Blog Bytebio

TikTok Ads: vale a pena?
Veja como anunciar a sua marca

Saiba como funciona o TikTok Ads e veja como esta plataforma tão falada no momento pode mudar o seu negócio. Leia tudo sobre!

Com o TikTok em ascensão e a caminho de se tornar a próxima plataforma com bilhões de usuários, um número crescente de profissionais de marketing passa também a olhar para o aplicativo, se perguntando como integrar a plataforma às suas campanhas de marketing digital.


Mas, afinal, quão eficazes são os anúncios nesta plataforma e o que você pode fazer para integrar essa rede social de sucesso ao seu negócio? Descubra neste artigo!

TikTok For Business | Bytebio
Este artigo pode lhe interessar "O que é Martech?"

O que é o TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma exclusiva do TikTok, disponível no TikTok for Business e desenvolvida especialmente para a criação de anúncios, desde banners a vídeos publicitários.


Grandes empresas como Nike e Coca-Cola já têm utilizado o TikTok em suas estratégias de marketing, mas a plataforma tem buscado agregar pequenos e médios negócios também por meio do TikTok Ads Manager.


Dentre as vantagens oferecidas pela plataforma, podem ser destacadas:


  • Ferramentas criativas: desenvolva uma comunicação criativa e autêntica junto à comunidade TikTok;
  • Orçamento flexível: tenha acessibilidade e praticidade ao ajustar os gastos com anúncios a qualquer momento;
  • Segmentação inteligente de público: descubra e alcance novos públicos, ampliando a presença de sua marca.

Por meio de seu algoritmo e de inteligência artificial, a plataforma possibilita segmentar os anúncios de maneira inteligente e otimizada, envolvendo diferentes dimensões como Demografia, Interesses, Comportamentos, Dispositivos e Públicos customizados, a fim de alcançar as audiências mais relevantes e garantir que os anúncios tenham maiores chances de interação e conversão em suas landing pages.

TikTok Ads: vale a pena?

O TikTok Ads é uma plataforma poderosa e fácil de usar para ajudar empresas e marcas a anunciarem para uma comunidade que conta com milhões de usuários em todo o mundo, possibilitando a criação de anúncios com segmentação de públicos, relatórios de insights e outras ferramentas de gerenciamento.


Trata-se de uma oportunidade incrível para marcas que procuram ampliar seu alcance e descobrir novos públicos e clientes em potencial. Basta acompanhar o crescimento da plataforma como demonstrado pelos dados a seguir.

Alguns dados importantes:

  • O TikTok ficou na 1ª posição da classificação global por valor da marca (Kantar Media Reactions Study, 2020);

  • O TikTok recebeu o título de Anunciante do Ano na edição de 2020 (AdAge, dezembro de 2020);

  • 92% dos usuários de todo o mundo realizaram alguma ação após assistir a um TikTok. (Marketing Science Global Time Well Spent research, conduzida pela Kantar em 2021).


    Fonte: TikTok

Agora, portanto, é o momento perfeito para começar a usar os anúncios TikTok, uma vez que não são muitas ainda as marcas e empresas que já perceberam seu potencial.


Quer você seja uma pequena empresa com um orçamento limitado ou esteja executando uma grande campanha, o TikTok Ads oferece uma série de ferramentas exclusivas para ajudar sua marca e sua empresa a se destacarem.

Google Ads vs. Facebook Ads

Quais os formatos de anúncios no TikTok Ads?

O TikTok Ads está sempre em evolução e trazendo novos formatos de anúncios. Atualmente, estão disponíveis os seguintes formatos no Brasil:

TopView

O TopView é o primeiro vídeo visto pelos usuários ao abrirem o app, sendo assim o maior outdoor do TikTok. Ao prender a atenção dos usuários e abrir espaço para a veiculação de storytellings criativos, o TopView aumenta significativamente o reconhecimento da marca e as interações do público.

In-Feed Ads

Os anúncios do tipo In-Feed Ads têm por objetivo um marketing de funil completo da marca, de forma nativa e flexível. São exibidos no feed "Para você" e criados para envolver e capturar a atenção plena do cliente, por meio de um ambiente que conta com tela cheia e som.


Com o auxílio do Spark Ads, que permite a amplificação de vídeos orgânicos já existentes – de sua autoria ou de outros criadores –, as marcas podem melhorar ainda mais o seu desempenho.

Desafio de Hashtag

Os anúncios de Desafio de Hashtag (ou Branded Hashtag Challenge) buscam transformar a maneira pela qual as marcas interagem com as suas audiências, seja estimulando tendências e movimentos culturais ou lançando desafios colaborativos para a comunidade TikTok.

Efeitos de Marca

Os Efeitos de Marca (ou Branded Effects) estimulam o engajamento por meio de jogos divertidos, stickers, filtros e efeitos especiais personalizados para a sua marca. É possível, assim, desenvolver sua marca de maneira criativa e interativa, gerando repercussão e impacto mesmo além de sua atual base de seguidores.

Quanto custam os anúncios TikTok?

No TikTok, podem ser definidos orçamentos tanto para campanhas como para grupos de anúncios, lembrando que uma campanha pode consistir de vários grupos de anúncios. As campanhas apresentam um orçamento mínimo (diário ou total) de $ 50 e os grupos de anúncios de $ 20.


Além disso, os orçamentos podem ser vitalícios ou diários. No primeiro caso, é definido o orçamento máximo a ser gasto em uma campanha ou grupo de anúncios durante o seu período de execução, enquanto no segundo caso define-se o gasto máximo por dia. Em ambos os casos, os orçamentos são limites superiores que não necessariamente serão atingidos, mas que nunca serão ultrapassados.


É possível ainda escolher o tipo de entrega dos anúncios, entre padrão ou acelerada, determinando assim a velocidade de entrega e, por conseguinte, do gasto de orçamento. A primeira opção ajuda a distribuir melhor o orçamento durante o período de anúncio com base na distribuição de tráfego, otimizando o retorno. Já a segunda visa a obtenção do maior de número de resultados em menor tempo, com foco numa exposição ágil e ampla.

Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Como configurar uma campanha no TikTok Ads

O TikTok Ads possui uma estrutura bem parecida com as outras plataformas de anúncios, com uma divisão em três partes: campanhas, grupos de anúncios e anúncios.


Após criar uma conta e fazer o seu login, o primeiro passo consiste em criar uma campanha, configurando-a conforme os passos a seguir:

1º Escolha seu objetivo

Selecione um objetivo a fim de obter uma campanha otimizada de acordo com ele.


  • Direcione o tráfego para o seu site
  • Aumente as instalações do app
  • Aumente as vendas on-line
  • Atraia novos leads de vendas

Vale mencionar que os objetivos de campanha se enquadram em três categorias principais: reconhecimento, consideração e conversão.

2º Selecione seu público

Alcance as pessoas certas utilizando várias opções de segmentação.


  • Audiências customizadas
  • Diferentes dimensões-alvo
  • Filtros demográficos ou por dispositivos
  • Alvos com base em interesses e comportamentos

3º Defina seu orçamento

Estabeleça seu orçamento e nunca pague mais do que deseja, com flexibilidade para ajustar ou pausar os seus gastos a qualquer momento.


  • Orçamento diário ou vitalício
  • Entrega padrão ou acelerada
  • Orçamento flexível
  • Campaign Budget Optimization (CBO)

Por meio da ferramenta CBO é possível otimizar seu orçamento a nível de campanha, aplicando uma configuração otimizada a todos os grupos de anúncios de uma vez, ao invés de configurar cada um individualmente.

4º Crie seu anúncio

Utilize seus próprios vídeos e imagens ou crie um novo vídeo com auxílio das ferramentas intuitivas do TikTok, baseadas em inteligência artificial e com recursos de edição nativos.


  • Ferramenta de criação fácil e rápida de usar
  • Diversos templates de vídeo, estilos e design
  • Milhares de faixas de música disponíveis
  • Melhores vídeos, melhor desempenho

5º Participe ao vivo

Uma vez publicado, o sistema de leilão inteligente do TikTok Ads Manager irá garantir que o seu anúncio será mostrado à audiência certa no momento certo.

6º Avalie os seus resultados

Monitore e otimize as suas campanhas com as as ferramentas informativas do TikTok Ads Manager.


  • Monitore suas campanhas e grupos de anúncios
  • Visão macro (Dashboard page) e micro (Campaign page)
  • Personalize e visualize análises com base em métricas
  • Baixe ou exporte dados para edições e análises futuras

Algumas práticas recomendadas no TikTok Ads

Qualidade importa

A grande maioria (mais de 83%) dos vídeos com melhor desempenho no TikTok possuem uma resolução de 720p ou maior. Não deixe, portanto, que a baixa qualidade de vídeo seja um obstáculo para sua mensagem.


O formato e a orientação do vídeo também importam. A vasta maioria dos TikToks são gravados na vertical e mais de 98% dos vídeos de melhor desempenho adotam o formato full-screen (tela cheia).

Misture e combine seu estilo criativo

Ao invés de utilizar um tipo de criativo apenas ou criativos muito semelhantes, mude de estilo. O TikTok sugere atualizar seu criativo a cada semana ou com frequência para evitar o cansaço do público. Recomenda ainda diversificar as cenas, com o uso de B-roll ou de transição de imagens.

Vá direto ao ponto

Os anúncios em vídeo podem ter até 60 segundos de duração, mas o TikTok recomenda mantê-los entre 21 e 34 segundos. Faça com que os primeiros 3 a 10 segundos sejam especialmente atraentes e envolventes para evitar a perda de espectadores. Os anúncios de melhor desempenho destacam a mensagem ou produto principal nos primeiros 3 segundos.

Use som e legenda

93% dos vídeos TikTok de melhor desempenho usam áudio. Em particular, faixas rápidas acima de 120 batidas por minuto geralmente têm a taxa de visualização mais alta.


Mas as legendas e o texto também são importantes. Em particular, use texto para realçar sua frase de destaque. O TikTok descobriu que 40% dos anúncios de leilão com a taxa de visualização mais alta incluem sobreposições de texto.

Este artigo pode lhe interessar "Smart Bidding: o que é e como usar os lances inteligentes"

Quais os benefícios do TikTok Ads para as empresas?

Públicos diversificados

A maioria dos criadores de conteúdo no TikTok são da Geração Z, mas isso não significa dizer que todos os usuários têm apenas entre 16 e 24 anos. Enquanto 41% dos usuários estão nesta faixa etária, 59% do público é composto por usuários das gerações Millenial, Geração X e até Baby Boomers.


Dessa forma, há oportunidade de anunciar para diferentes nichos, comunidades e grupos de idade, por meio das ferramentas exclusivas de segmentação de público do TikTok Ads.

É fácil e acessível

Muitas marcas, especialmente aquelas de pequeno porte, imaginam que não vale a pena investir tempo e dinheiro em anunciar no TikTok, devido à dificuldade em configurar campanhas, criar conteúdos autênticos e controlar os dados de outra plataforma.


Na realidade, entretanto, é bem simples configurar uma campanha no TikTok e existem muitos outros recursos para ajudá-lo a começar, como tutoriais explicativos e políticas de custo para pequenas e médias empresas que desejam começar a realizar campanhas na rede social.

Marketing de Influência

Diversos criadores de conteúdo, como influenciadores, celebridades, blogueiros, atletas, etc., usam o TikTok para compartilhar suas ideias, perspectivas, receitas, famílias e outros aspectos de suas vidas diárias. Colaborar com esses criadores é uma excelente forma de investir no marketing de influência, promovendo sua marca por meio de conteúdo de maior alcance potencial.


Ao contrário de outras redes sociais, em que se utilizam edições, iluminação e filmagem mais elaboradas, no TikTok a ideia é compartilhar experiências mais naturais, tornando o conteúdo mais identificável e genuíno.

Percepção de marca

Mas não são apenas os influenciadores que criam e impulsionam tendências na plataforma. Qualquer pessoa, na verdade, pode participar das tendências e ter a oportunidade de ver o seu vídeo se tornar viral por meio da hashtag FYP (For Your Page). Inclusive a sua marca!


Fazer anúncios baseados em tendências diárias e palavras-chave aumenta sua relevância e a probabilidade de serem exibidos no feed de alguém, incrementando assim a percepção de sua marca.

Concluindo

O TikTok está em ascensão e os profissionais MarTech estão cada vez mais atentos em como utilizá-lo em suas estratégias de marketing.


Afinal, a internet é dinâmica e para além de ações mais consolidadas como mail marketing, investir em ações de marketing digital junto às redes sociais é fundamental para o sucesso e a competitividade de um negócio na atualidade. E no contexto das mídias sociais, as oportunidades que o TikTok vem criando são inúmeras!


Assim também para sua marca ou empresa. Com apenas um pouco de know-how e criatividade, você poderá criar uma campanha eficaz que produzirá resultados em pouco tempo.


Nosso intuito aqui no blog é sempre informá-lo e mantê-lo atualizado e esperamos que este artigo tenha conseguido oferecer um panorama geral de informações sobre essa plataforma que está revolucionado o mercado atual e a maneira de fazer marketing digital.


E se o seu objetivo é impulsionar o crescimento da sua marca e a jornada de compra de seus produtos e serviços, além de aprimorar suas estratégias de marketing digital em diferentes tipos de rede, a Bytebio pode ajudá-lo!

Saiba mais sobre