficou comprovado que é preciso priorizar um perfil analítico na hora da contratação, pois ele será útil em muitas etapas. Não somente na criação e análise de relatórios, mas também na assimilação de conteúdos e novidades com mais rapidez.

Profissionais assim também irão te propor novas metodologias de trabalho por
meio de uma comunicação eficaz.

Pode confiar: aplicando as dicas que selecionamos aqui para o mercado de trabalho do futuro, você, empreendedor, montará uma equipe mais eficaz e você, profissional, pode abrir os olhos para toda a transformação em curso.

Dessa forma, ficará mais simples criar metas empresariais que se adequam à realidade da empresa e que, com um pouco de esforço, possam ser atingidas.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Bitrix24
Sua empresa. Unida.
Uma plataforma completa de gestão com mais de 35 ferramentas para a sua equipe.
Bytebio Parceiro GOLD Bitrix24

Somos parceiros
certificados
no Brasil

Veja também

Confira alguns conteúdos que valem a pena dar uma olhada
Ver mais

Saiba mais sobre