Blog Bytebio

Pinterest Ads: entenda o funcionamento e as vantagens

Saiba mais sobre o Pinterest Ads, suas características,
vantagens e funcionalidades.

O Pinterest Ads já está presente no Brasil. Com a chegada da plataforma em 2021 ao país - que é um dos maiores mercados do Pinterest fora dos EUA -, agências de marketing e empresas de todos os tamanhos podem recorrer aos seus serviços de publicidade, em busca de fortalecer a marca e alavancar as vendas por meio de novas estratégias de marketing digital.


E você, já sabe quais as possibilidades essa ferramenta abre para o marketing digital de seu negócio, para além do marketing tradicional? Ainda não? Então, vem conosco, que vamos trazer algumas informações sobre a plataforma e traçar, em linhas gerais, suas características, vantagens e funcionalidades.

Este artigo pode lhe interessar "O que é Martech?"

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social e ferramenta de busca visual, que auxilia pessoas a descobrirem novas ideias, inspirações e produtos que lhes possam interessar.


Nem sempre as pessoas sabem como descrever ou propriamente o quê, de fato, estão procurando, mas graças à característica visual e dinâmica da ferramenta, logo reconhecem as ideias que mais lhes agradam, refinando seus gostos e interesses à medida em que vão navegando pelos "Pins".


De receitas a dicas para casa, de sugestões para festas a indicações para viagens, os usuários do Pinterest buscam ideias para colocar em prática, seja na rotina diária, em momentos especiais ou como planos e projetos para o futuro.

Para os que procuram ideias, conforme acompanham os conteúdos e vão colecionando esses registros, a plataforma vai aperfeiçoando as recomendações personalizadas. No caso dos que desejam aprender coisas novas, não faltam Pins com vídeos e tutoriais ensinando novas habilidades e atividades. Enfim, aos que buscam produtos, a plataforma oferece uma série de recursos já integrados para facilitar a jornada de compra.


Pela própria característica da plataforma, portanto, os anúncios acabam agregando valor ao conteúdo, já que as pessoas que utilizam o Pinterest estão mais abertas a anúncios e conteúdos de marca do que estariam em outras plataformas.


"No Pinterest, fazer compras é diferente. As pessoas estão buscando uma experiência, não uma transação. A inspiração é o principal motivador das compras. Na verdade, 66% das pessoas afirmam que ela é fundamental na hora de decidir o que comprar", descreve um artigo no portal do Pinterest Business.


Além disso, 97% das principais pesquisas no Pinterest não estão relacionadas especificamente a uma marca, criando assim uma excelente oportunidade de alcançar novos clientes antes de marcas concorrentes.

Pinterest em números

  • 431 mi de pessoas ao redor mundo utilizam o Pinterest;

  • 46 mi de brasileiros usam o Pinterest a cada mês em busca de novas ideias;

  • 89% dos usuários nos EUA acessam o Pinterest como fonte de inspiração para comprar algo;

  • 83% dos usuários que acessam semanalmente o Pinterest nos EUA fizeram uma compra a partir de Pins de marcas;

  • 52% dos millenials utilizam o Pinterest nos EUA e 45% da geração Z no Brasil;

  • + 50% dos usuários brasileiros têm entre 18 e 34 anos de idade;

  • 2,3 vezes mais eficiência do que os anúncios nas redes sociais em termos de custo por conversão;

  • 2 vezes mais retorno do gasto com anúncios para marcas de varejo do que as mídias sociais.


    Fontes: Pinterest Ads¹ e Pinterest Business¹ ²

Este artigo pode lhe interessar "O que é Marketing Analítico, como aplicar e seus benefícios"?

Quais os formatos dos anúncios do Pinterest Ads?

A plataforma possui quatro formatos de anúncios, listados a seguir:

Padrão

Formato de imagem simples, vertical ou quadrado, para exibição de seu produto ou conteúdo.

Vídeo

Formato em vídeo para contar uma história, envolver visualmente e prender a atenção de seu público.

Pin em carrossel

Faça um anúncio dinâmico, possibilitando que sua audiência deslize por diferentes imagens e opções em um só lugar.

Coleções

Combine imagens e vídeos, num formato híbrido, para compartilhar produtos e estilos de vida.

Este artigo pode lhe interessar "Smart Bidding: o que é e como usar os lances inteligentes"

Algumas funcionalidades do Pinterest Ads

Gerenciador de anúncios

A plataforma conta com um gerenciador de anúncios em que é possível criar, gerenciar e gerar relatórios das campanhas. Para cada campanha, se define um objetivo dentre três possíveis opções:

  • 1
    Reconhecimento de marca
    Visa auxiliar as pessoas a descobrirem sua marca e seus produtos
  • 2
    Consideração
    Objetiva a geração de tráfego em seu Pinterest ou fora dele
  • 3
    Conversões
    Tem por meta o aumento de vendas on-line e inscrições.

Cada campanha permite também a adição de vários grupos de anúncios, de modo a facilitar a administração das metas e orçamentos. Para cada anúncio, é possível controlar variáveis como orçamento (vitalício ou diário), frequência e período de exibição.


Além disso, por meio do Pinterest Analytics torna-se fácil acompanhar e aperfeiçoar suas campanhas, em busca de otimização de desempenho e de melhores resultados. Com o Conversion Insights, é possível ver suas conversões orgânicas e pagas em único painel, com diferentes filtros que lhe possibilitam uma visão geral e também mais detalhada de suas conversões.

Público

O Pinterest Ads conta também com diferentes ferramentas para encontrar o público perfeito. Confira algumas das opções:

  • Segmentação automatizada

    Com a segmentação automatizada a própria plataforma seleciona o seu público com base nos detalhes e características do seu Pin.

  • Dados demográficos

    Utilizando dados demográficos como idade, gênero, local e idioma, é possível segmentar o público ideal para você.

  • Interesses

    Por intermédio da seleção de interesses, seus anúncios serão veiculados para a audiência desejada nos feeds iniciais.

  • Palavras-chave

    É possível também selecionar termos específicos de pesquisa, alcançando um público mais acurado nos resultados de pesquisa e nos Pins relacionados.

  • Lista de clientes

    A plataforma ainda permite carregar uma lista de clientes customizada, a fim de alcançar pessoas que já tiverem algum tipo de engajamento com seu site, loja ou conteúdo do Pinterest.

  • Comportamentos semelhantes

    Por meio das estratégias de públicos e comportamentos semelhantes, encontre mais pessoas com interesses e comportamentos similares aos seus clientes.

Pinterest Business Partners

Por meio do Business Partners a plataforma traz ainda a possibilidade da realização de parcerias, de cunho mais técnico ou criativo, visando facilitar a criação de conteúdo, aumentar o alcance dos anúncios e otimizar o desempenho. É possível, inclusive, trabalhar com vários parceiros de maneira simultânea, conforme as necessidades do seu negócio.

  • Publicidade

    Recorra ao auxílio de especialistas em estratégia de mídia, media buying e gerenciamento de campanhas.

  • Públicos

    Receba orientações sobre como integrar dados próprios e realizar segmentações avançadas de público

  • Conteúdo

    Aproveite dicas para fortalecer sua presença na plataforma por meio do agendamento de Pins e do painel de Engajamentos

  • Criativo

    Conte com especialistas em design e ferramentas criativas para aperfeiçoar seus criativos e amplificar seu sucesso

  • Métricas & Analytics

    Acompanhe de perto o desempenho de suas campanhas por intermédio de relatórios personalizados e soluções avançadas

  • Shopping

    Amplie suas vendas com o auxílio de ferramentas de gerenciamento de feed e a criação de experiências personalizadas

Na Bytebio, combinamos Marketing & Tecnologia!

Boas práticas para os anúncios do Pinterest Ads

Os melhores Pins são aqueles que despertam interesse, que fazem as pessoas quererem saber mais sobre seus produtos, ideias ou negócio, por meio de um visual interessante ou de uma boa história. Seguem algumas dicas de boas práticas de acordo com o tipo de criativo:

Pins padrão

  • Qualidade e formato: Esteja atento ao formato e à qualidade de seus Pins. Imagens de alta qualidade e na vertical se destacam no feed. Em relação ao formato, é recomendada a proporção de 2:3 (1000 x 1500 pixels, por exemplo), pois outras proporções podem fazer com que o Pin seja truncado, comprometendo assim a experiência dos usuários e o desempenho da postagem ou anúncio.

  • Marca: Dê ênfase à sua marca, mostrando seu produto ou serviço em primeiro plano. Imagens abstratas ou aquelas que não destaquem de alguma maneira sua marca não são indicadas.

  • Logo: É importante inserir seu logotipo em seus Pins, contudo, de uma maneira discreta. Além disso, recomenda-se evitar o canto inferior direito, pois é onde estarão os ícones de produtos.

  • Texto: A inserção de textos curtos - a fim de facilitar a leitura no celular - pode ajudar seu Pin a se destacar no feed das pessoas. Buscando impactar o público certo, crie Pins diferentes conforme a língua ou país em que está focando.

  • Título e descrição: Uma escolha adequada das palavras-chave dos títulos e descrições do seu Pin pode ajudar no seu alcance. O título pode conter até 100 caracteres, enquanto a descrição, até 500.

  • Links: Em caso de Pins que contenham links, é importante verificar se o link está ativo e a sua velocidade de carregamento. Além disso, vale checar se há realmente uma correspondência entre o Pin e as imagens e interesses do site de destino.

Pins de vídeo

  • Praticidade: Seja prático e mostre algo marcante e que chame a atenção já nos primeiros segundos do vídeo.

  • Duração: No caso de conteúdo orgânico, recomenda-se uma duração de 15 segundos a 1 minuto. Para anúncios, a duração ideal é de 6 a 15 segundos. Além disso, é importante que os vídeos comuniquem as ideias de maneira clara e sucinta.

  • Áudio: Use texto ou legendas para auxiliar a contar sua história, mas evite utilizar áudios ou diálogos, pois algumas pessoas assistem aos vídeos com o som desligado. Portanto, neste caso, mais vale mostrar do que contar.

  • Capa: A seleção de uma boa imagem para a capa de seu vídeo é essencial para despertar interesse e para que as pessoas captem prontamente o que deseja transmitir.

  • Título e descrição: Mais uma vez, vale atentar para o título e a descrição de seu Pin. Quanto mais claros, mais chances de seu vídeo aparecer nas pesquisas.

Idea Pins

  • Compartilhe suas ideias: Os Idea Pins consistem numa tela com várias páginas em que você compartilha suas ideias. Têm duração ilimitada e visam aumentar e criar uma conexão com seu público alvo.

  • Vídeos em primeiro lugar: Apresentar um vídeo logo na primeira página é uma boa estratégia para se destacar no feed, já que os vídeos são ótimos para contar uma história e se conectar de maneira mais envolvente com seu público. Lembre-se de recorrer aos textos curtos e legendas para auxiliar na descrição.

  • Conteúdo próprio: Conteúdos originais são especialmente indicados para os Idea Pins, sem a necessidade de links ou conteúdos de terceiros. Conteúdos reaproveitados ou com marcas d'água costumam não apresentar um desempenho satisfatório. Vale frisar ainda que é importante utilizar apenas conteúdos que você tenha permissão para usar.

  • Personalidade: Não há melhor lugar para que as pessoas te conheçam do que os Idea Pins. Por isso, é o local mais indicado para se apresentar e interagir de maneira mais efetiva com seu público, criando um envolvimento e uma relação mais sólidos.

  • Detalhes: Preencha adequadamente a página de detalhes, listando dicas e informações que poderão facilitar a concretização das ideias pelos seus seguidores. Marcar os interesses relevantes é também recomendado para que seu conteúdo possa alcançar as pessoas certas.

  • Verifique: Antes de publicar, faça sempre uma verificação. Veja se as bordas da tela estão cobertas, se a iluminação está boa, se os vídeos e as imagens combinam... Efetue, então, os ajustes necessários. Aposte sempre numa apresentação clara e de alta qualidade.
Google Ads vs. Facebook (Meta) Ads

Concluindo

A plataforma apresenta, assim, uma proposta muito interessante e inovadora de fazer marketing digital, que as empresas podem utilizar para fortalecer e ampliar o conhecimento de sua marca, encontrar novos públicos e clientes e alavancar seus resultados.


Usar o Pinterest Ads em suas estratégias de marketing pode ser uma excelente alternativa para ampliar o alcance e os resultados de seu negócio. Em especial, quando utilizado de maneira conjunta com ferramentas e recursos de marketing analítico.


Deseja saber mais sobre estratégias de marketing analítico, com base em dados? Gostaria de uma consultoria nesta área? Nossa equipe pode te ajudar. Entre em contato conosco!

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre