Blog Bytebio

Você sabe o que é Growth Marketing?

Aprenda a aplicar o Growth Marketing em sua empresa, explorando a análise de dados, estratégias de crescimento e a jornada do cliente.

Você já ouviu falar sobre o Growth Marketing? É comum que as pessoas saibam o que é Growth Hacking, mas a estratégia do Growth Marketing pode te ajudar muito a desenvolver ainda mais a sua empresa, contribuindo para o seu crescimento.


Com tantas inovações no meio digital, é comum que o marketing e suas estratégias sofram algumas mudanças, e com isso, novos termos, conceitos e técnicas podem surgir para te ajudar na missão de empreender, como no caso do Growth Marketing, do marketing de conteúdo, etc.


O growth marketing é uma estratégia que faz parte dessas inovações, com o objetivo de ajudar negócios a crescer de forma exponencial por meio de um conjunto de ações. Se você está buscando exatamente isso para a sua empresa, nos acompanhe para entender melhor sobre o assunto!

Growth Marketing: o que significa?

A estratégia do Growth Marketing possui como principal objetivo trazer uma quantidade maior de clientes para a empresa, aplicando algumas técnicas de crescimento, desenvolvimento e relacionamento com os clientes durante esse processo.

Isso acontece através de uma boa estratégia de marketing que se utiliza de algumas formas criativas e inovadoras para chamar a atenção de novos clientes, criando interesse e relacionamento para que essas pessoas se conectem com a sua marca e com os produtos da sua empresa.

O Growth Marketing tem como principal característica ser uma estratégia de longo prazo, tendo como alvo trazer melhorias para a empresa, aumentando a receita, economizando recursos e captando ainda mais clientes.
Descubra 5 dicas de marketing analítico para potencializar sua estratégia em 2023

Growth Marketing e marketing comum: quais as diferenças?

Muitas pessoas não sabem, mas existem algumas diferenças entre o Growth Marketing e o marketing tradicional. O Growth Marketing possui um objetivo mais específico de trazer crescimento para a empresa, atuando por meio de testes e hipóteses. Essa estratégia é aplicada em diferentes canais de marketing e possui profissionais mais especializados como parceiros.


Já no marketing comum o objetivo é aumentar as vendas, criando estratégias baseadas no mercado e utilizando canais mais tradicionais de marketing, nos quais os parceiros são os profissionais de comunicação.

Growth Marketing e Marketing Comum

Growth Marketing e Growth Hacking: quais as diferenças?

Depois de entendermos os dois conceitos acima, vamos falar sobre as diferenças entre o growth marketing e o growth hacking, que apesar de terem nomes parecidos, têm características distintas.


O termo growth marketing é uma derivação e não é possível identificar ao certo seu ano de origem. O growth hacking, por sua vez, surgiu em 2010, sendo uma metodologia amigável e veloz para as startups com crescimento rápido, enquanto o growth marketing tem resultados em longo prazo.


O growth marketing é responsável por encontrar brechas para atuar no desenvolvimento das empresas, focando primeiro nos usuários e depois nas vendas. O funil de vendas do growth é utilizado nos dois conceitos para que as estratégias de retenção e vendas sejam mapeadas.

Como a estratégia do Growth Marketing funciona na prática?

O profissional que atua com o growth marketing tem um pensamento voltado para as hipóteses criadas e os experimentos. Isso significa que esse profissional tende a observar muito, analisar dados e os comportamentos do seu público.


A partir disso, é possível criar algumas estratégias e saídas para que os negócios tenham ainda mais clientes e, com isso, o faturamento no final do mês seja maior.


As pessoas que trabalham com o growth marketing na prática normalmente já atuaram em outras áreas do marketing e, por isso, apresentam estratégias mais enraizadas em suas ações.

Saiba como alcançar clientes em potencial por meio do Database Marketing!

Etapas do Growth Marketing

Para que o growth marketing possa ser aplicado na empresa e gerar bons resultados, é necessário seguir algumas etapas. Vejamos quais são:

Analisar os dados da empresa e do público

Nesta etapa, é crucial gerar e coletar dados tanto quantitativos quanto qualitativos sobre a empresa, a fim de realizar uma análise. Isso é importante para determinar quais melhorias devem ser implementadas.

Priorizar as ações

É imprescindível uma gestão eficiente na escolha das ações que serão priorizadas dentro do growth marketing, bem como na identificação dos projetos que receberão maior destaque nos próximos meses. Para alcançar tal objetivo, é altamente recomendável a realização de reuniões estratégicas para essa definição.

Executar os projetos

Depois de saber quais projetos e ações serão priorizados, é preciso colocá-los em prática. Para tanto, é importante saber quais são as variáveis envolvidas e os limites estabelecidos, para então analisar se houve crescimento efetivo ou se o projeto não foi bem-sucedido.

Analisar os resultados

Por fim, a última etapa do growth marketing é fazer uma análise dos resultados de todas as fases anteriores. Dessa forma, é possível saber o que de fato trouxe resultado para a empresa e o que não deve ser repetido.

Como colocar o Growth Marketing em prática?

Depois de entender melhor sobre o que é Growth Marketing, quais são as etapas e por que colocá-lo em prática na empresa, vamos entender como isso pode ser feito em um negócio.


Existem diversas maneiras de fazer com que a sua empresa esteja preocupada com as estratégias de crescimento e também com os dados, como contar com alguém que seja especialista da área, investir em bons treinamentos e contar com consultores de growth marketing.


Mesmo que você já tenha alguém contratado para cuidar dessa parte, é importante investir em treinamentos, para que todos os projetos e ações sejam colocados em prática no seu negócio.


Afinal, conhecer mais sobre o assunto pode te ajudar a fechar parcerias melhores, e mesmo que você não encontre pessoas experientes no assunto, já poderá aplicar essas estratégias.


Aplicar o growth marketing em uma empresa está relacionado também ao comportamento, e não só à contratação de pessoal. Com isso, se você tem vontade de implementar esse método, saiba que é importante fazer com que seus colaboradores entendam sobre o assunto também.


Para que isso seja possível, marque reuniões, apresente os objetivos e veja como os processos das equipes vão passar a ser diferentes, uma vez que estarão mais familiarizados com o tema e com as práticas associadas.

Descubra como otimizar seu atendimento ao cliente com CRM integrado ao WhatsApp + GPT, personalizado com base nos dados exclusivos da sua empresa.

Etapas do Growth Marketing

Os profissionais especializados em growth marketing possuem algumas técnicas que são interessantes para colocar esse método em prática. Para te ajudar, trouxemos algumas delas:

  • Atendimento ao Cliente

    Melhore o atendimento ao cliente

    O atendimento ao cliente é uma etapa essencial para ver a sua empresa crescer, mas é possível otimizar e melhorar isso a partir de algumas técnicas.

    Você pode começar a acompanhar o seu público alvo, investindo em pesquisas no site, nas redes sociais e identificando as oportunidades para aplicar melhorias.
  • Aproveitamento do tempo

    Aproveite o tempo certo

    Colocar o growth marketing em prática é uma tarefa que exige um pouco mais de atenção e, por isso, é necessário estar sempre atualizado. Pensar a longo prazo é importante, assim como se planejar e criar ações no tempo certo para aproveitar as oportunidades.
  • Análise de dados

    Faça uma boa análise de dados

    Todas as pesquisas feitas com os seus clientes são importantes, e dentro do método de growth marketing, esses dados são ainda mais promissores. Isso ocorre porque é possível ter resultados ainda mais positivos criando ações baseadas nessas pesquisas e análises de dados, tendo um excelente retorno sobre o investimento.
  • Atendo aos concorrentes

    Se atente aos seus concorrentes

    Acompanhar as estratégias que os seus concorrentes estão colocando em prática é uma das formas de aplicar o growth marketing na empresa e atualizar as propostas desse método.

    Isso não significa que você deve copiar outras empresas, mas sim analisar as experiências de pessoas que já passaram por isso para não cometer os mesmos erros.
  • Jornada de compra

    Se atente à jornada de compra

    A jornada de compra dos clientes não é definitiva, afinal, os processos podem mudar, principalmente quando os clientes mais novos começam a chegar na empresa.


    Com isso, estar atento à jornada de compra faz com que você entenda quais são as novas demandas, o que você precisa oferecer para esses clientes, como retê-los e muito mais.

Quais as maiores vantagens desse método?

Hoje em dia podemos observar que as estratégias de marketing digital estão cada vez mais buscando maneiras de trazer crescimento para os negócios, não é mesmo?


Com isso, o Growth Marketing possui como vantagem fazer com que os números do topo do funil cresçam, além de reter os novos clientes para também transformá-los em vendas constantes depois da compra.


É comum que muitas áreas do marketing tenham brechas durante as suas estratégias aplicadas, fazendo com que os clientes não voltem para comprar novamente na empresa, além de gerar outros problemas, como não conseguir adquirir novos clientes ou fazer com que eles não passem pelo funil de vendas.


Mas com o Growth Marketing é possível contornar esses problemas e identificar exatamente quais são os pontos que devem ser corrigidos dentro do negócio e quais as melhorias devem ser aplicadas.

Resultados positivos com o Growth Marketing
Implementação de estratégias eficazes de Growth Marketing propicia resultados de vendas extraordinários.
Descubra como a Bytebio se tornou a primeira agência no Brasil nota 5 na Semrush!

Etapas do funil do Growth Marketing

Assim como o marketing tradicional conta com etapas dentro do funil de vendas, com o método do growth marketing não é diferente. O que acontece é que esse funil de vendas é um pouco diferente, tendo o objetivo voltado para a jornada do consumidor de forma mais abrangente. Veja as etapas a seguir:

  • Etapa da aquisição

    É quando os clientes passam a conhecer mais sobre o produto ou sobre a sua marca. O objetivo da aquisição é justamente gerar leads qualificados a partir de algumas estratégias como formulários, conteúdos e chatbots, por exemplo.
  • Ativação de clientes

    O objetivo nessa fase do funil do growth marketing é agilizar a utilização dos produtos adquiridos pelos clientes, a fim de gerar mais engajamento e contentamento.
  • Retenção de clientes

    Nessa fase do funil, a empresa precisa trabalhar para manter o máximo de clientes ativos. Para isso é necessário utilizar algumas ações, e então fazer com que a frequência seja maior.
  • Monetização

    Nessa etapa, algumas estratégias são utilizadas para gerar mais receita para a empresa. Com isso, muitas ações podem ser testadas como enviar mensagens para os consumidores, precificar os produtos e muito mais.
  • Indicar o produto

    Finalmente, a empresa busca trabalhar para que os produtos ou os serviços que ela oferece sejam indicados para outras pessoas através dos clientes que já compraram. Isso pode ser feito através de alguns incentivos como premiações, descontos e bônus.

Conclusão

Como podemos observar, o funil de vendas do growth marketing trabalha com o objetivo de manter os clientes sempre ativos, fazendo a retenção deles e estimulando que eles possam indicar os serviços para outras pessoas.


Enquanto isso, o funil de vendas comum funciona de forma diferente, focado mais nas vendas dos serviços e produtos. Muitos pontos podem ser levados em consideração na prática, assim como as oportunidades, os cenários, as melhorias, dentre outros, para que o crescimento da empresa seja realmente observado.


Esses processos são baseados em alguns aspectos do growth marketing, como o tráfego, as vendas e os leads alcançados. Desse modo, é necessário entender quais desses indicadores são mais relevantes para a empresa.


Por isso, é importante que as decisões sejam tomadas conforme as necessidades da empresa, encontrando sempre maneiras de melhorar seu desempenho no mercado.


Depois de entender melhor sobre o assunto, saiba que estamos aqui para te ajudar a implementar estratégias como essa de crescimento para sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre