Blog Bytebio

Por que o metaverso é a nova aposta de grandes empresas?

Descubra por que o metaverso é a nova aposta de grandes empresas de tecnologia. Saiba como ele poderá transformar o mundo dos negócios.
Já imaginou poder interagir com amigos, chefes e clientes por meio de um avatar digital? Ainda que essa realidade pareça se tratar de coisa de filme de ficção científica, saiba que ela está mais próxima do que nunca e é, inclusive, a nova aposta de grandes empresas de tecnologia.

Conhecida como metaverso, essa realidade pode rapidamente ser definida como uma combinação de tecnologias voltadas para proporcionar um ambiente virtual no qual as pessoas poderão mergulhar e se conectar com um mundo ainda em construção.

Quer saber mais sobre o metaverso, o que é, como funcionaria e por que muitas empresas estão apostando nessa tecnologia? Continue a leitura.
Metaverso nos Negócios

Afinal, o que podemos entender por metaverso?

De acordo com o portal de notícias Forbes Tech, podemos entender o termo metaverso como uma nova realidade que será responsável por substituir a internet que conhecemos. Como? É um conceito que tem como finalidade integrar diversas tecnologias para construir um mundo no qual as pessoas poderão romper as fronteiras físicas, como conversar com as pessoas através de avatares digitais. Hoje, como sabemos, usamos chats para desenvolver essa operação.


Algumas das tecnologias que poderão ser utilizadas no metaverso são inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, computação em nuvem, big data, holografia, 4D, 5G, entre outras.


Em outras palavras, o metaverso é como um mundo virtual paralelo onde as pessoas serão representadas por avatares, podendo, com isso, não apenas conversar com outras pessoas, mas jogar, fazer compras, participar de reuniões de negócios, e muito mais.


Uma forma de entender melhor o conceito de metaverso é por meio do jogo The Sims, que simula a vida real, permitindo que as pessoas conversem e interajam entre si, construam casas, cidades, etc.


É ainda mais fácil falar sobre isso no mundo de hoje, no qual o trabalho remoto e o comércio online estão em alta. No entanto, discutir esse tópico há 15 anos não parecia nada além de ficção científica.

Metaverso e os novos horizontes para o marketing e negócios

Como o metaverso funciona ou qual sua proposta de funcionamento?

Como destacamos, o metaverso é uma tecnologia baseada tanto no conceito de realidade aumentada como virtual e tem a simulação como algo fundamental para criar mundos novos virtualizados por pessoas.


Mas, como as pessoas virtualizam esses novos mundos? É simples. O acesso a esses mundos ocorre da mesma forma como acontece hoje em dia, ou seja, com o uso de tecnologias como óculos de realidade virtual como o Meta quest da Meta e o Apple Vision Pro da Apple seu primeiro "computador espacial" que visa trazer a computação para um ambiente mais integrado e espacial e afirma-se que veio para inovar a forma como lidamos com o mundo virtual assim como outras ferramentas.


O que o metaverso fará é permitir mais imersão a esses mundos paralelos ao nossos. Assim, por exemplo, caso uma pessoa deseje participar de uma reunião em uma empresa de forma virtualizada, basta acionar seu avatar digital, que terá o importante papel de reproduzir suas falas durante a condução do encontro. Isso, vale dizer, sem sair de casa ou estando em trânsito ou em viagem.

O que é Martech? O futuro do marketing nos negócios.

Por que as empresas estão apostando no metaverso?

Hoje, naturalmente, as pessoas passam um grande tempo na internet, seja conversando com amigos, visitando perfis nas redes sociais, resolvendo problemas ou comprando produtos, pagando boletos, agendando consultas, etc.


De acordo com a TechTudo, portal de notícias focado em assuntos sobre tecnologia, durante a semana, os brasileiros passam em média 91 horas online, ou seja, quase quatro dias completos por semana. Durante o ano, isso equivale a 197 dias.


É com base nessa realidade que muitas empresas estão apostando no metaverso, considerando que a proposta é que esta tecnologia substitua a internet, tornando-se, portanto, uma tendência. Tanto isso é verdade que só o Facebook (Meta) investiu mais de R$ 250 milhões no desenvolvimento do metaverso.


O metaverso pode transformar a realidade de muitas empresas e oferecer uma experiência completa ao consumidor, sendo este mais um motivo pelo qual as grandes organizações estão investindo na construção desse universo tecnológico. Como? A seguir, veja alguns exemplos de mudanças que serão proporcionadas por essa tecnologia:

Experiência de compra

O consumidor poderá visitar lojas, shoppings, entre outros estabelecimentos comerciais usando seu avatar digital. Ou seja, sem sair de sua casa, o que poderá garantir a ele maior conforto e comodidade. Ao garantir uma boa experiência de compra ao cliente, as empresas poderão aumentar suas vendas, e assim ter mais lucros.

Redução de custos nas empresas

Ao permitir que as organizações realizem, por exemplo, reuniões de negócios de forma virtualizada, elas poderão reduzir custos. Como o deslocamento dos funcionários ou com a manutenção de salas de reuniões, nem terá aumento na conta de luz por conta da realização desses encontros.

Modernização das reuniões

Como já destacamos, os colaboradores de uma empresa poderão se reunir para discutir assuntos importantes sobre os negócios de forma virtualizada onde quer qu estejam.

Formato de trabalho

Outra vantagem que poderá ser trazida pelo metaverso diz respeito ao aumento da eficiência do trabalho remoto. O colaborador que trabalha de acordo com esse regime poderá imergir em recursos de uma forma mais completa e com isso alcançar melhores resultados em suas atividades.

O metaverso já está ocorrendo?

O metaverso é uma proposta de um mundo mais tecnológico e capaz de garantir uma experiência mais completa, em que os usuários podem usufruir de novas possibilidades. Contudo, é preciso dizer que ainda temos uma caminhada até estarmos realmente vivenciando o metaverso, apesar do avanço de diversas tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada.


A previsão do Facebook é que essa tecnologia entre em cena somente daqui a uns quatro ou cinco anos. Isso porque ainda não temos uma boa infraestrutura de rede, mas isso está próximo do fim. A promessa é que a tecnologia 5G consiga preencher essa lacuna e conectar melhor as organizações e pessoas. Ela representa um passo para chegarmos mais perto do mundo paralelo que será proporcionado pelo metaverso.


Agora que você sabe o essencial a respeito do assunto, fique atento e prepare sua empresa para aproveitar todos os benefícios que essa tecnologia poderá proporcionar. O aumento das vendas de sua empresa e a modernização de suas operações são algumas delas.


Ainda está com dúvida com relação ao assunto abordado neste conteúdo? Fale conosco, preenchendo nosso formulário de contato!

Veja também

Confira alguns conteúdos que valem a pena dar uma olhada

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre