Índice de universidades empreendedoras será apresentado em São Paulo

No dia 21 de novembro, acontecerá, na Universidade de São Paulo (USP), um debate sobre Universidades Empreendedoras. O encontro, que será transmitido ao vivo online, irá discutir o empreendedorismo nas universidades e apresentará o primeiro Índice de Universidades Empreendedoras do Brasil, elaborado por um conjunto de entidades estudantis, entre elas a Rede CsF, formada por bolsistas e ex-bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. Acesse a programação.

Lançado em Brasília, no dia 10 de novembro, na sede do Ministério da Educação, o índice tem como proposta mostrar as iniciativas de instituições de ensino superior no Brasil que mais incentivam o empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. O conceito de Universidade Empreendedora foi desenvolvido por meio de uma pesquisa on-line que contou com a participação de 4 mil estudantes universitários de todo o país.

A pesquisa foi elaborada a partir de três questionamentos – O que é uma universidade empreendedora? – O que influencia para uma universidade mais empreendedora? – O que pode ser replicado para uma universidade mais empreendedora? Já o índice usou seis eixos para identificar as boas práticas. São eles: cultura empreendedora, atividade de extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

A seleção fez um recorte entre as cem universidades mais renomadas e uma classificação entre as 42 com destaque na avaliação. Em primeiro lugar está a Universidade Federal de São Paulo (USP), em segundo, a Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), em terceiro, a Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), em quarto, a Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em quinto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e em sexto, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além da Rede CsF, participaram da elaboração do índice a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a Organização Jovem de Liderança do Mundo (AISEC), a Enactus Brasil e a Associação dos Estudantes Brasileiros que estão fora do Brasil (BRASA).

(Com informações da USP e do MEC)


Fonte: Agência CAPES

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *