Fale conosco
Se preferir falar por telefone, nosso número é 0800 878 1084
Auxiliamos na Transformação Digital do seu negócio
Blog Bytebio

Afinal, o que é Indústria 4.0?
Veja 4 dicas de como aplicar

Entenda o que é a Indústria 4.0, também conhecida como
4ª Revolução Industrial, e saiba como preparar sua
empresa com dicas e exemplos práticos
Neste post você vai ver:
O que é Indústria 4.0
Também conhecida como 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um conceito que surgiu na Alemanha em 2012, que se fundamenta no princípio de que todos os recursos de uma organização devem se comunicar de forma inteligente, integrada e online.

Clique aqui para saber mais.
Diferença entre Indústria 4.0 e Transformação Digital
A Transformação Digital, é uma parte do processo da Indústria 4.0. Nós fizemos um post completo sobre Transformação Digital, clique aqui para conferir.

Clique aqui para saber mais sobre a diferença entre Indústria 4.0 e Transformação Digital.
Indústria 4.0 no Brasil e no Mundo
Quando comparado à América do Norte, Europa e Ásia, percebemos que o Brasil tem um caminho muito aberto para crescer quando o assunto é Indústria 4.0. Por tanto, é um ótimo momento para se destacar da concorrência com seus princípios.

Veja aqui algumas estatísticas sobre Indústria 4.0
A evolução do mercado na 4ª Revolução Industrial
Nos anos 80, o ranking das empresas mais valiosas era dominado por montadoras e petroleiras. Hoje, 4 das 5 empresas mais valiosas são do setor de tecnologia.

Confira aqui quais são as empresas mais valiosas hoje e nos anos 80.
Pilares e Impactos da Indústria 4.0
A Indústria 4.0 se baseia em basicamente 5 pilares:
  • Big Data Analytics
  • Inteligência Artificial
  • Cloud Computing
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Segurança e Privacidade
  • Mobile First (mobilidade)

Veja aqui alguns impactos da 4 Revolução Industrial.
4 Dicas de como aplicar a Indústria 4.0
  • Definição de Mindset da Empresa
  • Aplicação de Automação de Processos (saiba como aqui)
  • Integração de seus Sistemas (saiba como aqui)
  • Foco em Geração e Análise de Dados

Veja aqui como aplicar essas 4 dicas na prática.

Afinal, o que é Indústria 4.0? Sua empresa está pronta?

Agora que você já sabe o que preparamos para você nesse post, vem com a gente!
Hoje em dia muito se fala em Indústria 4.0, Transformação Digital, IoT (Internet das Coisas), 5G e vários termos "novos" que prometem mudar a forma que vivemos, sobretudo no meio dos negócios. Mas a verdade é que nem todas as pessoas (e empresas) conhecem ao certo o real significado dessas palavras tão poderosas.

Se você é um empresário ou um profissional que busca melhorar seus resultados e se destacar perante a concorrência, é fundamental que você se mantenha atualizado. Novos conceitos, ferramentas e estratégias surgem a cada dia com potencial de alavancar negócios.

Pensando nisso, hoje vamos te explicar tudo sobre a tão falada Indústria 4.0. O que é, como ela vai ajudar o seu negócio e muito mais.

O que é Indústria 4.0?

A Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial, é um conceito composto por seus pilares e princípios. O termo surgiu na Alemanha, há pouco tempo, em 2012.

A 4ª Revolução Industrial se baseia na ideia de que os recursos de uma organização devem se comunicar de forma inteligente, integrada e online. Mantendo processos, maquinas, dispositivos, e pessoas como parte de uma grande rede inteligente de negócios.

Fazendo com que todas as parte de um negócio estejam relacionadas de forma cada vez mais autônoma. Gerando dados e informações importantes para o negócio que até então não eram analisados.
Indústria 4.0 é um conceito baseado no fundamento de que empresas devem integrar tecnologias (tanto físicas quanto digitais) para criar uma rede inteligente de seus recursos. Tendo diversas ações controladas de forma autônoma
Também usa-se o termo "4ª Revolução Industrial" por se ser considerada a quarta grande virada no modo de se fazer negócios:
1780
Indústria 1.0
Introdução da máquina a
vapor e carvão
1870
Indústria 2.0
Eletricidade e produção
em massa
1970
Indústria 3.0
Computação e tecnologias dando os primeiros passos
HOJE
Indústria 4.0
Processos inteligentes, com os diversos recursos integrados
Apesar da denominação, a Indústria 4.0 não se limita apenas ao segmento industrial. Muito pelo contrário. O conceito é aplicável nos mais diversos segmentos, em empresas de diferentes portes. Um pouco mais abaixo aqui nesse post você verá alguns exemplos de como sua empresa pode aplicar a Indústria 4.0.

Pilares da Indústria 4.0

A 4ª Revolução Industrial se sustenta em 6 grandes pilares:
Pilares da Indústria 4.0 | Bytebio
Inteligência Artificial
A aplicação de Inteligência Artificial nos negócios auxilia as mais diversas áreas de uma empresa. Um exemplo de como aplicar IA em uma organização é no setor comercial. Com auxílio de uma ferramenta (como CRM, por exemplo) analisando perfis e comportamentos de leads e clientes visando aumentar o volume e qualidade de vendas.
Saiba mais sobre IA
Big Data Analytics
Outro grande aliado da Indústria 4.0 é o Big Data Analytics. Sendo o pilar responsável por lidar com dados importantes, definindo ações a partir de sua análise.
Cloud
Garantir acessibilidade com segurança aos dados gerados e analisados é essencial para que uma operação fundamentada nos princípios da Indústria 4.0 sejam sustentáveis.
IoT (Internet das Coisas)
Como já comentamos neste post, a IoT é o pilar que conecta as informações de um determinado recurso, seja ele um sistema ou maquinário, ao restante da rede de negócios. Fundamental para criar uma rede conectada.
Saiba mais sobre IoT
Mobilidade e Segurança
Foi-se o tempo em que se dizia que o futuro é mobile. Nós já estamos vivendo em um mundo onde modelos de negócios que não aplicam mobile first estão perdendo vendas e quebrando.
Quando aplicados e alinhados à uma estratégia bem definida, todos esses pilares convergem para um negócio imerso da Indústria 4.0. Aumentando seus resultados com o uso inteligente de tecnologias.

Diferença entre Indústria 4.0 e Transformação Digital

Se você já leu nosso post explicando O que é Transformação Digital nas empresas, pode estar se perguntando:

Mas então, qual a diferença entre Transformação Digital e Indústria 4.0?

Como explicamos no post aqui no blog, a Transformação Digital pode ser resumida como o uso de tecnologias, de diferentes formas, para otimizar processos. Ela é o motor para fazer com que tarefas e processos sejam mais efetivos com ferramentas e tecnologias.

Enquanto a Indústria 4.0 é o conceito que faz com que essas tecnologias (aplicadas com Transformação Digital) estejam interligadas e integradas em uma grande rede inteligente de sistemas, tecnologias e processos. Então, podemos dizer que a Transformação Digital faz parte do processo da 4ª Revolução Industrial.
Tenha todos seus sistemas integrados

Indústria 4.0 no Brasil x Indústria 4.0 no Mundo

O conceito de Indústria 4.0 chegou no Brasil, inicialmente pelas grandes multinacionais. E aos poucos, vem sendo aderido por empresas dos mais diversos portes e segmentos.

A questão é que o Brasil ainda tem um caminho muito aberto para crescer quando falamos sobre o assunto.

Uma pesquisa realizada pela Fiesp em 2018 mostrou que 32% das empresas brasileiras não sabem o que é a 4ª Revolução Industrial. A mesma pesquisa ainda mostrou que apenas 5% das empresas no Brasil se sentem "muito preparadas" para os desafios da Indústria 4.0.
5%
Das empresas brasileiras se sentem "muito preparadas"
para os desafios da Indústria 4.0
32%
Das empresas brasileiras não sabem o que é a
4ª Revolução Industrial
Esses números mostram como o Brasil e suas empresas precisam evoluir. Ao mesmo tempo, mostra uma grande oportunidade de negócio: As empresas brasileiras que começarem a introduzir os fundamentos da Indústria 4.0 antes da sua concorrência, terão grande vantagem competitiva em relação ao mercado.
"A Indústria 4.0 vai afetar o meu negócio?" não é a pergunta correta a ser feita.

Mas sim "Quando ela vai chegar e quais impactos ela vai gerar no meu negócio?"

A evolução do mercado na 4ª Revolução Industrial

Que o mercado está (e sempre esteve) em constante evolução é um fato. Basta olharmos as 5 empresas mais valiosas do mercado americano na década de 80 e compararmos com o cenário atual.
O que podemos ver na imagem a cima?

Até poucos anos atrás, nenhuma empresa de tecnologia figurava entre as empresas com maior valor de mercado. As grandes montadoras e petroleiras dominaram o mercado de forma majoritária por décadas.

Hoje 4 das 5 empresas mais valiosas do mundo foram criadas e são até hoje fundamentadas em tecnologia. São empresas imersas na Indústria 4.0, as referências para o mercado global.

Por tanto, o tradicional discurso de "quem não se atualiza, se torna obsoleto" nunca fez tanto sentido. E as finadas Kodak's e Blockbuster's do mercado estão aí para provar.


Impactos da Indústria 4.0

Com toda essa movimentação na forma de se fazer negócio, alguns impactos positivos e negativos acompanham a Indústria 4.0. E cabe às empresa se adaptarem para que continuem relevantes no mercado.

Listamos abaixo alguns impactos que já estão presentes no nosso dia a dia e outros que estão por vir, confira:
Novos Modelos de Negócio
Como vimos na lista de empresas mais valiosas, a Indústria 4.0 traz junto de si novos formas de se fazer negócio. Dando origem à novos modelos de negócio.
Clientes mais exigentes
Com os novos modelos de negócio que surgem, clientes ficam cada vez mais exigentes. Não só com os novos players de mercado, mas também - e principalmente - com as organizações que ainda precisam se adaptar para esse novo cenário.
Descentralização de processos
Visando otimizar ainda mais os processos de negócio, os recursos passam a tomar decisões baseados em um histórico de comportamento e ações. Sem depender de uma intervenção humana e com a segurança de que a decisão tomada tem fundamento.
Operação Full Time
Com máquinas e recursos tecnológicos funcionando de forma integrada e inteligente, as organizações terão a possibilidade de manter sua operação ativa full time, 24/7. Com o benefício de reduzir à zero a margem de erros humanos.
Processos mais otimizados
Processos manuais fazem cada vez menos parte da nossa rotina. Sendo substituído por recursos tecnológicos que tornam essas operações muito mais rápidas e sem margem para erro. Com a Indústria 4.0, esses processos se tornam ainda mais poderosos sendo integrados à uma rede única de negócio.

Como aplicar Indústria 4.0 na prática

Se você chegou até aqui, certamente já percebeu o potencial que os princípios da Indústria 4.0 têm para alavancar os resultados da sua empresa. E como comentamos no começo desse texto, a Indústria 4.0 é acessível para todos os negócios, independente de segmento ou porte.

Para te ajudar nessa missão, listamos 4 dicas de como aplicar a Indústria 4.0 na prática:
Defina o Mindset
A mentalidade da sua equipe é peça chave para o processo de Transformação Digital e de preparação para a Indústria 4.0.

De nada adiantaria implementar diversas ferramentas e estratégias aderentes à 4ª Revolução Industrial se você e sua equipe não estiverem alinhados com a forma de trabalho e propósito com toda essa mudança.

Como sempre falamos aqui na Bytebio: "A Transformação Digital acontece na mentalidade do negócio"
1
Use Automação de Processos
A Automação de Processos torna toda a operação muito mais fluida e prática. Substituindo trabalho humano por trabalho automatizado.

Alguns exemplos de operações para aplicar automação no dia a dia são funil de vendas (para avanço de negócios), gestão de leads (para classificação e avaliação da sua base), e qualquer outra atividade que possa ser ativada a partir de um gatilho específico.
2
Integre seus Sistemas
Como já destacamos aqui, a integração é o foco da Indústria 4.0. Uma vez que você tem todos seus sistemas integrados, conversando entre si de forma inteligente, você tem uma rede que vai facilitar todo e qualquer processo de negócio.

Alguns exemplos de sistemas para serem integrados: CRM, comunicadores (mensageiros), ERP, sistema financeiro, entre outros.
3
Foque em Dados
A partir do momento que você começar a usar as ferramentas e tecnologias em sua integridade, você começará a identificar diversas informações e dados de extrema relevância para o seu negócio.

Aprenda com esses dados. Análise padrões de comportamento que geram ações importantes, sejam elas positivas ou negativas, e defina uma estratégia para antecipá-las de forma assertiva
4

Conclusão

Não chegará um dia em que vamos assistir um anúncio no Jornal Nacional informando "Pronto, agora estamos na Indústria 4.0". Esse momento já começou e está acontecendo. A 4ª Revolução Industrial acontece como a transição do dia para a noite. O crepúsculo acontece de forma gradativa, e quando percebemos, já é noite. Por isso precisamos estar preparados.

"Será que a Indústria 4.0 vai realmente afetar meu negócio?" não é a pergunta certa a se fazer. Mas sim "Quando ela vai chegar no meu negócio e quais impactos ela vai gerar".

Nós aqui na Bytebio oferecemos uma série de serviços para colocar seu negócio dentro da Indústria 4.0 com soluções de Transformação Digital. Converse com a gente no chat aqui em baixo para conhecermos melhor o seu negócio.

Quer implantar Indústria 4.0
na sua empresa?

Clique no botão abaixo e fale conosco!