Descubra a importância de um CRM Para Empresas

o que é crm para empresas

No mundo corporativo e, principalmente, na área de vendas, muito se ouve falar sobre CRM para empresas. Muita gente acha que sabe a definição desse termo, mas na hora de explicar acaba gaguejando. E poucos são os que sabem o potencial que um CRM tem para o seu negócio.

O significado de CRM é “Customer Relationship Management”, ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa é a, limitada, resposta de muitos quando questionado sobre CRM.

Ele se refere a um conjunto de estratégias e tecnologias usadas, geralmente por um software, para analisar as interações de sua empresa com cada cliente ou, até mesmo, um lead e potencial comprador. Através dele, sua equipe conseguirá antecipar as necessidades e desejos de cada cliente ou lead, otimizar suas campanhas e aumentar as vendas.

Quer saber como? Então, encontre as respostas para todas as suas dúvidas neste texto.

O que faz um sistema de CRM para empresas?

Uma plataforma de CRM para empresas armazena informações dos clientes, como: nome, endereço, email, número de WhatsApp, ou qualquer outra informação relevante para o seu negócio. E, o mais valioso: suas interações com a empresa. Ou seja, qual conteúdo ele mostrou mais interesse, qual página ele visitou, se entrou em contato através de ligações e emails e quais as suas preferências de compra.

Mas, ao contrário do que você pode estar pensando, uma plataforma CRM não é apenas uma lista de contatos elaborada. Ela é uma verdadeira solução corporativa que integra todas as informações importantes para as equipes de marketing e vendas em um lugar só.

A seguir temos uma lista de algumas funcionalidades que uma boa ferramenta CRM é capaz de fazer.

Gerenciamento de informações dos clientes

Ela captura e organiza de maneira inteligente os emails dos clientes e acaba com os processos obsoletos que impedem o seu negócio de progredir. Afinal, do que adianta ter um formulário de conversão no seu site para capturar emails, se essas informações se perdem no meio do caminho ou são inutilizadas?

Uma boa ferramenta de CRM gerencia os contatos e “traduz” informações para que você consiga entender as preferências do seu público e definir estratégias baseada em dados

Otimização do tempo trabalhado (maior produtividade)

Por vezes, a equipe de vendas passa mais tempo organizando informações do que, de fato, vendendo. Com a automação de tarefas rotineiras, sobra mais tempo para toda equipe fazer vendas e focar em atividades estratégicas.

Como exemplo prático podemos citar que a sua equipe não vai precisar separar cada cliente, pelo tipo de interesse, região demográfica ou qualquer outro parâmetro relevante para o seu negócio. Com um bom CRM, basta criar algumas regras para segmentação automática e usar conteúdos realmente relevantes direcionados para cada uma dessas listas. Sendo, assim, bem mais assertivos.

Integração de toda a equipe

Todos os membros da equipe poderão ter acesso a todas as informações atualizadas, pois a plataforma permite múltiplos acessos.

Uma empresa que tem a Transformação Digital correndo nas veias, sabe da importância de se ter uma estratégia de marketing digital alinhada à equipe comercial. Com um software de CRM para empresas parametrizado e automatizado, esse alinhamento agrega muito mais valor para ambas as áreas.

Quais empresas precisam adotar uma plataforma de CRM?

Caso você ainda esteja em dúvida se seu negócio precisa de uma plataforma CRM para empresas, basta analisar alguns sinais que logo te levarão à resposta.

  1. Você tem um setor da empresa que depende de outro, como, por exemplo, vendas e atendimento ao cliente ou comercial e marketing?
  2. Você está perdendo oportunidades de negócios por que não se lembra ou porque não tem controle de quais as preferências de cada cliente?
  3. Sente que você e sua equipe poderiam passar mais tempo em tarefas estratégicas e menos em tarefas operacionais, “apertando parafusos”?

Se a resposta de pelo menos uma dessas 3 perguntas foi sim, então você já passou da hora de você considerar um CRM para o seu negócio.

Uma empresa pequena precisa de CRM?

Paradoxalmente, um dos maiores problemas que as PME’s brasileiras enfrentam está relacionado ao crescimento delas. Muitos dos pequenos negócios crescem numa proporção maior do que suas tecnologias estão dispostas a aguentar e administrar sua carteira de clientes acaba sobrecarregando os funcionários e, até mesmo, os gestores.

O grande problema de tudo isso é que a ineficiência de serviços pode provocar uma bola de neve e, depois que uma empresa ganha má fama, é muito difícil reverter a situação.

Portanto, mesmo sendo uma empresa de pequeno porte, um CRM  com certeza irá te ajudar a conquistar mais clientes e torná-los mais fiéis.

Base de clientes pequena não é o problema

O importante aqui não é o tamanho da sua base de emails, e sim a qualidade dela. Você pode ter 90 contatos, ninguém tem “memória de elefante” para memorizar cada interação e aproveitar as eventuais oportunidades.

Pense, por exemplo, que sua empresa comercializa bebidas alcoólicas e você fechou uma venda para um colecionador de cachaças. Quando você receber um rótulo novo no estoque, pode entrar em contato com ele novamente para oferecer.

Porém, se você não lembrar exatamente quem é ele, estará perdendo a oportunidade de vender para um cliente que tem, praticamente, 100% de chances de comprar.

Também podemos imaginar uma situação na qual um cliente entra em contato com a sua empresa procurando por um produto específico. Naquele momento, você não tinha esse produto no seu portfólio, mas prometeu que daria um retorno assim que tivesse.

Porém, o produto entrou no seu negócio e você simplesmente esqueceu avisar esse interessado e todos os outros que demonstraram algum interesse. E agora? Perdeu mais algumas vendas, não é mesmo?

Depois desses exemplos, já deve estar convencido de que CRM para empresas vai te ajudar a divulgar, atender e vender muito mais, independente do seu tamanho, certo?

CRM para Indústrias

Uma indústria é um negócio B2B, mas você não pode se esquecer que, por trás do contrato comercial com um CNPJ, existe uma pessoa e que é imprescindível criar vínculos com ela.

Nesse segmento, é comum trabalhar com produção em grande escala e pedidos de alto valor. Então, perder o controle das etapas da negociação não é uma opção.

Seus pedidos serão muito parecidos e lembrar de tudo para fazer um follow-up é bem difícil, não é mesmo? Então, aplique agora mesmo o CRM para empresas em sua rotina comercial.

Para que você, gestor de uma indústria, tenha uma ideia de tamanha importância do CRM, vamos mostrar uma situação bem comum no dia a dia.

Certamente, você tem pedidos de valores bem altos e outros nem tão grandes assim. Mas, para fidelizar seus clientes, é essencial que sua equipe atenda com a mesma excelência aquele que compra mil reais e aquele que compra um milhão.crm para empresa b2b

Nós sabemos que, na prática, nem sempre isso acontece e essa situação pode ser bem ruim para seu negócio.

Portanto, a solução é atender com a mesma dedicação, porém dedicar uma atenção maior para aquele que te traz mais lucro, aplicando filtros que te mostram quais negócios são mais rentáveis e fazendo campanhas específicas e periódicas para eles, por exemplo.

Outra situação em que o CRM para indústrias é muito eficaz é para otimizar tempo no fechamento de contratos e propostas comerciais.

Sua equipe pode anexar no sistema os documentos de cada cliente e, dessa maneira, não precisa requisitar as informações toda vez que for fechar um novo negócio.

Quais as ferramentas de CRM existentes?

Existem diferentes tipos de soluções de CRM no mercado, que são personalizáveis às necessidades de cada empresa e variam de acordo com o tamanho e o orçamento de cada uma.

Basicamente, existem dois tipos de ferramentas: o CRM Self Hosted e o CRM Cloud (na nuvem).

As ferramentas self hosted são acessadas somente quando os funcionários estão trabalhando dentro da empresa e você tem acesso ao código fonte da plataforma. Essa alternativa é mais comum em empresas de grande porte com políticas internas que não permitem acesso remoto.

Já as ferramentas de CRM cloud são acessadas por qualquer navegador e são também responsivas. Isto é, são compatíveis também com smartphones ou qualquer outro dispositivo móvel, onde você estiver.

É uma página web ou app onde você faz login e não exige uma equipe de TI operando por trás.

CRM Cloud ou Self Hosted, qual é melhor?

Não são indicadas para empresas que têm funcionários trabalhando em home office ou que fazem muito serviço externo. Além disso, como terá um software instalado, exige atualização e manutenção contínua. O que não é indicado para empresas de pequeno porte, que, geralmente, não possuem um time de TI.

Um bom CRM, além de gerar ótimos relatórios, precisa ser confiável, de fácil usabilidade e de fácil acessibilidade.

Além disso, se você vai armazenar todas as informações importantes em um lugar só, é preciso que ele seja estável. Imagina se a máquina der algum bug e você perder todos os dados?

Bitrix24

O Bitrix24 é uma opção de CRM que atende mais de 4 milhões de empresas em todo mundo. É uma plataforma bem completa que conta com mais de 35 ferramentas para toda a sua equipe. Atuando desde gestão de leads e automações até gerenciamento de projetos, criação de landing pages e sites. Tudo consolidado em uma única plataforma. Você usa todas as funcionalidades que precisa para o seu negócio.


Veja aqui os 10 melhores recursos do Bitrix24 para 2019

A Fusion Soluções Jurídicas precisava de um CRM para auxiliar nos processos internos e optou pela plataforma em 2017 e contratou a consultoria de Bitrix24 da Bytebio. O resultado, em menos de um ano, foi:

  • 40% de aumento no faturamento da empresa
  • O dobro da taxa de conversão de leads em clientes

Veja o case da Fusion Soluções Jurídicas clicando aqui.

Como parametrizar o CRM na minha empresa?

Com todas essas informações você deve estar se perguntando como implementar um CRM. Existem basicamente dois caminhos: em casa e por terceiros. A configuração da maioria das plataformas são intuitivas. Porém as parametrizações específicas do SEU negócio precisam de mais dedicação e atenção.

Se você optar por configurar seu CRM internamente (com funcionários da sua empresa), esteja pronto remanejar sua operação e disponibilizar alguns dias de funcionários para deixar seu sistema, provavelmente, redondinho. É a opção, teoricamente, mais barata mas que precisa de investimento de tempo e estudo da sua equipe.

Enquanto contratar uma consultoria especializada garante uma entrega muito mais completa, extraindo o máximo da plataforma devido ao know how por ser uma especialista. Além, é claro, do tempo de entrega do CRM todo configurado ser mais rápido.

Como comentamos, a Fusion Soluções Jurídicas teve todo seu Bitrix24 CRM parametrizado e automatizado pela Bytebio e conseguiu excelentes resultados.

A Bytebio conhecia a minha dor e entendeu as necessidades da Fusion. Eles tinham o know how da ferramenta, sabiam o que e como fazer para me livrar daquele trabalho arcaico de alimentar planilhas. A visão de negócio e a expertise na plataforma foram fundamentais para fechar a parceria – Diego, CEO da Fusion

Como a Bytebio pode ajudar você

Como Gold Partner Bitrix24, nós podemos transformar um CRM para empresas em uma verdadeira máquina de vendas! Já ajudamos mais de 500 empresas a transformarem seus negócios e aumentar seus resultados. Dentre as principais funcionalidades e parametrizações do Bitrix24 que oferecemos consultoria vale destacar a automação de processos.

Um CRM com processos automatizados é o maior segredo para tornar o fluxo de trabalho muito mais fluido. Diminuindo, ou até zerando, o tempo de trabalhos mecânicos e dando liberdade para que a equipe foque nas atividades estratégicas que realmente importam para a sua operação. Clique aqui para saber mais sobre automação de processos.

Você pode mandar uma mensagem solicitando um orçamento para conhecer a suíte colaborativa que une CRM, mensagens instantâneas, e gerenciamento de tarefas em um só lugar.

#PraPreguiçosoLer

O que é CRM

CRM significa Costumer Relashionship Management. Nada mais é que uma série de estratégias e tecnologias aplicadas, geralmente por um software, que analisam as interações da sua empresa com cada cliente para antecipar as necessidades deles, otimizar suas campanhas e aumentar as vendas.

O que o CRM é capaz de fazer

  • Armazenar as dados, relevantes para o seu negócio, de cada cliente;
  • Automatizar as tarefas rotineiras que tomam muito tempo dos funcionários;
  • Integrar toda a equipe;
  • Aumentar produtividade;
  • E muito mais

Como saber se minha empresa precisa de um CRM?

Basicamente topa operação de qualquer empresa pode se beneficiar com um CRM automatizado e parametrizado. Separei 3 perguntas para você responder e ter certeza se um CRM faz sentido para o seu negócio.

CRM é para B2B ou B2C?

Uma ferramenta de CRM agrega valor nos dois segmentos. Principalmente em operações com jornada de compra mais complexa ou envolvendo muitas partes.

Uma empresa pequena precisa de uma ferramenta de CRM?

O mais importante não é quantos clientes você tem e qual o tamanho da sua base de emails, mas sim a qualidade dela.

Um CRM vai te ajudar a interagir de forma eficiente com seus leads, fidelizar quem já é freguês e vender como nunca antes!

Opções de ferramentas de CRM

Existem diversas ferramentas de CRM para empresas no mercado e elas se diferem por ser CRM self hosted e  CRM cloud. O Bitrix24 é uma excelente alternativa para ambos os tipos de CRM. Somo Gold Partner no Brasil e podemos te explicar um pouco melhor sobre essa plataforma aderida por mais de 4 milhões de empresas.

Mas, para descobrir qual é a melhor, você terá que ler esse artigo e contar com a experiência da Bytebio para ajudar.

Como parametrizar o CRM na sua empresa

Parametrizar e configurar CRM para empresas, é o tesouro, o primeiro e mais importante passo, para garantir uma melhoria nos resultados. Você pode optar por configurar in house mesmo, ou com uma consultoria especializada que conseguirá extrair o máximo da plataforma.

Concluindo

Vimos aqui que seu empreendimento, independente do tamanho e segmento, só tem a ganhar investindo em CRM para empresas. Trabalhar com uma equipe de vendas desorganizada significa perder dinheiro. E, com certeza, essa não é a intenção de ninguém que começa seu próprio negócio.

Você aprendeu também que as plataformas de CRM podem ser no local (self hosted) ou na nuvem (cloud)e verificou quais são os pontos positivos de cada uma delas.

Como essa é uma decisão de longo prazo e que irá impactar todo o negócio, solicite um orçamento com quem entende.

Entre em contato com os canais de atendimento Bytebio e descubra qual a melhor solução para o seu negócio!

quero conhecer o Bitrix24

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *