Blog Bytebio

Lead Scoring: importância e benefícios para as empresas

Para quem já está habituado a formular estratégias para vender ainda através do marketing digital, sabe da importância do Lead Scoring.
Quem já está habituado a formular estratégias para vender através do marketing digital, sabe da importância do Lead Scoring. Afinal de contas, estamos falando de uma técnica de classificação de leads, a fim de otimizar a atuação das equipes de vendas e marketing.

Trata-se de uma estratégia bastante utilizada na metodologia inbound, mas que ainda assim oferece inúmeras dúvidas sobre suas práticas.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira no post de hoje então!

Qual é a importância do Lead Scoring?

De maneira prática, o Lead Scoring acaba ajudando, e muito, o time de marketing e vendas, uma vez que ele consegue proporcionar um número maior de vendas a partir de um mesmo conjunto de leads.


Em tradução livre, o termo significa “pontuação de leads”, e visa estabelecer um processo de classificação em termos da prontidão dos leads para a compra, com base em critérios e valores pré-estabelecidos pela empresa. Com isso, obtém-se uma pontuação ou classificação final para cada cliente em potencial.


Quando implementado de maneira eficiente, alcançamos três resultados importantes com o lead scoring, que são:


  • Análise de leads muito mais rápida, prática, assertiva e eficiente;
  • Os processos de segmentação e caracterização dos tipos de lead ficam mais ricos. Isso porque, através do lead scoring, torna-se possível uma comunicação mais direcionada com base no perfil/interesse de cada lead;
  • Os leads mais "quentes" e qualificados são entregues ao time de vendas.

Ou seja, por meio do lead scoring, o time de marketing é capaz de realizar suas atividades de maneira muito mais otimizada e inteligente, enquanto o time de vendas recebe oportunidades ainda melhores e mais propensas à conversão, favorecendo e agilizando a jornada de compra.

Lead Scoring Bytebio
Veja como você pode criar uma estratégia de otimização em SEO que seja perfeita para o seu site.

Principais benefícios do Lead Scoring

Sabendo da importância do lead scoring para uma empresa que deseja ainda mais qualidade na sua base de leads, não fica difícil identificar suas principais vantagens e benefícios.


Veja abaixo quais são eles:

1. Maior produtividade do time de vendas

Conforme visto, o lead scoring ajuda a empresa a entender se o lead está realmente qualificado para a compra de seu produto ou serviço. Essa melhoria no processo de qualificação de leads é essencial para que o time de vendas receba melhores dados e informações sobre os leads, tornando o setor ainda mais ágil e produtivo para a empresa.

2. Redução do ciclo de vendas

Caso você não saiba, o ciclo de vendas nada mais é do que o tempo necessário que um time de vendas leva para conseguir realizar o fechamento de um negócio a partir do momento em que o lead é abordado pela primeira vez, até que efetivamente a conversão seja realizada.


Portanto, quando investimos no lead scoring, passamos a reduzir esse tempo necessário de venda, fazendo com que as conversões sejam mais rápidas.

3. Redução do Churn

Em geral, o Churn de um negócio costuma ser definido através da porcentagem de clientes que desistem de se relacionar com a sua marca. Também conhecida como taxa de desistência, quando temos um churn reduzido, passamos a ter mais oportunidades. E isso o lead scoring consegue promover muito bem, uma vez que ele ajuda a encontrar bons clientes, que realmente tenham um fit com a marca.

4. Clientes mais satisfeitos

Se a sua empresa tende a mirar nos clientes certos para fazer negócios, isso significa que sua marca tenderá a produzir clientes ainda mais satisfeitos. Afinal de contas, estamos nos relacionando com o cliente ou com público alvo ideal. Logo, o lead scoring oferece essa possibilidade de atrair clientes qualificados, com maior intenção de compra, para mais perto do negócio, garantindo excelentes índices de satisfação.

5. Gera competitividade

Em consequência de todos os benefícios e vantagens citados acima, chegamos a um ponto marcante para qualquer negócio: a competitividade. Já que o lead scoring promove a otimização na coleta e gestão de leads mais qualificados, a tendência é aumentar os lucros, se destacando frente à concorrência e elevando a autoridade no segmento de atuação.
Faça um diagnóstico e Análise de Concorrência em SEO de seu site e sua marca na internet

Por que usar um CRM para qualificar leads?

Com o crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o surgimento de diversas ferramentas capazes de automatizar ainda mais os processos de vendas e marketing. Atualmente, cerca de 80% das empresas que entendem a importância da transformação digital dispõem de ferramentas de automação, fazendo com que o número de conversão em leads aumente significativamente.


Ou seja, através de uma ferramenta de automação, conseguimos acelerar e aprimorar o processo de qualificação de leads de um negócio. E podemos fazer isso de maneira eficiente com o uso de um CRM. Quando utilizamos essa ferramenta, obtemos excelentes recursos, como é o caso da captura automática de informações de leads, a fim de que os setores não precisem perder tempo buscando as informações certas.


Além disso, existem ferramentas CRM que possibilitam rastrear as atividades de determinado usuário nas mídias sociais. Quando a marca tem em mãos esse tipo de informação, ela consegue criar estratégias para alcançar essas pessoas e tornar o processo de conversão ainda mais rápido e fluido. Sem contar a redução de custos com capital humano, maquinário, entre outros processos.

Lead Scoring Bytebio com Bitrix24
Lead Scoring e CRM

Como é possível classificar Leads através do BITRIX24 CRM?

Com mais de 10 milhões de clientes, o Bitrix24 é um CRM altamente flexível e eficiente quando o assunto é a geração de leads, automação de vendas e excelente comunicação com clientes.


Através da plataforma, é possível que os times de vendas e marketing consigam gerenciar de maneira intuitiva e rápida os funis de vendas de seus clientes, automatizando este processo para gerar vendas e relacionamentos ainda melhores.


Além disso, o Bitrix24 é totalmente baseado em nuvem, ou seja, você não precisa de um servidor local para acessar as plataformas e os dados que são coletados e gerados de maneira automatizada.


Por meio da pontuação AI24 o Bitrix24 fornece um sistema que pode analisar todos os dados no CRM e mostrar a probabilidade de sucesso tanto para leads como para futuros negócios. As informações fornecidas por este software o ajudarão a tomar melhores decisões sobre quem comercializar seus produtos ou serviços também, o que poderia levar diretamente ao aumento da receita!

Pontuação AI24 Lead Scoring Bitrix24
Pontuação AI24 no Bitrix24
O que é Bitrix24? Conheça um dos mais completos CRM do mercado.

Você pode ter acesso às informações de qualquer lugar do mundo, bastando apenas possuir conexão de internet. Assim, tanto a equipe de marketing quanto a equipe comercial conseguem efetuar seu trabalho de maneira local ou remota, independente do modelo de trabalho oferecido pelo negócio.


Portanto, o Bitrix24 é uma excelente ferramenta para administrar e organizar seus orçamentos, contatos, negócios e quaisquer atividades que estão relacionadas ao setor comercial, dispondo de RPAs e, principalmente, automação de marketing.


Quais informações participam da análise?

  • fonte, data e hora da criação do lead ou negócio
  • valores de todos os campos e as alterações feitas
  • número total de chamadas, e-mails e mensagens de canais abertos
  • caminho do cliente e seu tipo (inicial ou repetido)

Além desse recurso da Pontuação Ai24, o Bitrix24 ainda permite fazer customizações de Lead Scoring por meio de automações dos processos de negócio da empresa.


Para isso, conte com a Bytebio para te ajudar em seus processos de automação em marketing e otimização de vendas através de nossas soluções, a fim de poder gerar ainda mais competitividade em seu mercado de atuação, com inteligência de negócio e praticidade.


Ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso site e fale conosco. Caso queira saber mais sobre nossas soluções e ferramentas, acesse nossa página e converse com um de nossos especialistas.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre