Blog Bytebio

Metaverso e os novos horizontes para o marketing e negócios

Sendo um ambiente virtual com realidade aumentada, trata-se de uma nova tendência para pessoas e empresas. Quer saber mais sobre o assunto?
Em razão do desenvolvimento da tecnologia na atualidade, podemos perceber o surgimento de novos horizontes para a Humanidade. E um deles, sem sombra dúvidas, é o metaverso! Sendo um ambiente virtual com realidade aumentada, trata-se de uma nova tendência para pessoas e empresas, já que em breve estaremos vivenciando um novo mundo, e cheio de possibilidades.

Para as marcas, apresenta-se como uma nova oportunidade de divulgar suas ofertas de maneira estratégica, divertida e inteligente. No entanto, muitas empresas ainda não entendem o conceito de metaverso e o que podem fazer nele, e muito menos os benefícios que ele pode entregar, tendo em vista os imensos potenciais de marketing a serem aproveitados nesse ambiente virtual.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire as suas dúvidas a respeito.
Metaverso nos Negócios
Uma cliente visualiza um projeto e realiza interações, no Metaverso

O que é Metaverso?

Em geral, definimos que o termo Metaverso é a junção do prefixo meta, que na língua grega significa “além”, e o sufixo verso, advindo da palavra universo. Logo, entendemos que o metaverso é basicamente o “além do universo”, ou um universo virtual, para além do mundo "real" — termo ideal, portanto, para conceituar um ambiente totalmente descentralizado e propenso para ser acessado por qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo. Vale mencionar que o termo foi originalmente cunhado em 1992, pelo escritor Neal Stephenson.


Dessa forma, o conceito de metaverso não se restringe somente ao entretenimento, jogos ou redes sociais, mas se aplica também a verdadeiras infraestruturas, que podem dispor de terrenos virtuais e outros ativos importantes. Além disso, o metaverso não é de nenhuma empresa ou corporação específica. Isso indica que os usuários são totalmente livres para acessá-lo quando bem quiserem. Basta ter um dispositivo conectado à internet.


No entanto, o metaverso não é um conceito relativamente novo. Ele já foi bastante utilizado, por exemplo, na indústria cinematográfica, como nos filmes de Matrix (2001), Habbo Hotel (2000) e até mesmo o filme Second Life, lançado em 2003. Todos eles retratam esse mundo virtual com realidade aumentada, sendo justamente essa a proposta do metaverso.


Em 2021, contudo, ganhou ainda mais destaque após o anúncio de Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook, de que a empresa mudaria de nome para Meta e direcionaria esforços para explorar essa nova fronteira do metaverso.

O que é Transformação Digital nas empresas?

Como entrar no metaverso?

Já sabemos até aqui do que se trata, bem como algumas das possibilidades e benefícios que o metaverso pode gerar. No entanto, precisamos entender como podemos entrar nesse novo universo, especialmente as marcas e as empresas, a fim de terem mais oportunidades para ampliarem o alcance e a autoridade de sua marca ou negócio por meio dessa realidade virtual.


Para isso, existem alguns passos necessários para entrar no metaverso. Vamos conferir:

1. Crie um avatar

Antes de tudo, o primeiro passo é criar um avatar digital. Existem plataformas que já permitem a visualização de um painel mais completo para personalizar a sua representação virtual, em que tais representações podem ser simplesmente inventadas ou baseadas em componentes reais da sua marca.

2. Tenha um ambiente virtual para acessar

Depois de criar sua representação virtual, está na hora de acessar o ambiente. No Descentraland, por exemplo, o usuário que entra na plataforma é direcionado para o Genesis Plaza, que é basicamente um “norte” para se teletransportar por outros espaços e encontrar com outros avatares. Alguns exemplos de plataformas que já proporcionam ambientes de metaverso são: Horizon Venues, Horizon Worlds, AltspaceVR, VRChat, Rec Room, entre outros.

3. Conheça novas pessoas

Tendo a representação da sua marca e um lugar para acessar o metaverso, está na hora de explorar e conhecer pessoas. Esse é o momento ideal para conhecer novos usuários, divulgar as soluções da marca e buscar por pessoas que são mais propensas a se interessar por conhecer ainda mais sobre as suas ofertas e produtos.


Sem contar que, para além do networking, o fato de estar em um espaço totalmente inovador, te possibilita criar e inovar ainda mais em suas estratégias de marketing e vendas.

4. Participe de eventos

Em geral, podemos perceber que no metaverso as experiências relacionadas ao entretenimento estão sendo deliberadamente utilizadas, a fim de ampliar a popularidade e usufruir os benefícios de interação do metaverso. Como exemplo, atualmente podemos encontrar artistas extremamente famosos fazendo shows, em tempo real, somente para usuários que acessam a plataforma responsável pelo evento.


Por isso, não deixe de pesquisar sobre as melhores plataformas para acessar. Quanto mais eventos, mais oportunidades para divulgar a sua marca, e assim, ampliar suas possibilidades.

Metaverso nos Negócios
Reunidos em uma sala física, participantes realizam as discussões e visualizações no Metaverso
O que é Martech? O futuro do marketing nos negócios.

Qual a relação entre marketing e metaverso?

Já que estamos falando de um ambiente virtual onde os usuários podem trocar experiências eficientes, o mesmo vale para as marcas. Em breve, as pessoas poderão ser capazes de consumir serviços e produtos nesses ambientes virtuais, além de participar de eventos que a própria marca oferecerá.


Pensando nesse novo cenário, podemos perceber inúmeras possibilidades de marketing, e até mesmo em novas formas de interação entre empresas e consumidores.


Ou seja, no metaverso, não basta apenas oferecer bons produtos. É necessário oferecer uma experiência totalmente nova e diferenciada para cada pessoa — uma vez que não haverá limites físicos. Sendo assim, as empresas poderão se comunicar com seu público de maneira nova e criativa, saindo de conceitos tradicionais e obsoletos.


Além disso, também temos a possibilidade de cocriação de novos produtos e serviços. Isso porque a maneira de consumir ofertas será ainda mais dinâmica e, porque não, divertida. Desse modo, uma das expectativas para o marketing digital dentro desse novo universo que o metaverso vai trazer está pautada na cocriação.


Em suma, estamos falando da possibilidade de conseguir a participação direta do público em ações das empresas, seja na introdução de novas soluções, formas de divulgação, entre outros processos, permitindo a geração de métricas e insights para que as marcas compreendam o que de fato está dando certo e o que pode melhorar para alavancar as vendas e os negócios.

Metaverso nos Negócios - Avatar e Marketing
Avatar e Metaverso

Como a Bytebio pode te ajudar?

Na busca constante por inovação, unimos a tecnologia e o marketing para gerar uma transformação digital eficiente nas empresas, favorecendo sua missão e valores, e aumentando ainda mais as possibilidades de receita através do marketing e de vendas ancoradas às estratégias atuais. Estamos constantemente estudando o mercado e novas tendências, a fim de que sejam incorporadas nas soluções empresariais, e assim, possam produzir ainda mais competitividade.


Portanto, agora que você já tirou suas dúvidas sobre o metaverso e como as empresas podem se beneficiar desse novo universo, fale agora mesmo com a gente e veja como podemos lhe auxiliar. Caso queira saber mais sobre nossas soluções, acesse a nossa página e/ou converse com um de nossos especialistas.

Veja também

Confira alguns conteúdos que valem a pena dar uma olhada

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre