Blog Bytebio
Conheça o Drupal, um dos CMSs mais poderosos do mercado
Neste post, você vai conhecer características e vantagens de um dos CMSs mais populares e seguros do mercado.

Neste post você vai ver:

Conheça o Drupal, um dos CMSs mais poderosos e seguros do mercado

Agora que você já sabe o que preparamos
para você nesse post, vem com a gente!
É tanta plataforma para criação de sites, blogs e lojas virtuais disponível no mercado, que fica até difícil decidir qual a solução ideal para o seu negócio. Cada sistema conta com características únicas, assim como o seu projeto. Para ajudar nessa importante decisão, a gente vai te apresentar o CMS Drupal, uma plataforma conhecida e reconhecida pela flexibilidade e segurança.

Continue aqui com a gente para descobrir tudo sobre o sistema Drupal!

O que é CMS?

Antes de tudo, vamos entender o que é um CMS e porque você precisa dele.

CMS é a sigla para Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema que oferece as ferramentas necessárias para criar, editar, publicar e gerenciar conteúdos online, de forma simples e organizada, sem a necessidade de conhecimentos de programação.

Como um CMS funciona

Ele funciona como o motor do seu site.

Na prática, isso quer dizer que, com ele, você só precisa se concentrar na criação do conteúdo e esquecer detalhes técnicos e "difíceis", como o código da página e as particularidades de programação da plataforma. O CMS cuida disso! Sozinho, você pode, por exemplo, alterar as chamadas de destaque do seu site institucional, atualizar seu blog com novos conteúdos, imagens e vídeos, de maneira rápida e intuitiva.

Antes da existência do CMS – criado pela Typo3, em 1997 -, só aqueles que dominavam as escritas em códigos eram capazes de colocar e manter um conteúdo no ar. Imagina como devia ser complicado para um portal de notícias, que precisa atualizar suas informações várias vezes ao dia?!

Em tempos de Transformação Digital, a gente pode afirmar que os CMSs vieram para facilitar a vida de muita gente!

Por que optar por um CMS?

A resposta é simples. Com a Transformação Digital (de novo ela!), é primordial investir e aprimorar a presença digital do seu negócio. Por isso, torna-se mais do que necessário contar com um sistema adequado para a gestão do seu conteúdo e que também seja capaz de valorizar a experiência do usuário.
A concorrência é cada vez maior e, sem qualidade, é difícil (para não dizer impossível) atrair e reter seu público. Ter um sistema que facilite a gestão do que você produz é sinônimo de praticidade, ganho de tempo e de chances de se manter vivo em um mercado tão competitivo e voraz.
Presença digital | Bytebio
Presença digital
Fácil gestão | Bytebio
Fácil gestão
Mais visibilidade | Bytebio
Mais visibilidade

O que é Drupal?

Lançado em 2000, por Dries Buytaert, o Drupal é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) estável, robusto e versátil, que pode ser utilizado em diversos tipos de projetos, desde sites, blogs, portais de notícias e e-commerce mais simples até sistemas web mais complexos, como intranets, diretórios de recursos, fóruns e muito mais.

Drupal é uma plataforma livre e de código aberto para a criação de websites, desenvolvida por uma comunidade internacional. Mais de um milhão de sites utilizam Drupal, incluindo blogs para alguns dos maiores sites da web, como Facebook ou Twitter!

Ele fornece funções básicas de gerenciamento de conteúdo, tais como permitir diferentes ferramentas de nuvem com as quais você pode construir módulos extensivos - isto facilita o desenvolvimento de novas funcionalidades em apenas minutos, em vez de horas, quando se usa outras soluções que requerem muito mais conhecimento técnico.

Entre as plataformas de criação de site, é a terceira solução mais popular e a preferida, principalmente, por empresas com projetos mais complexos. Entre seus clientes, figuram grandes nomes como Sony, Warner, Disney, The Economist, Nokia, BMG, Sony Ericsson, Nações Unidas, Casa Branca e até a Nasa.

O software é desenvolvido em PHP, uma linguagem de programação open source, ou código aberto, em português. Por isso, o Drupal não precisa de um sistema operacional específico. No entanto, o sistema requer um servidor HTTP que seja compatível com PHP – como o Apache –, além de um servidor de banco de dados (O MySQL é o recomendado para seu funcionamento).

Nasa, Sony, Disney e The Economist são alguns clientes que usam Drupal como CMS
Drupal | Bytebio
O Drupal dispõe de uma comunidade de desenvolvedores e entusiastas bastante ativa na internet, que, há mais de 17 anos, unem esforços para melhorar e expandir as capacidades do software. O que também significa que você vai contar com todo o suporte necessário e encontrar respostas e soluções de problemas por meio de fóruns e blogs especializados.
Drupal é uma derivação da palavra holandesa " druppel", que significa "gota", o que explica o formato da logo do sistema ser assim:

Características e vantagens do Drupal

Segurança

Invasões, ataques cibernéticos, fraudes e outros tipos de crimes virtuais têm causado prejuízos em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. E se engana quem acredita que o alvo são apenas as grandes organizações. Empresas de todos os portes estão sujeitas a sofrer danos. Por isso, é preciso prestar atenção e agir em favor da segurança do seu site.

E ela é um dos pontos fortes do Drupal. O CMS passa por inúmeros testes rigorosos de segurança, feitos não só pela comunidade Drupal, mas também por especialistas da área. Tudo para garantir que o sistema seja capaz de lidar com as ameaças mais críticas da internet. Por conta desses padrões, o Drupal se tornou a escolha de grandes corporações, governos e marcas famosas. Você também pode confiar!

Flexibilidade

O Drupal é extremamente personalizável e pode se encaixar em qualquer necessidade de negócio . As oportunidades de gerenciamento de conteúdo são infinitas e tudo é feito de forma a garantir as melhores experiências para administradores e usuários.

Além dessas infinitas possibilidades, você também pode criar ou melhorar ainda mais funcionalidades e recursos já existentes no software. Ou seja, você conta com uma plataforma completa de gestão de conteúdo e tem todas as possibilidades de deixar seu site, blog, e-commerce ou sistema do jeito que sempre quis.

Otimizado para SEO (rankeamento no Google)

Seo Drupal | Bytebio
O Drupal oferece muitos recursos de otimização de conteúdo para os mecanismos de busca do Google - SEO. Assim, você pode fazer um excelente trabalho para alcançar bons rankings orgânicos e gerar tráfego e autoridade para seu site ou blog.

Ponto importante, afinal, 10 em cada 10 empresas almejam chegar às melhores colocações no Google, receber mais cliques gratuitos e mais visitantes em seu portal, né?

Velocidade

A rapidez é outro ponto de destaque do sistema. O Drupal permite que você faça sites com alto desempenho e carregamento rápido de páginas (inclusive para mobile). Isso porque o CMS não consome muitos recursos. Assim, a comunicação com o servidor é bem rápida e as respostas são obtidas em altíssima velocidade.

O que é bom não apenas para a experiência do usuário, mas também para os mecanismos de busca do Google - SEO.

Escalabilidade

Essa última característica, citada acima, também facilita o suporte a milhares de páginas e de visitantes simultâneos. Em consequência, o sistema torna-se escalável, o que também explica a popularidade entre sites maiores e mais complexos.

Multilíngue

Quer que seu negócio seja encontrado pelos motores de busca, mesmo em países diferentes? Então, temos uma boa notícia para te dar.

Depois das últimas atualizações, a plataforma se transformou em uma solução multilíngue "já de fábrica". Então, por padrão, assim que você o instala já é possível contar com mais essa funcionalidade e criar sites e aplicações em diversos idiomas.

Temas responsivos

Todos os temas do Drupal são responsivos, ou seja, o layout se adapta aos diferentes tamanhos de tela, atendendo à demanda do novo consumidor multicanal.

Levando em consideração que 69% dos brasileiros estão conectados à rede por meio de um dispositivo móvel e que o Google prioriza sites mobile como um dos critérios de indexação de SEO, é importante que seu site conte com essa adequação.

Acessibilidade


O sistema conta, ainda, com acessibilidade para pessoas com deficiência, tanto no acesso para visitantes quanto nas páginas de administração. Por isso, o CMS é hoje um dos mais utilizado em sites de e para pessoas com deficiência, como o portal da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiências.

Talvez muitas empresas ainda desconheçam a importância disso. O Brasil possui mais de 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), o que representa cerca de 24% da população, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de ajudar pessoas com dificuldade a acessar plataformas comuns, você também aumenta as chances de alcance do seu negócio, já que um público maior pode acessar seu site. E, ainda, ganha pontos com o Google, que vai reconhecer seu site como mais relevante e bem estruturado. Todo mundo sai ganhando nessa!

Drupal ecommerce

No Drupal, você também encontra o Drupal ecommerce, um módulo especial para lojas virtuais. Dentre as principais funções, estão a criação de produtos com atributos personalizados, displays dinâmicos, gerenciamento de pedidos, cálculo de impostos, além de integrações com sistemas de pagamento.

Ainda há módulos adicionais, que podem ser incorporados, como cupons de desconto, download de arquivos e ferramentas de marketing, além de oferecer muitas extensões gratuitas que permitem acrescentar funcionalidades de compra ao site, como o carrinho.

A ferramenta de relatórios também está inclusa no sistema. Ela monitora as métricas de desempenho e os dados de compra em tempo real, proporcionando insights para aperfeiçoamento dos canais de vendas.

Inovação

Com o Drupal, você nunca fica pra trás. O sistema é rápido para reagir às novas tendências e mudar, de acordo com as necessidades dos consumidores. Ele traz as melhores soluções digitais em conjunto, sempre pensando na experiência dos usuários e das partes interessadas

Crescimento


O crescimento de qualquer negócio requer uma plataforma escalável, que se adapte às mudanças e se integre com outras ferramentas digitais. E nisso o Drupal é ótimo, já que trata-se de um sistema de código aberto! Ele se integra a diversas soluções, como ferramentas de disparo de emails, Google Analytics, automatização das tarefas de marketing, redes sociais, CRM, SAP e APIs.

Valores do Drupal

Ficou curioso para saber como o Drupal funciona? Você pode acessar o site e fazer o download gratuito para começar a brincar na sua máquina e descobrir como o sistema pode ser poderoso e útil para o seu negócio.

Drupal é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e de código aberto. É usado por milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo alguns grandes nomes como Sony Music, Universidade de Harvard e até mesmo a NASA.

O problema com o Drupal é que pode ser muito difícil começar com ele se você não souber o que está fazendo. Você precisa baixar um monte de software e configurar um servidor inteiro antes de poder fazer qualquer coisa de útil.

Drupal oferece tudo o que sua empresa precisa em um só lugar - desde soluções de software para comércio eletrônico e lojas on-line até o registro de eventos e fóruns comunitários.

Consultoria Drupal Bytebio:

Como podemos te ajudar?

Somos uma empresa especialista em Drupal. Trabalhamos com o sistema desde que a Bytebio foi criada, há mais de 10 anos. Ao longo desse tempo, foram mais de 200 projetos entregues, 60 mil horas de desenvolvimento dentro da plataforma e mais de 200 clientes atendidos.
+ 200

Clientes de Drupal atendidos
60 mil horas

De desenvolvimento Drupal
15 anos

De experiência em Drupal
Então, podemos afirmar com segurança que conhecemos muito bem o software e temos know how para te ajudar, independente da sua necessidade, do porte da sua empresa ou do setor que ela atua.

Você pode conferir alguns dos trabalhos realizados pela nossa equipe utilizando o Drupal. Entre os serviços Drupal que oferecemos, estão consultoria, desenvolvimento de projetos e treinamentos.

Quer usar o Drupal na sua empresa? Entre em contato com a gente. Nós vamos te ouvir, entender a sua necessidade e desenvolver a sua ideia com a mais alta qualidade. Nossa equipe irá ajudar a atingir os objetivos do seu negócio com rapidez e habilidade.

Um pouco do que podemos fazer com o Drupal e por você:
Desenvolvimento Drupal
Sites e portais
Intranets
Ecommerce
Consultoria e treinamento
Suporte Técnico
Manutenção Evolutiva
Migração de sites e dados
Atualizações de versões
Monitoramento de servidor
Adequação de infraestrutura
Manutenção técnica

Veja também

Confira alguns conteúdos que valem a pena dar uma olhada

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio

Saiba mais sobre