Novidades e Dicas

Conheça Bard, o chatbot de IA do Google que disputa espaço com ChatGPT

O Google apresentou o Bard como um experimento inicial em inteligência artificial que visa aumentar a produtividade, acelerar ideias e estimular a curiosidade dos usuários.

Disponível inicialmente nos EUA e Reino Unido, a empresa tem planos para expandir o uso do Bard em mais países e idiomas em um futuro próximo.

Além de competir com outros chatbots de IA como o ChatGPT da OpenAI e o chatbot da Microsoft, o Bard planeja abordar possíveis vieses e desinformações enquanto aprimora a eficiência e criatividade dos usuários.

Com o Bard, é possível obter dicas, explicações e ajuda criativa em tarefas como a elaboração de postagens para blogs. Com essa iniciativa, o Google visa solidificar sua posição no mercado de chatbots de IA, enquanto mantém sua posição de liderança no mercado de mecanismos de busca.

Google busca inovação com o Bard, chatbot complementar para aprimorar a experiência de busca

O Bard, chatbot de inteligência artificial do Google, é alimentado por um modelo de linguagem grande (LLM) de pesquisa, sendo uma versão mais leve e otimizada do LaMDA. A empresa planeja atualizar a ferramenta com modelos mais avançados conforme mais pessoas a utilizem e ela se torne mais precisa em prever respostas úteis.

Ao contrário do ChatGPT da OpenAI, o Bard foi projetado como uma experiência complementar à Pesquisa Google, permitindo aos usuários verificar suas respostas ou explorar fontes na web. Funcionando como uma página independente, a ferramenta é composta por uma única caixa de perguntas em vez de ser integrada ao mecanismo de pesquisa do Google.

Essa estratégia é uma forma de o Google adotar novas tecnologias de IA enquanto preserva a rentabilidade de seus negócios de mecanismo de pesquisa. Com o Bard, a empresa demonstra seu compromisso contínuo com a inovação, oferecendo aos usuários uma nova ferramenta para melhorar sua experiência de busca.

Google lança Bard com cautela para garantir confiabilidade da tecnologia de chatbot

O Bard do Google foi lançado com uma abordagem cautelosa em resposta às preocupações com a tecnologia de chatbot que por vezes apresentam-se como imprevisíveis e pouco confiáveis, como demonstrado pelos concorrentes. Isso mostra o compromisso da empresa com a ética e a responsabilidade na IA, garantindo que seus usuários obtenham informações precisas e úteis.

O reconhecimento do Google de que os LLMs podem produzir informações enviesadas, enganosas ou falsas levou à implementação de medidas de mitigação. Para isso, a empresa permite que os usuários escolham entre algumas opções de resposta do Bard e continuem a colaborar com ele fazendo perguntas de acompanhamento ou solicitando respostas alternativas.

O lançamento cuidadoso do Bard pelo Google é uma demonstração de como a empresa leva a sério as preocupações sobre a imprevisibilidade da tecnologia de chatbot e visa garantir que suas ferramentas de IA sejam confiáveis e precisas.

Segurança em primeiro lugar: Como o Google está garantindo a segurança de seus produtos de IA

Desde que a OpenAI lançou o ChatGPT e a Microsoft introduziu a tecnologia de chatbot no Bing, o Google priorizou a IA como seu foco central. As equipes internas da empresa, incluindo pesquisadores de segurança de IA, estão trabalhando em colaboração para acelerar a aprovação de uma série de novos produtos de IA.

O Bard é um desses produtos, e o trabalho do Google com ele é guiado pelos seus princípios de IA, que enfatizam a qualidade e a segurança. A empresa usa feedback e avaliação humana para aprimorar seus sistemas, implementando barreiras de segurança, como limitar o número de trocas em um diálogo, para manter as interações úteis e relevantes.

Google tem compromisso em desenvolver uma ferramenta de busca de IA confiável e precisa

O Google trabalha no desenvolvimento do Bard desde 2015, mas a ferramenta ainda não foi lançada para o grande público. Isso se deve às preocupações com a possibilidade de gerar informações imprecisas e apresentar vieses contra determinados grupos, algo que também ocorre com os chatbots da OpenAI e Microsoft.

O Google está ciente da importância dessas questões e está comprometido em lançar o Bard de forma responsável. A empresa visa garantir que a ferramenta de IA seja precisa e confiável, sem apresentar vieses ou gerar informações imprecisas. Com essa abordagem cautelosa, é provável que o Bard seja bem recebido por empresas e usuários que buscam uma ferramenta de busca eficiente e confiável.

O desenvolvimento do Bard mostra o compromisso contínuo do Google em fornecer soluções de IA inovadoras e seguras. À medida que o lançamento do Bard se aproxima, as expectativas para a ferramenta são altas, e muitos acreditam que ela será um marco no mercado de chatbot de IA.

Experimente o Bard: a ferramenta de Chatbot do Google

Inicialmente, o acesso está sendo lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido, com planos de expansão para mais países e idiomas no futuro. Para contornar as limitações de lançamento, é possível usar uma VPN.

O Google exige que os usuários tenham um endereço de e-mail do Gmail para se inscreverem e não aceita contas do Google Workspace. Embora a disponibilidade do Bard seja limitada, a empresa está comprometida em expandir gradualmente a sua disponibilidade para mais usuários.
Inteligência Artificial