Blog Bytebio

5 estratégias para gerar leads de forma automática

Saiba como gerar leads de forma automática e aumentar seu fluxo de vendas, garantindo cada vez mais valor ao seu negócio com estratégia e tecnologia

Um dos principais objetivos do marketing digital com certeza está relacionado à geração de demandas para os produtos ou serviços da empresa, não é mesmo? Ou seja, atrair as melhores oportunidades de negócio através do ambiente digital.


Mas, para que isso seja uma realidade, é preciso colocar mais estratégias em prática do que apenas criar um site para a sua empresa. É preciso que as equipes de marketing e vendas trabalhem de maneira estratégica para captar cada vez mais potenciais clientes.


Muitas organizações cometem o erro de trabalhar apenas com um formulário de contato, quando diversas outras oportunidades existem para converter os visitantes em leads, e com isso, ter um relacionamento mais estreito com eles.


Por esse motivo, pensando em te ajudar, trouxemos aqui algumas informações importantes sobre como gerar leads de maneira automática, qual a importância disso e as principais vantagens para a sua empresa.


Acompanhe!

Geração de leads: o que significa?

A geração de leads está relacionada ao começo da estratégia de inbound marketing. Para que essa estratégia seja bem-sucedida, é essencial colocar em prática algumas ações de geração de tráfego, a fim de atrair mais visitantes.

Quando esse objetivo é atingido, no entanto, saiba que seu trabalho não acabou. É necessário também oferecer conteúdos relevantes para que os seus visitantes sejam informados sobre temas que lhes interessam e também convertidos em leads, a serem nutri-dos constantemente.

Um lead é uma excelente oportunidade de fechar negócio, especialmente um lead qualificado. Afinal, você tem acesso a informações como nome, e-mail e até telefone por ter ofeerecido um serviço em troca, como um conteúdo educativo, por exemplo.

Quando essa troca acontece e as duas partes se agradam, a geração de leads é feita de maneira mais eficaz na empresa. Mas, após isso, as demais estratégias não podem ser colocadas de lado, pois como dissemos, eles precisam ser nutridos para serem transformados em clientes sob o gerenciamento da equipe de vendas.
Geração de leads
Geração de leads com conteúdos bem direcionados e ricos
Este artigo pode lhe interessar "Como aumentar sua geração de leads com Auditoria de SEO"

5 formas de gerar leads de maneira automática

Mesmo que os dados sejam o principal recurso do marketing analítico, existem outros pontos de atenção para o que método seja bem-sucedido. Por isso, são essenciais algumas etapas que antecedem a análise dos dados propriamente dita, as quais têm por objetivo estruturar os processos de rastreamento e coleta dos dados e que são apresentadas a seguir.

1. Tenha uma persona definida

O primeiro passo para conseguir gerar leads e colocar estratégias em prática é definir a sua persona. Até porque, antes disso, você não consegue saber exatamente qual o seu público alvo e com quem está se comunicando.


A persona é criada para representar o seu cliente ideal de forma fictícia, e é baseada em dados como características, comportamentos, histórias, objetivos, motivações, preocupações e desafios que eles possuem.


Um dos maiores erros que muitas empresas cometem é querer utilizar uma mesma linguagem para atingir públicos diferentes. Quanto maior personalização você colocar na comunicação, melhores serão os resultados.


Por isso, é muito importante definir uma persona para oferecer o conteúdo ideal. Além disso, tenha conhecimento sobre a idade, as preferências, o gênero, as necessidades e dores da sua persona.

2. Faça a segmentação do público

Outra maneira de conseguir gerar leads de forma automática é segmentar o público. O meio digital possui diversas possibilidades, e você pode usar cada uma delas ao seu favor. Gerar leads através de mídias sociais é uma delas.


Mas é preciso ter um pouco de cuidado e dedicação às estratégias para fazer tudo da maneira correta. Existem algumas técnicas que devem ser usadas com cautela, para que as pessoas não tenham a sensação de serem obrigadas a oferecer dados em troca de conteúdos.

3. Produza conteúdos ricos

Outra maneira de conseguir gerar leads de forma automática é a partir do fornecimento de conteúdos e materiais ricos, principalmente no blog da empresa, por exemplo.


O ideal é que os seus conteúdos chamem a atenção da sua persona, sendo exclusivos e interessantes. Estes materiais funcionam como uma isca, e por isso, as informações precisam ser relevantes para a persona, para que no final, ela possa oferecer as informações de contato.


Diferente do que muitas pessoas acreditam, um material rico em informações pode ser produzido a partir do seu conhecimento de negócio, ou até mesmo fazer uma adaptação de um conteúdo que você acha que será interessante para o seu público.

4. Faça divulgação das páginas de conversão

Todas as estratégias e ações do inbound marketing possuem o objetivo de fazer com que o consumidor passe para a próxima etapa dentro do funil de vendas.


É comum que as redes sociais, por exemplo, não ofereçam suporte para essas etapas, e caso você queira atrair visitantes para o site, é preciso divulgar as páginas de conversão.


Isso também é válido para quando a marca decide promover os seus serviços ou produtos a partir de anúncios. A conversão de leads precisa levar os visitantes para uma landing page, na qual então farão o cadastro.


Por conta disso, é interessante criar conteúdos que levem os usuários aos materiais onde as opções de cadastro e questionários estarão disponíveis. O ideal é sempre fazer testes sobre quais os melhores modelos que se encaixam na sua empresa e quais deles possuem uma performance melhor.

5. Faça a nutrição dos seus leads

Nutrir e fazer a qualificação de seus leads é tão importante quanto gerá-los. Isso pode ser feito por meio das etapas de boas vindas, de novos conteúdos, de reativação e também reconversão.


Primeiro, é preciso ter clareza sobre quais conteúdos são realmente relevantes para o seu público em determinados momentos. Caso esses conteúdos já tenham sido publicados, você pode fazer uma análise sobre eles.


Os conteúdos de topo, meio ou fundo do funil devem ser identificados, lembrando sempre que o principal objetivo de nutrir os leads é fazer com que eles cheguem até o fundo do funil, para então se tornarem clientes.

Gerar leads de forma automática
Gerando leads com conteúdos bem aplicados e desenvolvidos com estratégias de conversão
Saiba como gerar cada vez mais leads com "Marketing de conteúdo"

Maiores benefícios de gerar leads

Existem diversos benefícios que essas estratégias de geração de leads podem trazer para a sua empresa, como conseguir o contato completo dos possíveis clientes, se tornar uma autoridade no nicho, mostrar qual a área de atuação da sua empresa, criar uma comunicação direta com os possíveis clientes, aumentar a taxa de conversão, e muito mais.


Como dissemos, gerar leads é muito importante, mas fazer a nutrição deles no tempo certo pode fazer com que você consiga levá-los ao momento da compra, aprimorando processo de vendas. Sendo assim, sempre mantenha a sua página de vendas com oportunidades, para que o volume e recorrência sejam maiores.


Investir na geração de leads é realmente uma excelente ideia para o seu negócio, e isso pode te ajudar a crescer mais no mercado em que atua e se tornar referência entre os concorrentes.


Se quiser saber mais sobre o assunto, fale com a gente, tire suas dúvidas e acesse o site para conhecer nossos serviços.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre