Novidades e Dicas

Dolly: o novo clone de código aberto do ChatGPT que está revolucionando a Inteligência Artificial

A empresa de software empresarial Databricks lançou o novo modelo de linguagem ampla chamado Dolly, uma versão do ChatGPT de código aberto. O nome Dolly é uma homenagem à famosa ovelha do mesmo nome, o primeiro mamífero clonado.

Essa novidade é muito importante para o mundo da Inteligência Artificial, pois o ChatGPT é um dos modelos de linguagem mais avançados do mundo. E agora, com o lançamento do Dolly, outras pessoas podem criar e desenvolver seus próprios modelos de linguagem de código aberto.

Isso significa que a tecnologia de IA está se tornando cada vez mais acessível e democrática. Agora, mais pessoas podem contribuir para a evolução da IA e desenvolver soluções que atendam às necessidades da sociedade.

A criação de um modelo de linguagem de código aberto também significa que mais pessoas podem usá-lo para desenvolver chatbots, assistentes virtuais e outras soluções de IA para suas empresas ou projetos pessoais.

O lançamento do Dolly é uma prova do potencial da tecnologia de código aberto para mudar a forma como a IA é criada e usada. Com mais empresas e desenvolvedores trabalhando juntos, podemos esperar avanços ainda mais significativos nos próximos anos.

A colaboração e transparência impulsionadas pelos modelos de linguagem de código aberto

Os modelos de linguagem de grande escala de código aberto estão se tornando cada vez mais presentes no universo da Inteligência Artificial (IA), com o intuito de fornecer um acesso mais amplo à tecnologia, para que ela não seja monopolizada e controlada por grandes corporações.

Um exemplo recente dessa tendência é o Dolly LLM, um modelo de linguagem de grande escala de código aberto que busca oferecer acesso mais amplo à tecnologia de IA. Com essa iniciativa, o objetivo é evitar que as empresas tenham receio de compartilhar dados confidenciais com terceiros que controlam a tecnologia de IA.

Um dos principais motivos que impulsionam o movimento de IA de código aberto é o medo de que as empresas possam ser relutantes em compartilhar informações sensíveis com um terceiro que controla a tecnologia. Isso pode prejudicar a inovação e a evolução do setor.

Com a crescente popularidade dos modelos de linguagem de grande escala de código aberto, é possível ter uma maior transparência, colaboração e compartilhamento de informações. Isso pode contribuir para o desenvolvimento da IA de maneira mais rápida, eficiente e segura.

A iniciativa de tornar a IA de código aberto pode ter um grande impacto na sociedade e na economia, promovendo uma maior democratização da tecnologia e incentivando a inovação em todo o mundo. É um passo importante para tornar a IA mais acessível e permitir que mais pessoas possam contribuir para a evolução da tecnologia.

Dolly: a nova criação de código aberto baseada em modelos de linguagem

A criação da Dolly é uma contribuição significativa para a evolução dos modelos de linguagem em inteligência artificial. Desenvolvida a partir do modelo de código aberto criado pelo EleutherAI research institute e o modelo Alpaca da Universidade de Stanford, a Dolly se destaca por ser capaz de superar muitos dos modelos de linguagem mais avançados, como o OpenAI GPT-3, Gopher da Deep Mind e Chinchilla da DeepMind.

A base para o sucesso da Dolly é a LLaMA, um modelo de linguagem de código aberto com 65 bilhões de parâmetros criado pela Meta. A LLaMA é treinada em dados disponíveis publicamente, o que possibilita o seu aprimoramento constante. De acordo com um artigo da Weights & Biases, a LLaMA pode superar muitos dos principais modelos de linguagem, apesar de ser menor.

Com o uso da LLaMA e a criação da Dolly, a inteligência artificial no chatGPT pode atingir um novo patamar. Essas tecnologias possibilitam uma comunicação mais eficaz e natural com os usuários, além de permitir que o modelo evolua constantemente e se adapte a novos desafios. A criação de modelos de linguagem de código aberto e treinados em dados públicos é uma tendência importante na área de inteligência artificial, e a Dolly é um excelente exemplo dos resultados positivos que essa abordagem pode trazer.

A importância da qualidade dos dados de treinamento na melhoria do processamento de linguagem natural

A importância da criação de conjuntos de dados de alta qualidade é indiscutível. E, recentemente, um artigo de pesquisa acadêmica intitulado "SELF-INSTRUCT: Aligning Language Model with Self Generated Instructions PDF" destacou a maneira de criar dados de treinamento de perguntas e respostas gerados automaticamente de alta qualidade, que é melhor do que os dados públicos limitados.

Este artigo explica que, ao utilizar instruções escritas por especialistas em tarefas novas, o modelo de linguagem GPT-3 pode ser ajustado de maneira mais eficiente do que ao utilizar os conjuntos de dados públicos existentes.

Eles realizaram avaliações humanas e descobriram que o método SELF-INSTRUCT superou o desempenho de outros métodos, deixando apenas uma diferença de 5% em relação ao melhor método existente.

Agora, uma nova ferramenta chamada Dolly demonstra que é possível criar um modelo de linguagem grande e útil com um conjunto de dados menor, mas de alta qualidade. Ela funciona modificando um modelo de código aberto de 6 bilhões de parâmetros do EleutherAI, adicionando recursos de seguimento de instruções, como geração de texto e brainstorming, que não estavam presentes no modelo original. Isso foi possível graças ao uso de dados de Alpaca.

O mais surpreendente é que não é necessário ter o modelo mais recente ou maior para obter habilidades de seguimento de instruções, já que o modelo usado tem apenas 6 bilhões de parâmetros, em comparação com os 175 bilhões do GPT-3.

Essa descoberta é animadora para quem trabalha com processamento de linguagem natural, pois sugere que a qualidade do conjunto de dados é mais importante do que o tamanho. E isso abre as portas para modelos de linguagem menores, mas com maior qualidade, o que pode levar a uma melhoria significativa na qualidade do processamento de linguagem natural.

Conclusão

Em resumo, a ferramenta Dolly representa um grande avanço na democratização da inteligência artificial. Graças a essa nova abordagem de criação de modelos de linguagem com conjuntos de dados menores, mas de alta qualidade, mais pessoas podem ter acesso a essa tecnologia poderosa.

Além disso, iniciativas como a Mozilla.ai demonstram um crescente movimento em prol do uso de software de código aberto para tornar a IA mais acessível e transparente. Com essas iniciativas, acreditamos que a inteligência artificial se tornará cada vez mais presente em nossas vidas, trazendo benefícios significativos para a sociedade.

Inteligência Artificial