Bolsista participa de Conferência das Nações Unidas sobre moradia

A bolsista de mestrado no país da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Inara Pagnussat Camara teve oportunidade de atuar como uma das delegadas da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. O encontro aconteceu nesse mês de outubro, em Quito no Equador.

07112016 bolsista destaque prosup 01

Estudante da Faculdade Meridional (Imed) em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Inara destaca as potencialidades do ingresso em um encontro internacional. “Participar do evento teve importância significativa, pois reitera o compromisso a favor do desenvolvimento urbano sustentável, das questões de pobreza, dos desafios urbanos do século XXI e, em caráter oficial, podemos debater acerca da Nova Agenda Urbana. O evento também nos proporcionou contato com lideranças globais debatendo as ações tomadas nos últimos vinte anos e que prospectaram perspectivas para as novas políticas de desenvolvimento no que tange o processo de urbanização sustentável inclusiva”, explica.

No projeto de dissertação, a bolsista trabalha com espaços públicos, especificamente parques urbanos. “Meu estudo de caso é o Parque da Gare, na cidade gaúcha de Passo Fundo, o qual, após vinte anos de promessas políticas, no ano que passou sofreu requalificação, impactando diretamente no ambiente construído, no modo de vida da população e na qualidade, vitalidade e sustentabilidade urbana. Este tema é importante, uma vez que estamos mundialmente migrando e aumentando o número das cidades, em alguns casos tornando-as mais densas e os parques e espaços públicos proporcionam cidades mais inclusivas.”

Como estudante de uma universidade não-pública que recebe bolsa da Capes, Inara revela a importância desse apoio. “Bons pesquisadores se formam com tempo e muita dedicação. Para isso, na maioria das vezes, o estudo deve ser visto como objetivo principal, reduzindo a dedicação ao mercado de trabalho – temporariamente. Com esta redução, a bolsa nos proporciona mais tranquilidade frente aos altos custos que as universidades não-públicas possuem no valor das mensalidades”, conclui.

07112016 bolsista destaque prosup 02

Prosup
O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por instituições particulares de ensino superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de no país.

Podem solicitar apoio ao Prosup as Instituições de Ensino Superior Particulares que mantenham programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes com nota igual ou superior a três. Para mais detalhes sobre como obter uma bolsa de pós-graduação Prosup, os discentes deverão entrar em contato com as Pró-reitorias de Pós-Graduação, ou unidade equivalente das Instituições apoiadas pelo Programa.

Consulte nesta página matérias sobre a atuação de outros bolsistas da Capes.

(Pedro Arcanjo)


Fonte: Agência CAPES

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *